sexta-feira, 30 de abril de 2010

Revista Valor Econômico



Deu no Blog do Hiroshi

A dinâmica do Pará

Está impecável, a edição da revista do jornal Valor Econômico sobre as potencialidades econômicas e de negócios do Pará.

Ideal seria cada paraense ter um exemplar impresso da edição para entender à profusão o futuro promissor reservado ao nosso Estado, caso a classe política maturada não obstacularize o caminho.

Aqui, em forma digital.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Apareceu o "mensalão" do demotucanato paraense.


Deu no Blog do Bordalo

Os tucanos do Pará, além de responder pela legado de seus (des) governos nos últimos 12 anos, cujo "saldo" fez a governadora Ana Júlia derrotar o "mito" Almir Gabriel em 2006, agora vão ter que prestar contas à população sobre a corrupção em seus mandatos, assim como ocorre com seus pares nacionais, como Alckmin/Serra (caso Alstom), Yeda Crusies (RS), Leonel Pavan (SC), Cássio Cunha Lima (governador da Paraíba cassado), Roberto Arruda (primeiro governador preso da História, que enão é tucano, mas é "primo"), entre outros.

Ontem, o fundador e histórico dirigente do PSDB, ex-Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Regional, Paulo Elcídio e 15 construtoras que prestaram serviços aos governos demotucanos, foram denunciados pelo Ministério Público Federal por improbidade administrativa na contratação e acompanhamento de obras de saneamento básico do projeto Alvorada, baseando-se em operações de fiscalização feita pela Funasa, TCU, AGE e pela própria Sedurb, que causaram prejuízo de R$ 41,8 milhões aos cofres públicos e deveriam ter beneficiado nada menos do que 50 municípios.


Especificamente, o desvio de dinheiro inviabilizou serviços fundamentais para o povo mais humilde, como a ampliação de sistemas de água potável, implantação de esgotamento sanitário e melhorias sanitárias domiciliares. Agora, os denunciados serão julgados pela Justiça Federal.


A lista de irregularidades, segundo o MPF, é extensa: falta de fiscalização das obras;alteração na relação de beneficiários sem comunicação à Funasa; alterações no projeto básico e nas dimensões e disposição das construções; instalação dos reservatórios em desacordo com as orientações do fabricante; má qualidade dos serviços executados, levando a uma deterioração precoce das melhorias; inexistência ligações de água ou sem pressão adequada; construção de módulos sanitários em locais onde a ampliação do sistema de abastecimento de água não foi ainda implementada; alteração no plano de trabalho não comunicada à Funasa; paralisação das obras ocasionada por problemas relativos à desapropriação de áreas necessárias à implantação do projeto, o que poderia ter sido evitado com uma melhor organização das atividades; reprovação das contas dos convênios; convênios sem descrição detalhada das metas a serem atingidas; não aplicação da contrapartida nos termos previstos no convênio; inexistência de processos licitatórios na execução da contrapartida do programa; diferenças de preços do mesmo produto na mesma época na execução do programa; ausência de identificação completa do objeto nos documentos comprobatórios de despesas; contratação mediante dispensa de licitação sem a devida justificativa; diretrizes para a execução das obras em desacordo com as normas da técnicas e com as planilhas contratuais; cronograma físico da contratada em descompasso com o cronograma aprovado; subcontratações indevidas; ausência de comprovação de regularidade fiscal; falta de recolhimento de imposto sobre serviço; e falta de retenção de contribuição previdenciária

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A vida corre perigo em UGANDA



O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, afirmou a colegas partidários que considera muito repressivo o projeto de lei em trâmite no país, que propõe a pena de morte para homossexuais. "

A pena de morte deverá ser retirada. O presidente não acredita nos assassinatos de gays. Eu também não acredito nisso", disse o ministro da Ética e Integridade de Uganda, James Nsaba Buturo.

"Eu acho que os gays podem ser aconselhados e pararem por si próprios com esse hábito ruim", afirmou. Segundo Buturo, o presidente instruiu seu partido, o Movimento Nacional de Resistência, a derrubar a provisão, que será votada em fevereiro ou março. A medida se aplicaria a gays sexualmente ativos que vivem com o vírus HIV, ou em casos de estupro entre pessoas do mesmo sexo.

O projeto de lei também determina que qualquer um condenado por uma relação homossexual - o que no texto inclui tocar outra pessoa do mesmo sexo com a intenção de cometer um ato homossexual - cumprirá pena de prisão perpétua. Ainda não está claro se o presidente Museveni apoia essa provisão ou não.

Ativistas de direitos dos gays afirmam que o projeto de lei, que circula em Uganda desde meados do ano passado, irá espalhar o ódio e dificultar ainda mais o combate ao vírus HIV no conservador país africano.

O ativista pelos direitos dos gays, Peter Tatchell, em Londres, disse que mesmo que a pena de morte seja removida do texto da lei, ela ainda assim irá em contradição a várias convenções internacionais sobre os direitos humanos, e isso poderá levar os doadores a reduzirem a ajuda a Uganda.

"Mesmo uma lei sem pena de morte será extremamente repressiva e discriminatória. Mesmo antes dessa lei, relações homossexuais eram punidas com prisão perpétua e existe uma ampla homofobia em Uganda. A situação não vai mudar", disse Tatchell.

Seminário em Defesa do Programa Nacional de Direitos Humanos


Seminário sobre Direitos Humanos, que acontecerá no
dia 29/04, quinta-feira, das 14:00h ás 21;00h, na UFPA.

Programação enviada ao Blog por Marineide Soares Coordenadora da UBM Ananindeua

O Brasil fez uma opção pelo fortalecimento da democracia

ao institui o terceiro Programa Nacional de Direitos

Humanos – PNDH-3 e marca a busca pelo diálogo

permanente entre Estado e sociedade civil; primazia

dos Direitos Humanos nas políticas internas e nas

relações internacionais; caráter laico do Estado; fortalecimento

do pacto federativo; universalidade, indivisibilidade

e interdependência dos direitos civis, políticos,

econômicos, sociais, culturais e ambientais; opção

clara pelo desenvolvimento sustentável; respeito à

diversidade; combate às desigualdades; erradicação

da fome e da extrema pobreza.

O PNDH-3 foi construído a partir das ações e participação

dos movimentos sociais e aponta para a existência

de respeito aos Direitos Humanos de forma transversal

em todas as áreas da administração e incorpora

resoluções da 11ª Conferência Nacional de Direitos

Humanos e propostas aprovadas nas mais de 50

conferências nacionais temáticas, promovidas desde

2003 – segurança alimentar, educação, saúde, habitação,

igualdade racial, direitos da mulher, juventude,

crianças e adolescentes, pessoas com deciência,

idosos, meio ambiente etc –, re-etindo um amplo

debate democrático sobre as políticas públicas dessas

áreas.

Atualiza os PNDH-1 e 2 (1996/2002), revisa o programa,

assimilando demandas crescentes da sociedade e

incorporando elementos dos tratados internacionais

mais recentes, seja do sistema ONU, seja da OEA.

PNDH–3

P R O G R A M A Ç Ã O

DIA 29 (QUINTA-FEIRA)

14h às 14h30 - Inscrições

14h30 às 17h30 – Grupos Temáticos do PNDH–3

Grupo Temático I

: Interação democrática entre

Estado e sociedade civil

Grupo Temático II

: Desenvolvimento e Direitos

Humanos

Grupo Temático III

: Universalizar Direitos em um

Contexto de Desigualdades

Grupo Temático IV

: Segurança Pública, Acesso à

Justiça e Combate à Violência

Grupo Temático V

: Educação e Cultura em Direitos

Humanos

Grupo Temático VI

: Direito à Memória e à Verdade

17h30 às 18h – Intervalo para o Coee Break

.

18h às 21h30 – Audiência Pública de lançamento

do PNDH-3.

Paulo Vannuchi

- Ministro da Secretaria Especial

dos Direitos Humanos da Presidência da República;

Ana Júlia Carepa

- Governadora do Estado do Pará

Carlos Edilson de Almeida Maneschy

- Magnico

Reitor da Universidade Federal do Pará;

Ophir Filgueiras Cavalcante Junior

- Presidente

Nacional da OAB;

Representantes do Comitê Estadual de Defesa do

PNDH-3 no Pará.

21h30min

– Ato de encerramento

terça-feira, 27 de abril de 2010

Marília Gabriela nega ser autora de texto contra Dilma Rousseff


Saiu no portal imprensa:

A jornalista e apresentadora Marília Gabriela negou ter sido a autora de texto contra a pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. “Não tenho nada a ver com essa porra”, vociferou a jornalista à reportagem do portal Terra, ao ser indagada, por telefone, sobre a autoria de texto publicado no site do parlamentar José Carlos Aleluia (DEM-BA) um carlista que foi rejeitado por ACM e criador de confusão.

“Isso não é novo. Começaram há dois meses. Só se eu fosse maluca! Não sou ligada a nenhuma rede social”, afirmou a jornalista, aprsentadora do programa “Marília Gabriela Entrevista”, pelo canal pago GNT.

“A internet é terra de ninguém. O problema é você ser vítima dessa terra de ninguém, não ter como controlar. É uma sacanagem”, completou. Marília informou que tomará medidas judiciais pela associação indevida ao texto. “O próximo passo é procurar meus advogados”, anunciou.

UTILIDADE PÚBLICA -TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR (PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA)

Psicose maníaco-depressiva, transtorno ou doença afetivo bipolar, incluindo tipos específicos de doenças ou transtornos do humor, como ciclotimia, hipomania e transtorno misto do humor.

O que é a doença bipolar do humor:

O Transtorno Bipolar do Humor, antigamente denominado de psicose maníaco-depressiva, é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e MISTOS. É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, manifestando-se igualmente em mulheres e homens.

O que causa a doença bipolar do humor:

A base da causa para a doença bipolar do humor não é inteiramente conhecida, assim como não o é para os demais distúrbios do humor. Sabe-se que os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada.

Como se manifesta a doença bipolar do humor:

Pode iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece, é importante investigar outras causas. A mania (eufórica) é caracterizada por:

Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura;
Extrema irritabilidade, impaciência ou “pavio muito curto”;
Agitação, inquietação física e mental;
Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las
Otimismo e confiança exageradas;
Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir;
Crenças irreais sobre as próprias capacidades ou poderes, acreditando possuir muitos dons ou poderes especiais;
Idéias grandiosas;
Pensamentos acelerados, fala muito rápida, pulando de uma idéia para outra,tagarelice;
Facilidade em se distrair, incapacidade de se concentrar;
Comportamento inadequado, provocador, intrometido, agressivo ou de risco;
Gastos excessivos;
Desinibição, aumento do contato social, expansividade;
Aumento do impulso sexual;
Agressividade física e/ou verbal;
Insônia e pouca necessidade de sono;
Uso de drogas, em especial cocaína, álcool e soníferos.

*** Três ou mais sintomas aqui relacionados devem estar presentes por, no mínimo, uma semana;

*** a hipomania é um estado de euforia mais leve que não compromete tanto a capacidade de funcionamento do paciente. Geralmente, passa despercebida por ser confundida com estados normais de alegria e devem durar no mínimo dois dias.

Humor melancólico, depressivo;
Perda de interesse ou prazer em atividades habitualmente interessantes;
Sentimentos de tristeza, vazio, ou aparência chorosa/melancólica;
Inquietação ou irritabilidade;
Perda ou aumento de apetite/peso, mesmo sem estar de dieta;
Excesso de sono ou incapacidade de dormir;
Sentir-se ou estar agitado demais ou excessivamente devagar (lentidão);
Fadiga ou perda de energia;
Sentimentos de falta de esperança, culpa excessiva ou pessimismo;
Dificuldade de concentração, de se lembrar das coisas ou de tomar decisões;
Pensamentos de morte ou suicídio, planejamento ou tentativas de suicídio;
Dores ou outros sintomas corporais persistentes, não provocados por doenças ou lesões físicas.

A DEPRESSÃO, que pode ser de intensidade leve, moderada ou grave, É CARACTERIZADA POR:

*** estes sintomas manifestam-se na maior parte do tempo por, pelo menos, DUAS semanas.

O estado misto é caracterizado por:

Sintomas depressivos e maníacos acentuados acontecendo simultaneamente;
A pessoa pode sentir-se deprimida pela manhã e progressivamente eufórica com o passar do dia, ou vice-versa;
Pode ainda apresentar-se agitada, acelerada e ao mesmo tempo queixar-se de angústia, desesperança e idéias de suicídio;
Os sintomas freqüentemente incluem agitação, insônia e alterações do apetite. Nos casos mais graves, podem haver sintomas psicóticos (alucinações e delírios) e pensamentos suicidas;

*** os sintomas devem estar presentes a maior parte dos dias por, no mínimo, uma semana.

De que outras formas a doença bipolar do humor pode se manifestar:

Existem três outras formas através das quais a doença bipolar do humor pode se manifestar, além de episódios bem definidos de mania e depressão.

Uma primeira forma seria a hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e expansivo, eufórico, mas de forma mais suave. Um episódio hipomaníaco, ao contrário da mania, não é suficientemente grave para causar prejuízo no trabalho ou nas relações sociais, nem para exigir a hospitalização da pessoa.

Uma segunda forma de apresentação da doença bipolar do humor seria a ocorrência de episódios mistos, quando em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, sentindo-se sem valor e sem esperança, e no momento seguinte estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, ou irritada, falante e agressiva.

A terceira forma da doença bipolar do humor seria aquela conhecida como transtorno ciclotímico, ou apenas ciclotimia, em que haveria uma alteração crônica e flutuante do humor, marcada por numerosos períodos com sintomas maníacos e numerosos períodos com sintomas depressivos, que se alternariam. Tais sintomas depressivos e maníacos não seriam suficientemente graves nem ocorreriam em quantidade suficiente para se ter certeza de se tratar de depressão e de mania, respectivamente. Seria, portanto, facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, marcada por instabilidade do humor.

Como se diagnostica a doença bipolar do humor:

O diagnóstico da doença bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. A dosagem de lítio no sangue só é feita para as pessoas que usam carbonato de lítio como tratamento medicamentoso, a fim de se acompanhar a resposta ao remédio.

Como se trata a doença bipolar do humor:

O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, a oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.

Procure um medico quem apresentar esses sintomas.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cláudio Puty - "Para o Governo do Estado a prioridade são as pessoas.”


O ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sr. Cláudio Puty, participou de um debate promovido pelo Blog ANANINDEUA DEBATES na sexta-feira, (23/04),

O Tema: Políticas públicas em Ananindeua.

Em sua palestra Puty falou das obras e investimentos que o governo Ana Júlia tem feito no município, a implantação do Batalhão da Policia Militar em Ananindeua, o INFOCENTRO na Cidade Nova, a linha do NAVEGAPARÁ, parcerias para asfaltamento das ruas de Ananindeua, a implantação do Centro Maria do Pará, importante política pública de retaguarda à mulheres vitimizadas pela violência doméstica.

Citou as obras executadas pela COSANPA no Município para melhoria do abastecimento da água, e a ajuda que o Governo do Estado tem dado à prefeitura para a regulamentação fundiária em Ananindeua, o apoio à Cultura e a entidades do município via Secretaria de Cultura.

Sobre as políticas do governo Lula em Ananindeua: “Nunca em Ananindeua houve tanto investimento e obras como agora por parte do governo federal”.

O ponto importante no debate foi a discussão sobre o Centro Industrial de Ananindeua, onde o debatedor falou das políticas de incentivo e desenvolvimento que o governo do Estado vem dando à economia paraense. A implantação da ALPA em Marabá... “é uma política de governo que não tem volta, e que o setor da economia paraense entra em um processo de aquecimento, principalmente nas grandes cidades como Ananindeua, que já tem um pólo Industrial e que vai ser beneficiado com as políticas de desenvolvimento implantadas pelo Governo do Estado”.

Falou Sobre o abandono a que Ananindeua foi relegada no governo Jatene, "Diferente de hoje, quando o governo Ana Júlia vem cumprido o dever constitucional e republicano de respeito a todos os municípios, seja qual for o partido que estiver à frente da administração municipal."

E finalizou: “O governo do Estado em cada ação que faz na área de educação, saúde, moradia e desenvolvimento tem um fator determinante nessas ações que é o investimento na melhoria de vida para a população paraense. Para o Governo do Estado a prioridade são as pessoas.”.

A mesa de debate foi composta pelo Prof. Fernando Maia ex-Secretário de Meio Ambiente de Belém e o Dr. Elcio Alaúdio Professor da UFPA e ex-diretor do Departamento de Direito da Universidade Federal do Pará, residentes no Município.

O blog estará relizando , mesas de debates sobre políticas públicas no município de Ananindeua.

sábado, 24 de abril de 2010

Os Oitenta anos de Maria Conceição Tavares


Deu no Blog do Nassif.

Por Nilva
Hoje, 24 de abril, Maria da Conceição Tavares faz 80 anos

Maria da Conceição Tavares faz 80 anos
Algumas pérolas da Conceição : “Este é um governo de merda, mas é o meu governo, merda” (IstoÉ, 2005)

” Os modelos de desenvolvimento que experimentamos desde há 50 anos eu não quero que se repitam mais, não me amolem” (Seminário CDES, 2006)

“Ainda tem quem ache que pressão social é estratégia política, como esse sociólogo, que foi presidente, escreveu em seu último livrinho” (Seminário CDES, 2006)

” Já chega, já temos tanto tempo de transição democrática quanto tivemos de ditadura, cadê a democracia?” (Seminário CDES, 2006)




José Luís Fiori

“Eu pessoalmente já fui para a cadeia, sem nem saber porque, dado que sou apenas uma rebelde, pelo que escrevo, pelo que esbravejo. Mas a vocês quero dizer o seguinte: já estou velha e cansada, mas não desisti. Não desisti ! Eu acho que tem que estudar mais, aprofundar, aprofundar a análise, batalhar”*

Maria da Conceição Tavares completa 80 anos no dia 24 de abril de 2010. Matemática, economista, intelectual com vasta formação histórica, filosófica e literária, professora, militante, deputada federal, torcedora fanática do Vasco e admiradora da Portela, Maria da Conceição se transformou nos últimos 50 anos, numa figura pública emblemática e numa referência decisiva na vida cultural e intelectual brasileira. Conceição nasceu num povoado, no interior de Portugal, perto de Anádia, na região de Aveiro. A família de sua mãe era católica e monarquista, mas seu pai era anarquista, e essa divisão familiar, ideológica e política marcou toda a sua infância, vivida em plena ditadura salazarista e durante a Guerra Civil espanhola.

Em 1953, Maria da Conceição se graduou em Matemática, na Universidade de Lisboa e pouco depois se mudou para o Brasil, aos 23 anos de idade, alguns meses antes do suicídio de Getulio Vargas. Em vários depoimentos sobre sua vida, Conceição confessa que se deixou envolver imediatamente pelo “otimismo brasileiro da década de 50″ e pela intelectualidade carioca; apaixonada pelo sonho de Brasília, do Plano de Metas, da Bossa Nova e do Desenvolvimentismo, cantado em verso e prosa nos salões intelectuais do Rio de Janeiro, liderados pela geração de Darcy Ribeiro, Mario Pedrosa e Aníbal Machado. Ao lado dos nacional-desenvolvimentistas do Instituto Superior de Estudos Brasileiros – ISEB, e da geração de cientistas que começava a se reunir em torno da SBPC.

Em 1960, Maria da Conceição Tavares se formou em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro onde foi aluna e assistente de Otavio Gouveia de Bulhões, ao mesmo tempo em que trabalhava com Inácio Rangel e com os economistas heterodoxos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE). Um pouco depois, já no escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Cepal, no Rio de Janeiro, Conceição estabeleceu relações pessoais e intelectuais definitivas com Celso Furtado, Aníbal Pinto, e Raul Prebish. E foi assim, com um pé na ortodoxia neoclássica, o outro na heterodoxia estruturalista e com uma forte formação marxista e keynesiana que ela ingressou no debate econômico latino-americano ao publicar, em 1963, um artigo clássico, sobre o “auge e o declínio do processo de substituição de importações”, onde ela explicava, de forma pioneira, os limites estruturais da estratégia de industrialização que era preconizada – naquele momento – por quase todos os economistas desenvolvimentistas.(…)
http://www.joaopaulo.org.br/201003242008/artigos/a_mestra_com_carinho.html

Maria da Conceição de Almeida Tavares (Anadia, 24 de abril de 1930) é uma economista portuguesa naturalizada brasileira.

É também professora-titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora-emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores, Maria da Conceição já foi deputada federal pelo estado do Rio de Janeiro e é autora de diversos livros sobre desenvolvimento econômico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_Tavares

(…)Como polemista, Conceição é notável, mistura rara de razão, franqueza e paixão. Com ela, qualquer contato parece breve: duas perguntas bastaram para alimentar, por exemplo, esta hora e meia de conversa com Ciência Hoje, realizada no intervalo entre uma aula e uma reunião política, dias antes de sua posse como diretora do Instituto de Economia Industrial da UFRJ. É lá, no “velho casarão”, onde se formou economista, que pretende dedicar-se daqui para a frente à “pensar o futuro”: “o presente o povo está mudando. Portanto, pode haver futuro… A guerra agora é essa…”(…)

Pedrinho Cavalléro - DE QUALQUER MANEIRA - SAMBA PARAENSE

Para o Dr.Walber

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Navegapará, Navega Brasil.


O Navegapará Considerado o maior programa de inclusão digital implantado no Brasil pelo Governo do Estado do Pará foi escolhido pelo Governo Federal como modelo para um projeto-piloto do Minisério da Educação, que pretende levar internet em banda larga para várias escolas do interior do País. assim como no território paraense, o MEC quer utilizar os cabos de fibra ótica da Embratel para chegar aos pontos mais distantes.


Deu no Jornal O Liberal.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Campanha antecipada da Globo pró-Serra sai do Ar,


Deu no Blog na Ilharga.

Um fato indesmentível

"Um fato muito significativo aconteceu nesta semana sem que talvez as pessoas tenham se dado conta de sua real dimensão. A Rede Globo retirou do ar uma campanha pelos seus 45 anos, que mal fora lançada, por pressão da blogosfera que denunciou a peça como propagando para o candidato tucano José Serra.

É importantíssimo ressaltar que não houve ação judicial, que nenhum partido fez queixa formal à emissora, mas que a movimentação nas redes sociais foi tão forte que o império global se viu pressionado a voltar atrás. O episódio revelou o poder da internet e dos blogs, que já se contrapõem à grande mídia, aliada a José Serra, e têm uma velocidade impressionante para veicular as informações e transformá-las em fato político.

A pretexto dos seus 45 anos, a Globo apresentou no domingo à noite, no Fantástico, a peça preparada para a comemoração. A coincidência do 45 ser também o número do PSDB não poderia ser alegada, pois seria tachada de pueril teoria conspiratória. Mas o texto da propaganda reforçava abertamente o slogan da campanha de Serra, de que “O Brasil pode mais”.

A “sutileza” que procurava passar despercebida estava na voz dos artistas globais enfatizando que “todos queremos mais, educação, saúde, amor e paz. Brasil, muito mais”. Parecia plataforma política e era. Um ouvido mais atento captou a mensagem e a colocou na rede. O assunto cresceu como bola de neve e virou pauta jornalística. A Globo, procurada, precisou dar uma resposta."
Pois é, esse comentário retirado do blog "Amigos do Presidente Lula" constitui-se verdade incontestável que só os néscios tentam ocultar, como se o quanto pior melhor fosse a recompensa para suas ambiguidades.

terça-feira, 20 de abril de 2010

O Encontro.


Jader Barbalho e Ana Júlia voltaram a se encontrar, é um bom sinal, depóis de uma semana de troca de farpas, e muitos recados duros de lideranças petistas que nessa semana cobraram posicionamento do PMDB em relação ao Governo e a reeleição da governadora, o clima esquentou .
O que Jader e a Governadora conversaram até agora está no campo das especulações, conversa de vizinho é que não foi.

Jader sabe que a terceira via está cada vez mais longe, sair candidato ao governo iria atrair a ira de legiões de inimigos em todas as áreas (justiça, imprensa nacional etc.) e caminhar com a turma do Jatene é o pior cenário. Ele não teria palanque com Dilma ( um palaquinho com um candidato laranja, não seria bem visto pela coordenação da campanha de Dilma) e Jatene, se eleito -- sendo mantidas as atuais regras eleitorais -- começaria a campanha de reeleição no primeiro dia de mandato, e aí seria parada dura para Helder em 2014.
Se Almir que é Almir o PSDB descartou como saco velho, imagine Jader.

O tempo passa e Jader pode está vivendo seus últimos dias de Rei Midas, aquele que tudo que tocava virava ouro, mas sem poder usufruir.
O tempo não para, já cantava o poeta Cazuza.

Veja e Serra copiam revista americana. O que o Serra tem de original, dele e de mais ninguém ?


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Opinião do Internauta: O Ministro Padilha e a Eleição no Pará



Em e-mail enviado ao blog, um leitor relata:

Toda vez que o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, vem ao Pará causa constrangimento a alguma figura pública do Partido dos Trabalhadores no estado.

A primeira vez foi aquela trapalhada que tirou antecipadamente da Casa Civil Cláudio Puty, o principal articulador do governo paraense. A justificativa de Padilha era apaziguar o PMDB e abrir caminho para o apoio à reeleição da governadora Ana Júlia. Puty saiu e o Jader inventou outra desculpa para não apoiar Ana Júlia.

E agora ele mandou farpas e deu um “piti’ público no deputado Zé Geraldo, que justamente cobrou uma definição do PMDB em relação ao apoio à reeleição da governadora, além de aprovação do empréstimo de R$ 366 milhões, o qual o PMDB insiste em travar, mesmo sendo da base aliada e com cargos no governo do estado.

No e-mail, ele aconselha o ministro a passar uma semana no Pará, ir à Assembleia Legislativa para ouvir os pronunciamentos do deputado “Parsimal” Pontes contra o governo, inclusive o federal, ler o blog do prefeito Helder Barbalho e o jornal Diário do Pará, da família Barbalho. O ministro Padilha deveria acessar o site de Jader Barbalho e ler as matérias sobre a gripe A, onde o deputado, mentirosamente, alega a existência de uma pandemia no Pará (o Instituto Evandro Chagas afirma que está acontecendo uma queda de 30% dos casos da gripe A e aconselha a população a continuar se vacinando).

Solicita ao ministro que pergunte à direção da Unidade na Luta, por que Jader insiste tanto para que o PT não lance o nome do deputado Paulo Rocha para o Senado. O próprio Jader responderia: a candidatura do Paulo teria o voto dos petistas e dos eleitores do PMDB, enquanto a do Jader poderia não ter o voto dos eleitores do PT. Jader tem medo de amargar um segundo lugar, o que seria um golpe duro para sua imagem.

Aí fica a dúvida: Paulo Rocha abriria mão da sua candidatura, pelo apoio do PMDB à reeleição de Ana Júlia? Finalmente afirma: “O PT precisa andar para frente, o tempo é curto e a eleição já está na porta”.

Finalizando, o autor do e-mail avalia que o ministro Padilha iria rever sua posição em relação ao PMDB paraense.

Foi solicitado pelo internauta que enviou
o email, não colocar seu nome no Post.

domingo, 18 de abril de 2010

Cláudio Puty: " O PT não vai se intimidar. Não tememos arreganhos, cara feia. A aliança com o PMDB não é cláusula pétrea no PT".


No artigo que escreveu nesse domingo(18/04) no Jornal Liberal, o Ex-chefe da Casa Civil do Governo Ana Júlia e pré-candidato a Deputado Federal, resolveu colocar os pingos nos is, sobre a relação PT e PMDB, o blog selecionou alguns trechos da entrevista.

“Quanto à monomania do PMDB no Pará em relação ao governo, ao processo sucessório e á conjuntura política no Estado: a ilusão de que, sem anuência do PMDB nada se move, nada prospera”.

“Apesar da retórica oposicionista de suas principais lideranças, o PMDB ocupa espaços estratégicos do governo do estado nas áreas de saneamento, habitação, trânsito e saúde’”.

“Não há prefeito peemedebista.. que possa afirmar ter sido discriminado no que se refere a investimentos, obras ou serviços de responsabilidades do Governo do Estado”.

“É claro que a problemas nesse relacionamento, mas ao mesmo tempo há, por parte do governo, disposição para superálos com tranquilidade e sem traumas”.

“ Nenhum dos impasses registrados até hoje na relação PMDB e PT justifica a atitude intransigente denunciada nesta semana pelo Dep. Zé Geraldo, que verbalizou o inconformismo das principais lideranças do PT com a atitude “quinta-coluna” do PMDB do Pará em relação ao governo do qual o partido efetivamente faz parte”

“ E qual atitude do jornal de propriedade da maior liderança do PMDB no Estado em relação ao governo? O exercício do denuncismo desenfreado, fundamentado em acusações falsas e levianas, em intrigas de bastidores , onde até ás informações enviadas pelo governo em nota oficial são adulteradas para que a versão se sobreponha as fatos”.

“Temos feito todo esforço para que o PMDB continue na aliança que está mudando o Pará. Mas paciência tem limite e talvez já esteja passando da hora de caminharmos com outros parceiros igualmente preferências”

“A tarefa que se coloca na ordem do dia é a de consolidar um palanque forte para a eleição de Dilma Roussef e reeleger a governadora Ana Júlia”

sábado, 17 de abril de 2010

?Mídia brasileira é totalmente partidária?, afirma Mino Carta em palestra em Salvador


?Mídia brasileira é totalmente partidária?,
afirma Mino Carta em palestra em Salvador


"Não há esperança de sobrevivência humana sem que haja homens dispostos a contar o que acontece. E que acontece porque é". A frase de Hannah Arendt, dita pelo diretor de redação da revista Carta Capital, jornalista Mino Carta, marcou o encerramento de sua palestra em Salvador, na sexta-feira (16), sobre "O partido político da mídia".

O evento, organizado pelo Grupo de Estudos de Comunicação e Política da UFBA, do qual o jornalista e professor Emiliano José é coordenador, aconteceu no auditório da Faculdade de Direito da UFBA e foi transmitido ao vivo pela internet, através do site da Companhia de Processamento de Dado do Estado da Bahia (Prodeb).

Emiliano José convocou a mesa de abertura composta pelo palestrante Mino Carta, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Almeida, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel, o ex-governador Waldir Pires, e os professores da UFBA João Carlos Salles, Gilberto Wildberger Almeida e Sebastian Borges de Albuquerque Melo, este último representando o diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Celso Luiz Braga de Castro.

Após agradecer o apoio da Faculdade de Direito da UFBA e da UFRB, Emiliano disse que a ideia deste seminário nasceu de suas discussões sobre o Brasil de hoje e, sobretudo, da relação entre a política e a mídia. Como jornalista e professor de Comunicação, ele vem tratando do assunto há tempos em pronunciamentos, livros, artigos e teses de mestrado e doutorado. Emiliano critica o que ele chama de PIG - Partido da Imprensa Golpista - e afirma que a imprensa no Brasil tem lado político.

O jornalista Mino Carta abriu a palestra dizendo que gostou muito do assunto sugerido para o debate. Para ele, é importante discutir o papel da imprensa em um ano eleitoral. "A mídia brasileira é a mesma que implorou o Golpe de 64. Que chamava o golpe de revolução. E está aqui hoje. A mídia funciona como instrumento do poder. Vejam o que está acontecendo agora. A Globo, a Folha de São Paulo, a revista Veja e outros veículos estão a favor de José Serra. A cobertura da candidatura dele está nas ruas. Fazem disso uma coisa emocionante. Emocionante pra qualquer um, até para mim".

Segundo ele, a Carta Capital, embora tenha apoiado o presidente Lula em 2002 e 2006, não deixa de ser sempre "muito crítica" com o Governo Lula. "A Carta Capital é acusada de ser petista. E ninguém diz que o resto da mídia é totalmente partidária. Que age igual a um partido. Somos acusados não só de ser petistas, mas de trair os princípios básicos do jornalismo. Isso é um absurdo. Nós sempre deixamos clara a nossa posição. Nós, provavelmente, apoiaremos a candidatura de Dilma Rousseff, mas no momento certo", disse.

Na opinião de Mino Carta, a verdadeira alma das pessoas que querem que o País seja o melhor do mundo é de esquerda. "A igualdade é o que caracteriza hoje a pessoa de esquerda. O progresso e o desenvolvimento é a chave para a democracia. E quem quer atingir esse objetivo, ao meu ver, é o povo de esquerda", ressaltou.

Em relação ao exercício da atividade de imprensa, Mino disse não acreditar na objetividade jornalística. "Isso é uma grande balela. Eu sou subjetivo. O que o jornalista tem que ser é honesto, ver a verdade factual, dar voz a todos os lados. Não deve mentir e nem omitir informação alguma. Mas é preciso também do espírito crítico".

Para ele, a mídia está sempre a omitir, fantasiar, manipular muito e, constantemente, a mentir muito. "Isso é fácil de constatar. É medíocre o desrespeito dos nossos jornalistas. Os jornais brasileiros dão pena se comparados a outros de países mais democráticos. Sem contar que são mal impressos. Hoje é muito raro um texto jornalístico de qualidade", criticou.

Outros seminários - Esta foi a primeira edição da série de seminários "A Política e a Vida na Esquina do Mundo". Outras palestras estão sendo agendadas com os cientistas políticos Giuseppe Cocco (UFRJ), que virá em maio, Juarez Guimarães (UFMG) e com a filósofa Marilena Chaui (USP), ambos com datas em negociação.

Quem é Mino Carta

Começou a carreira na cobertura do mundial de futebol de 1950 como correspondente do jornal "Il Messaggero" de Roma. É colaborador da revista "Anhembi", fundada e dirigida por Paulo Duarte, (1951 / 1955). Redator da agência "Ansa" em São Paulo (1954 / 1956). Redator na Itália dos jornais "La Gazzetta del Popolo", de Turim, e "Il Messaggero" (de 1957 à 1960) e, no período, correspondente do "Diário de Notícias" do Rio e da revista"Mundo Ilustrado".

Foi ainda fundador e diretor de redação da revista "Quatro Rodas" (1960 / 1964). Fundador e diretor de redação da Edição de Esporte de "O Estado de S.Paulo" (1964 / 1965). Fundador e diretor de redação do "Jornal da Tarde" (1966 / 1968). Fundador e diretor de redação da revista "Veja" (1968 / 1976). Fundador e diretor de redação da revista "Istoé" (1976 / 1981). Fundador e diretor de Redação do "Jornal da República" (1979/1980). Diretor de redação da revista "Senhor" (1982 / 1988). Diretor de redação da revista "Istoé" (1988 / 1993). Fundador e diretor de redação da revista "Carta Capital" desde junho de 1994.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Jader, seu amigo Ricardo Teixeira da CBF e a Copa no Pará


A Amizade do Deputado Jader Barbalho com o Ricardo Teixeira não foi suficiente para trazer a Copa para Belém. Segundo notícias vinculada na imprensa, na época das articulações para fazer de Belém uma das sedes da Copa, Jader teria sido o primeiro a indicar Belém a Ricardo Teixeira, pela sua amizade e influência junto ao presidente da CBF, a Copa estava no papo.

Infelizmente a Copa não veio.
Amizade e a influência não ajudou muito o Pará nesse episódio.
Clique na imagem para ampliar