terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Eduardo Bueres "A quem interessa que o orçamento para a Cultura no Estado, no município e na União continue às migalhas?"


A quem interessa que o orçamento para a Cultura no Estado, no município e na União continue às migalhas?

Hoje o movimento dos que lutam por mais verbas para esse setor se mobiliza para aprovação das PEC que tramitam no Senado e na Câmara federal, para aumento da receita para a Cultura, que sempre foi o patinho feio das administrações públicas.

Aqui no Pará temos hoje um quadro que é diferente e bem distante das administrações das obras dos tapetes vermelhos, e das migalhas, -- ás vezes nem isso -- para o setor cultural. Hoje inegavelmente as ações culturais do governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, têm sido motivo de elogios de todos o setores que mexem com a Cultura. Existem ações em todo Estado feita pela Secretaria de Cultura, que vão da Feira do Livro, dos Salões do livro, os editais inéditos como o Quilombolas e Glbt, os festivais de música, a recuperação do patrimônio cultural do Estado, como foi a Igreja da Sé.

Hoje no estado existe uma política cultural participativa e uma gestão democrática tendo à frente o secretário Edilson Moura, que com seu estilo discreto, sem plumas e paetês, vem conduzido a política cultural do Governo do Estado. A pergunta que não que calar: porque ser contra o aumento da verba para a cultura, o aumento vai prejudicar a cultura no Estado? Vai parar as ações que o governo vem fazendo no setor? Ou a tentativa de questionar o aumento é meramente eleitoral e visa tentar desgastar e desqualificar o governo, já é a campanha eleitoral? Será que o setor ligado a Cultura é contra o aumento?. Temos a turma do contra, todas as ações do governo têm que ter um engessamento. O intuito é meramente eleitoral e não “blogueristico”, RSS ou jornalístico, para quem é blogueiro e jornalista: "parem o governo queremos ganhar a eleição, não temos políticas, mas queremos voltar".

O ruim dessa história é que os "espaços abertos e democráticos" começa a mostrar suas garras, uma coisa é questionar, é o dever da sociedade, a outra é tentar meramente fazer campanha eleitoral e se dizer imparcial (tem blog marrom, chapa branca, estou com raiva, quero agradar todo mundo, blog do cheirandão, etc..) os governos mudam, o Estado fica. Como músico e artista mando através desse espaço meu protesto contra aqueles que querem usar a cultura como bode expiatório.


Eduardo Bueres - Músico, Compositor e Membro do Banda "Eduardo Bueres e Comitiva do Boi Estrelado"

9 comentários:

Na Ilharga disse...

Pois é. Aquele Espaço Tucano vociferou contra o aumento do orçamento da SECULT para este ano, insinuando que se trata de medida eleitoreira.
Coisa de velhaco, que omite terem aumentado também os repasses do Ministério da Cultura, a título de incentivo por conta da ação plural da Secretaria.
É preciso que mais manifestações, como essa do Bueres, venham a público para desmascarar esse tipo de farsante.

jair pena disse...

Caro amigo BUERES PARA MAIORES realmente é preciso denunciar.Caso contrario ficaremos sempre de segunda a sábado com os enlatados e no domingo talvez tenhamos um cardapio diferente.SALVE NOSSO PORTELA . jair pena

Anônimo disse...

É preciso da nomes aos "bois", O blogueiro tucano Paulo Bermeguy, quer tirar o titulo do Barata do Blog de pior nível do Pará, a disputa vai ser boa. rss..

Toco.

Anônimo disse...

A Cultura merece respeito, querer brincar com um setor que vem a anos sendo maltrado no Pará é hoje começa a respirar, é de uma tamanha cafajestade. " A gente não que só comida, queremos diversão e arte"

Marcio Moreira.

Anônimo disse...

Parabens, Bueres.A Classe dos artístas do Pará Amazonico aplude de pé o teu protesto e repudia a banalização da bandalheira "politiqueira" dessas ratazanas que atentam contra o povo, já que, em ultima instancia, é o grande vitimizado.É pura inveja dos que bicaram,bicaram e nunca fizeram nada.Porrada nesses emplumados Bueres!

Chico Rocha

Anônimo disse...

Aqui em Ananindeua o Vereador do PT e sua digna esposa não acrescentam nada de diferente do que faz o Barbalhinho com a cultura.
Ao contrário, fazem exatamente o que ele concebe com a cultura.
é uma lástima a cultuta sendo usada de forma eleitoreira.

Anônimo disse...

OLHA A FALTA DE RESPEITO C/ O LUIS FREITAS;AFINAL QDO ELE FOI SECRETÁRIO DA CULTURA,ANANINDEUA FICOU CONHECIDA NO MUNDO INTEIRO COMO "A GRECIA BRASILEIRA"...RSSSSS



HENESTINHO

Anônimo disse...

ACHAR QUE A O GOVERNO ANA JULIA É DE MUDANÇA E MESMO DIZER QUE O HAITI MUDOU! O QUE TEMOS É UMA CORJA DE INCOMPETENTES COMEÇANDO COM O MENSALEIRO PAULO ROCHA!!!!!!! VER QUE OS INDIOS QUEREM MUDAR A FUNAI. MARCIO MEIRA NÃO PASSA DE VIVO MORTO!!! MAS É A COTA DO MENSALEIRO!!!

Anônimo disse...

O anônimo das 06:18,
Deve está com saudades dos tempos que os tucanos usavam as verbas da cultura para o caixa 2. Respeite nosso Deputado Federal Paulo Rocha, sua história de vida e de luta vale mais do que qualquer corrupto dessa direitona odiosa. Quanto ao post, meu caro Bueres você levantou uma discussão importantíssima, que é avançar as verbas do orçamento para valorização das manifestações culturais, para democratização do acesso a essas verbas pelos produtores e artistas regionais e sobretudo começar a pagar uma divída histórica que a própria esquerda tem com a cultura. Parabéns por levantar este debate.
Abraços de um camarada de lutas e sonhos