quarta-feira, 13 de abril de 2011

Liberdade de Imprensa vive tempos ruins no Pará

Temos os casos de censura feito pelo  Judiciário paraense aos Blog´s do Barata, Perereca da Vizinha e Hiroshi, agora essa da polícia   prender uma equipe da TV Liberal. A sociedade paraense precisa se posicionar, a liberdade de Imprensa é um bem que nos custou caro.  O Pará não  é uma uma ilha onde  censores e repressores podem ficar  impunes, aplicando multas em blogueiros e prendendo jornalista.



Jornalista da Tv Liberal é detido durante reportagem no Acará

Uma equipe da TV Liberal foi detida por policiais militares quando fazia uma reportagem sobre as péssimas condições da saúde na região do Acará. O repórter Guilherme Mendes, o cinegrafista Carlos Batista e o motorista-auxiliar Edmílson Luz foram abordados pelos policiais e conduzidos até a delegacia sob acusação de entrar na unidade de saúde sem autorização. A prisão aconteceu por ordem da diretora da Unidade Mista de Saúde, Simone Almeida.


Guilherme Mendes estava dentro da unidade quando foi abordado pelos policiais militares. O restante da equipe estava no carro, do lado de fora da unidade de saúde. Os policiais queriam levar o repórter dentro da viatura até a delegacia, mas desistiram quando Mendes disse que só iria se a situação fosse filmada durante todo o trajeto. Assim, ele seguiu no carro da TV liberal, que foi escoltado pelos PMs até a delegacia. 'A diretora da unidade de saúde acompanhou a nossa equipe até a delegacia e lá desistiu de registrar o boletim de ocorrência', revelou o repórter Guilherme Mendes.



Ainda segundo Mendes, a equipe ficou cerca de meia hora detida pelos policiais militares, até que diretora da unidade desistisse da ocorrência. Ela também resolveu abrir as portas da unidade mista de saúde para que a equipe da TV Liberal fizesse uma visita. 'Mas só tivemos acesso à área administrativa', contou.



Moradores da cidade e mototaxistas fizeram um protesto na porta da delegacia exigindo a liberação da equipe da TV Liberal, o que aconteceu em seguida.


Há tempos a TV Liberal recebe muitas denúncias de falta de médicos, medicamentos e péssimas condições de higiene no hospital. Antes de ser detido o repórter Guilherme Mendes encontrou muitos pacientes à espera de atendimento, além de flagrar três ambulâncias quebradas no local. A única ambulância que estaria funcionando, estava parada na garagem do hospital.


Mendes ainda encontrou lixo hospitalar nos fundos da unidade de saúde, que começou a ser incinerado, quando funcionários perceberam a presença da equipe de reportagem.



A ordem da detenção teria sido dada pela Prefeita do município, Francisca Martins. Mas a prefeita informou, por telefone, que não sabia do fato e que não deu nenhuma ordem para deter a equipe de reportagem da TV Liberal.


Ela disse ainda que está em Belém, em uma reunião do Coimp (Conselho Integrados dos Municípios Paraenses), do qual participam 50 prefeitos, desde às 8h00, até às 11h45. Ela conta ainda que só ficou sabendo do fato quando saiu para o intervalo da reunião e recebeu um telefonema da produção da TV Liberal. 'O que eu estava sabendo era que a equipe ia fazer uma matéria sobre a produção de mandioca e sobre o festival que acontece no final de semana. Só fiquei sabendo da prisão quando me ligaram. De maneira nenhuma eu daria uma ordem dessas', afirmou.



Martins disse ainda que tentou contato, tanto com a diretora da unidade de saúde, como com a secretária de saúde do município, mas não conseguiu. 'Vou com certeza proceder sobre isso e punir quem usou meu nome', ameaça.



Repúdio -
O Sindicato dos Jornalistas se pronunciou sobre o caso repudiando qualquer ato de censura à liberdade de imprensa. 'A nossa assessoria jurídica já foi acionada, vamos entrar com uma ação judicial contra todos os envolvidos, por danos morais.', declarou a presidente do Sinjor, Sheila Faro.



Ela afirma que situações como essas prejudicam o profissional. 'Esse tipo de ação é prejudicial para imagem do profissional que está apenas trabalhando. O que a equipe estava fazendo era legitimar a situação pra mostrar à sociedade o que estava acontecendo com um órgão público',

Redação Portal ORM

3 comentários:

Anônimo disse...

Rui,

O Banpará está promovendo uma verdadeira caça aos funcionários do Banco que foram cedidos ao Governo Ana Júlia. Eles estão sendo descomissionados e transferidos da Matriz do Banco para as agências (de preferência bem longe de suas casas).

É o Governo Jatene mostrando a cara!

Agência de Detetives disse...

O sinsepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acará)Vem através deste expressar sua repúdia a estes fatos ocorridos em nosso municipio cometido pelas autoridates, aparentemente pactuadas entre si, poder publico Municipal e estadual, atraves de seus representante "polícia militar, secretários, diretores e assessores da prefeitura" e dizer que em nossas praticas sindicais estamos travando verdadeiras batalhas judicias, em virtude dos constantes desreitos, por parte da gestão municipal em detrimento as leis do pais (direitos constitucionais e RJU)Os nossos associados se sentem cada vez mais
acoados frente a esta ditadura civil em que se encontra nossa cidade.

Deixo o contato para enventual fedback.

e-mail:sinsepa_acara@yahoo.com.br; e nosso blog: http://sinsepa-acara.spaceblog.com.br/

sinsepa disse...

sinsepa_acara@yahoo.com.br