terça-feira, 29 de março de 2011

Racismo: Porque ele ainda está solto?


O Globo

RIO - O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter após uma polêmica entrevista ao programa CQC, da Band. Ao participar do quadro "Povo quer saber", em que respondeu a curiosidades do público, o deputado disse que seus filhos não correm o risco de namorar uma mulher negra ou virarem gays, porque "foram muito bem educados". - Não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco. Os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu - disse Bolsonaro, em resposta a uma pergunta da cantora Preta Gil. Sobre como encararia a homossexualidade de um filho, o deputado voltou a repetir que "não corre este risco": - Isso nem passa pela minha cabeça. Eles tiveram uma boa educação. Eu sou um pai presente, então não corro este risco. Numa entrevista em que disse que seus gurus na política são todos os presidentes da ditadura militar, Bolsonaro falou também sobre uma possível participação em uma parada gay: - Não iria porque não participo de (eventos para) promover os maus costumes. Até porque acredito em Deus, tenho uma família, e a família tem que ser preservada a qualquer custo, senão a nação simplesmente ruirá. Em seguida, o parlamentar respondeu por que é contra as cotas raciais, adotadas em várias universidades brasileiras. - Todos nós somos iguais perante a lei. Eu não entraria em um avião pilotado por um cotista, nem aceitaria ser operado por um médico cotista. A forma como Bolsonaro agiria em relação a opções dos filhos foi questionada mais de uma vez pelo público. Em uma delas, perguntaram ao deputado o que ele faria se um filho fosse flagrado usando drogas. - Daria uma porrada nele, pode ter certeza disso - disse o parlamentar, para responder em seguida se "torturaria" o filho pelo uso de entorpecentes: - Se agir com energia é torturar, vai ser torturado. Antes de dizer que é "uma pessoa excepcional dentro de casa", Bolsonaro disse que detesta Cuba e que, por ele, Dilma Rousseff jamais seria presidente da República: - Pelo passado dela, de seqüestros e roubos - afirmou, referindo-se à época em que a presidente fazia parte de grupos de esquerda que lutavam contra a ditadura. Bolsonaro também enumerou os motivos pelos quais sente saudades do regime militar no Brasil: - Do respeito, da família, da segurança e da ordem pública e das autoridades que exerciam autoridade sem enriquecer.

5 comentários:

Guzi disse...

"respeito"!? Havia respeito naquela época!?A liberdade de expressão era respeitada?
Assim como não há hoje também não havia antes.

Anônimo disse...

Depois de mais de vinte anos de redemocratização esse órfão da ditadura e saudosista do regime de militar ainão não se acostumou com a democracia? Esse seu discurso racista e de viés facista é totalmente incompatível com o ambiente democrático em que vivemos. Ele cometeu crime de racismo e faltou com o decoro. Logo, tem que ser punido.


Toquinho

MOVIMENTO disse...

REPUDIO AO MAU EXEMPLO

A União de Negros pela Igualdade no Pará – UNEGRO/PA – entidade com mais de 23 anos forjados na batalha incessante contra o racismo, as desigualdades de gênero e de classe social e que incansavelmente defende o exercício pleno da cidadania pela população negra brasileira repudia as manifestações racistas, preconceituosas,homofobicas do deputado federal Jair Bolsonaro.
Para nós da UNEGRO/PA a manifestação do Deputado Federal Bolsanaro não é algo isolado e sim a materialização do pensamento de determinado setor da sociedade brasileira que fomenta o racismo e o ódio a homoafetividade.Faz parte da resistência dos que são contra as conquistas que o povo brasileiro tem alcançado na luta por igualdade de oportunidade e espaços reais de inclusão social.
Por isso, temos que unir a sociedade brasileira para repudiar e sepultar tais manifestações evitando, assim, que esse tipo de pensamento venha a tomar corpo como nos regimes nazistas,pois só traz atraso para o desenvolvimento e fortalecimento de nossa sociedade.
Vanderlei Pinheiro-Presidente Estadual da UNEGRO/PA

Anônimo disse...

Visitando vários blog's observei q só falam isso: "Punição a Bolsonaro"
Não estou aquí contra ou a favor dele, mas gostaria de me manifestar.
Fala-se bastante q bolsonaro é preconceituso, q ele é contra a democracia e etc..Acho isso um absurdo.Preconceituoso é acha que ele não pode ser diferene dos outros , talvez a maioria.Hoje ser a favor de gay, negro,índio é moda , mas ser a favor naquela época(ditadura) sofreria o mesmo procenceito q o bolsonaro sofre hoje, pq hoje a ditadura é minoria enquanto no passado foi maioria.
Democracia é respeitar a opinião dos outros sem perseguir ou difamar.
Uma coisa importante q bolsonaro fala é q atualmente a familia e a moral são um pouco esquecida e enterrada diante desse discurso moderno de liberdade e igualdade, onde se acha q tudo é possível.
Acho q o mundo ficou mais flexível e moderno , como a internet, onde as relações afetivas ficaram mais expostas, mas temos q aceitar q algumas relações e instituições como a família se mantém tradicionais e q diante disso temos q refletir o q é melhor para nossa vida e nossas próximas gerações
Bruno Moraes

Anônimo disse...

Ele ainda está solto, e irá continuar, pelo simples fato de não ter cometido crime de racismo.
Deputado Bolsonaro não cometeu crime de racismo, no máximo teria cometido crime de injúria agrava pela questão racial. Será que o bloguista, a pessoa que edita o material não tem este conhecimento? Se não o tem talvez seria a hora de obtê-lo.
Crime de racismo, segundo a legislação, é o ato de não permitir que a pessoa desfrute de serviços, acesse ambientes, entre outras situações por sua cor, raça ou crença religiosa!