quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Jader e Duciomar Juntos, Será!











Deu Blog da Perereca da Vizinha,

Acesse o blog da Perereca hoje http://pererecadavizinha.blogspot.com/

Jader quer apoio de Duciomar para disputar Governo do Estado


Durante duas horas, na noite de anteontem, segunda (22 de fevereiro) o presidente regional do PMDB, deputado federal Jader Barbalho, e o prefeito de Belém, Duciomar Costa, do PTB, sentaram para conversar.


Em cima da mesa, a proposta peemedebista: Jader quer o apoio de Duciomar para a sua candidatura ao Governo do Estado.


Em troca,o PMDB apoiará Duciomar ao Senado.


Na coalizão, entraria, também, o PR, já que o vice-prefeito Anivaldo Vale, que preside a legenda, assumiria a Prefeitura de Belém.


A vice de Jader seria entregue ou ao PTB ou ao PR – ou até a outra legenda – que poderia ser, inclusive, o DEM.


Segundo uma fonte do PMDB, ainda não há detalhes do encontro, uma vez que a reunião terminou por volta das 21 horas e Jader viajou a Brasília ainda de madrugada.


Em Brasília, Jader esteve reunido com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e com o presidente estadual do PT, João Batista. Mas, não havia certeza, na noite de ontem, se o quinto convidado, o deputado federal Paulo Rocha também participou do encontro.


No encontro de Brasília, a expectativa dos petistas era a de recompor as relações entre o PMDB e o Governo do Estado, com vistas à reeleição da governadora Ana Júlia Carepa.


Mas, a fonte peemedebista ouvida pelo blog já não acredita nessa possibilidade.


Na reunião com Padilha, aliás, a expectativa peemedebista era que Jader até sacasse do bolso uma proposta do líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Parsifal Pontes: o PT apóia Jader para o Governo. Em troca, leva a vice e uma das vagas ao Senado, para o deputado federal Paulo Rocha.


A curiosa proposta de Parsifal está aqui:
http://pjpontes.blogspot.com/2010/02/pedaco-de-prosa.html



Na tarde de ontem, o blog do Estado do Tapajós também noticiava uma arquitetura na mesma linha.


Mas, segundo a matéria assinada pelo jornalista Miguel Oliveira, todos os partidos da base de apoio do presidente Lula teriam espaço nesse balaio, o que possibilitaria que a ministra Dilma Rousseff tivesse um só palanque no Pará.


Em todos os cenários, Jader viria para o Governo – e a vice e as vagas ao Senado iriam para o PT, PTB e PR.


Também em uma das configurações apuradas por Miguel Oliveira, o prefeito de Belém aparece como candidato ao Senado, com o apoio do PMDB.


A postagem do Miguel está aqui:
http://blogdoestado.blogspot.com/2010/02/jader-tem-carta-na-manga.html





Tête-à- tête com Dudu




A fonte peemedebista com quem conversei na noite de ontem, disse que Jader “quer vir para o Senado, assim como quer vir para o Governo. Ele está preparado para ser candidato a governador. E não há qualquer temor da parte dele devido aos processos a que responde”.

O grande problema para uma eventual candidatura ao Governo seria, afinal, a falta de recursos financeiros para a campanha.


“Se equacionarmos esse problema, ele é candidato”, garantiu.



Daí as conversas com Duciomar.


“A aposta é que ele (Duciomar) venha com a gente. A expectativa é que ele apóie Jader ao Governo”, disse.


Depois, mais cauteloso, corrigiu: “Não digo que ele tope. Mas, há expectativa de ele topar”.


O tête-à-tête de Jader e Duciomar, na noite da última segunda-feira, foi o terceiro desde dezembro do ano passado, quando começaram as negociações.


Reticente, a fonte jurou que, pessoalmente, não acredita na hipótese: “Tem gente que acha que há 70% de chances de ele (Duciomar) aceitar. Mas, para mim, essa probabilidade fica abaixo dos 50%”.


E explicou por que: “Eu não acredito que o Duciomar largue a prefeitura de Belém para ser senador, até porque está montado na grana. Mas, ele já fez o seu pé-de-meia e o Senado é um bom mandato”.


Perguntei-lhe sobre a vice. A resposta: “Isso ficará em aberto para o PTB, o PR ou ainda outro partido. Porque, se isso fosse resolvido, iríamos atrás de outros partidos, para aumentar essa coligação. E aí eu acho que não sobraria para ninguém. A vice poderia até ser a Valéria (do DEM, ex-vice-governadora)”.



Lá pelas tantas, a fonte disse acreditar que Duciomar também deve considerar “apetitoso” o chapão que lhe foi apresentado por Jader.



Segundo ele, “não há problema nacional numa aliança assim, porque todos somos da base do governo e o Lula já disse que onde houver dois palanques (de Dilma Rousseff) ele não aparece. E o nosso palanque seria muito maior para a Dilma”.



E o DEM, que é de oposição ao governo? – perguntei. A resposta: “O que o pessoal lá em cima (Brasília) quer saber é onde a Dilma entra nisso. Eles vão atropelar qualquer diretório que brinque de prejudicar a campanha da Dilma”.



Perguntei-lhe, afinal, se o PMDB desistiu do afastamento de Duciomar da prefeitura – o prefeito foi cassado a partir de uma ação ajuizada pelo ex-deputado federal José Priante, do PMDB, que perdeu as eleições de 2008.



A resposta: “Não é uma questão de termos desistido. Nós estamos num parêntese. É jogo político. Não é questão de chantagem – e ele (Duciomar), que é uma pessoa gelada, sabe disso”.



O prefeito estaria avaliando a proposta peemedebista e “sabe as cartas que temos”.



Se topar, Jader virá ao Governo.



A fonte também ressaltou que a proposta não é “um pedido de apoio a Duciomar, já que ele vai ganhar, também”.



Na noite de ontem, também conversei com o deputado Parsifal Pontes sobre a postagem em seu blog e ele disse que traçou tal cenário para mostrar ao PT que o PMDB não tem problemas com o partido – apenas com a Democracia Socialista (DS), a corrente da governadora Ana Júlia Carepa.



“Temos pesquisas que mostram que ganhamos a eleição e queremos mostrar que não há intransigência da nossa parte”, explicou o deputado.



Jader deve retornar a Belém na tarde de hoje – ontem, a Perereca tentou, mas, não conseguiu contato com os participantes da reunião de Brasília.



Ontem, a única informação é que Jader não estaria disposto a aceitar nem mesmo o tetê-à-tête que os petistas pretendiam realizar entre ele e Ana Júlia, para que fosse “batido o martelo” da aliança de reeleição da governadora.



“Não estamos dispostos a recebê-la” – disse uma fonte, quando lhe perguntei sobre a possibilidade do tête-à-tête – “Nossa conversa é só no andar de cima. Para ele (Jader) querer conversar com ela, tem de haver um convencimento muito grande do Planalto”.


6 comentários:

Anônimo disse...

ISSO NÃO É UMA CHAPA É FORMAÇÃO DE QUADRILHA.QUALQUER PALANQUE COM ESSES PALADINOS DA IMORALIDADE PÚBLICA, CORRE O RISCO DE DESABAR. DIVIDIR PALANQUE COM ESSA TURMA VAI SER A EXPERIÊNCIA MAIS COSTRANGEDORA DO PT. ALGUÉM DUVIDA??

Anônimo disse...

TODO MUNDO QUER O APOIO DA MÁQUINA ADMINSTRTIVA DE BELÉM, MAS DIVIDIR A COMPANHIA DO DUDU, NINGÉM QUER NEM PARA IR ATÉ A ESQUINA. POR UE SERÁ??

Lígia Saavedra disse...

Gente, isto é política!
Dá nojo, mas é.
Deus me livre se essa aliança se concretizar.
Inté povo!

Anônimo disse...

Estamos mesmo falando do PT, o Partido do trabalhador. Não sei não......
Que final será este?????????????????

Anônimo disse...

Prezados companheiros,


Sempre leio alguma coisa que vcs me mandam e devo dizer-lhes que gosto que me mandem, pois isso representa um serviço, segundo o qual se procura boas notícias para informa a militnacia. Mas é preciso ter cuidado com o que se informa pois algumas coisas estão parecendo mais com "fofoca" do que com informações. É preciso checar as noticias antes de divulgá-las, se é que se tem respeito ao público e se deseja ter o respeito dele.

Um abraço.


Zezé

JAIR PENA disse...

ÉGUA ! ISSO É QUE DÁ SE MISTURAR COM ESSA GENTE COMO DIZ JADER.MAIS CEDO OU MAIS TARDE SABIAMOS QUE ELE IRIA COLOCAR A FACA NO PESCOÇO DO PT OU MELHOR DA GOVERNADORA.AGORA QUE QUERO VER SE VÃO VESTIR A CALÇA OU ARRIA-LA DE VEZ