sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Secretaria de Cultura do Estado do Pará e ESA (Escolas de Samba Associadas), Levam Carnaval para Praça da República neste domingo(31/01)!


Secult pilotada por Edilson Moura (foto) e ESA promovem Arrastão das Escolas de Samba neste domingo, na Praça da República,

No cortejo, as agremiações devem apresentar todas as novidades previstas para o desfile do Carnaval 2010.
Neste domingo, 31 de janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Escolas de Samba Associadas (Esa), entidade, realizam o Arrastão das Escolas de Samba do Grupo Especial, ainda na programação do Aniversário de Belém da Secult. No cortejo, as agremiações devem apresentar todas as novidades previstas para o desfile do Carnaval 2010.

O arrastão deve se concentrar às 9 h, da Escadinha ao lado da Estação das Docas, de onde segue até a Praça da República, às 10 h. Ali, a programação segue no anfiteatro da praça. Participarão do arrastão todas as escolas do primeiro grupo: Alegria, Alegria; Bole-Bole; Deixa Falar; Quem São Eles; Piratas da Batucada; Rancho Não Posso Me Amofiná e Embaixada de Samba Império Pedreirense.

Segundo Alex Meireles, presidente da Esa e do Império Pedreirense, a parceria entre a Secult e a entidade, garante a popularização do desfile desse ano. “Vamos levar as baterias, mestre-sala e porta-bandeira, brincantes. Assim, quem não conhece o samba enredo de 2010 da sua escola de coração, vai conhecer”, afirmou. “Assim, levamos também o lazer e o samba para a Praça da República”.

Puxirum - Por toda cidade, a cultura estará presente neste mês de janeiro, em que Belém completa 394 anos de história, com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promovendo mais uma edição do Puxirum – Aniversário de Belém 2010. Nas praças de Belém e nos espaços culturais, a cultura se destaca pela diversidade de manifestações presentes em toda a programação da ação.
Em Tupi Guarani, a expressão Puxirum significa cooperação, união, mutirão, coletividade, partilha e ajuntamento de pessoas. E é realizado pela Secult, em parceria com os outros órgãos do Estado como a Fundação Curro Velho, Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur), Fundação Carlos Gomes e Instituto de Artes do Pará (IAP).

Nenhum comentário: