quinta-feira, 24 de junho de 2010

Opinião do internauta: Educação e Política. A resposta do Profº Miguel Taurino


Caro anônimo..., é no mínimo estranho chamar-te assim, mas.... O que disse e ratifico tem muito a ver com a prática estabelecida pelo “Governo Popular” em nosso Estado, em diversos setores da sociedade. E comparar os dois governos, certamente, é lembrar de suas ações ao longo de seus mandatos. No setor da educação, por exemplo, e área na qual atuo, vale lembrar que na saída de Jatene os trabalhadores ganhavam como salário-base 1 (um) salário-mínimo mais tantos porcento (para efeito de comprovação consulte contracheques do período). E já no primeiro ano da gestão da atual governadora é possível notar perda, pois em nossa data-base verifica-se apenas o alinhamento do valor do nosso base ao salário-mínimo oferecido pelo governo federal (vide contracheque também do período).

Então, para ilustrar, se um trabalhador ganha como base 1,3 de salário-mínimo em um governo e passa a ganhar apenas 1,0 salário-mínimo em outro caracteriza-se perda. Quem é melhor e quem é pior? Depende do ponto de vista, não é? Como todo ponto de vista é a vista de um ponto, vejo pelo ponto do trabalhador e não do “patrão”: o atual governo é pior!


Ao longo do governo tucano, nós, trabalhadores da educação, sempre estivemos em permanente luta por um ensino público gratuito e de qualidade e, claro, por valorização profissional, coisas que só fazem sentido se caminharem juntas. Por fazer isso, é evidente, também, nunca deixamos de ser perseguidos e retaliados.

Entretanto, no atual governo as perseguições não deixaram de acontecer e ainda se tornaram PIOR. O governo tem feito uso, e de forma vergonhosa, da imprensa e justiça burguesas para confundir os do senso comum, divulgando falsas informações, criminalizando os movimentos sociais, passando por cima de direitos históricos como o direito de greve, que resultaram em pedidos de prisão, cobranças de multas e desconto de dias parados, sem preocupar-se em nada com o trabalhador. O conjunto dessas ações constitui esse governo melhor ou pior?

Um “pouquito” piorado, não é mesmo?
Não sei se sabes que o acesso ao serviço público deve ser através de concurso aberto obviamente ao público. E se tornara obrigação já há algum tempo.

O administrador que ousa em não cumprir tal resolução é decerto muitíssimo imbecil. No caso do nosso Estado, o prazo de tolerância imposto pelo MP estava já nos ultimíssimos segundos, imagine continuar com mais de 20 mil “temporários”!. Todavia há ainda muitos aprovados que não foram chamados. O que está faltando, as vagas existem!

Quanto ao prefeito Helder, que o governo estadual ajudou a criar e está ajudando a manter, é o fruto mais esperado pelo papa Barbalho (nome intrinsecamente ligado à corrupção) a quem Ana, porcerto, se abraçará em um eventual 2° turno nesse próximo pleito eleitoral. O que dizer, é pra confiar?


Edmilson foi e não tenho dúvidas de que muitos hão de concordar quem mais se aproximou de uma administração para o povo. No assunto Educação dedicou-se sobremaneira a qualidade e valorização, promovendo inúmeras ações nessa temática a contento. Contudo, em se tratando de perdas salariais, aceito sua provocação e nisso havemos de concordar, foi em seu mandato que realmente os trabalhadores tiveram ganho real e não apenas equiparação do salário-base ao salário-mínimo do governo federal, o que tão-somente vem praticando vossa governadora, apesar das greves.

Caso queira sair do anonimato, estamos aqui e por aí também! Abraços!

Profº Miguel Taurino

7 comentários:

Na Ilharga disse...

Não tenho porque me esconder no anonimato, por isso respondo claramente ao tucano- psolista taurino e sua avaliação torpe. É mentira que a pelegada do SINTEPP tenha enfrentado Jatene, assim como não enfrentou Almir e mais ninguém que a tenha tratado sob tacão.
Taurino tem todo o direito de preferir Jatene, mas não pode ser mentiroso. E omissão é uma forma de faltar com a verdade. E ele omite o retorno de vantagens aos contracheques e se limita a falar do vencimento base apenas para defender Jatene, assim como omite o PCCR porque não admite que nem Jatene nem Edmilson tenham feito. Enfim, o pertencente ao signo de touro deu uma chifrada na verdade.

Miguel Taurino disse...

Caro senhor do “Na ilharga”, certamente tens problema de interpretação, pois não consegues ver que a política neoliberal é abominável e que estarei sempre distante dela e dos que fazem de tudo para promovê-la, portanto mais cautela quando tentar identificar alguém e MIL MORRAS AOS TUCANOS.

É muito estranho o seu comentário sobre o SINTEPP, parece que o senhor não estava no Pará antes do PT assumir o governo. Saiba que o SINTEPP é classista e que muitos companheiros do PT juntamente com outros não mais petistas estavam na dianteira da luta quando fizemos grandes greves contra Almir e Jatene, até mesmo Ana Júlia aparecia para apoiar nossa luta (uma aparição mais marcante foi no Palácio dos Despachos quando bradou dizendo que um dia estaria ali e que mostraria como governar, infelizmente repetiu a prática dos tucanos). Então não nos venha com esse comentário sórdido, desmerecendo a luta de quem nunca se curvou diante das atitudes de tais governos.

Em se tratando de preferências Jatene está muito mais próximo do senhor do que de mim. Não compartilho da idéia de se aliançar com corruptos e corruptores. Coisa que a cada dia é mais visível no PT, Duciomar é seu mais novo aliado, não é?

Não basta ter PCCR é preciso que nele haja valorização. Todo e qualquer trabalhador precisa ser valorizado. O senhor tem conhecimento suficiente dessa matéria a ponto de defendê-lo? Quero que mostre as vantagens de que tanto fala, repassadas para os trabalhadores da educação. Isso sim é faltar com a verdade, a sua verdade não interessa aos trabalhadores apenas a quem o senhor tenta blindar. Ah, gostei da sua metáfora e vou continuar chifrando sua verdade. Quanto senhor ganha para agir assim?

Miguel Taurino

Kelvia Romano disse...

Miguel, meu querido amigo. venho te parabenizar pelo texto maravilhoso. Demonstrando profundo conhecimento na nossa luta como educadores e educadoras neste Estado.
Você deu uma aula de educação e cidadania.
Te admiro como amigo e criatura politizada que és,nao fazendo politicagem, como muitos que aqui postam.
um abraço fraterno.

JAIR PENA disse...

Hoje estive na convenção do PSOL.Um dos assuntos que nós membros da direção do Sintepp levantamos, é a proposta do Sindicato realizar um debate em Agosto com os candidatos ao governo do Pará,para que nossa categoria possa aferir quais os interesses que estes candidatos defendem.Não tenho certeza se a candidata Ana Júlia irá participar, pois parece que os interesses que ela e outros defendem está muito claro.De qualquer forma o convite será oficializado a todos, bem como as regras do debate.Estamos anciosos para saber quais propostas os candiadtos tem para tirar a educação paraense do atraso que se encontra.Para terminar não consigo entender porque o governo do PT de Ana Julia é tão diferente do governo do PT de Edmilson, as vezes não dá nem pra comparar.Só sei que a liderança de Edmilson a fente do Governo do Povo não foi de subserviência as elites,acho que por ai se explica tudo.No Governo do Povo sabiamos que de lado estavamos é que eram nossos ferozes adversários e sempre soubemos coloca-los em seus lugares.Um abraço ao Miguel pela sua coerencia.

Na Ilharga disse...

Oh Taurino de merda! Sórdido és tu e eu não tenho porque dar explicações a quem faz discurso radical em público e acordo nos bastidores. Sou funcionário público há 30 anos e vi quem era da bancada governista na Câmara de Belém. Se tu não sabes, o biltre, eram entre outros Marília Crespo, Ronaldo Porto, Guilherme Carabina Vanderlan Quaresma, que tinha dezenas de assessores nomeados na PMB, e só sendo muito imbecil pra dizer que eram aliados do prefeito por convencimento político. Portanto, essa pantomima não me impressiona, já tenho idade para discernir com quem lido e já vi de tudo. Até gente que faz discurso radical sair algemado de orgão público acusado de formação de quadrilha.

Anônimo disse...

Miguel, você ainda não respondeu o que eu te perguntei.Quanto foi o ganho real do Gov. Edmilson, em oito anos, aos professores. Pesquise e nos mostre. Comparação de governos não é feito com a emoção.

Miguel taurino disse...

Caro senhor do “Na ilharga”, gostaria muito de que o nível aqui nesse debate fosse sempre elevado, entretanto é notório que o senhor já começa querer trilhar outro caminho. Antes de se aborrecer com o que escrevo procure ler o que o senhor escreve. O senhor me trata como lobo e quer que eu o trate como ovelhinha...? Assim não dá. A verdade provoca essas coisas bem sei, mas se acalme! Essa expressão "de merda" não ficou legal. Ofereço-te esse soneto de Augusto dos Anjos para reflexão:

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme - este operário das ruínas -
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e á vida em geral declara guerra,


Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

Abraços!!

Quanto ao anônimo que parece ser um exímio conhecedor do momento em que Edmilson foi prefeito e me lembra um velho amigo que esteve funcionário daquela prefeitura e resolveu pedir exoneração, você mesmo respondeu, lembra? De ganho real é algo mais que 20%, coisa que nenhum outro fez, não é mesmo?

Miguel Taurino