quinta-feira, 17 de março de 2011

Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil denuncia: “Nas obras de Belém o trabalho mortifica o homem!”

Por Atnagóras Lopes (foto)

Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém leva denúncias ao Ministério do Trabalho



No dia 14 de abril, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, recebeu uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores da Construção civil de Belém (PA)
e um representante da executiva nacional da CSP-Conlutas.
O encontro teve como objetivo levar às autoridades do governo federal a situação precária nos canteiros de obras na cidade. “Os patrões têm recebido bilhões dos governos federal e estaduais e o que temos visto nas obras é aumento da precarização, da terceirização e da insegurança, ainda mais agora depois do que aconteceu na obra da Real”, denuncia o sindicato.
O Sindicato reiterou que, com a denúncia, espera dos órgãos federais atuação mais determinada em defesa da qualidade de trabalho os canteiros de obras em Belém.
O representante da CSP-Conlutas, Zé Maria de Almeida, disse que a for
ça e a tradição de luta dos trabalhadores de Belém são a principal arma pra derrotar a ganância dos empresários que tem tido ao seu lado os governos de plantão, mas destacou que a audiência com Ministério do Trabalho foi uma iniciativa muito importante do sindicato. “É preciso levar essa luta até as ultimas consequências para acabar com descaso dos empresários”, salientou.

A advogada da entidade, Ana Kelly, avaliou positivamente a reunião e destacou o compromisso assumido pelo ministro, Carlos Lupi, em intensificar as fiscalizações em Belém.
Desabamento no edifico Real Class: tragédia anunciada - No dia 29 de janeiro de 2011 ocorreu o desabamento do Edifício Real Class, em Belém, trazendo à tona, em maior escala, o que durante anos o Sindicato da categoria denúncia às autoridades: que o setor da construção civil em Belém sofre de forma continuada os efeitos do descaso com os investimentos em segurança do trabalho.

Em Belém, no mês de janeiro, foram registrados cinco óbitos de trabalhadores, todos decorrentes de acidentes do trabalho. Número alarmante diante da média geral que equivale a 1,05 acidente de trabalho por dia.
Essa triste estatística é agravada com os de baixos salários, péssimas condições de trabalho, falta de segurança e pouco benefício social para os trabalhadores.
Reivindicações - As entidades presentes no encontro encaminharam pedido ao Ministério do Trabalho solicitando que o mesmo garanta o acompanhamento de todas as investigações referentes às causas do desabamento do Edifício Real Class, bem como o acesso a todos os laudos e perícias realizados no curso desta investigação.
Além disso, o sindicato solicitou a determinação de uma Ação Fiscalizadora Emergencial em todas as grandes obras em execução da cidade, com o acompanhamento de um representante do Sindicato.

Por Bianca e Pedrina.

Nenhum comentário: