quinta-feira, 11 de junho de 2009

Marcílio Monteiro debate "Projeto Ação Metrópole" em Ananindeua










Os Vereadores e moradores de Ananindeua presentes na Câmara Municipal, no dia 02 deste mês, tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes do Projeto Ação Metrópole. Foi durante a Sessão Plenária ( requerimento do Veredor Pedro Soares-PT ), que reuniu 16 membros do Legislativo. Participaram do encontro o Secretário de Projetos Estratégicos, do governo Ana Julia o Sr. Marcílio Monteiro



O Projeto Ação Metrópole será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, serão implementadas sete obras de infraestrutura viária.: a abertura da avenida Independência até a avenida Júlio César, a construção de um trevo de quatro pétalas (na interseção da Júlio César com a Pedro Álvares Cabral), a revitalização da Rodovia Arthur Bernardes, a passagem subterrânea na avenida Dr. Freitas com a Almirante Barroso, a duplicação das avenidas Perimetral e Transmangueirão, e a extensão da João Paulo II até o elevado do Coqueiro. Na segunda etapa será instalado o sistema integrado de transporte metropolitano com corredores estruturados e terminais de integração, isto é, pontos onde o usuário de ônibus poderá fazer o transbordo.
Os recursos para as obras de infraestrutura já estão garantidos por meio de financiamentos com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O governo do Estado negocia a possibilidade da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) financiar a segunda etapa do Ação Metrópole. De acordo com o secretário Marcílio Monteiro, a expectativa é que a JICA não só atualize o Estudo de Viabilidade Econômica do Plano de Transporte Metropolitano, mas também seja a financiadora.O Secretário observou que um dos maiores benefícios do projeto será a garantia de maior fluidez no trânsito na região metropolitana de Belém. O usuário terá uma condição de mobilidade. Ele passará a ter uma rede integrada, onde poderá fazer qualquer tipo de deslocamento dentro da região metropolitana, pagando apenas uma passagem, com um sistema de transporte coletivo mais confiável, mais seguro, mais veloz.Os vereadores presentes se manifestaram através de perguntas, que eram prontamente respondidas. Como por exemplo, a questão ambiental, foi respondido que já foi feito o estudo de impacto ambiental nas áreas que ocorrerão interferências para a conclusão do projeto.
O Secretário informou que está a disposição de novos debates e que sinaliza para a criação de uma comissão para que ainda em junho volte a se reunir. E falou: ”Torna-se indispensável a participação de todos os segmentos da sociedade para a realização deste projeto", concluiu o secretário.
Obs. Segundo os presentes é a primeira vez que um Secretário de Estado vem expor um projeto de governo na Câmara Municipal de Ananindeua.

2 comentários:

Fernando disse...

Muito bom, temos que ter mais espaço como esse para, exercitar nosso senso critico.
Parabéns a todos que construi essas ideia.
Fernando Assunção

Anônimo disse...

Companheir@s
É muito importante a realização de debates como este que além de esclarecer, com detalhes o "Projeto de Ação Metrópole", a sociedade da RMB, coloca na ordem do dia assuntos que os governos locais devem aprofundar em conjunto com os movimentos sociais. Como por exemplo: A criação da Unidades de Conservação na RMB- Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara e Santa Izabel, como forma de garantir a proteção da biodiversidade local, e ao mesmo tempo envolver a sociedade civil organizada na Gestão dessas UC's.
Parabéns pela realização do evento
Saudações Ecossocialistas
Maurício Pascoal