quinta-feira, 8 de abril de 2010

Helder Ficou


O prefeito Helder Barbalho não deixou a prefeitura para disputar um lugar ao sol, alguns podem falar “ele vai ficar sem mandato a partir de 2012”. Helder talvez tenha mexido a peça mais importante do xadrez político, em um jogo dele com ele mesmo. Nessa jogada, pode ter começado a criar seu próprio patrimônio político, saindo da sombra do pai (no lançamento de sua candidatura à reeleição, no clube Ipanema, Cidade Nova, Jader tinha dito que quando as coisas pegam para Helder, ele recorre ao papai).


Ele continuará a ser o filho do Jader Barbalho, mas começa a andar com as suas próprias pernas, embora sejam turvos os caminhos e o menino prodígio dos Barbalhos tenha um grande caminho a trilhar.


Talvez Helder tenha pensado na frase de Lênin, sem nunca ter lido o profeta do socialismo – “um passo à frente e dois atrás” -, quando da decisão de ficar na prefeitura.


A primeira tarefa dele agora é eleger seus dois candidatos a deputado estadual, para começar sua própia bancada, e diminuir a votação em Ananindeua do seu adversário político, Pioneiro; a segunda é fazer seu sucessor em 2012, o que não será tarefa fácil.


Helder, se pensar bem, lembrará que a reeleição da governadora Ana Júlia, com quem vem batendo de frente, seja necessária para seu projeto político. Sua reeleição, que foi um embate duro com Pioneiro, teve um fator determinate - o apoio do PT e, especialmente, da governadora Ana Júlia. Para 2012, em caso de eleição do Jatene (Jader tenta, tenta mas não consegue viabilizar a terceira via e o "gargalo se fecha' e ele não deve disputar o governo, o Senado lhe cabe bem, a eleição está caminhando para dois nomes Ana X Jatene e o grande elenco), quem Jatene apoiaria? Pioneiro, é claro. Com a reeleição da governadora o PSDB viraria pó, e Pioneiro, seu principal adversário, contaria com que máquina para eleição? O PT de Ananindeua não tem um nome forte para a disputa de 2012, nessa engenharia política o Pioneiro viraria uma pedrinha.
Fazendo seu sucessor, Helder teria chegado à etapa de ganhar visibilidade estadual. Se Dilma (olha o PT no caminho do Helder outra vez aí, gente!) se eleger, seu pai, pelo peso que tem a nível nacional, provavelmente lhe daria a última “mesada” política - um lugar no Planalto, um cargo de relevância federal que cairia como uma luva no seu currículo político. Isso lhe daria cacife para ser um dos nomes na sucessão ao governo do estado em 2014, com um patrimônio próprio, e assim seguindo o caminho trilhado pelos filhos e netos das oligarquias políticas, como Roseana Sarney, Eduardo Campos, Cássio Cunha Lima, Beto Richa e etc... mas política é como nuvens, muda a todo momento, já falava o jornalista Castelinho.

9 comentários:

Anônimo disse...

análise perfect,uma coisa nós concordamos Helder vai ser governado,mesmo que essa análise não seja seguida na risca,pois é impossível evitar o inevitável.

Ass;p.p

Anônimo disse...

Ana aposta na Sandra Batista para a sucessão em Ananindeua.
Porém grande parte do PT em Ananindeua como alguns da Unidade na Luta, PT para valer e AS fingem que ela não tem condições.
Quem não tem condições são aqueles que estão presos na estrutura do Helder, inclusive, como auxiliar dele, que são secretários municipais e por conta disso não há
como não fazer o que o chefe manda, inclusive, politicamente.
O vereador tb esta nesta mesma situação apesar de ter mandato independente, em tese.
Precisa dizer sim senhor para conseguir sobreviver na Câmara.
A Vice é quem possui mais independencia.
Talvez isso tenha tido efeito de até agora ela não ser secretaria coo anunciouo proprio prefeito no inicio do governo.
O problema da Sandra é a maioria petista.Como sempre o PT afunda suas lideranças.
O PSB, Danubio, e outras pessoas que estão fora do espectro do PMDB admitem conversar co ela.
Quem vai ser o que até lá só o tempo e a reeleição de Ana dirá.

Anônimo disse...

A analise é boa, só que o prefeito, tem um perfil muito conservador se apega a uma linha da política que já foi enterrada com o advento da democracia, pós nova republica, é um jovem velho, se contiunuar assim não terá espaço político para um brasil que caminha para ser uma potencia mundial.

Antonio Dutra - São Paulo

Anônimo disse...

A analise não expressa a devida consistencia por uma razão muito simples: esse prefeito no mundo realnão tem autonomia.Ele é parte de um engrenagem chapliniana onde desfruta de autonomia limitada para lidar em nivel institucional apenas com situações paroquiais da sua administração.O que todo mundo sabe é que no terreiro das táticas e das estratégias, o comando passa automática e imediatamente para as mãos do coronel Jader.Tudo,eu disse tudo,o que aqui acontece,sem exeções,neste universo chamado PMDB, nada esta desconectado.O desmame ainda vai demorar,mano...!

Felipe San Martin - Ananindeua

Anônimo disse...

Felipe até concordo com vc em parte, não obstante acho natural que dentro da lógica politica, sejam respeitadas hierarquias, o Presidente do PMDB no Pará é jader Barbalho, logo o helder tem que respeita-lo como tal, se não poderiam cair no mesmo erro do PT, em que varias tendencias brigam ente si, e o resultado é esse desgoverno que vemos!!

Anônimo disse...

a grande questão do Helder é que apesar de ser jovem, pensa como político velho, ainda não modernizou a administração pública em ananindeua que uma maquina parada, mantêm relação com os Vereadores de tipo Câmara de Cidade de 20 mil habitantes, mantêm ás secretarias sem nenhuma autonomia para os secretários é o verdadeiro ordenadou de despesas, nunca prestou contas a população dos gastos e investimentos da prefeitura. Não abre nenhum caminho de dialógo com a população e apesar de ter 30 anos tem um arroubo de filho de papai, acha que o Jader sempre vai está lá para ajudar. Então o caminhos do Prefeito serão muitos turvos Há sim, a relação de enfrentamento com a governadora só não traz prejuízo para a população porque ela não é vingativo como o PSDB que deixou ananindeua a pão e água, o governo do Estado continua investindo em obras e serviços em Anaindeua. sobre o PMDB tem um comando único é porque tem um coronel, linha política que o PT derrotou, e hj. é governo federal e estadual.

claudio pompilho.

Anônimo disse...

Se o Helder for direto à tática, vai se quebrar. Ele ainda é afoito. Não tem os cabelos brancos do pai, mas está aprendendo. Quando falo de tática, falo da aliança municipal. O Luís, o Felipe, a Sandra e o Pedro não são os únicos setores que tem peso no PT. E neutralizar o Pioneiro não é uma tarefa que o Helder vai realizar só. Quanto mais os setores descontentes do PT, incluindo a Sandra, ganharem outro rumo, poderá ser mais pedras no caminho do rapazinho. Será melhor pro PT.
A nossa dificuldade, porém, é que a Sandra não pensa sob a ótica do PT. A maioria sempre será maioria desde que alguém a construa. Não é uma dádiva divina. Esse é o problema. Aí fica difícil, meu caro anônimo, a Ana apostar na Sandra Batista para a sucessão em Ananindeua. Dessa forma ela vai “apanhar de todo lado”. Será muito tiro pra poucas pessoas. E quem está gostando disso é o Helder e o CNB. A candidatura 2012, nesse modelo de construção não é solução, constitui-se em mais um problema pra ela e pra nós. E a vice-prefeitura não está servindo como um instrumento petista, mas Sandrista.

Anônimo disse...

A vice prefeitura não esta sendo instrumento do pt porque não querem reforça-la.
Porém melhorou muito a relação com o pt depois da vitória do oeiras.
Graças a deus ele não tem o ranço do Freitas e do Pedro Soares.
Gostei da proposta que a Sandra fez no encontro do pt, ou seja investir no debate sobre o desenviolvimento do estado como contribuição à plataforma política do próximo governo da Ana apartie da região metropolitana.
Sinto que ela quer avançar para ser um instrumento de conatrução de partido, porém os interesses são muitos.
Vejo que nem Ana tem conseguido colocar o governo para construir o pt.É uma briga fraticida.

Anônimo disse...

Jim Macelo Bahia

Boa essa analise de conjuntura futura! É uma pena tudo isso,vislimbrar futuro tão intragavel na politica oligarquica brasileira. Mas como dissestes as nuvens da politica as vezes mudam