quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Newton Pereira “ Até hoje o governo Helder vacila, Chega de enrolação. Cadê o orçamento participativo? O banco do Povo?




CARTA ABERTA À MILITÂNCIA DO PT ANANINDEUA

PED-2009

Uma reflexão para o debate.

Newton Pereira [1]


Desde o último PED acreditávamos que o Partido poderia assumir outra postura no que se refere a sua relação com as demais forças políticas do município, bem como construir canais democráticos de participação da militância. Realizar um debate no PED 2009 é um trabalho facilitado pela própria história, já que a dinâmica interna do PT Ananindeua pouco mudou neste atual período. Mas é necessário apontarmos oportunidades perdidas para não ficarmos apenas indicando erros e falhas, e as soluções, isso já fizemos em 2007.

Desnecessário falar que mesmo depois de 2008 e com a reeleição de Helder, tendo como vice nossa companheira Sandra Batista, o que vimos ainda são os mesmos contrates sociais que denunciávamos naquele ano O município de Ananindeua não difere em muito da triste realidade do restante do Pará, os índices são no mínimo alarmantes, apesar de ser a segunda maior cidade do Estado[2].

O que realmente mudou, falamos de nossas marcas o que até hoje o governo Helder vacila, nós somos taxativos! Chega de enrolação. Cadê o orçamento participativo? O banco do Povo? Enfim, uma série de marcas do PT que são simplesmente relegadas ao descaso”. Entra ano e sai ano, estamos nos nós repetindo, mas a insistência não é uma mania ou mesmo um vício, mas uma necessidade imperiosa de fazer com que o partido cresça e com isso consiga dar visibilidade para seu projeto hegemônico.

Essa é a nossa principal contribuição: a luta pela hegemonia deve continuar e nossas armas terão que ser aperfeiçoadas e melhoradas, nisso embute-se também a idéia de um PT forte em Ananindeua. Como já foi dito, precisamos melhorar relação com os movimentos sociais do município bem como fincar nossas bandeiras históricas no Governo Helder.

Essa disputa política precisa de outro rumo a direção atual do partido nessa relação deixou muito a desejar, conquistamos mais espaços na prefeitura (Secretaria de Segurança e Cidadania, Secretaria de Meio Ambiente, Vice Prefeitura), em compensação controlamos menos as políticas públicas no município, alguém já se perguntou o porquê disso? A relação que o partido deixou de construir com os movimentos sociais é uma conta que a história certamente nos cobrará de uma forma muita cara. O desafio, por mais incrível que pareça, ainda é o mesmo construir nossa hegemonia no município, nesse sentido alertávamos que Entendemos que a construção de maiorias partidárias, que são muito importantes para o funcionamento das instâncias, não possa se estabelecer em detrimento de um projeto de hegemonia que pressupõe a conquista de espaços pela força do argumento e da elaboração política.

Essa é a disputa político que queremos travar como todo o partido nesse PED, pois compreender que a luta pela hegemonia nos obriga a construção de uma máquina partidária capaz de construir uma relação mais próxima dos movimentos sociais, do mesmo modo democratizar a instâncias partidárias, com o compromisso inexorável na formação política de nossa militância.

Esses eixos considerados separados nada representam, mas articulados são os pilares de uma estratégia maior que é a luta pelo socialismo democrático, livre e solidário.

No último PED (2007) disputamos a presidência do PT Ananindeua com apoio de diversos companheiros e companheiras independentes e compondo o DM com a chapa República, cumprimos nosso papel em travar o debate político, teórico e organizativo, mas não conseguimos chegar ao segundo turno e fizemos uma opção, pois acreditávamos que pára o bem maior do partido não podemos ser omissos nesse processo, e nosso resultado eleitoral nós coloca a obrigação de sermos mais do nunca do PT, que queremos construir em Ananindeua (....) temos a convicção que é necessário construir um arco de aliança”.

Mas desde o primeiro momento fixemos uma série de exigências que nunca foram cumpridas ou mesmo respeitadas como prática coletiva e militante, como por exemplo: que o eleito no segundo deve ser o presidente do PT e não de um grupo ou de uma tendência, Investir na formação política da nossa militância, particularmente com os Institutos ligados ao Partido, que o novo presidente do PT tenha o compromisso de ser o elemento unificador das ações partidárias, sejam elas no campo eleitoral ou nos movimentos sociais, prioridade total para as ações do partido dentro do movimento social”[3]. São apenas algumas das nossas condições que nunca foram cumpridas.

Passaram-se quase dois anos desde o último PED, mas os enormes desafios ainda estão dados, cabe a militância aguerrida do Partido dos Trabalhadores de Ananindeua recuperar seu fôlego e ir a campo novamente para falar bem alto que queremos nosso partido de novo na luta pela hegemonia, na priorização e aperfeiçoamento da relação com os movimentos sociais, com democracia interna e valorização da formação política.




[1] Militante do Partido dos Trabalhadores desde 1982.

[2] Carta aos militantes do PT Ananindeua em 2007 no lançamento companheiro Newton Pereira para presidente da Executiva Municipal.

[3] Manifesto ao presidente eleito no segundo turno do PED-2007.


7 comentários:

Anônimo disse...

Pereirinha é mais um que se enrola na armadilha da cooptação, disfarçada de participação. E aí nada tem de ideário petista, governo de coalizão ou a necessidade de fincamento de nossas bandeiras no território do "Reizinho". O que houve mesmo foi um autêntico Salve-se Quem Puder, ou seja, cada liderança petista do município que tinha chance tirava o seu quinhão. Eis o resultado. E pode piorar, já que a Edilza anda de braços dados com a vice.

Anônimo disse...

Muito bem o relato sobre a relação PT x movimentos sociais x Governo Helder. Parabéns ao companheiro Newton.

EDUARDO BUERES disse...

CARTA ABERTA AO COMPANHEIRO...

QUE ALEGRIA SENTIR QUE O COMPANHEIRO NILTON PEREIRA CANSOU,TAMBEM, DO PAPEL DE MERO EXPECTADOR DAS GARRAS LOUCAS DO IMOBILÍSMO E NIILÍSMO QUE NORTEIA O NOSSO PARTIDO DOS TRABALHADORES AQUI EM ANANINDEUA E A ISSO FAZ SUA INESTIMAVEL CONTRIBUIÇÃO.

ESTE CONTENTAMENTO COM SEU MANIFESTO, MAIOR É AINDA, POR CONTEMPLAR AQUELE ANTIGO DITADO POPULAR "ANTES TARDE DO QUE NUNCA"

JÁ QUE PARA ESSA CONSTATAÇÃO CRÍTICA E FRATERNAL BROTAR,DA SUA PARTE CUSTOU O EXERCICIO DE UM PED INTEIRO,QUE É O ATUAL.

DIFICIL E INQUIETANTE É ACEITAR -COMO INTÚI O COMPANHEIRO EM SUA "CARTA ABERTA À MILITANCIA"- QUE A "DINAMICA INTERNA" DO PARTIDO "POUCO" MUDOU NESTE PERIODO:

EM VERDADE, ESSE "POUCO" NÃO É NADA E, SE OCORREU,FOI PARA PIOR!

JÁ QUE OS TEMPOS MUDARAM E AS PRATICAS DESCONSTRUTIVAS EM NIVEL DE CONSTRUÇÃO PARTIDÁRIA, CONTINUARAM AS MESMÍSSIMAS, OU SEJA, CADA UM CUIDANDO DO SEU UMBIGO,

FRUSTRANDO O SENTIMENTO DE TODA UMA MILITANCIA QUE ASSISTE, A OLHOS NUS, TODA A SUA HISTORIA SER PISOTEADA E ROUBADA POR UM MODELO PATÉTICO DE SUBSERVIENCIA PRATICADO POR PARTE DE ALGUNS POUCOS, EM NOME DE MUITOS,QUE SERVEM A ADMINISTRAÇÃO COMO OS VASSALOS SERVIAM AO SEU SENHOR,

E É ESSE TIPO DE RELAÇÃO DESPERSONALIZADA E DESRESPEITOSA PARA A MARCA PT, QUE FAZ COM QUE NOS, MILITANTES,FIQUEMOS REFENS DAS MIGALHAS DE PODER QUE O PREFEITO TEMPORÁRIO, ESTE SIM, ESTRATEGÍSTA, DISPENSA A TODOS.

NÃO EXITEM CHARADAS,O QUE NOS FALTA, TODOS O SABEM, É RESPEITO PRÓPRIO,AUTO-ESTIMA,PARA CONSTRUIRMOS UM UNIVERSO DE VALORES QUE NOS DEVOLVA O RESPEITO POR PARTE DE QUEM NOS DEVE,O PREFEITO É UM DELES, POR SER O PRIMEIRO A AFERIR O QUANTO VALEMOS,

E AQUI ESTA A SUA RESPOSTA DO POR QUE NÃO ESTARMOS INSERIDOS QUANTO OPERADORES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA CONDIÇÃO DE CO-PARTICIPANTES.

E DAQUI PARA PIOR,CASO O PED 2009 DESAGUE EM MESMICE E NÃO SEJA CAPAZ DE OPERAR UMA MUDANÇA REAL, HAJA VISTA,, UM RESULTADO DESTE PROVOCARÁ UM AGRAVAMENTO SEM PRECEDENTES EM NÍVEL DE RESPEITO, ENCORAJANDO MAIOR OS ESPAÇOS DE RUPTURA NO CAMPO INSTITUCIONAL, EXETO O DA VICE-PREFEITURA, POR SER ELETIVO.

TEM SECRETÁRIO, QUE PERDERA O POSTO,AGUARDEM.

QUANTO A "HEGEMONIA" PROPOSITADA, SERÁ UMA REALIDADE A PARTIR DA POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DE AÇÃO POR PARTE DE UMA NOVA DIREÇÃO,

QUE MUDE, NÃO SÓ A IMAGEM ABALADA DO PARTIDO DIANTE À MILITANCIA,SIMPATIZANTES E DO GOVERNANTE QUE NÃO NOS RESPEITA,

MAS DE TODA SOCIEDADE ANANINDEUENSE,PARA, QUEM NESTE MUNICÍPIO ESTAMOS SUBMERGIDOS;

QUE VENHA LIDER QUE VALORISE A LEALDADE E OS VALORES SOCIALÍSTAS;QUE FUJA DOS CLICHÊS BATIDOS.

A NOSSA FRAQUESA, NÃO É UM ACIDENTE ! É UM MAPA DO QUE NOS TORNAMOS.

VAMOS LÁ COMPANHEIRO NEWTON,A ATUAL DIREÇÃO E SITUAÇÃO EM QUE NOS ENCONTRAMOS É RESULTADO DIRETO DA PARCELA DO SEU APOIO.

COMPANHEIRO A PARTIR DO SEU DESABAVO,FICARÁ NÃO SOMENTE CONTRADITÓRIO, COMO MUITO FEIO TORNAR A COMPOR,LÁ NA FRENTE,NO DIA DA ELEIÇÃO, COM OS MESMOS ATORES QUE REPRESENTAM O CONTINUÍSMO,

EM ESPECIAL COM O ASTUTO SECRETÁRIO LUIS CLAUDIO FREITAS, JÁ QUE O GESTO PARECERIA, PARA TODA A MILITANCIA, COMO OPORTUNÍSMO, COISA QUE SABEMOS, ESTAR LONGE DO SEU PERFIL E BIOGRAFIA.

Eduardo Bueres - militante do agrupamento PENSAMENTO E RESISTENCIA SOCIALÍSTA do Partido dos Trabalhadores

Anônimo disse...

13 Pontos Para ajudar no debate.

1. Se fechou um acordo de chapa sem discutir um Programa com PMDB “Helder”
2. Não se discutiu o Espaço do PT antecipadamente no Governo.
3. A Direção partidária levou a crise da escolha da vice para a campanha.
4. Não ouve bom senso dos dirigentes em unificar o Partido.
5. O movimento individual para conseguir espaço no governo Helder prejudicou o Conjunto do Partido e sua intervenção no governo.
6. A escolha das assessorias vice, secretarias e outros, foram por critérios individuas.
7. O Partido nunca abriu uma discussão sobre um conselho politco com o Prefeito.
8. A reunião com Helder, foi o momento de maior fraqueza demonstrado pelo partido.
9. Assessoria políticas tem patamar que vão de companheiros da base, a companheiros que formulam e quadros técnicos. esquecer essa lógica e suicídio político
10. A relação com o governo continua pautada por falta de respeito inclusive com interferência do prefeito na eleição do PED,
11. Até hoje não se discutiu: A Vice, ás secretárias e o mandato de vereador que não são empregos pessoais, e estão enquadrados na lei de fidelidade partidária.
13. O partido nunca chamou um debate público para discutir, ás políticas do governo Ana Júlia e Lula no Município de Ananindeua.

Proposta: Realização de um Seminário O PT Ananindeua. Metas e Perspectivas.
Pauta:
PT Ananindeua Metas e perspectivas
Analise de 10 anos de construção partidária
Políticas públicas. Governo Municipal, Estadual e Federal.
Proposta do PT para o Governo Helder.
Organização Partidária: Reeleição Ana Júlia e eleição de Dilma.

Anônimo disse...

Precisamos aproveitar esse momento do PED para discutir política e hegemonia em Ananindeua( Como cita um trecho da Carta de Newton Pereira). Está na hora do Partido construir um nome para a disputa eleitoral de 2012, para alguns deve está cedo, mas, as candidaturas do outro lado já estão em campanha. Não podemos ficar esperando o espaço de vice na chapa de B Ou C temos alguns nomes, Luis Freitas, Newton Pereira,Pedro Soares e Raimundo Favacho.
PT para construir um Governo democrático e popular em Ananindeua.

Sandra Mara, filada ao PT Ananindeua

Miguel Taurino disse...

O que mais impressiona é que todos já conheciam Helder Barbalho, contudo só agora trazem à baila tal discurso. Pensando aqui com meus botões, será que é porque até o momento não foram convidados a fazer parte do banquete....? Psiu!! Despertem!! É verdade que vocês esperavam desse governo banco do povo; orçamento participativo e outras ações que promovessem a prática socialista??
Quanta ingenuidade!!

Miguel Taurino

Anônimo disse...

Camaradas mudando um pouco de assunto, vocês estão por dentro da eleições direta para diretores das escolas estaduais. No Regina Coeli o PSOL-Sintepp-Anan. fechou com Alexandro do PSDB contra Luzia Furmigosa do PT, no Gondim o PSOl-Ananin.. Fechou com Candidatura do PMDB.
Sem comentários é o mesmo PSOL que não faz um enfretamento ao Helder e DUDU, mas quando papo é Ana e LuLa eles estão lá não importa quem é seu aliado.
Parasinho