terça-feira, 23 de novembro de 2010

V Fórum Social Pan-Amazônico em Santarém



Fórum Social Pan-Amazônico


Resultado de diversos processos desencadeados no Fórum Social Mundial (FSM), o Fórum Social Pan-Amazônico será realizado entre 25 e 29 de novembro, em Santarém, Pará (Brasil) e a expectativa de participação é de cinco mil pessoas. Articulando atualmente mais de 50 organizações e movimentos sociais do Brasil, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Venezuela, República Cooperativa da Guiana, Suriname e Guiana Francesa, tem três objetivos gerais:


1) Analisar e debater os grandes temas Pan-Amazônicos;


2) Propor caminhos para a superação dos graves problemas identificados na Pan-Amazônia, bem como, em longo prazo, do próprio sistema vigente;


3) Promover o desenvolvimento de ações conjuntas, locais e internacionais, dentro e fora do espaço Pan-Amazônico.


Programação 25 de novembroAbertura (à tarde)- Caminhada pelas ruas de Santarém, com encerramento na orla da cidade;


- Sugere-se utilizar a imagem de Iara – a Mãe dos Rios, como símbolo do V FSPA. Assim, este elemento seria destacado na cerimônia. Cada país deve apresentar-se trazendo e/ou falando de um símbolo/mito feminino de sua nação, principalmente ligado à água;- O desejo é fazer uma cerimônia festiva, alegre e colorida, que estimule a todos na construção de um V FSPA pautado por processos de integração e proposição.


26 de novembro Atividades autogestionadas (o dia todo) São 140 atividades que têm a intenção de trazer as experiências acumuladas pelas organizações pan-amazônicas que as propuserem.- Cada atividade deve estar vinculada a um dos 4 eixos temáticos definidos na reunião do CI/FSPA de novembro de 2009, em Santarém;


- Será solicitado, para cada organização, informações sobre a atividade realizada. Estas informações ajudarão a subsidiar os debates e deliberações que ocorrerão nos dias seguintes.


27 de novembro Discussões pautadas em eixos e mesas temáticas (o dia todo)


Eixo temático 1 – Em defesa da mãe terra


Mesa 1 – Mineração: as veias abertas da Terra


Mesa 2 – IIRSA-PAC: caminhos de desintegração


Mesa 3 – Enfrentando os monstros dos rios: hidrelétricas na Pan-Amazônia (Vida e cultura para os povos, ou mercadão de megawatts?)


Mesa 4 – Direito à cidade e direito à terra


Eixo temático 2 – Poder para os povos da Pan-Amazônia: Autonomia e Territórios


Mesa 1 – Construção dos Estados Plurinacionais: as experiências de Bolívia e Equador, e seus desafios


Mesa 2 – Nossos Territórios são a Nossa Terra


Mesa 3 – Imperialismo, Militarismo e Colonialismo na Pan-Amazônia


Mesa 4 – Autonomia, autogestão e poder popular


Eixo temático 3 – Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais E (DHSCA’s)


Mesa 1 – Enfrentamento a criminalização dos Movimentos Sociais


Mesa 2 – Pan-Amazônia Sem Fronteiras


Mesa 3 – Contra o Racismo, Machismo e Homofobia


Mesa 4 – Economia Solidária, Soberania e Segurança Alimentar


Eixo temático 4 – Culturas, Comunicação e Educação Popular


Mesa 1 – Vozes, saberes e sons como forma de resistência na Pan-Amazônica


Mesa 2 – Nossa Imagem e Nossa Voz: Mídias Livres e Alternativas


Mesa 3 – Comunicação como direito humano


Mesa 4 – Educação popular e as lutas sociais na Pan-Amazônia Já com subsídios das atividades autogestionadas realizadas, este momento tem o objetivo de debater experiências acumuladas, e aprofundar compreensões e reflexões orientadas pelos eixos e suas respectivas mesas temáticas. Serão convidadas entidades dos países pan-amazônicos para compor as mesas e em cada uma deverá haver uma pessoa para relatar e sistematizar as discussões. Esta sistematização será apresentada nas atividades que ocorrerão no dia seguinte.


28 de novembromanhã (livre) Este momento não conterá programação oficial do V FSPA, possibilitando participar do Círio de Santarém, ou mesmo organizar outras atividades coletivas, de preferência vinculadas aos temas abordados. tarde Articulação de ações e planos de lutas pan-amazônicas por eixos Temáticos Serão realizadas 4 “assembleias”, uma separada da outra, e ao mesmo tempo. Cada um dos 4 eixos temáticos será trabalhado em uma tenda. Haverá leitura dos relatórios sistematizados, frutos das discussões das mesas componentes do eixo temático em questão. O objetivo é articular ações e plano de lutas pan-amazônicas, orientados pelos respectivos eixos temáticos.


29 de novembro manhãAssembleia final e encerramento 30 de novembro Reunião do Conselho Internacional do FSPA.


Mais informações: Escritório do V FSPA Travessa Agripina de Matos, 203, Laguinho, 68040-410 Santarém, Pará, Amazônia (Brasil) +55 93 3522-6852




Um comentário:

Anônimo disse...

If "V Fórum Social Pan-Amazônico em Santarém" is not the right place, please move me. People know me as pinkfloyd. I research about self improvement this is really interesting [url=http://articlerobot201.blog.com/?p=3]article marketing tips[/url]. I'll be checking out more of blogdodeni.blogspot.com