segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Newton Pereira: "A prefeitura de Ananindeua tem servido mais como um trampolim eleitoral para políticos aventureiros"


ANIVERSÁRIO DE ANANINDEUA




Artigo de Newton Pereira*



Ananindeua completa 67 anos de emancipação. Do seu nascimento até os nossos dias, muita coisa mudou. O município cresceu, se espalhou, se urbanizou, deixou de ser um anexo de Belém. Porém, cresceram também os problemas, a falta de saúde, a miséria, a violência, a ausência de saneamento básico, o descaso do poder público. Ananindeua deixou de ser um município repleto de sítios e balneários para se tornar uma cidade complexa, densamente povoada, que exige uma administração competente e comprometida com a qualidade de vida de toda a população.


O problema é que os seus governantes não parecem estar preocupados com o seu desenvolvimento. A prefeitura de Ananindeua tem servido mais como um trampolim eleitoral para políticos aventureiros, do que um espaço privilegiado para resolver os problemas municipais.


E sempre quem paga a conta é o povo, que se vê privado dos seus direitos básicos de cidadania. Numa sociedade justa, o que tem menos, tem o suficiente para ter uma vida digna. Infelizmente, Ananindeua está longe alcançar essa condição.


A ausência de políticas públicas em todas as áreas é uma realidade presente em todos os seus bairros e ilhas. Mesmo assim, com todos os seus problemas, eu festejo o aniversário de nossa cidade. Se temos mazelas, temos também um povo forte que começa a se manifestar e exigir seus direitos. E nisso reside a solução dos nossos problemas.


Somente com a participação popular organizada conseguiremos fazer de nossa cidade um lugar melhor para se viver.


*Newton Pereira, é Professor, Advogado, Mestre em Teoria Geral do Direito e do Estado, militante em Ananindeua-Pará.

12 comentários:

Anônimo disse...

Grande Newton, acertou na mosca azul, parabéns o PT de Ananindeua existe em caras como vc., não naqueles que se venderam ao Prefeito.

Abraços de um Companheiro.

Anônimo disse...

O pererinha é um cara sem medo, escrever isso sendo do grupo do freitas é muita coragem. parabens ao companheiro.

Na Ilharga disse...

Esperteza em demasia acaba virando tolice. O PT ananin tanto comportou-se como linha auxiliar do PMDB que agora vê a má gestão de Helder virar a senha que poderá trazer Pioneiro de vota à PMA. E aí nem cargos, nem política e muito menos dignidade.
Além disso, Simão deve apostar suas fichas em Zenaldo para a prefeitura de Belém, embalado em grande campanha midiática apresentado como o paladino da integridade territorial do Pará. Conclusão: por vias transversas, o PT dos Barbalhos contribuiu para o fortalecimento político de Simão, permitindo até que este dê uma banana para o Jader, pois tem ainda Tião Miranda em Marabá e Lira Maia e Alexandre Von em Santarém, tornando-se favorito nos municípios de maior peso.
E não adianta culpar A ou B por isso. Só tem uma saida. Mãos à obra! Ou se liberta agora ou será vassalo por um tempo enorme.

Anônimo disse...

Ei jorge não te desespera o PT terá seu espaço na gestão de pioneiro, ou você acredita realmente que a siglia é petista?

Bruno Calheiros Csr/Ms disse...

Jorge, o fato é que nós que queremos ter aquele pt antigo de volta, aquele pt forte em ananindeua que nao se vende pra familia barbalho, aquele pt que tem compromisso com o social e o popular e acima de tudo, aquele pt que conseguia ter votos nas eleições, que conseguia eleger + de um vereador com folga, devemos tomar a frente e os rumos do partido e isso e pra ontem... Inclusive a sua contribuição nesta luta e super importante.

Na Ilharga disse...

Obrigado Bruno, você respondeu por mim para o homiziado no anonimato das 5:53 que não quer debate, muito menos solução. Quer continuar trocando pilhérias e com isso eu não perco meu tempo

Anônimo disse...

Ei, Bruno, não viaja. Aquele PT não é mais possível. Ou tu te conformas, ou mudas de partido. Agora, O Psol e o PSTU é que são os partidos para os verdadeiros revolucionários!!

Condoreiro

Na Ilharga disse...

Não ligue não, Bruno. O condoreirismo tinha traços de visionarismo, daí ser normal que alguém que se sente seu herdeiro esperar que do gueto saia o "verdadeiro" partido. Essa discussão ficou lá pelos idos dos anos 80, na revista Teoria & Política, do extinto PRC.
Ainda estão aí pra contar essa história Tarso Genro, José Genoíno e aqui no Pará o atual presidente da OAB local Jarbas Vasconcelos, Raul Meireles, a professora Edilza Fontes e principalmente o ex-vereador Humberto Cunha, entre tantos outros.

Anônimo disse...

Como disse o anônimo das 13:46, o PSOL realmente é o partido dos revolucionários, como o senador Randolfe, eleito pelo PSOL no Amapá, e que apoiou o mesmo candidato ao governo que o revolucionário Sarney apoiou.

Wellyn Nascimento disse...

Falar é muito fácil. Quero ver fazer e colocar a cara a tapa. Acredito companheiros que já está na hora de parar com essa birra pra A ou B e trabalhar em prol do nosso PT. A mudança pra ocorrer, deve ocorrer primeiro dentro da gente. Ahh, e pessoas que postam como anônimas não devem nem ser levadas a séria, pois nem pra colocar o seu nome tem coragem.

Bruno Calheiros Csr/Ms disse...

Eu não ligo não Jorge, pois sei que ainda existem petistas que querem o pt grande como esta, porem, etico e lutando pelos que mais precisam, lutando por uma sociedade mais justa, um pt que não esteja envolvido em falcatruas e que acima de tudo lute como sempre lutou pela etica e honestidade na politica. um pt que acima de tudo nao se venda e nao esteja ligado aos interesses de coroneis como a familia barbalho, abaixo o coronelismo!!!

Anônimo disse...

´´EÉÉÉÉÉÉ´O NEWTON TEM RAZÃO, PORÉM DIGA-SE DE PASSAGEM, O TRAMPOLIM É DO PMDB, O RESTO NA VERDADE É CHAPOLIM!!!!
"Quem não tem competência, abre concorrência!!!"

a companheirada, tem que deixar de ideologia fisiológica e partir para a disputa efetiva, esse município já está contaminado,
uma pena!!!! tudo sifuuuuuu, e, pesem não tem retorno, siffuuuuu mesmo, PENSEM!!!!
"Só para resumir, uma parceria PRAGMÁTICA!", À LUTA COMPANHEIROS!!!!,,,,PRÁ ONDE??? SEI LÁ!!! É TUDO IGUAL??!!
tÁ RUIM HEIMMMMMM?

Cordialmente,
Alberto Jorge A. Marques