quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Favacho "A atual administração engessou nosso partido. Reduziu, ainda mais a relação com o movimento social"

Raimundo Favacho candidato a Presidente do PT Ananindeua no PED (eleição Interna do PT) representando a DS (Tendência interna do PT) a mesma do governadora Ana Júlia.


Ananindeua debates – Prof. Raimundo Favacho o Sr. milita no PT a quantos Anos? conte um pouco da sua trajetória .


Favacho- Milito no PT há 15 anos. Sou professor. Nos últimos anos dediquei-me à construção do PT na perspectiva socialista, seja no movimento popular, na educação ou no sindicalismo. Participei de várias conferências: da educação, segurança, cultura, Conselho das Cidades, Conselheiro do PTP ( Planejamento Territorial Participativo etc.), defendendo os nossos ideais. E, conseqüentemente, um partido mais forte alimentado pelas lutas de base.
Em nosso município, cumpri a tarefa de ser candidato a vereador por duas vezes alternadas, contribuindo com nossos candidatos proporcionais e majoritários. Coordenei o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP), Conselho do FUNDEFF e, além da construção partidária e sindical, dedico-me na implementação de projetos na educação e a construção da revolução democrática em nosso país.


AD -Qual sua avaliação da direção atual do PT Ananineua?


Favacho- A atual administração engessou nosso partido. Reduziu, ainda mais a relação com o movimento social. Não conseguimos nem participar da eleição do SINTEPP e outras entidades popular ou sindical. Essa administração oficializou a aliança com o Helder, e, ao mesmo tempo, não efetivou a composição de governo, permitindo que apenas alguns setores encaminhassem esse processo. Isso não é estratégico, cria uma relação de paternalismo, fisiologismo e fragiliza nossa estratégia.

AD - Como o Sr. Avalia o governo Ana Júlia em relação ao Município de Ananindeua


Favacho- O governo investiu significativamente em ananindeua. Foram realizados concursos para a educação e segurança, eleição direta para diretor, as USES (Unidade SEDUC na Escola) transformaram-se em instrumentos de ações técnoco-político-pedagógica a exemplo disso a implementação do projeto Escola de Portas abertas. Na Segurança Pública, as polícias foram equipadas, foi inaugurado um novo Batalhão da PM no PAAR e estar-se trabalhando uma nova concepção, em que as ações de polícia são combinadas com ações educativas e de cidadania. O resultado foi uma diminuição nos índices de violência. O Navega-Pará está possibilitando a inclusão tecnologia. Na Região das ilhas, há, através da Secretaria de Pesca, um investimento na pesca familiar sustentável e aqüicultura, possibilitando proteção ao período do defeso e povoamento dos rios O projeto “Ação Metrópole” vai implantar uma rede de transporte público coletivo na região metropolitana, construindo terminais de integração, corredor exclusivo de transporte público, ampliação significativa do sistema viário, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas.

AD – E o Governo Heldér /PT , qual sua avaliação

Favacho- O governo Helder avançou em relação ao tucanato, dinamizou a administração em alguns aspectos, mas está perdendo a oportunidade de fazer história por excesso de centralização, falta de diálogo com o PT, principalmente no que tange a nossa participação em setores mais estratégicos desse governo. A educação, por exemplo, precisa ser democratizada com eleição direta para diretor das unidades escolares e concurso público que atenda as reais necessidade do quadro de servidores no município em todas as áreas.

AD - Se eleito Presidente do PT como vai ser a relação do PT com o Governo Helder-PT


Favacho- A nossa relação será,.obviamente, institucional. Temos uma aliança tático-eleitoral, mas a estratégia do PT não pode ser sufocada por interesses pessoais. Manteremos nossa autonomia e vamos discutir a implementação de políticas participativas para ampliar o controle social,

AD – Qual é a Plataforma da sua Campanha.


Favacho- Nós da “Mensagem”- aqui em ananindeua, CSR, DS, independentes e outros agrupamentos descontentes, queremos disputar estrategicamente os rumos do partido e propor um novo paradigma de organização pela base com transparência e formação política, foram registrados importantes avanços nos quais a “Mensagem” teve um papel fundamental.
Queremos ratificar a decisão do 3º Congresso definiu opção do PT pelo socialismo e continue lutando contra as injustiças e desigualdades sociais.
Queremos um partido militante e de luta
Embora esse conjunto de avanços fosse possível, ainda temos muito que avançar. O PT mudou como um todo, evoluiu, devido a diversas mudanças pontuais, iniciativas militantes e movimentos que registraram a importância dos trabalhadores/as, jovens, negros/as, gays, lésbicas e diversos segmentos de se organizarem politicamente num partido com capacidade de sintetizar as mais diversas e profundas esperanças de direitos iguais, justiça e democracia. Mas essa heterogeneidade e pluralidade de regiões e segmentos também criaram experiências diversificadas, fazendo coexistir, ainda, muitos vícios e práticas inapropriadas para
um partido que reivindica
uma trajetória socialista e valores republicanos.





AD - Obrigado Favacho

15 comentários:

Anônimo disse...

O Favacho esta mal informado no dia da conferência municipal de educação o Helder informou que no ano que vem haverá eleições diretas para diretores das escolas municipais.
Também disse que irá realizar concurso público na área da educação.
Ou o Favacho não estava lá ou não quis ouvir!

EDUARDO BUERES disse...

ELE,PODE SER UM FREIO NO VÍCIO DA CONTINUIDADE...

PARABENS, COMPANHEIRO FAVACHO! É EXATAMENTE ESSE TIPO DE VISÃO E PROPOSIÇÃO,QUE AJUDA A CONSTRUIR UMA CONFIANÇA RECÍPROCA,ENTRE O PARTIDO E A MILITANCIA, NA INTENÇÃO DE EDIFICAR UMA ESTRUTURA PARTIDARIA QUE SEJA,POR SÍ SÓ, FORTE O BASTANTE,PARA DISCIPLINAR INTERESSES PESSOAIS EM TORNO DE UM PROJÉTO POLÍTICO COMUM,PLURAL E SOCIALÍSTA.
ARRIBA !

EDUARDOBUERES - Militante do Agrupamento PRS-PENSAMENTO e RESISTENCIA SOCIALÍSTA do Partido dos Trabalhadores.

Anônimo disse...

Favacho, em 2004 você apoiou o Bira Diniz para vereador, candidato da unidade na luta, hoje você você está na DS. Como vemos essa guinada de 360 graus que você faz? Não minta pro papai?

Anônimo disse...

Favacho,suas propostas são ótimas, o que "pega" pro seu lado é que vc tá cercado de idiotas que vivem batendo cabeça nesse tal "campo de esquerda".Esse bando de trapalhões que ñ conseguem um mínimo de plataforma de organização, é quem provavelmente vai se auto-derrotar.O "campo majoritário" o do continuísmo, esta aí tipo capitania "hereditária" ou por "direito divino", porque?,em terra de cego, quem tem UM único olho,é rei !, e essa turma que faz (de conta?)oposição na disputa do PED, vc incluído, são um bando de incompetentes que,apesar de terem força para forçar um segundo turno, ñ conseguem se articular!não se esforçando p/ mudar esse quadro e possivelmente o resultado do PED, que, salvo engano, ocorrerá com os cuntinuístas dando gargalhada da tua cara, do Rodrigo, (o mudo), Marineide(?)e ...etc. e tal X 10 patéticos.
Assim, papai...?!

Prof. Elcio - C.N. 6

Blog Terra de Direitos Ano II. disse...

COMPANUEIRO FAVACHO... A COLETIVO SOCIALISTA REVOLUCIONARIO E A JUVENTUDE SOCIALISTA REVOLUCIONARIA ESTA CONTIGO... PELO FIM DO CONTINUISMO.. POR UMA MUDANÇA DE VERDADE NO PT ANANINDEUA... TA NA HORA DO CAMPO DE ESQUERDA ADMINISTRAR ESSE PARTIDO E FAZER DELE FORTE COMO SEMPRE FOI... O TRABALHO E ARDUO MAIS VAMOS CONSEGUIR.

BRUNO CALHEIROS - CSR/JSR.

Anônimo disse...

esse favacho é o mesmo que fechou acordo com o Helder/Luis Freitas para entrar ele ou a mulher no governo? passandoa perna no DM e na executiva da época que tinha o Beto como presidente? Agora ele vem dá uma de "bontinho"....

Anônimo disse...

HEY,JOSCELINO ! QUE ZORRA É ESSA ? ESQUECEU DE DAR O REMÉDINHO CONTROLADO PRA TEU MOLÉQUE MALUQUINHO,É? CUIDADO QUE UM DIA ELE PODE MORDER O DONO EN...?! RSRSRRSRSRSRSRRRR.


HENESTO

Anônimo disse...

ÉGUA!, Apagaram o candidato Rodrigo? de tres uma: ou ele acha que o silencio é sua "arma secreta" para levar o PED;ou ele amarelou de vez e anda "vexado" em revelar isso para o confuso "campodiesquerda";ou, pior:foi secretamente justiçado pelos infieis da aliança continuísta e ninguem descobrio o cadaver.Pede-se, quem tiver notícia do candidato que se pronuncie...

Carlos Augusto Q. Rodrigues - Aguas Lindas

Anônimo disse...

Este vai ser o ped das grandes surpresas!.A TRAIRAGEM vai correr grande e solta!. É aguardar pra ver...Tem gente que merece !

MAURO NEGRÃO

Blog Terra de Direitos Ano II. disse...

HENESTO, PRIMAMEIRAMENTE DOMINE MELHOR A LINGUA PORTUGUESA QUE E TÃO MARAVILHOSA, O CERTO É JUSCELINO NAO JOSCELINO MEU CAMARADA E SEGUNDO, MOLEQUE MALUQUINHO E O SEU PAI QUE E E REMEDIO CONTROLADO QUEM TEM QUE TOMAR E VC E ANAL, RESPEITO ANTES DE TUDO.

JAMAIS ENTREI AQUI NESSE BLOG, EM QUALQUER UM OU USO A BLOGSFERA PARA MALTRATAR E OFENDER AOS OUTROS.

USO ESSA FERRAMENTA E A TRATO COM MUITO CARINHO E ESPERO QUE COMIGO FAÇAM O MESMO.

O JUSCELINO NÃO PRECISA TER ESSA PREOCUPAÇÃO QUE DIFERENTEMENTE DE VC QUE DEVE SER UM EXÍMIO TRAIDOR, UM ALGUEM QUE ESPERA A MELHOR OPORTUNIDADE PARA SACANEAR AOS SEUS EU NÃO SOU ASSIM, SOU FIEL A QUEM ESTA AO MEU LADO E OS RESPEITO ACIMA DE TUDO!!! COMIGO ELE NAO CORRE ESSE PERIGO, QUE COMO FAVACHO DISSE A MINHA TENDENCIA O CSR ESTA NA DISPUTA ALIADO A DS, SE VC NAO SABE LER, SE E ANALFABETO, BURRO, IGNORANTE O PROBLEMA NAO E MEU, SUPLETIVO ESTA AI JUSTAMENTE PARA ISSO, PARA EDUCAR BURRINHOS COMO VC...

CORDIALMENTE... BRUNO CALHEIROS CSR/JSR.

Anônimo disse...

Camarada estava lar quando o Barbalinho prometeu eleição direta para diretor e os concursos, eu também estava Lar quando ele prometeu o passe-livre nos ônibus é mais espaço para o PT no governo, o estádio municipal, reforma do canteiro central do Paar, ele só promete promete promente........
Temos que ter um PT forte para Impor respeito com PMDB no município
Fernando Assunção.

Anônimo disse...

caramba bin laden, nunca pensei que iamos estar no mesmo ladfo um dia rsrsrs, com a sandra foi uma exceção, agora na disputa de um ped jamais, ou pelo menos que nao fosse tao rapido e a vida...

bruno calheiros - csr/jsr.

Anônimo disse...

Calma, companheiros, vamos esperar o PED, a militância quer ver quem chega lá. Temos por certo que :QUEM VAI LEVAR A MELHOR SERÁ O MELHOR ARTICULADOR, seja traídor ou não, já estmos nos acostumando com isso.Na real... queremos um PT com sua essência de um Partido de Esquerda, sem remendas muito menos rasuras.

Anônimo disse...

POUXA JOUSCELINO,COM ESSA AUTERASÃO TODA APRESENTADA PELO TEU MULÉKE MALUKINHO,OFENDENDO OS PAI DA GENTE (QUE Ñ TEM NADA A VÊ,EU TARO SÓ NA QUESTÃO POLÍTICA !,TÁ) SÓ POÇO ENTENDE Q TU, NÃO SÓ ÑÃO DEU O REMEDINHO PRA O DOIDO, DESSE TEU BÁBA OVO, COMO RAISGÔU A RESEITA MÉDICA EM PICADINHO! RsrsssSSSSS!
OBS.NUNKA + FALTA C/ O RESPEITO, C/ OS INOCENTE,TÁ O ANORMAL...QUE PELO MENOS ISSO Ñ FASSO!.

HENESTO


HENESTO

Blog Terra de Direitos Ano II. disse...

hernesto ne? cara tu e muito burro... vai aprender a escrever direito seu ignorante imbecil....

doido és tu seu anormal que nem te conhecer eu conheço para vc vir me ofendenbdo.

o JUSCELINO e não joscelino nao precisa de ninguem babando ovo como vc diuz dele e eu eq nao faria isso
seu imbercil, saiba respeitarv as pessoas, menino maluquinho e o corno do seu pai tmbm seu babaca.

me admiro o rui liberar esses cvomentarios desrespeitosos de filhos da putas despeitados...

babaca imbecil.