quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O governo Jatene e as redes sociais


O Jatene começa o seu governo em janeiro de 2011. Será a segunda vez que ele vai governar o Pará (2003-2006) . O governo Jatene vai ter uma pedreira pela frente: as redes sociais (blogs, twitter e outros). No seu primeiro mandato, ele realizou um governo populista com obras acintosas e de grande visibilidade eleitoral, houve pouco investimento no social e zero em políticas públicas para juventude.

Hoje as mídias sociais são o mais novo instrumento de comunicação e interação com a sociedade, o acesso a informações e a divulgação são realizados em tempo real.

Jatene governou num cenário em que os jornalões e as TVs eram os canais de comunicação que monopolizavam as informações. Dependendo da verba de publicidade, as ações governamentais saíam de acordo ao gosto do cliente: "Tudo era divino e maravilhoso". Outro mecanismo de fiscalização é o Portal Transparência, que obriga o governo a prestar contas do dinheiro público via internet, mecanismo de fiscalização acessado diretamente pelo cidadão. O governo Jatene terá, portanto, que se adequar aos novos tempos.

O twitter já tem 1 bilhão de usuários, existem 150 milhões de blogs em operação no mundo. Aqui no Pará a blogosfera é fonte de referência até para os jornalões. O Pará do Jateve tinha apenas duas fontes de informação: o grupo Liberal da família Maiorana e RBA da família Barbalho.

Jatene vai ter que aprender a conviver com o ambiente virtual, o que será vital para seu governo.

Nenhum comentário: