domingo, 7 de novembro de 2010

Debate necessário???: O Governo PT X Governo Jatene


Semana passada tivemos na blogesfera a tentativa de alguns setores petistas de iniciar o debate sobre avaliação das eleições, quem perdeu, os artigos tinham uma mesma direção, culpar a tendência DS da governadora e atingir pessoalmente Claudio Puty, deputado Federal eleito com mais de 120 mil votos, acreditamos que esse não é o momento de abrir esse debate, pois vem carregado de ressentimento e rancores, e pode transformar um debate rico, que tende a ser uma forma de aprendizado político, em política de terra arrasada, que pode levar o PT ao buraco e ao descrédito junto à população. Ou então, se for para abrir o debate teremos que ver a votação de Ana Julia em Santarém, porque o PTP não funcionou, a campanha de Paulo Rocha, porque a Dilma não veio no 1º turno, a discussão em torno da Consanpa feita pelo chefe da Casa Civil Everaldinho com Duciomar, o caso da pesca e as candidaturas de deputado Estadual e Federal. Quem vazava as informações partidárias para o PMDB e etc. Será que tudo isso irá fazer parte da avaliação do processo, então vamos ao ditado popular “devagar com o andor que o santo é de barro”.

O debate necessário!!!

Jatene começou dá seu showzinho pirotécnico, parece que ele ainda está no palanque; criticou o Navegapará, quer rever o orçamento de 2011 que já está na ALEPA, deve haver cortes (bolsa trabalho, reajuste do funcionalismo público e outros), vai mexer no empréstimo do BNDES, falou em fazer uma devassa depois recuou, disse que não disse.


O que devemos entender que o neoliberalismo voltou ao Pará e todas as mazelas que essa política traz, temos conquistas históricas e aquelas que foram criadas na nossa gestão a frente do governo, que não são patrimônios partidários e sim do povo do Pará.


Isso não é jogar o debate para debaixo do tapete, mas temos que ver o momento certo, tivemos 45% dos votos com toda a política de queimação e a traição do PMDB e outros aliados. O debate necessário, neste momento, é a organização da oposição ao governo Jatene, a fiscalização de todas as obras que estão em andamento e, principalmente as obras do PAC. A eleição para o Senado se ocorrer, até porque o partido precisa se posicionar sobre esse tema. Todas as forças petistas participaram do governo, ás crises políticas sempre foram abertas, escancaradas, e estiveram nos jornais e na net, não existiu nenhum tema que não tenha sido debatido, a hora é de recompor a casa e se preparar para o quem vem pela frente.

19 comentários:

Anônimo disse...

Hoje, quando a repórter do Diário do Pará, pergunta se o governador eleito quer mandar "um recado aos servidores, ele de forma irônica responde, como se inda estivesse no palanque "Meus amigos e minhas amigas, mais do que nunca nós precisamos estar junto nessa luta"
Sua resposta foi evasiva sem nenhum compromisso.
Quero ver se os servidores públicos, tão senhores de seus direitos, principalmente os da Educação lutarão bravamente junto com o SINTEP para garantirem os avanços como a aprovação do PCCR tão logo que o governador eleito assuma.

Anônimo disse...

A Verdadee que tem setores do PT que querem sinalizar para Jatene que eles são os bonzinhos.. deve ser para ver se pegam alguma coisa com os tucanos.. rss

Carlos Souto

Anônimo disse...

Quem vazava ás informações para o PMDB, queremos saber?

Anônimo disse...

Rui,

Não é saber quem são os culpados pelo derrota da Ana Júlia, isso todos sabemos, foi a DS. o que temos que saber é o que faremos pelo PT. Isso a DS não sabe, pois nunca esteve preocupada com o PT.

Em Santarém, a Mária enfrentou diversos atores políticos por Lá: O Helenison que é vice do Jatene, o Lira Maia que foi prefeito por 8 anos. O Alexandre Von, Antonio Rocha do PMDB, e ainda uma campanha abertatamente pelo Estado do Tapajós.

E se você pergunta sobre Santarém, então me responda por Paraubebas do Darci, o que aconteceu lá?

Vocês tem que aceitar que a condução do governo e da campanha foi errada, apenas isso, e tentar parar de dizer que a culpa é do PT das tendências.

Citadino Kane disse...

Rui,
Post politicamente correto.
Nada de debate de terra arrasada, tivemos equívocos... Pessoas inadequadas para ocupar algumas pastas no governo.
Espero não ver mais na administração petista a arrogância e despreparo técnico.
É bom abrirmos o debate sobre qual papel o PT joga na administração do PMDB em Ananindeua, pelo visto Pioneiro voltará em aliança com o PMDB e nós sem construirmos novas lideranças. Não conseguimos, junto ao eleitorado de Ananindeua, nos apresentarmos como alternativa de poder.
Cabem algumas reflexões, em Ananindeua:
1. Quando o PT deixará de ser Sancho Pança do PMDB?
2. Quem tem se constituído em quinta-coluna dentro do PT?
Saudações petistas,
Pedro

Bruno Calheiros Csr disse...

Poise meu comphnheiro rui, quem vazava s infos pros pmdbistas? Se teve blogueiros petistas que criticaram a ds e eu fui um edeles e sou rui, é prq a sua tendencia, com todo respeito meu companheiro, tem que ser mesmo criticada, pois o maior erro nesta campanha, nao digo que tenha sido do puty, nao coloquei, eu em particular, nomes, mais que o nucleo duro do governo e a coordenação de campanha tem culpa nessa derrota, nao tire o corpo fora de sua tendencia, poiis tem sim. ai inclui-se a link, os erros em nao discutir certos assuntos em campanha, como a perda da sede da copa do mundo e por ai afora...

Anônimo disse...

Parece que estamos vivendo o efeito Orloff. Quando perdemos a prefeitura de Belém turmimha do campo majoritario, resolve ser os certinhos, parece que não foram, ou foram ligeiramente governo (quem sabe fizeram oposição na moita), a questão é, como vai ser nossa posição em relação ao governo Jatene?

Anônimo disse...

Ei Bruno a Fifa não é um órgão gerenciado pelo governo.

Temos que sabe é nosso futuro em Ananindeua.
Dos "petista" que estava esperando o Helder da permissão para fazer campanha para a Governadora.
Parece que nessa campanha o Eliel foi mias "PT" que muito do Centro de Ananindeua.
O que se percebe é que tem gente muito preocupado com seu futuro, mais uma fez não vai ser vice na chapa dos barbalhos em Ananindeua ou melhor o PT não vai com o Chicão.
Henesto

Anônimo disse...

Grande Ananindeua Debates, parece que o debate é mesmo necessário. Se não vejamos o que vai ser, no próximo período, o PT Ananindeua? Vai continuar sendo linha auxiliar do governo Helder, que aliás não fez nada até agora que pudesse ser digno de nota, principalmente nesta gestão, será que vamos continuar vivenciando um partido opaco, sem direção, totalmente perdido, sem rumo, pois prefere a "boquinha" do prefeito, ou seja, uns carguinhos para calar boca de todo mundo.
É só ver o desempenho eleitoral da vice, foi pífio, demonstrando que não "cheira e nem fede", ou seja, a que ponto chegou a "figura" é vice-prefeita e nem conhecida é no município.
Quanto a campanha, a ala do Pt barbalhista se empenhou num comitê Dilma Presidente, com o barbalhinho e seus comparsas e deu no que deu, virou "timboteua", tinha chapa pra tudo que era gosto. Morreu por inanição ou por falta mesmo do que fazer no 2º turno, afinal os barbalhos ficaram atônitos esperando um milagre que não veio, o barbalhão mor está cassado nos próximos 08 anos e quiçá pro resto da vida, esse nacional já aprontou muito... tava na hora!
Sem dúvida o blog tem razão, se é para fazer o debate, vamos enfrentá-lo na sua totalidade. Afinal, nós precisamos discutir porque o Paulo Rocha fez aquela campanha ruim, já era acordo com o pmdb do 2º voto, sem comunicar o partido e a campanha!
E o tal do chefe da casa civil, não era ele que iria resolver tudo, esse cara tá de brincadeira, não passa de mais um desses que ajudam a, cada dia, denegrir e destruir o partido como simbologia da luta, da organização, da autonomima, negociando por cima, com Deus e o Diabo, ao mesmo tempo, como eles fazem lá em Santarém, e ainda acham que isso vai dar certo.
Concordo com o Pedro, podemos aceitar que esse governo foi arrogante, despreparado, inábil politicamente e administrativamente sofrível. É verdade, também, que pesa sobre o principal agrupamento, a DS a maior responsabilidade, eles constituíram um núcleo duro (por sinal muito ruim!), blindaram a governadora e a apartaram, totalmente, da realidade das ruas e de todo o estado. Colocaram no governo pessoas em cargos importantes, da universidade que parecia que estavam aplicando suas teorias "de sala de aula" no governo, ou seja, foi terrível, pra dizer o mínimo.
Mas, daí apenas creditar a eles total responsabilidade, é no minimo se eximir de seu papel de direção. Ou seja, significa dizer que não tem partido, não tem direção ou a direção é fraca para impor ao governo a orientação partidária. É isso? Ou então, não seria o fato de que cada tendência pegou o seu quinhão e administrou como se fosse um minigoverno dentro do governo.
Será que vamos esquecer que teve deputado federal eleito, que fez campanha com o Jatene por todo interior, deixando indignados muitos petistas das antigas e até mesmo os mais novos, que não entendiam o que estava acontecendo. É minha gente, tem bandido sim no interior do partido e parece que essa turma cresce a cada negociata, a cada eleição. E essa figura é um dos que vai nos representar no congresso nacional. Vá-lhos nos quem? Deus? Acho que ele tem coisa mais importante pra fazer, do que tentar salvar o partido dessa degradação crescente e sem controle.
Temos dois ou três caminhos pela frente: ou fazemos o debate por inteiro ou não o fazemos; ou estabelecemos os contornos desse debate, no interior do partido, a partir de uma direção partidária firme e decidida ou nós vivenciaremos nesse estado um cenário de "terra arrasada" que provavelmente não terá volta; ou então, o caminho que considero mais correto, vamos organizar as defesas, a militância para podermos enfrentar, essa próxima conjuntura, com DILMA presidente para o país seguir mudando, mas, sobretudo vamos nos organizar para fazermos uma oposição consequente, coerente e competente ao governo Jatene e a tudo que ele representa.
A todos um bom debate!!!

Newton Pereira disse...

Professor Pedro,

Não sei quem será o quinta coluna, mas tenha certeza que estou a disposição do PT e da população de Ananindeua para fazer a disputa majoritária.

Newton Pereira

Anônimo disse...

Marcílio, Maurílio, André Farias e Puty, esses foram o câncer do Governo Ana Júlia, Não valorizaram a base e fortaleceram a direita com suas articulações erradas, usaram a máquina para seus projetos pessoais e fortalecer a sua tendência, agora vamos ver se a DS vai continuar inchada como esteve no governo, esse quarteto conseguiu a façanha de aumentar a rejeição da Ana e a mesma a ser a unica governadora do PT que não conseguiu se reeleger isso com 88% de aprovação do Presidente. Agora o página virou, e o troco vem nos diretórios que foram sucateados na gestão Ana Julia... aguardemmmmmm

Felipe Santos (PT das origens)

Anônimo disse...

Rui,acabei de ler o furo dado pelo militanciaviva dando conta que a Bernadete Ten Caten acabou de ser cassada.O que que esta havendo com o PT daí,velho? será que o Partido vai se ajoelhar as interpretações de magistrados estimulando um estado de perseguição jurídica? ouve tempo que esse partido era de luta! Um abraço Velho.Tô fazendo tudo pra estar aí pelo natal ou ano novo.Te aviso.

Toninho

Anônimo disse...

Bom texto, companheiro!

Sem dúvida, sua mensagem joga uma luz sobre o debate. Também não acho que seja hora de fazer esse tipo de avaliação. Se o fizermos tem que ser no sentido da construção partidária e não no de procurar culpados por um resultado que é de todos nós. Se o partido perdeu, perdemos todos, inclusive o povo paraense. A hora é de reflexão e planejamento de novas ações.

Tô de acordo!

Zezé Vasconcelos

Anônimo disse...

Bom texto, companheiro!

Sem dúvida, sua mensagem joga uma luz sobre o debate. Também não acho que seja hora de fazer esse tipo de avaliação. Se o fizermos tem que ser no sentido da construção partidária e não no de procurar culpados por um resultado que é de todos nós. Se o partido perdeu, perdemos todos, inclusive o povo paraense. A hora é de reflexão e planejamento de novas ações.

Tô de acordo!

Zezé Vasconcelos

Bruno Calheiros Csr disse...

AO AMIGO HENESTO, A FIFA REALMENTE NÃO É UM ORGÃO GOVERNAMENTAL E NEM DE ESTADO, POREM, COPA DO MUNDO E HJ NEGOCIO, É MAFIA E A FIFA TEM UMA EMPREITEIRA LIGADA A ELA QUE É A RESPONSAVEL PELAS OBRAS. O QUE A GOVERNADORA DEVERIA TER EXPLICADO NOS DEBATES ERA ISSO... QUE A MAFIA DA FIFA PRIVILEGIOU O PROJETO MANAUARA, PRQ LA ELA VAI FATURAR ALTO COM AS OBRAS DE INFRA - ESTRUTURA E CONTRUÇÃO DO ESTADIO. SEM CONTAR QUE O PARÁ, DEVIDO A DECADAS DE DESCASO, NAO E CONHECIDO NA EUROPA, ONDE A FIFA ESTA SEDIADA. LA SE CONHECE MANAUS. MEUS AMIGOS, VAMOS PENSAR UM POUCO... AMAZONAS NAO E PARECIDO COM AMAZONIA? OS MANAUARAS USAM ESSE ARGUMENTO PARA SE DEFINIR COMO A CAPITAL DA AMAZONIA E NÓS AQUI NUNCA MOVEMOS UMA PALHA PARA DIVULGAR MELHOR A NOSSA TERRA, ISSO A COORDENAÇÃO DE CAMPANHA NAO SEW DEU AO TRABALHO DE EXPLICAR, SEM CONTAR QUE JOAO HAVELANGE DECLAROU NO INICIO DE NOVEMBRO, QUYE LUTOU POR MANAUS. JOAO HAVELANGE SERA QUE AINDA NAO TEM UM MINIMO DE PESO POLITICO NAS DECISÕES DA FIFA? PELO QUE ELE REPRESENTOU7 HGISTORICAMENTE PASRA AQUELA ENTIDADE? VAMOS SER CEGOS POR OPÇÃO OU POR VONTADE? VAMOS SER BURROS TMBM PELA MESMA OPÇÃO OU VONTADE?

Citadino Kane disse...

Rui,
Entendo que falar de Copa do Mundo, não é politizar o que se propõe o "Ananindeua Debates" e o anônimo das 13:28 começou o debate político.
Só posso dizer: - Cavalheiros às armas!

Citadino Kane disse...

Newton,
Para a quinta-coluna uma bala de prata bem no meio do reto...
Vamos ao debate antes que não reste mais nada.
abs

Anônimo disse...

Camarada Bruno, o debate é outro.
Temos e que cobra porque os secretários do PT em Ananindeua não fizeram campanha para governadora.
Sobre a Copa uma outra Fifa é possível.

Henesto.

Bruno Calheiros Csr. disse...

Camarada Hnesto eu sei que o Debate e outro e por isso mesmo, eu fiz um comentário aqui que eu estou esperando o Companheiro Rui postar, em que eu comento em nomes, principalmente o de Beto ribeiro, que eu não vi fazendo campanha, sendo que a sua tendencia, a As, apoiou candidaturas tucanas e o seu federal em especial, Beto Faro, conseguiu se reeleger apoiando descaradamente Simão Jatene e a dobradinha foi feita com o ex prefeito de Marituba Antonio Armando. Aí eu quero saber meu camarada, cade a m**** de Comissão de Ética, que nesse partido é a mesma coisa que agua de salsicha, não serve pra P%%% nenhuma!!!