sábado, 13 de junho de 2009

CULTURA... ONDE ESTÁS, QUE NÃO TE VEJO ?!




Qualquer um que tenha participado de uma reunião de escritores há concordar que. mais do que um encontro de sonhadores e idealistas, tais eventos são um conclave -- por vezes, conchavo -- de desiludidos, de derrotados.
Vamos a tais eventos com a incômoda sensação de que aquilo "não vai dar em nada", de que é pura perda de tempo se criar mais uma associação, grupo. academia, etc. Ninguém ignora que Governo e Prefeituras só se propõem apoiar promoções de porte, atividades que envolvam as massas, como o futebol, o carnaval, forrós, folias, micaretas e no máximo um bingo ou baile oficial.

Literatura, pintura, teatro quase sempre, balé, artes plásticas e até a música (MPB) "dançam" literalmente ao sabor do menosprezo dos alcaides ou da indiferença geral.
Livros, se (e quando) são publicados, atendem apenas aos interêsses do gestor muncipal do momento ou, produzidos em Brasília, contemplam a vaidade desmedida da alcatéia "política" que a frequenta, relatando a tal atividade (?!) parlamentar de elementos -- o melhor têrmo para quase todos -- que "trabalham" menos de 80 dias por ano e recebem do povo (que os elegeu) 15 ou 16 super-salários.

O que sobra para o pintor amador, para o escritor ou poeta "de gaveta", para o músico ou artista de fim-de-semana? Só desilusão, desesperança, uma perspectiva árida ou a saída inglória de usar minguados recursos próprios a fim de editar seus livros ou pintar suas telas.

Afinal, onde está a CULTURA ANANIN... que ninguém vê?! O que é preciso para despertar no Poder público uma sensibilidade para com artes & artistas que êle teima em não ter? Há mais de 20 anos que vejo surgirem e sumirem pintores, escultores, fotógrafos, poetas e músicos EM ANANINDEUA, sem que recebam UM SÓ CENTAVO de uma Prefeitura voltada apenas para bailes, bingos e atividades de massa (como o futebol), eventos sociais (?!) curiosamente sempre ligados à comercilaização de bebidas. Será isso mera coincidência ? Queremos mais CULTURA e menos festas... é o que eu penso!

Nato” Azevedo é Poeta e Escritor e Morador de Ananindeua.
Tem publicado mais de 50 textos nos jornais de Belém e Ananindeua, cidade vizinha. Membro da UBT-Belém (União Bras. de Trovadores) e da ALA-A (Assoc. de Letras e Artes de Ananindeua) fui vencedor em 9 concursos nacionais de poesia/contos, tenho 51 Menções Honrosas em eventos literários de vinte cidades em 11 Estados e 210 textos em jornais culturais e revistas de 52 cidades em 9 Estados. Estou em 14 coletâneas literárias de 4 Estados, principalmente em obras da IGAÇABA Prod. Culturais, da cidade de Roque Gonzales/RS. Participa da coletânea "A Poesia Contemporânea de Ananindeua"
ps.: AUTORIZO A DIVULGAÇÃO NO SITE... ANANINDEUADEBATES
!

3 comentários:

mmm disse...

O poder público é reflexo da Sociedade se a Sociedade só propõe micareta é isto que o governo vai financiar. Qual a sua proposta para a cultura de Ananindeua?

Blog Terra de Direitos Ano II. disse...

alias cade o verador cultura?
o povo quer saber!!!!!

Lucia Araújo disse...

Exatamente. Se a sociedade é ¨burra¨ é um prato cheio para o poder público. A pergunta é: quem está disposto a lutar despretenciosamente?