quarta-feira, 23 de junho de 2010

Opinião do internauta: Educação e Política.


O comentário (abaixo) foi postado por um anônimo na caixa de comentários do post: Ana Júlia e Jader.
É uma resposta ao Professor Miguel Taurino, que em seu comentário cita o Governo Ana Júlia. O Blog acha que esse debate é importante para as ações governamentais na educação e nas gestões democráticas.


"Caro Miguel, dizer que a Ana é pior que o Jatene é esquecer o mal que Jatene fez aos professores. Foram 12 anos de PSDB.

No governo Ana temos democracia, concurso público, inclusive pela primeira vez para técnicos, tem escolas com 5 técnicos se os técnicos não dão o suporte pedagógico, aí já é por conta da gestão na unidade escolar.

Garantia do professor nos laboratórios sem perdas de vantagens, vários projetos como portas abertas e outros.


Vocês fizeram 3 greves contra a Ana. E contra o Jatene? Uma.

E contra o Helder que não tem gestão democrática, concurso, plano de assistência médica? Ele fica imune às manifestações? Por quê.


Quando vocês experimentaram o poder, por que não acabaram com a terceirização?

Por quê não tinha vale-transporte aos contratados?

Porque os professores contratados recebiam muito abaixo dos efetivos.

Porque o governo Edmilson não conseguiu conceder a progressão ao professor AD1.

O prefeito da direita concedeu esse direito.

Concordo que o Edmílson Rodrigues foi o melhor prefeito que Belém já experimentou na educação, porém, a Ana está melhor. São 3 anos de Ana e foram 8 do Edmilson.


Você tem como me desmentir que em oito anos o Edimilson não chegou a 20% de ganho Real?

Pesquise e me mostre os números".

2 comentários:

Miguel Taurino disse...

Caro anônimo..., é no mínimo estranho chamar-te assim, mas.... O que disse e ratifico tem muito a ver com a prática estabelecida pelo “Governo Popular” em nosso Estado, em diversos setores da sociedade. E comparar os dois governos, certamente, é lembrar de suas ações ao longo de seus mandatos. No setor da educação, por exemplo, e área na qual atuo, vale lembrar que na saída de Jatene os trabalhadores ganhavam como salário-base 1 (um) salário-mínimo mais tantos porcento (para efeito de comprovação consulte contracheques do período). E já no primeiro ano da gestão da atual governadora é possível notar perda, pois em nossa data-base verifica-se apenas o alinhamento do valor do nosso base ao salário-mínimo oferecido pelo governo federal (vide contracheque também do período). Então, para ilustrar, se um trabalhador ganha como base 1,3 de salário-mínimo em um governo e passa a ganhar apenas 1,0 salário-mínimo em outro caracteriza-se perda. Quem é melhor e quem é pior? Depende do ponto de vista, não é? Como todo ponto de vista é a vista de um ponto, vejo pelo ponto do trabalhador e não do “patrão”: o atual governo é pior!

Ao longo do governo tucano, nós, trabalhadores da educação, sempre estivemos em permanente luta por um ensino público gratuito e de qualidade e, claro, por valorização profissional, coisas que só fazem sentido se caminharem juntas. Por fazer isso, é evidente, também, nunca deixamos de ser perseguidos e retaliados. Entretanto, no atual governo as perseguições não deixaram de acontecer e ainda se tornaram PIOR. O governo tem feito uso, e de forma vergonhosa, da imprensa e justiça burguesas para confundir os do senso comum, divulgando falsas informações, criminalizando os movimentos sociais, passando por cima de direitos históricos como o direito de greve, que resultaram em pedidos de prisão, cobranças de multas e desconto de dias parados, sem preocupar-se em nada com o trabalhador. O conjunto dessas ações constitui esse governo melhor ou pior? Um “pouquito” piorado, não é mesmo?

Não sei se sabes que o acesso ao serviço público deve ser através de concurso aberto obviamente ao público. E se tornara obrigação já há algum tempo. O administrador que ousa em não cumprir tal resolução é decerto muitíssimo imbecil. No caso do nosso Estado, o prazo de tolerância imposto pelo MP estava já nos ultimíssimos segundos, imagine continuar com mais de 20 mil “temporários”!. Todavia há ainda muitos aprovados que não foram chamados. O que está faltando, as vagas existem! Quanto ao prefeito Helder, que o governo estadual ajudou a criar e está ajudando a manter, é o fruto mais esperado pelo papa Barbalho (nome intrinsecamente ligado à corrupção) a quem Ana, porcerto, se abraçará em um eventual 2° turno nesse próximo pleito eleitoral. O que dizer, é pra confiar?

Edmilson foi e não tenho dúvidas de que muitos hão de concordar quem mais se aproximou de uma administração para o povo. No assunto Educação dedicou-se sobremaneira a qualidade e valorização, promovendo inúmeras ações nessa temática a contento. Contudo, em se tratando de perdas salariais, aceito sua provocação e nisso havemos de concordar, foi em seu mandato que realmente os trabalhadores tiveram ganho real e não apenas equiparação do salário-base ao salário-mínimo do governo federal, o que tão-somente vem praticando vossa governadora, apesar das greves.

Caso queira sair do anonimato, estamos aqui e por aí também!

Abraços!

Miguel Taurino

Anônimo disse...

Bom, não tenho muita coisas à dizer, mas, nós, alunos, estamos sofrendo devido ao "não-aumento" do salário dos professores.
Meu pai botava muita fá nela como governador, mas agora ele está decepcionado.
Eu não tenho à quem culpar, não sei se a culpa deve ser atribuída à ela, ou não.Só sei que perdi muito tempo de aula e saí muito prejudicada.

Abraços!