domingo, 17 de abril de 2011

Iates de comitiva de Bill Gates ficam retidos em Manaus


KÁTIA BRASIL Folha de São Paulo
DE MANAUS

Dois iates que pertencem à comitiva do bilionário americano Bill Gates, fundador da Microsoft, ficaram retidos no porto de Manaus (AM) por ordem da Polícia Federal. Nove tripulantes não puderam deixar o local.
O motivo da retenção era a documentação irregular, de acordo com a PF.
O iate Kogo teve problema com documentos no despacho com a Marinha. As duas embarcações foram liberadas neste domingo.
Bill Gates, que não está na embarcação em Manaus, chegou ao Brasil no dia 9 para uma viagem por rios da bacia amazônica. Em Santarém (PA), ele chegou em um jatinho fabricado pela Bombardier.
Em um iate luxuoso, Gates visitou afluentes do rio Tapajós e comunidades ribeirinhas em Santarém. No Amazonas, segundo um operador de cruzeiros turísticos, ele e sua comitiva navegam em águas do rio Negro.
Segundo a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, na sexta-feira o iate Silver Cloud foi fiscalizado por agentes federais no rio Negro, em Manaus.
A PF informou que, durante a fiscalização, encontrou os funcionários com irregularidades nos documentos, mas não esclareceu se era falta de visto nos passaportes.
Os funcionários (três mulheres e seis homens) da embarcação foram convidados a prestar esclarecimentos na Delegacia de Imigração. Depois de cinco horas, as nove pessoas, que não tiveram as nacionalidades divulgadas, foram liberadas.
A Capitania informou que o comandante do iate solicitou prosseguir viagem para a cidade de Coari (370 km a oeste de Manaus), mas não obteve autorização da Marinha.
Neste domingo, o iate Kogo foi liberado e seguiu viagem. Por voltas 15h, a Marinha deu autorização ao iate Silver Cloud.
Os funcionários do iate não falaram com a imprensa. A reportagem da Folha não localizou representantes do Consulado dos Estados Unidos, em Manaus, para falar sobre o caso.

Nenhum comentário: