sábado, 29 de janeiro de 2011

Opinião do Internauta: O PT e a derrota eleitoral


Parabéns, meu caro Fernando Arthur "Lobinho", a sua análise trouxe um pouco de sensatez a um debate que precisa ser feito tanto internamente, como externamente com a sociedade, pois é preciso que se avançe além da pecha de governo incompetente, desarticulado e sobretudo, sem comando e sem direção.

Até porque, do ponto de vista interno todas as tendências que participaram do governo deveriam refletir sobre o papel delas no governo e como que elas contribuíram, de alguma forma, para o insucesso do governo e eleitoral.

Entendo que mesmo sendo a DS, a principal tendência, responsável maior pelo governo, e portanto, é natural que caia sobre ela as críticas de condução equivocada do governo, da inabilidade política no debate e no diálogo com as outras forças e partidos da base e ainda, de uma arrogância visível de seus principais quadros, ou seja, sua "intelegentísia", o núcleo duro. Entretanto, o que dizer das demais forças internas do partido, ou preferiram deixar a banda passar, ou simplesmente lotearam o governo apenas para usufruir do poder e etc., achando que não teriam o mesmo ônus do insucesso, afinal não eram eles que tinham o poder da "caneta".

Digo isso, porque me parece lógico que, daqui a pouco, começe as discussões eleitorais para 2012 e 2014 sem que se faça um balanço do governo, seus acertos, seus erros e, sobretudo o seu legado para o partido. Não podemos concordar que essa derrota seja somente da DS, ela é a derrota de todo o partido aqui no estado do Pará e, mais ela pode significar um longo período fora do poder (quem sabe essa década inteira), pode significar, também, uma maior flexibilização ideológica de nosso partido no Pará, consolidando uma degradação ideológica já evidente.
Não podemos deixar de considerar que nossas principais lideranças estão sem "substância", o Paulo Rocha, está cassado como ficha suja e a Ana Julia em que pese um capital eleitoral significativo, também cairá sobre ela a falta de comando, a inaptência e inabilidade política, além da incapacidade administrativa, ou seja, nós precisamos discutir toda essa trajetória do pt no Pará para tirarmos lição e organizarmos o presente, as lutas e os próximos embates para que possamos, ainda, projetar o futuro.

Não dá para o partido se furtar dessa tarefa, tem que assumir para si... é espinhosa, é difícil como sempre foi na história desse partido aqui em nosso estado. O que não pode acontecer é a bancada estadual ou um ou outro de seus deputados assumir esse papel, talvez com claro objetivo de se colocar como um possível nome. Essa não é tarefa de ninguém da bancada estadual e muito menos da bancada federal. Embora entenda, que eles terão papel destacado nesse processo, estou convencido que essa tarefa é do diretório estadual do PT-PA.

Concluo meu comentário, sem ter a pretensão de esgotar o tema, dizendo que, precisamos acumular sobre nosso estado, suas dimensões, os problemas de acessibilidade, suas regiões, mesoregiões, a discussão de divisão do estado (o pior cenário é o partido não ter posição sobre esse tema, o que faz com que nossos deputados federais defendam as duas posições a depender do público e de seus interesses), as políticas públicas federais, estaduais e municipais, a democracia direta, orçamento público, controle social. E o papel de nosso partido, nossos parlamentares na discussão, na implementação das políticas federais no Pará e na defesa do governo Dilma.

UM ABRAÇO E VAMOS A LUTA COMPANHEIROS!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

Soube a pouco dias que a Senadora Marinor Brito, já está causando caras e bocas na militancia do Psol e de sua APS. Tudo porque lotou em seu gabinete um punhado de petistas ou ex petistas.Os comentários que rolam é que ela está com saudade.Não se sabe se é do PT ou dos petistas.Dizem que STALIN baixou nela!

Carmino disse...

Esse filme ja vi! Quando é pra fazer campanha liga pra militancia, quando se elege, esquece de consultar esta.

Anônimo disse...

A DS conseguiu realizar a façanha de enterrar O PT no Estado, loteando o governo sem critério e realizando uma administração pífia, sem comando, recheada de escândalos e sem dá visibilidade às coisas boas do governo.
Segundo, deixou o PMDB à vontade para fazer oposição sistemática, minar e implodir o governo por dentro, participando do mesmo. Só aos 45 do segundo tempo, que os quadros dessa legenda foram apeados.
Terceiro, se afastou dos movimentos sociais, cooptou lideranças e imobilizou as lutas, deixando de provocar alteração na correlação de forças na sociedade. Justamente no momento que Belém mais precisa de um governo como trincheira de luta contra as ações privatistas e as maldades do DUDU e seu governo antidemocrático e antipopular, a Ana Julia fez acordo para depois voltar atrás em torno privatização da água.
Quartos e último ponto, na discussão eleitoral podem debitar os erros na conta da direção majoritária do PT e não só da DS, a adoção de um pragmatismo alucinado passando por cima de princípios para fazer uma política de aliança mais esdrúxula possível (SEFER/DUCIOMAR/BENGTSON/ALMIR - o assassino de sem terra). Isso, a militância histórica e o quadro ideológico do partido não digeriu, como também até hoje, não engoliu o apoio dissimulado dado pelo governo Ana Júlia ao DUDU, nas últimas eleições para prefeito da capital.

Anônimo disse...

A DS conseguiu esmagar pricípios, desconstruir conceitos, desagastar a imagem do partido e suas lideranças, fazendo acordos e alianças espúrias com DUDU/SEFER/ALMIR. E com isso,jogou o partido na vala comum da política. E agora, parece que tá preocupada com os quadros que ingressam no PSOL.

Anônimo disse...

E A Unidade na Luta, que elegeu Deputados Chico da Pesca e Miriquinho Batista com as fraudes no Seguro Defeso? EXISTE ALGO MAIS ILEGÍTIMO? Voces só querem arranjar bode expiatório. Tem que fazer uma avaliação correta, são cumplices de tudo que ocorreu no governo ficaram caladinhos por que pegavam seu quinhão, principalmente na SEDUC, muita grana

Anônimo disse...

O cara postar comentário três e meia da matina, com certeza tá pesada consciência pesada, e não consegue dormir e nem fazer uma avaliação isenta. Vai dormiiiiii....

Anônimo disse...

Se o nobre anônimo das 03:46 acha isso, que tudo se resume na busca de um bode expiatório, por que só se limitam a fazer avaliação nos blogs de plantão e não vem para o debate franco e aberto? Vcs se abraçaram com merda,e depois querem deixar todo mundo fedendo? POde?

Anônimo disse...

O PT e a sociedade sabe o que é o Campo Majoritário e seu pragmatismo e Beto Faro apoiando Jatene pelo interior, e Paulo Rocha fazendo Campanha caladinho sem criticar os tucanos, é Chico da Pesca que ninguém conhecia, apareceu pescando votos com o seguro-defeso. Vcs. são uma vergonha. Em Ananindeua o PT está de quatro para Helder.

Anônimo disse...

POr que tu não te revelas anônimo com sotaque baiano, para a dicussão ficar mais no nível. Essa avaliação tá enviesada e cheia de equívocos. Não concordas?