segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Marineide "Filiações em massa transformaram algumas tendências em grandes agrupamentos, porém com poucas pessoas com conteúdo politico e firmeza "





MARINEIDE PEREIRA - CANDIDATA INDEPENDENTE ao PED (Eleição Iterna do PT), Ananindeua




AnanindeuaDebates
- Marineide a Srª milita no PT a quantos Anos? conte um pouc
o da sua trajetória
.

Marineide Pereira - Sou filiada e MILITANTE do PT desde setembro de 2000, portanto, há nove anos. Ao me filiar ao PT juntei-me @s companheir@s da tendencia interna Articulação Unidade na Luta, participando inclusive da construção da Carta de Principios desta Tendencia, chegando a ser uma das articuladoras politicas. Na gestão do companheiro Beto Ribeiro, fui Secretaria de Formação da Comissão Executiva do PT Ananindeua, apresentando uma proposta de formação politica para a militancia em forma de PROJETO, a qual foi aprovada no planejamento do PT . Atualmente sou Vice Presidente da Comissão Executiva. No entanto, por entender que a Unidade na Luta tornou-se um grande agrupamento porém com pouco conteúdo politico ideológico (daqueles que participaram da Construção da Carta de Principios da Articulação Unidade na Luta, muitos esqueceram esses principios, e daqueles que vieram depois para a tendencia, a maioria sequer tomou conhecimento da referida Carta) após nove anos, deixei a tendencia e engrosso a fileira d@s independentes.

AD
-Qual sua avaliação da direção atual do PT Ananindeua?


Marineide Pereira
- O PT Ananindeua é dirigido por um Diretório Municipal - DM composto por 35 membros. Dentre os membros do DM é composta a Comissão Executiva Municipal - CEM. Com exceção do Presidente, que é eleito diretamente pela militância no PED - Processo de Eleições Diretas, os demais membros do DM são indicados pelas diversas forças politicas (tendencias internas). O número de de vagas de cada força politica é definido de acordo com o número de votos que cada chapa obtem no PED. As indicações perpassam pelas articulações dentro da forças politicas. Nessas articulações nem sempre prevalecem os principios partidários e as decisões locais. Muitas vezes os interesses individuais e a vontade de quem tem o poder econômico ou da caneta se sobrepoem aos interesses coletivos. As filiações em massa transformaram algumas tendencias em grandes agrupamentos, porém com poucas pessoas com conteúdo politico e firmeza ideológica. Assim, alguns dirigentes ao assumirem uma vaga no DM ou na CEM não entendem que devem defender os interesses do PT como UM TODO e passam a defender apenas os interesses do seu agrupamento.
Por outro lado, em qualquer organização, o presidente é o lider maior, visto com respeito por seus liderados. Porém, respeito é uma conquista, não uma imposição e, se o lider perde o respeito de seus liderados estes se afastam e a organização enfraquece. A direção atual do PT Ananindeua, onde sou vice presidente, é o reflexo de tudo isso e assim, deixamos de avançar na construção partidária.

AD
- Como a Sra. Avalia o governo Ana Júlia em relação ao Município de Ananindeua?


Marineide Pereira
- O governo estadual, capitaneado pela companheira Ana Júlia, tem investido significativamente em ações no municipio de Ananindeua (Programas Bolsa Trabalho, Segurança Cidadã, Água Para Todos, Navega Pará e etc...) no entanto, a fragilidade do PT Ananindeua aliada a fragilidade da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado não permite que sequer a militancia do PT tome conhecimento dessas ações, fazendo com que a população acredite que são ações da Prefeitura Municipal então, é o PMDB quem capitaliza politicamente.


AD
– E o Governo Helder /PT , qual sua avaliação?


Marineide Pereira -
No primeiro mandato do atual prefeito municipal, quando o companheiro Freitas assumiu como Secretário de Cultura, eu era Secretária de Formação Comissão Executiva Municipal do PT e funcionária comissionada da prefeitura. Mesmo correndo o risco de ser exonerada, eu fazia, internamente, sérias criticas ao governo municipal.
Lembro que em reunião da Executiva do PT com o prefeito, realizada na Prefeitura Municipal eu quetionei: "... Sr. prefeito, eu não consigo entender por que nossas lideranças não são recebidas por seu governo e nosssas demandas não são atendidas, ou seja, somos aliados tratados como adversários...". Durante o pleito eleitoral de 2008 a maioria dos candidatos do PT tiveram grandes dificuldades com a coordenação de campanha e para termos nosso material ficavamos "mendigando". Neste segundo mandato não é muito diferente. Logo após a eleição, vários companheir@s, inclusive eu que fui candidata, foram exonerados sem qualquer explicação à direção do PT Ananindeua ou aos próprios exonerados. Quanto as politicas publicas, reconheço que houve avanços: na área da educação, da assistencia social, do transporte, asfaltamento, a Ação Cidadania tem percorrido vários bairros atendendo parte significativa da população. Mas entendo que é preciso avançar muito mais, afinal o governo federal e estadual tem feito investimentos significativos no municipio. Por exemplo: na Ação Cidadania é preciso encontrar mecanismos que não exponham as pessoas a grandes filas e ao sol; é preciso achar mecanismos que acabem com o lixo acumulado nas vias públicas, seja o lixo doméstico ou aquele jogado nas ruas, (nossas ruas, praças e passarelas estão sujas); a falta de iluminação adequada, as ruas esburacadas, o mato não roçado, contribuem para a insegurança; para se conseguir encaminhamentos para as especialidades nos postos de saúde é preciso fazer uma verdadeira "via crucis"; andar nas ruas do municipio exige uma ENOOORME dose de paciencia e atenção porque, além do desnivelamento, as calçadas são ocupadas por carros, mesas, placas, etc..., etc..., etc...; Muitas obras ainda não foram concluidas (entre elas: a avenida Brasil, no Saré - DI, o Posto de Saúde do Jardim Amazônia 1 e outras obras importantes); nossos igarapés estão poluidos, a poluição sonora e visual deve ser combatida com mais rigor. Mas esse avanço só será possivel se os órgãos estiverem ESTRUTURADOS e os servidores valorizados.

AD
- Se eleita Presidenta do PT como vai ser a relação do PT com o Governo
Helder.


Marineide Pereira
- Qualquer relação precisa ser baseada em RESPEITO e CONFIANÇA mútuos. Para que respeitemos precisamos ter confança. Para que sejamos respeitados precisamos estar fortalecidos.
As decisões tomadas pelo conjunto do Diretório Municipal devem ser executadas pela Comissão Executiva Municipal e as negociações com as demais agremiações partidárias ou com as instituições devem levar em conta essas decisões. Não é possivel continuarmos aceitando IMPOSIÇÕES, seja das nossas instancias ou de outras agremiações partidárias. Portanto, a relação da direção do PT Ananindeua com o governo municipal levará em consideração as decisões paridárias e será de respeito institucional, preservando a autonomia e a identidade do PT.

AD
– Qual é a Plataforma da sua Campanha.


Marineide Pereira
- O PT tem a simpatia de quase 30% da população brasileira. Governamos o Brasil, diversos municipios e estados, incluindo o estado do Pará. Nossa militancia, quando estimulada, NINGUÉM SEGURA!!!
Portanto: * o PT Ananiundeua não pode e nem deve ser um aglomerado de pessoas com pouca ou nenhuma consistencia politica/ideológica por que isto as torna DOGMÁTICAS E SECTÁRIAS. * Não somos eternos, precisamos promover novas lideranças. * Os novos filiados precisam saber qual a MISSÃO do PT, a tal ponto que, mesmo sob as mais adversas condições possam dizer com clareza e firmeza qual é essa missão. * Antigos e novos filiados precisam ampliar sua VISÃO de mundo para perceberem que nossos adversários não são os companheiros da tendencia A ou B. * Nossas ações não devem se restringir a campanhas eleitorais mas devem ser voltadas principalmente a orientar e fortalecer os movimentos sociais. * Nossa miltancia deve se agrupar em torno de programas e não apenas em torno de "estrelas" e a direção do partido deve estar mais próxima dessa militancia. * Os mandatos, secretarias e demais órgãos conduzidos pelo PT devem FAZER A DIFERENÇA, aproximando ao máximo a prática cotidiana do discurso politico, sem estabelecer com os funcionários uma relação PATRÃO x EMPREGADOS. * Precisamos contribuir SIGNIFICATIVAMENTE para a eleição da companheira Dilma Roussef, para a reeleição da companheira Ana Júlia e também para ampliarmos a participação do PT no parlamento. * Em 2012 queremos administrar a Prefeitura deste municipio mas, para isso precisamos superar o amadorismo politico e técnico e recuperar a confiança e o respeito da militancia, das outras agremiações partidárias, das instituições e principalmente da população e desta é imprescindível termos como aliados a juventude.. Por isso propomos:
1) Realizar um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, com a participação de dirigentes e militantes, onde nossas ações sejam pensadas a curto, médio e longo prazo;
2) Promover FORMAÇÃO POLITICA CONTINUADA para militantes que a busquem, visando formação de de novas lideranças;

3) Reestabelecer a Comunicação com a militancia;
4) Incentivar a organização dos núcleos de Base e/ou dos setoriais;
5) Promover FORMAÇÃO TÉCNICA para militantes e dirigentes visando profissionalização de quadros;
6) Reorganizar a Secretarias;

7) Realizar reuniões itinerantes do DM;
8) Resgatar a identidade e a autonomia partidária;
9) Combater a filiação em massa;
10) Combater a contribuição em massa para disputa no PED;
11) Reestabelecer nossa inserção no Movimento Social, fortalecendo as suas ações mas preservando sua autonomia;
12) Preocupação com a acessibilidade nos eventos realizados pelo partido
13) Reestabelcer a democracia interna.

3 comentários:

EDUARDO BUERES disse...

"E O MUNDA VERÁ UMA FLOR BROTAR DO ANACESSÍVEL CHÃO?"...(Cervantes)

A Companheira Mareineide foi bem na sua entrevista.Certamente, por ser mulher,receberá (aguardem)toda sorte de tratamento preconceituoso, que inclui o despeito,a desqualificação, a zombaria despolitizada, etc.etc e tal, especialmente,por parte de candidatos rebarbadamente machístas, que não admitem uma "estranha" neste nicho, onde auto consideram-se
exclusivos.Infelizmente,em terras Ananins,ainda é este o modelo de tratamento reservado ao genero, por parte de alguns. Por esta possuída de coragem para enfrentar (em dobro) esta empreitada,e ter potencial,desejo-lhe sucesso.

EduardoBueres - Militante do Agrupamento
PENSAMENTO E RESISTENCIA SOCIALÍSTA
do Partido dos Trabalhdores

Anônimo disse...

marineide pedechinela ou la que seja barraqueira voc foi muito feliz na sua colocação de plataforma de campanha, mais errou quando voc diz que o PT Anannindeua é dirigido por um Diretorio com 35 membros pelo que eu sei o PT é dirigido pelo pedro soalho que é o presidente.
mais deichando as coisas como estam quero lhe perguntar o que voc
fez para mudar a realidade como vice prefeita do Partido ou melhor qual é o seu trabalho na execultiva mesmo, será que é só dá coro para o pedro, ou voc já fez alguma coisa para mudar a realidade.

UL da espasso para todos os filiados e simpatizante do PT e continua a mesma coisa desde ante de voc chega companheira.

NÓS PENSAMOS EM MUDAR O MUNDO, PORQUE NUNCA NÓS PENSAMOS EM NOS MUDA PRIMEIRO SERA QUE NÃO SERIA MAIS FACIL COMPANHEIRA MARINEIDE.

SAUDAÇÃO PETISTA

Anônimo disse...

BUERES BOCA FECHADA NÃO ENTAR MOSQUITO MUITO CUIDADO PENSA QUE NÃO SABEMOS TU ESCREVE BONITO QUANDO TU TE ENDENTIFICA MAIS METE O PAU NA PESSOAS COMO ANONIMO RARARARARRARARRARARRARRARARRARRARAR