sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Boris Casoy e Yves Gandra: CCC e Opus Dei unidos


EXCLUSIVO: BORIS CASOY E O COMANDO DO TERROR, SEGUNDO A REVISTA "O CRUZEIRO"

Esse texto foi emcaminhado por Daniel Veiga.


Este recente artigo do Altamiro Borges:


É excelente, porém, peca numa coisa: ao dizer que a Opus Dei é "inimiga jurada da Maçonaria" - apesar de "copiar sua estrutura fechada".

É fato notório que as divergências entre a Maçonaria e a Opus Dei estão, hoje, superadas - quem é, ou já foi, membro de uma dessas seitas sabe disso. Exemplos não faltam: recentemente, José Roberto Arruda afastou-se da Maçonaria, a qual exercia o grau de MESTRE (3º e último grau da Maçonaria Simbólica) para não comprometê-la no que diz respeito aos escândalos divulgados nacionalmente, no entanto, o mesmo Arruda e outros demo-tucanos (incluindo Geraldo Alckmin) ainda mantêm laços indissolúveis com a Loja Maçônica, independentemente de qualquer coisa.


Na Itália, a célula maçônica de tendência fascista chamada P2 (Propaganda Due) está lado a lado com a Opus Dei - a P2 é inclusive uma das colaboradoras do banco papal, junto com a 'Cosa Nostra'. Na Bolívia, os envolvidos (todos racistas) naquela malfadada tentativa de golpe de Estado em 2008, liderado por Branko Marinkovic et caterva, eram (e continuam sendo) membros da Maçonaria e da Opus Dei, respectivamente. Sendo assim, não há divergências entre ambas as seitas no que tange os desígnios políticos, isto já foi superado pela história.


CASOY E GRANDA: CCC E OPUS DEI UNIDOS


Por Altamiro Borges:


O "âncora" da TV Bandeirantes, Boris Casoy, resolveu assumir de vez o seu direitismo raivoso. Depois de humilhar os garis que desejaram feliz ano novo - "Que merda. Dois lixeiros desejando felicidades... do alto de suas vassouras... Dois lixeiros... O mais baixo da escala do trabalho" - e de receber uma bateria de duras críticas, ele decidiu radicalizar as suas posições. Nesta semana, Casoy acionou o jurista Ives Gandra, notório militante da seita fundamentalista Opus Dei, para falar sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos, de autoria do ministro Paulo Vannuchi.


Logo na abertura do Jornal da Band, o âncora, que é metido a dono da verdade, dá a sua opinião tendenciosa. "O novo decreto de direitos humanos do governo é criticado pela sociedade e até por ministros de estado. A lei estabelece censura aos meios de comunicação, é contra o direito de propriedade e de liberdade religiosa.


Especialistas consideram o projeto o primeiro passo para um regime ditatorial". Casoy mente descaradamente ao tratar o plano como uma imposição autoritária do presidente, já que ele será debatido no parlamento. Quanto aos tais especialistas, ele ouve somente uma "personalidade" ligada à ditadura, ao latifúndio e aos setores mais reacionários da sociedade.


VISÃO TENDENCIOSA E ELEITOREIRA


Na sequência, um narrador em off reforça a visão preconceituosa e mentirosa. "A nova lei que o presidente Lula assinou sem ler passou pelo crivo direto da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, virtual candidata do PT à presidência da República, e dos ministros da Justiça, Tarso Genro, da Comunicação, Franklin Martins, e dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. É um emaranhado de artigos e parágrafos que muitas vezes ataca a Constituição". O objetivo, nesta narração, é nitidamente eleitoreiro, como palanque do tucano José Serra, o candidato da mídia hegemônica.


Criado o cenário para o desgaste do governo, o repórter Sandro Barboza inicia a entrevista com "um dos mais conceituados juristas internacionais", Ives Gandra. O "jornalista", que também não esconde suas posições direitistas nas perguntas, apenas deixa de informar aos telespectadores que o bajulado especialista participou da campanha presidencial de Geraldo Alckmin (o tucano que é seguidor do Opus Dei) e defende tudo o que é há de mais retrógrado e conservador na sociedade brasileira. Apesar da ânsia de vômito, vale à pena conhecer a grotesca "entrevista":


AS IDÉIAS DE UM DIREITISTA CONVICTO


Jornal da Band: O projeto prevê que o proprietário rural que tiver uma fazenda invadida não poderá mais recorrer ao Judiciário.


Gandra: O que eles tão pretendendo é dar direito àquele que invadir qualquer terra fazer com que uma vez que for invadido o direito de propriedade deixa de ser do proprietário, passa a ser do invasor.


JB: A lei quer evitar a divulgação de símbolos religiosos.


Gandra: Se não pode mais haver símbolos religiosos nós temos que mudar o nome da cidade de São Paulo e todas as cidades que tem nomes de santos não poderão mais ter.


JB: Será criada uma comissão para controlar o conteúdo dos meios de comunicação.


Gandra: No momento em que se elimina a liberdade de imprensa nós estamos perante efetivamente o início de uma ditadura.


JB: Um novo imposto sobre grandes fortunas seria instituído.


Gandra: É um imposto que afasta investimentos porque aquele que formou um patrimônio depois é tributado em todas as operações e ainda vai ser tributado no seu patrimônio pessoal.


JB: As prostitutas contariam com direitos trabalhistas e carteira assinada.


Gandra: Isso não é profissão. Na prática o verdadeiro direito humano é tirar essas moças de onde elas estão e dar profissões dignas a elas.


JB: Os responsáveis pelas torturas durante a ditadura militar seriam julgados. Já os guerrilheiros que também torturaram ficariam livres de qualquer punição.


Gandra: Torturador de esquerda é um santo. Torturador de direita é um demônio. É um decreto preparatório para um regime ditatorial.


O NOVO "COMANDO DO TERROR"


Com mais esta "reporcagem" no seu currículo, Boris Casoy elimina qualquer ilusão sobre a sua neutralidade e imparcialidade jornalística. O blog Cloaca News, inclusive, conseguiu descobrir a revista Cruzeiro, de 9 de novembro de 1968, que denunciou Casoy como ativista do Comando de Caça aos Comunistas (CCC). Tem até a foto dele mais jovem. Intitulada "CCC ou comando do terror", a matéria comprova que este agrupamento promoveu vários atentados terroristas nos anos 1960/1970, inclusive contra os artistas do Teatro Roda Vida e contra os estudantes da USP.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tudo teoria da conspiração superentusiasmada, baboseira medíocre e sem seriedade, com notícias tão falsas quanto uma nota de 3 reais.

Divulgar notas na rede mundial com pretensão de reacionário requer muito mais do que apenas saber notícias batidas e conexões nonsense.

Dica: Quer ser anárquico? Quer criticar as extravagâncias do governo e da elite dominante? Leia Proudhon e Piotr Kropotnik.
Até lá, aprenda a redigir com mais seriedade.

AS FALAS DA PÓLIS disse...

Bom, publiquei no meu e fiz o dever de casa e li além dos dois!

Anônimo disse...

Anônimo dás 13:37 porque a raiva, mexeu com sua turma do CCC e Opus Dei, ou vc. é se acha politicamente certinho, ora vai te catar seu reacionário, a matéria traz dados concretos, sobre o Casoy é o Granda.

Hamilton Cerqueira. UFPe.