sexta-feira, 19 de março de 2010

Opinião do internauta: Falsa polêmica em Ananindeua ,Casas Populares X Campus Universitário


Andrei Miranda- Cientista Social: "Onde seriam construídos tais pólos de educação se o Poder Público estadual não tivese a idéia de doar tal terreno para a construção de casas populares?", "Qual seria a alternativa que o Poder Público municipal daria para os nossos cidadãos?

Click e acesse o mapa da área da granja do Icuí.


É de imensa importância que diversos cidadãos de Ananindeua estejam envolvendo-se numa discussão tão importante para o futuro de nosso município, embora em espaço restrito pela circunstâncias de acessibilidade a tais espaços de relacionamentos e exposições de idéias e posicionamentos. No tocante a "falsa polêmica", que por sinal é um título bem adequado à situação que criou-se em relação a políticas tão importantes que poderão ser executadas em nosso municipio, sem escalas de hierarquia quanto a importância, já que ambas refletem carências extremas do municipio de Ananindeua.

Nesse contexto, é preciso ser o mais racional possível e aos governantes agir com responsabilidade. Os moradores de Ananindeua ficaram muito gratos sim, se o poder público municipal, agindo com competência conseguir os terrenos necessários para a construção de tais pólos para educação técnica e superior que irá impactar muito a vida de nossos estudantes com a oportunidade de qualificarem-se de maneira técnica e profissionalmente, afinal, perguntar não ofende:-"Onde seriam construídos tais pólos de educação se o Poder Público estadual não tivese a idéia de doar tal terreno para a construçãode casas populares?", "Qual seriaa alternativa que o Poder Público municipal daria para os nossos cidadãos?
Quém conhece a história de Ananindeua, sabe do inchaço populacional que este município sofreu sobretudo do final dos anos 80 e início dos anos 90, e com este aumento do fluxo migratório, a inexistência de politicas governamentais que pudessem responder a tal fluxo, seja no processo de regularização fundiária, ou na criação de infraestrutura básica para as ocupações irregulares e sem nenhuma condição de moradia digna por parte de seus ocupantes.
Por tais carências educacionais e de moradias dignas, é que essa polêmica se torna falsa diante da precariedade com que vivem a maioria de nossa população ananin.O Governo do Estado resolveu fazer casas populares, ao gestor municipal cabe empenhar-se de maneira "competente" e conseguir os terrenos necessários à contrução dos pólos educacionais, já que até onde se sabe, é só a isso que está incubido de fazer. Moradia Popular e educação, Ananindeua merece os dois!!!

Andrei Miranda- Cientista Social

7 comentários:

Anônimo disse...

Andrei, o grande problema é que historicamente, o Partido dos Trabalhadores, nesse caso a governadora, sempre lutou pelo debate, pelas discussões no intuito de democraticamente decidir o que é melhor, não obstante nesse episodio, o que menos se viu foi debate, partimos logo para o ataque de ambas as partes, em que cada um desenvolve seu pensamento, mas esquece de consultar a população, que é o mais interessado no assunto!!

Anônimo disse...

Nobre anônimo, então Ananindeua não sofre com déficit habitacional, que o poder público na percepção de tal carência não poder fazer nada antes de consultar a população? Quando se consultou sobre os pólos de educação superior? São necessidades tão expostas que não cabe o debate do que é prioridade urgente para o município, ambas o são. Esperava ser indagado com argumentos sólidos, sobre a real situação de precariedade das políticas públicas que tem atormentado a população de Ananindeua, e não do que é, ou deixa de ser a bandeira histórica do PT, falo de política de Estado para enfrentar a problemática habitacional e educacional em nosso município.
Gostaria de enfatizar que a maior consulta à população foi feita no pleito de 2006, em que o governante que ganhou se comprometeu em realizar ações de combate aos problemas crônicos que tem levado ao sofrimento diário da população desse maravilhoso Estado, no qual Ananindeua tem o orgulho de fazer parte. Uma coisa é certa, a população ananin quer casas populares e o Governo do Estado já acenou com a possibilidade, quer também os pólos educacionais, e os Governos do Estado e Federal já se comprometeram com a realização dos mesmos, cabe ao Governo Município procurar os terrenos que ficaram sobre sua incubência encontrar. Se tem pra Estádio fantasma, tem que ter pra educação também. Falando nisso, não me lembro de nenhuma consulta à população sobre a prioridade de tal estádio. É bom refletirmos sobre esses argumentos sem amparo real.

Andrei Miranda - Cientista Social.

Anônimo disse...

Meus amigos longe de desviar do assunto, casas populares X campus universitários, um debate salutar e democrático, mas o que está embutido é a questão da especulação imobiliaria e o meio ambiente. temos uma área que está se valorizando, com um condominio de classe media onde era o clube Ipanema, que segundo a postagem do blog na ilharga, teve sua licença ambiental dada em cima do projeto "minha casa minha vida" para baratear, que se concretizar tal denuncia deve trazer dor de cabeça para o prefeito e seu secretário de meio ambiente Felippe Bastos. em ananindeua temos visto a construção de um grande numero de condominios horizontais, ás chuvas estão alangado a cidade nova e o 40 horas, naquele trecho perto do SESC temos vistos em dia de chuva o rio represado avançar e retomar seu espaço, as obras de canalização e infraestruturas, não estão sendo feitas adequadas, no mundo se discute a questão do meio ambiente, em são paulo vimos as chuvas fazer o estrago, por falta de inversão politica do governo Serra, que priorizou obras de impactos eleitoral e finaceiro deixando de fazer o dever de casa, aqui em Ananindeua a Cidade Nova está ficando debaixo de água e até hoje o poder público não abriu o debate porque?

Francisco Honorato, morador da cidade nova a 20 anos.

Blog do Joclau disse...

Andrei,

Muito bom o teu artigo!! Concordo com suas considerações...o ideal seria que tivessemos as casas populares e o polo universitário...vamos ficar torcendo .. Ananindeua merece.

Anônimo disse...

O que eu posso dizer é que essa luta não tem fundamentos pelos seguintes motivos: a) de cada 100 crianças de Ananindeua que se matricula nas séries iniciais, apenas 10 chegam ao primeiro ano do ensino médio. Quando o prefeito proporciona escolas em tudo quando é canto, todas maravilhosas, com docentes de primeira qualidade, transporte, merenda a vontade, etc.
2) Custa apenas um ônibus para todo de Ananindeua que quiser estudar ir à UFPA, UFRA, UEPA e IFPA, mas essas ficam com milhares de vagas sobrando pelo fato desses não quererem estudar e fazer vestibular.

Anônimo disse...

Ainda mais. mesmo campus hoje é coisa ultrapassada. O prefeito pode montar pólos de ensino a distância (uma sala em dez computadores,vou oferecer um pacote bom e barato para ele)em vários pontos de Ananideua que todo mundo pode fazer curso superior.

Anônimo disse...

Depois de lê com cuidadado os jornais, a blogsfera percebo que na verdade não passa mesmo de uma falsa polêmica, talvez contaminada pela disputa em curso entre o PT e PMDB. Entendo que, como morador de Ananindeua, seja fundamental que discutamos a expansão urbana de nossa cidade, os parâmetros urbanísticos-ambientaiss, o uso e parcelamento do solo, mais também um programa de habitação de interesse social, pois é inegável o déficit habitacional em nosso município. Portanto é bem vinda a proposta da Governadora de destinar a granja do Icuí, como moradias populares para famílias com renda até 03 SM. Não dá para escamotear esse debate, o problema não é partidário, não é de falta de democracia, não é de contraposição ao polo da UEPA em nosso município, mas é, sobretudo de transparência do poder público municipal. Não dá para fingir ser democrata e cobrar democracia, quando está em curso nesse município um amplo esquema de especulação imobiliária, de terrenos onde se contrói verdadeiras fortalezas, condominios fechados para os ricos com a anuência do prefeito e a conivência do secretario de meio ambiente, crimes ambientais estão em curso (retirada da cobertura vegetal, impermeabilização do solo, destruição de nascentes, obras inadequadas de infraestrutura sem licença ambiental, etc.). Portanto, entendo que precisamos sim, dessas moradias populares e também do campus da UEPA em nosso município. Prefeito ponha o seu preposto, o secretário de meio ambiente para trabalhar de forma correta, buscando um espaço ao longo da BR-316 que permita melhor acessibilidade em termos de transporte, de segurança para os futuros estudantes universitários como querem os líderes estudantis. Ouça o clamor das ruas!!!