sábado, 2 de janeiro de 2010

Ananindeua 66 anos Parabéns!


Ananindeua é um município brasileiro do estado do Pará. Localizado na Grande Belém, é o segundo município mais populoso do Pará, e o terceiro da Amazônia. Sua população é estimada em 505.512 habitantes.


O nome Ananindeua é de origem
tupi, deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos, começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.

Originalmente considerada "cidade dormitório", apresentou um considerável desenvolvimento nos últimos anos, decorrente da falta de espaço para a construção de novas moradias em
Belém. Teve seu maior incremento polpulacional a partir da construção ba BR-010 (Belém-Brasília)na década de 1960, na qual as industrias localizadas em Belém começaram a se estabelecer ao longo desta rodovia. Na década de 1970, inicia a construção do primeiro conjunto habitacional Cidade Nova, programa de habitação de ambito Federal, sob responsabilidade da Companhia Habitação do Estado do Pará (COAHB), foi uma espécie de ordenamento da periféria. A área foi adquirido aos poucos, pertencia em sua maioria a japones e nordestinos, que possuim hortas e granjas, a COHAB comprou os terrenos e foi inaugurando as Cidades Novas, que ao todo são 9 (nove). Depois foi inaugurado o conjunto Guajará, em seguida seria inaugurado o conjuto PAAR (Pará, Amapá, Amazonas e Roraima), no entanto, em sua fase final foi invadido por populosos e por um breve período da história do município foi considerado como a maior invasão da América Latina, hoje ele é considerado um conjuto habitacional. As margens desse processo, surgiram as áreas de invasões expontaneas, localizadas principalmente próximas aos conjutos habitacionais. hoje a area continetal de Ananindeua concentra mais de 90% da população do município.

A área insular de Ananideua, fica ao norte do município, sendo composta por 9 ilhas, são elas: Viçosa, João Pilatos, Santa Rosa, Mutá, Arauari, São José da Sororóca, Sororóca, Sassunema e Guajarina. É ´formada por inúmeros rios, com destaque para o Maguari, e furos, com destaque para o da Bela Vista e das Marinhas, e igarapés.
Índice[
esconder]
1 História
1.1 Prefeitos
2 Geografia
3 Bairros
4 Shopping center
5 Referências bibliográficas

[
editar] História
Referências históricas datadas de meados do século XIX permitem identificar traços da fundação do Município de Ananindeua. Esses traços guardam relação com o estabelecimento de uma parada e/ou estação da
Estrada de Ferro de Bragança, na área territorial, no lugar onde, hoje se encontra instalada sua sede municipal.


Originalmente, Ananindeua pertencia à circunscrição de
Belém. A partir da localização da estação da Estrada de Ferro, o seu povoamento começou a adquirir dinamismo, sendo reconhecido como freguesia, e mais tarde, como distrito da capital paraense.

Nas fontes históricas consultadas, não foi possível encontrar os instrumentos eclesiásticos da sua elevação à categoria de freguesia, nem os instrumentos legais de sua consideração como Distrito.


Sabe-se, no entanto que, em
1938, por um ato do Governo Estadual, passou a ser considerada como sede distrital, pertencendo ao Município de Santa Isabel, retornando ao patrimônio territorial de Belém. Pelo Decreto-lei Estadual nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, promulgado pelo Interventor Federal, Magalhães Barata, o Município de Ananindeua foi criado, acontecendo sua instalação, como tal, em 3 de janeiro de 1944.

Para dirigir o novo Município, assumiu a prefeitura Claudemiro Belém de Nazaré. No mês de outubro de 1945, com a queda do regime ditatorial, foi nomeado como Prefeito de Ananindeua Fausto Augusto Batalha. Sua sede municipal foi reconhecida como cidade em 31 de dezembro de 1947, com a aprovação da Lei nº 62, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, em 18 de janeiro de 1948.[5]


Entre os anos 1947 a 1956, o Município de Ananindeua contava com os seguintes, distritos: Ananindeua (Centro), Benevides, Benfica e Engenho do Ararí. No ano de 1961, pelo disposto na Lei nº 2.460, de 29 de dezembro, com as áreas de seus distritos (Engenho Ararí, Benfica e Benevides), foi constituído o Município de Benevides. Atualmente, o Município de Ananindeua é constituído apenas do distrito-sede.
[
editar] Prefeitos
1948 a 1952 - João Alves de Andrade
1952 a 1955 - Raimundo Paiva da Vera Cruz
1955 a 1959 - Raimundo Dickson Ferreira
1959 a 1963 - Claudomiro Belém de Nazaré
1963 a 1967 - Walterno Cardoso Teixeira
1967 a 1971 - José Cabral Vicente
1972 a 1977 - Luiz Otávio Branco
1977 a 1983 - Frederico Souza
1971 a 1972 - 1983 a 1989 - Paulo Falcão
1989 a 1993 - Fernando Corrêa
1993 a 1997 - Rufino Leão
1997 a 2001 - 2001 a 2005 - Manoel Carlos Antunes
2003 a 2005 - Clóvis Begot
2006 a 2012 - Helder Barbalho
[
editar] Geografia
Limites
Norte -
Município de Belém
Sul - Rio Guamá
Leste - Município de Marituba
Oeste - Município de Belém
Nordeste - Município de Benevides
Ilhas
O Município possui 14 ilhas (9 ilhas ao todo)de natureza quase intocada que serve como um verdadeiro centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônica.
As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas. São pequenos povoados habitados por homens, mulheres e crianças que vivem na rotina do encher e ser das águas do
Rio Maguari. Em cada um destes povoados é possível encontrar uma igreja, um campo de futebol, uma pequena escola e muito verde. A estrada do povo ribeirinho é o próprio rio e o seu meio principal de locomoção são as canoas e os “pô-pô-pôs”, que levam e trazem o produtor, o aluno, o professor e o visitante pelos caminhos de rio.
Solos
Os solos do município são caracterizados como Concrecionários Lateríticos Indiscriminados distróficos, textura indiscriminada, Latossolo Amarelo distrófico, textura média.
Vegetação
A vegetação é caracterizada pela floresta secundária, em vários estágios, proveniente do desmatamento executado na área, para o cultivo de espécies alimentícias de ciclo curto (milho, Mandioca, etc.). Nas áreas sujeitas à inundação margeando os rios, está presente a vegetação de várzea, com suas espécies típicas, como a virola ou ucuúba, a andiroba, o açaí e o miriti ou buruti.
Desmatamento
O desmatamento alcançou 78,03% até o ano de 1986, de acordo com as imagens LANDSAT-TM. Durante os anos de 2001 e 2006, a região que mais perdou sua cobertura vegetal foi a região insular, mais precisamente na ilha de João Pilatos e Sororóca.
Os principais acidentes geográficos e que devem ser preservadas são os rios Benfica, Maguari-Açu e Guamá e igarapés: Aurá e Uriboquinha. É de fundamental importância a preservação do manancial de águas do Utinga para garantir a boa qualidade e quantidade de água, necessária ao abastecimento de Belém e, parte deste, encontra-se no Município de Belém.
Topografia
O Município apresenta um relevo relativamente uniforme, com pouquíssimas oscilações altimétricas, sendo que sua cota média gira em torno de 16 metros.
Hidrografia
A hidrografia do município é representada pelos rios Guamá ao Sul, fazendo limite com Belém; o Maguari-Açu, ao Norte e o Benfica a Nordeste limitando com Benevides. Para o Guamá vertem o rio Água Preta, limite natural, a Oeste, com o Município de Belém; o rio Uriboquinha, o qual, em todo o seu curso, serve de limite parcial com Benevides; e o igarapé Aurá. O rio Maguari-Açu deságua no furo do Maguari e forma limite natural, a Noroeste, com o Município de Belém. Ao Norte, encontram-se as ilhas João Pilato, Santa Rosa e Sassunema.
Clima
O clima é megatérmico, úmido, temperatura elevada em torno de 25°C, pequena amplitude térmica. O regime pluviométrico está em torno de 2.250 a 2.500mm com chuvas regulares, com maior concentração de janeiro a junho. A umidade relativa do ar está em torno de 85%.
Fonte: Wikipedia.

7 comentários:

Anônimo disse...

Qual vai ser o presente para os moradores do Centro de Ananindeua, além do pão e circo que vai ter na Arterial 18?

Parabéns moradores de toda Ananindeua!!!

Anônimo disse...

NO ANIVERSÁRIO DE ANANINDEUA OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL NÃO FORAM CONVIDADOS PRA FESTA.A BANDA CALYPSO JA RECEBEU ADIANTADO O DINHEIRO DO SHOW DO DIA 04/01 POREM OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL ESTÃO ESPERANDO DESDE O DIA 23/12 O CREDITO DO VALE ALIMENTAÇÃO.A ULTIMA NOTICIA QUE TIVEMOS ERA QUE O VALE ALIMENTAÇÃO DE NOVEMBRO/09 SERIA PAGO ATÉ O DIA 30/12 E AINDA FALTA O MES DE DEZEMBRO..ENGANARAM MAIS UMA VEZ OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO.ATE ESTA DATA NÃO EXISTE O CREDITO DO VALE ALIMENTAÇÃO NO CARTÃO DA AMAZON CARDS. COMO VEMOS TERMINAMOS 2009 E COMEÇAMOS 2010 COM UMA SITUAÇÃO DE DESRESPEITO COM NOSSA CATEGORIA.O GOVERNO ALEGOU ATRASO NO REPASSE DO GOVERNO FEDERAL PORÉM DESDE O DIA 24;/12 FOI REPASSADO TUDO QUE A UNIÃO DEVIA DO FUNDEB,LOGO ESSA INFORMAÇÃO NÃO SE SUSTENTA.E SE O DISCURSO É A FALTA DE DINHEIRO COMO É QUE PAGAM UMA BANDA DE RENOME NACIONAL POR CENTENAS DE MILHARES DE REAIS.ESTÁ NA HORA DA CATEGORIA SE ARMAR PARA A LUTA POIS OS SINAIS QUE O PREFEITO ESTA DANDO SÃO DE DESRESPEITO COM OS ACORDOS FIRMADOS.A ULTIMA GREVE FOI EM 2006 E PELO VISTO VAMOS TER QUE NOS PREPARAR PARA O EMBATE POR DIGNIDADE EM 2010.APESAR DO CENARIO DO FUNDEB MELHORAR EM 2010 HA UM PRENUNCIO DO GOVERNO ESQUECER TUDO QUE HAVIA PROMETIDO.A ARRECADAÇÃO DO FUNDEB 2010 PARA ANANINDEUA SERÁ DE 50.109.586,11 SERÁ 17,62% DE AUMENTO.TEMOS QUE FICAR DE OLHO NESTE DINHEIRO.DIVULGUEM ESTE EMAIL A TODOS
A DIRETORIA DO SINTEPP/ANANINDEUA

JAIR PENA disse...

Parabéns ao povo de Ananindeua pelos 66 anos de seu municipio.Jair pena

JAIR PENA disse...

AO PROPRIETARIO DO BLOG:SERIA INTERESSANTE VISUALIZAR O TRAÇADO DA FRONTEIRA ENTRE BELEM E ANANINDEUA É UMA GRAÇA QUE FOI CONSTRUIDA NA GESTÃO DE FERNANDO CORREA E HELIO GUEIROS.ACHO QUE DEVEMOS PROPOR UM NOVO 0 LIMITE GEOGRAFICAMENTE JUSTO POIS EM MUITOS CASOS A POPULAÇÃO NÃO SABE DE QUE PREFEITO COBRAR. JAIR PENA

Anônimo disse...

Meu caro baiano,
O que o povo precisa saber não é a humidade do ar ou a hidrografia do município e dados sobre a sua biodiversidade, mas o porque por exemplo, de um município desse tamanho , com meio milhão de habitantes, ostentando um PIB de quase um bilhão e meio, e não consegue com essa idade e toda essa riqueza distruir melhor a renda?? Tá ligado.

Toco

Anônimo disse...

Somente uma reflexão:

O grande desafio colocado para o município, é tirá-lo das maõs das oligarquias locais.

Anônimo disse...

Caro anônimo das 13:09, eu acrescentaria à sua reflexão o seguinte: "... nem de outras oligarquias, paraenses". "Pra bom entendedor, meia palavra basta", diz o ditado!!!