terça-feira, 1 de junho de 2010

Dilma com o cineasta Oliver Stone


Chico de Gois e Gerson Camarotti, de O Globo:

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, reuniu-se nesta terça-feira, por cerca de uma hora, com o cineasta norte-americano Oliver Stone. O encontro, segundo informou a assessoria da ex-ministra, foi informal. Dilma e Stone trocaram elogios mútuos. Dilma disse ser uma "grande fã" do diretor, e Stone a qualificou de "carismática".

No final, os dois saíram sem falar com a imprensa, embora o americano tenha gravado uma pequena entrevista para a campanha de Dilma. Segundo a assessoria da pré-candidata, o encontro foi solicitado pelo cineasta.

Stone está no Brasil para promover seu filme "Ao Sul da Fronteira", resultado de suas andanças por cinco países da América do Sul, com especial destaque para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Segundo a assessoria da petista, o cineasta disse que enviará um DVD de seu filme para ela e observou que, caso Dilma seja eleita, a América do Sul contará com duas mulheres presidentes - a outra é Cristina Kirchner, da Argentina.

Ainda de acordo com a assessoria, o cineasta ficou "impressionado" com o conhecimento de Dilma sobre o Brasil, sobretudo sobre energia.

Ele também elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem classificou de "grande líder", principalmente depois do acordo assinado pelo Irã, e patrocinado pelo Brasil e pela Turquia, que prevê a troca de urânio enriquecido por combustível nuclear.

(Comentário meu: Já valeu a passagem de Stone pelo Brasil. Eles fez algumas descobertas importantes. Primeira: o carisma de Dilma. Dizemos que Dilma e Serra não são líderes carismáticos. Stone, especialista no assunto e sem nenhum interesse por aqui, diz que Dilma é, sim.

Segunda descoberta: se Dilma for eleita, o continente passará a contar com duas mulheres presidentes. A outra é a presidente da Argentina. Observação arguta de Stone.

Terceira e última descoberta: Dilma é uma pessoa que conhece bem o Brasil, sobretudo a área de energia. Os descrentes de sempre acham que ela não conhece o Brasil tão bem assim. São incapazes de sacar o que Stone sacou durante um único encontro de uma hora.)

Nenhum comentário: