segunda-feira, 16 de maio de 2011

Entrevista com Beto Ribeiro, vice-presidente do PT Ananindeua: "Hoje eu acho que o PT Ananindeua está em uma paralisia muito grande, vamos dizer assim, uma paralisia crônica"


.
Ananindeuadebates – O PT vai realizar o seu encontro municipal no final deste mês, vai decidir sobre o lançamento de candidaturas a vereador. Vai ter candidatura própria para prefeitura de Ananindeua? Fale um pouco sobre o que será discutido no encontro.

Beto Ribeiro – Nós temos hoje várias avaliações dentro do partido, feitas pelas tendências que  compõem o PT. Mas a avaliação que eu faço, como vice-presidente e representante da tendência Articulação Socialista (AS) - ligada ao deputado Bordalo, a Milton Zimmer e Beto Faro - é que nós vamos puxar  o debate para o  PT sair com uma estratégia montada de uma candidatura própria majoritária para disputar a prefeitura de Ananindeua. Em relação à Câmara de Vereadores, temos 40  militantes do partido que colocaram seus nomes para a disputa. Eu acho que a estratégia desse encontro é o partido sair mobilizado para uma candidatura própria à prefeitura.

AD – O PT já tem nome para candidato a prefeito?

Vereador Pedro Soares (PT)
BR - Listo aqui quatro nomes que se destacam a nível municipal e podem muito bem entrar na disputa. São: Luis Freitas, secretário de Segurança Municipal, Felippe Bastos, diretor do DEMUTRAN, a vice-prefeita Sandra Batista e o nosso vereador Pedro Soares. Na verdade, até agora, nenhum deles se colocou à disposição para ser o representante do PT na disputa para a prefeitura, mas eu avalio que nós temos outras lideranças no PT Ananindeua que podem assumir essa tarefa. Até o encontro definiremos esse nome.

AD – O   PT  faz parte  do governo Helder Barbalho, tem a vice-prefeitura, dois secretários municipais. Como você avalia a participação do seu partido no  governo Helder? O PT tem alguma de suas bandeiras políticas implantadas no governo, como o orçamento participativo e o Banco do Povo?

BR – Olha, o PT enquanto direção partidária, direção executiva, não tem conseguido dialogar com a gestor  municipal no sentido de implementar projetos que são bandeiras históricas do Partido dos Trabalhadores, como as citadas e outras mais. Hoje os interlocutores do PT que conversam com o prefeito  são a vice-prefeita e os dois secretários.

AD – Você foi candidato a presidente do PT Ananindeua nas últimas eleições internas do partido (PED),  passou para o 2º turno e iria disputar  com o atual presidente Jose Oeiras. Mas você retirou sua  candidatura e não explicou muito bem o porquê da sua desistência. Como você avalia a atual gestão do PT?

BR – Hoje eu acho que o PT Ananindeua está em uma paralisia  muito grande, vamos dizer assim, uma paralisia crônica. Um exemplo: eu sou convocado a uma reunião da Executiva, e essa reunião é realizada em uma mesa de bar. Acho que isso é muito negativo para a imagem do partido. O PT chegou a um estágio que não pode voltar atrás, ser o partido de 10 anos atrás, hoje estamos no governo federal, acabamos de sair de uma experiência à frente do governo estadual, governamos oito anos a prefeitura de Belém, estamos no governo municipal de Ananindeua com a vice-prefeitura, eu acho que reunir em bar é inadmissível.
Presidente do PT José Oeiras
Sobre sua referência a respeito do  último PED,  eleições internas do PT. Sim, naquele momento retirei minha candidatura, apesar de ter sido o mais votado entre os sete candidatos que disputaram o 1º turno, indo para o 2º turno com Jose Oeiras. Eu retirei minha candidatura em nome da unidade partidária, do crescimento do partido no município, achava que naquele momento teríamos que fazer uma grande aliança com todas as tendências para consolidação do PT em Ananindeua. Infelizmente, isso não está acontecendo, o partido hoje nem sede para se reunir tem. Acho que o grupo que está majoritariamente à frente do partido, que é a Unidade na Luta, que tem a presidência na pessoa  do Sr. Jose Oeiras  e também a tesouraria, é o responsável de dar a linha ao partido neste momento, haja vista que eles têm uma grande liderança que é um secretário municipal (Luis Freitas).  A paralisia do partido é muito ruim, e isso vai ser avaliado no próximo encontro, que será realizado no final deste mês.

AD – Nas eleições  municipais de 2012 provavelmente teremos o  presidente da ALEPA, deputado Pioneiro, disputando a prefeitura, tendo como oponente alguém indicado pelo prefeito Helder Barbalho (Eliel ou Chicão, ambos deputados). Você falou no início da entrevista que o PT terá candidatura própria. A pergunta é: se o PT não passar ao 2º  turno,  e a disputa for entre  Pioneiro e o candidato do prefeito, quem o PT apoiaria?

BR – Primeiro, o PT vai ter candidatura para disputar e ganhar. Como não fujo do debate, ou da pergunta... (risos) vamos lá.  Não vejo nenhum cenário do PT apoiando Pioneiro. Ele é do PSDB, um partido que disputou com o PT a última eleição para presidente e perdeu e a nível do estado eles fizeram uma campanha muito ruim, maculando a imagem do PT e da governadora Ana Júlia. Acho difícil o partido abrir algum canal de discussão com o PSDB. Isso não quer dizer que teríamos como única opção apoiar o candidato do prefeito Helder Barbalho. Se ocorrer tal situação, poderíamos ficar como meros espectadores no 2º turno das eleições municipais de 2012.  

AD – Obrigado.


41 comentários:

Anônimo disse...

Na avaliação que fez da atual direção do PT de Ananindeua, o companheiro Beto só esqueceu de dizer uma coisa: que é vice-presidente do Partido no município, portanto deveria ter responsabilidade com a gestão tanto quanto os demais membros da Executiva. Além de uma tremenda falta de ética expor o PT dessa forma, o companheiro deveria era ser mais atuante na Executiva. Se era pra ficar na oposição, por que o companheiro compôs a gestão, então?

Leiliane disse...

Além do (feliz) comentário que me antecedeu, quero esclarecer que a retirada da candidatura do companheiro Beto ao 2° turno do PED de 2009, se deu também em função da vaga na Executiva cedida pela Unidade na Luta, já que a Chapa da qual Beto Ribeiro participava não teve votos suficientes para chegar à direção. Diga-se de passagem, não é qualquer pasta, é a vice-presidência, responsável por conduzir o Partido na ausência do presidente.

Anônimo disse...

Passa oito anos comungando da política do barbalhos em Ananindeua, sem autonomia nem pra investigar os fantasmas da prefeitura, e ainda quer lançar candidato próprio?

Anônimo disse...

Esse vereador mudo, que vive do silêncio para não acordar os fantasmas de Ananindeua, lá tem credencial pra ser candidato a prefeito? Conta outra.

Anônimo disse...

Enquanto o PT for bengala do PMDB dos barbalhos, aí em Ananindeua, fica dfícil se apresentar como um projeto alternativo para a disputas que se avizinham. Não achas Rui?

Na Ilharga disse...

De tudo que foi dito, do que não precisou falar pois já se sabia e do que foi omitido por conveniência conclui-se que o partido ficou tão desfigurado nesses últimos anos que a ele só resta uma saida: candidatura própria e, caso não alcance o 2º turno, pregar o voto nulo e denunciar que ambos os candidatos são integrantes do conluio Barbatene. Obviamente, se os dois forem do campo citado na entrevista.
E mais: dentre os citados para a candidatura à prefeitura, melhor seria se os quatro fossem candidatos a vereador, na perspectiva de ampliar nossa bancada e voltarmos a ter uma representação legislativa, pelo menos quantitativamente, digna do tamanho do PT. Para o Executivo, que se busque um nome novo, infenso as disputas paroquiais e mesquinha que presidem os debates atualmente no município e tenha competência político administrativa capaz de empolgar o eleitor, que anda de saco cheio da mesmice até aqui apresentada.

Anônimo disse...

Parabéns Betinho vc. falou algumas coisas que estão presa na garganta da militância a algum tempo.

Wellyn Nascimento disse...

É...quem viver verá. Mas espero sinceramente, que o PT de Ananindeua não se acanhe e tenha candidato próprio para a disputa da PMA! A esperança é a última que morre!

Anônimo disse...

O Beto, vc tem que falar o nome do Bar, assim a militância vai e acompanha as reuniões, só espero que o pagamento desse regabofe, não seja pagos com as combalidas finanças do PT Ananindeua.

Anônimo disse...

Ei Jorge deixa de canalhice!!! se não vejamos, palavras suas: "caso não alcance o 2º turno, pregar o voto nulo e denunciar que ambos os candidatos são integrantes do conluio Barbatene." que dizer que hoje, mesmo sabendo das agruras administrativas de Ananindeua, por ser aliado ao prefeito não pode denunciar, apurar denuncias etc...? por que não denunciar hoje? o que impede?

Por pessoas como você é que a administração ana Julia foi limada pelos tucanos!!!

Juca

Anônimo disse...

Lembrando a todos que a pauta do encontro é Estratégia eleitoral.no máximo podemos indica os nomes que se põem a disposição, não existe definição de candidatos. O debate na atual situação é muito grave que pede até a unidade do PT, se não seremos engolido eleitoral-mente, Companheiro : Oeras veio com um currículo de Quadro Nacional. temos que botar essa experiência em pratica.

Henesto.

Na Ilharga disse...

Juca, canalha é vossa genitora e você pra ser um asno completo só faltam as penas.
Não preguei omissão. Ao contrário, defendo exatamente que o PT ananin afaste-se desse conluio que dirige o governo do estado e tem um projeto comum para 2012, 2014 em diante, pois Jader, em vias de ficar sem mandato, pretende ter o filho como substituto, inclusive como vice do Lorota na chapa que vai tentar a reeleição.
Ah, jumento não tem penas? Então você já é um jumento completo.

Anônimo disse...

É cômico ouvir do vice-presidente PT Ananindeua que há uma paralisia crônica, afinal ele e mais algumas lideranças vivem conveniências em Ananindeua sem se dispor a construir coletivamente esse partido.

Companheiro, antes de criticar faça uma reflexão, "olhe-se no espelho", interprete a metáfora e certamente verás que precisa contribuir para ajudar a construir um partido independente de articulações personificadas que só trazem nossa descaracterização. Aí é muito cômodo falar em crítica de uma "suposta doença" que retarda o partido, como se você não fosse parte dele.

Prof. Erbio Santos - Movimento Luta e Compromisso Popular/BAM - Unidade Na Luta/Ananindeua

Via email

Anônimo disse...

Evaldo Barros,

Parabéns companheiro Beto Ribeiro, você foi muito feliz quando relatou que o problema do PT Ananin é uma paralisia crônica, quando você fala em paralisia crônica, nos remete a tempos passados, tempos estes, que você também presidiu o partido, portanto, penso que você também tem responsabilidades com o problema. Tenho certeza de que seria muito mais salutar para o partido se ao invez de usarmos o problema para nos promover, tentassemos resolvé-lo, já que você é o vice-presidente. Saudações Petistas.

Anônimo disse...

Companheirada,

A fora as ofensas e os comentários mais exaltados. Entendo não ser o principal, pois o correto seria se elevássemos o tom diante de fatos que considero alarmente, pra dizer o minímo, o PT ESTÁ SEM SEDE! FOI DESPEJADO! ISSO É CUMULO DA INCOMPETÊNCIA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA dessa gestão.

Essa é questão central como aceitar que, no estãgio atual, com vice-prefeitura, dois secretários e um monte de cargo comissionado o PT não tenha recursos para manter uma sede e tocar a política. Aí, companheirada, é melhor enrrolar a bandeira e ir pra casa.

É verdade companheiros, é esse o mesmo partido que algum tempo atrás, aprovou avaliação das eleições, avaliação da relação governo-partido, avaliação do governo Helder, autonomia partidária, formação política, ah é claro... mais cargos no governo Helder. E é esse o mesmo partido que já protocolou audiência com o prefeito a pelo menos uns 2 a 3 meses atrás, é não é recebido pelo alcaide de plantão... isso é uma evidente desmoralização pública.

O problema companheiros, é de origem, alguns setores do partido fizeram negociação própria e deixaram restante do partido a ver navios. Não bastasse isso, se instalou uma administração atrás da outra que só vem acumulando dívidas em nome do coletivo partidário, sem que a militãncia seja sequer comunicada, quanto mais ouvida.

Portanto, companheiros algumas perguntas urgentes precisam ser respondidas:
1) A vice-plrefeiia, os dois secretários e os vários cargos comissionados pagam o partido?
2) Como o partido está sem sede, as vésperas de seu encontro municipal?
3) E os encaminhamentos aprovados anteriormente, vão ser cumpridos?
4) Como vamos aprovar candidatura propria, se não conseguimos, sequer dá conta da organização partidária?
5) Qual vai ser nossa relação com o governo de plantão: subserviente como é hoje ou uma posição autônoma e dirigente?
6) Por último, nesse estágio, vai ter mesmo o encontro?
7) A situação do PT ananin é tão ruim que, não seria um caso de intervenção do regional, para botar ordem na casa?

De uma coisa não tenho dúvida, quem viver verá!!!

Bruno Calheiros disse...

Sr. Beto Ribeiro... O sr promove uma enorme covardia ao fazer tal afirmação. diria eu que isso que vc descreve é de uma total e enorme canalhice... Vc mente ao afirmar que queria a unidade do partido ao decidir declinar da decisao de disputar o 2o turno... Se querias tanto a tal propalada unidade partidaria, prq no sr nao a promove neste instante tao importante, no lugar de simplesmente vir criticar. Não critique Beto, ajude os companheiros da coordenação a levantar o nosso partido e em especial o presidente Oeiras!!! Tmbm ne?... Oq se pode esperar de alguem que decidiu nao fazer campanha pra Ex - Governadora Ana Julia?... Prq se ela perdeu, em muito tem tmbm o dedo ruim de ua tendencia, que nada fez pra ajudar, muito pelo contrario... Essa sua tendencia e o mais infeliz e real exemplo de petistas amarelos e isso é uma vergonha para a gente. Por favor Beto, se vc nao quer ajudar o pt ananin a crescer, a voltar a ser oq era, esse humilde militante lhe pede, saia, se nao quer mesmo ajudar, nao atrapalhe quem quer reerguer o pt, saia do partido e va para onde vcs sempre quiseram etar, o psdb.

Anônimo disse...

Na ilharga quem articulou a vice-prefeitura com o Barbalhão foi a Governadora.
A votação no Encontro Municipal para saber se o PT teria candidatura prória ou aliança com o Helder ganhou a aliança com PMDB contando com os votos do Beto Ribeiro, Pedro Soares, Luiz Freitas, Newton Pereira e suas respectivas tendências.
Contra o Helder eles não tem coragem. Agora que o partido tá fragilizado e não vai ser mais o Barbalhinho querem candidatura própria.
O Beto deveria se lançar candidato.
Luiz Freitas e Felipe Bastos não tem coragem de enfrentar o Helder.
Pedro Soares não faz um mandato combativo.
E Sandra Batista nunca deveria ter aceitado o convite (insistente)da Governadora de vim para um cargo que não tem visibilidade nenhuma e de um Prefeito extremamente centralizador que não permite que ninguem faça nada para não apagar o seu brilho e a sua estrela, afinal ele é candidato a Governador.

Anônimo disse...

Caro bruno sei que vc. É inimputável , já defendeu Valeria Pires Franco é contra a CPI da ALEPA então esse papo de que a AS não fez campanha para Ana, é irmos para PSDB, fala sério! . Deixa pra lá, ninguém te leva a sério mesmo. Betinho cumpriu um papel interessante trouxe o Debate sobre o PT Ananindeua e mexeu com o brio do Partido, e da militância petista de Ananindeua, que estava de cabeça baixa, sem se posicionar, isso me faz lembrar alguns militantes do PMDB, PDT e outros partidos aqui de Ananindeua, quando perguntamos alguma coisa sobre o Partido deles , eles não sabem de nada, ou só sabem que tem um empreguinho no governo Helder ou na ALEPA com Pioneiro, e isso garante a sobrevivência, e só começam a militar na época das eleições, na verdade, vestem a camisa de cabos eleitorais. Processo que alguns dirigentes petistas que hj. vivem as sombras do governo Helder tentam impor à militância, essa capa de cabos eleitorais, hora, a militância do PT é um patrimônio da esquerda brasileira, são guerreiros e guerreiros são pessoas como cantava Gozaguinha. Beto cutucou a onça com vara curta, está ai o resultado, com esses comentários e nos corredores da vida política de Ananindeua, o PT está vivo. Isso que é o PT, um partido de opinião, decisão e militante, não um amontoado de gente lutando por um empreguinho, ou atrás de um chefinho ou chefinha... vamos a luta. Viva o PT Ananindeua!

Sede Já!

Bruno Calheiros disse...

Primeiramente anonimo, tenha a coragem de aparecer, como eu mostro minha cara comentando, faça vc o mesmo, covardia é a pior coisa. Eu inimputável?... Vc diz que eu apoiei Val e eu naquele momento apoiei sim, por achar que precisávamos de apoio para derrotar os tucanos e sempre tive um relacionamento blogueiro cordial com Vic, alias ele sempre me tratou com respeito em seu blog. , Eu não sou contra a CPI, apenas acho que essa CPÌ já nasce morta, ou vcs acreditam nesse papo furado do governador e de seu senador que eles realmente aprovam uma cpi que pode queima-los e queimar seu principal aliado o pmdb?... Fala serio eu!!!... Papo de que vcs não fizeram campanha pra Ana?... Vcs não fizeram campanha pra Ana cara pálida e fizeram campanha pros tucanos, porque eu vi rodando carros com a dobradinha Antonio Armando – Beto Faro. Eu não te perguntei se ninguém me leva a serio ou não, essa e uma opinião idiota de quem não tem nem coragem de aparecer, se escondendo atrás de um anonimato!!!... Realmente se a nossa militância estava de cabeça baixa e isso e a única coisa que concordo contigo, a culpa foi de vcs do Campo Majoritário que quiseram ir cheirar o rabo do barbalhinho, foram vocês que decidiram por isso e o beto que hoje reclama, no encontro que decidiu o nosso futuro, a 4 anos atrás no pitagora, para justificar essa decisão absuda, veio com um debate rasteiro e nojento, contra o companheiro juscelino, na época um dos principais coordenadores de meu grupo político. Essa e a forma de vcs fazerem política. Enfim meu caro covarde, se vcs são tão petistas assim, como descreve uma feliz postagem acima, prq o sr Beto Ribeiro não se candidata a prefeito?... Ele não e o gostosao?... Não e o grande petista deste município e maior que todos?... Quero ver agora!!!

Castro disse...

O PT, em Ananindeua, há muito que não passa de uma "sigla". As ditas lideranças se afastaram das bases e rezam na cartilha dos barbalhos desvergonhosamente.

O representante do PT na câmara é um "brincante" e permite que o prefeito o faça de marionete. Jamais defendeu o interesse dos trabalhadores naquela casa. Uma de suas últimas ações foi solicitar o título de "cidadão ananin" para o dono desse blog.

O PT-Ananin há muito tempo é servil ao PMDB e está compactuando o desgoverno dessa cidade, que se encontra abandonada e entregue ao lixo, à lama, à violência, à corrupção e à falta de políticas públicas.

Esse PT também é fruto das articulações "político-eleitoreiras" da senhora ex-governadora Ana Júlia e seus mandatários, com o apoio de alguns "puxa-sacos" como o do blogueiro Na Ilharga, que por sua vez continua cego e incoerente.

Nesse sentido, aqui vale a máxima “Antes tarde do que nunca”. O ideal seria que os petistas puro-sangue exigissem que o partido entregasse imediatamente todos os cargos que possui e passasse a fazer realmente OPOSIÇÃO em busca de uma “cidade pra todos”.

Conclamo todos os companheiros e companheiras que convergem com essa idéia a assinarem esta manifestação!!

Um forte abraço,

Companheiro Castro!!

Anônimo disse...

Gostei da idéia do companheiro Castro. Eu ssino: Jorginho do Curuçambá.

E você Fernando Bin Laden, vai assinar?

Anônimo disse...

Eu também compartilho dessa ideia. Caso queiram um PT de verdade entreguem os cargos e vamos fazer oposição. Eu assino: Valdirene Souza, escola pública municipal.

E você, companheiro Favacho, vai assinar?

Anônimo disse...

O Bin Laden e o Favacho podem até assinar. E o Luis Freitas, será que assina? Essa eu pago pra ver!
Eu assino por um PT de verdade: Alex Seabra, professor da rede pública

Anônimo disse...

Égua! Taí, essa é uma boa. Vamos ver quem é quem agora. Eu assino sim. João Gouveia.

Será que F.Bastos vai assinar e deixar essa mamata?

Fernando Assunção disse...

Companheiros eu já faço oposição as Barbalhos, essa pergunta não é para mim!

Fernando Assunção

Bruno Calheiros disse...

Renovação na Casa da mae joana ananin urgente ´oq queremos e é oq este militante sempre defendeu!!!... Aquela casa a muito tempo nao tem um vereador que lute verdadeiramente por uma sociedade mais justa, pis oq temos la de fato sao capachos do alcaide municipal, seja ele quem for. Quero ver alguma liderança que tenha sangue realmente vermelho correndo nas veias que se disponha a vir candidato a prefeito!!! É incrivel que partidos menores ja ate lançaram nomes e nos nada!!! eu Bruno Calheiros, apesar da fala idiota e infeliz de alguns que diz que nao fedo e nem chero, mais mesmo assim eu apoio este manifesto. Precisamos, pela sobrevivencia partidaria, pra voltarmos a tempos nao tao antigos, em que eramos um partido combativo, de representação verdadeira na casa da mae joana ananin e ´principalmente, virmos pra ganhar a prefeitura. Se o companheiro Beto diz que o pt tem que vir pra disputar e ganhar a prefeitura, prq ele nao se veste de homem, sai debaixo da cama e vem pra rua concorrer a prefeitura e principalmente, dialogar com a sociedade, teoria beto e muito bom, quero ver acontecer e na pratica!!!

Anônimo disse...

Essa herança da Ana Júlia, de aliança com os barbalhos, nãotem mais razão de ser. O próprio PMDB não cansou de fazer oposição participando do governo Ana Júlia, foi o grande cavalo de tróia de seu governo. POrtanto, não tem porque alguns companheiros manterem essa fidelidade ao projeto dos barbalhos, em Ananindeua.

Anônimo disse...

Acho que o PT-Ananin deve uma explicação pra sociedade e o mínimo que pode fazer é abandonar essa gestão desastrosa, fruto da corrupção, e mostrar realmente de que lado está, se do povo ou dos que exploram o povo. Assino esse ato de manifestação.

Valmir Ferreira, educador.

Companheiro Júnior, espero que vc assine, vamos cobrar na nossa categoria.

Anônimo disse...

parabens beto. nao podia esperar outra coisa de vc. vamos reerguer o pt e sermos alternativa real em ananindeua.

Fernando Assunção disse...

Só tem um nome que pode cumprir essa missão de candidatura própria, que tem todas qualidades para ser um candidato com perfil, nome, e sobre nome e experiência. e nunca se vendeu. Prof: Luis Cavalcante. Prefeito de Ananindeua Urgente!

Bruno Calheiros disse...

Primeiramente, candidato a prefeito tem que construir o partido no seu dia - a - dia. Tem que participar das reunioes da coordenação, debater, indagar, mostrar propostas pro partido, eu pelo menos nao vou aceitar possivel candidato que caia de para - quedas neste partido, que venha de conchavos e arranjos politicos de tendencias, para depois com o perdao da ma palavra, vir fuder conosco? Luiz Araujo para nos e um pessimo exemplo, que nao devemos seguir e principalmente cair no erro de aceitar, errar uma vez e humano mais 2 e burrice cronica. Ja estao colocando prof. luiz avalcante aqui, ate concordo, nao tenho nada contra, mais ele como qualquer outro tem que vir pra dentro do partido e discutir nos foruns partidarios.

Unknown disse...

Sé foi em um Bar não importa. o que está em debate é o rumo que o PT está levando, o Presidente que não atende o telefone, é a Vice que não está nem ai para o partido, só que sabe de seu ultimo suspiro político, é secretário que nomeia pai e irmã, e para acabar o Pt já não Tem sede.
Que filme é esse?
O Jeito é chama o Jack Sparrow para ir em Busca do Baú da dignidade política para o PT de Ananindeua!

Anônimo disse...

enviada via email

NOTA DA PRESIDÊNCIA

A Presidência do PT de Ananindeua esclarece e opina sobre a declaração do Vice-presidente sobre o partido divulgada no Blog Ananindeuadebates como segue:
1) Nesta gestão do PT - que tem um ano e três meses -, a direção executiva e o diretório nunca se reuniram em bar ou bares. A informação do vice-presidente de que a direção tinha se reunido num bar não é VERDADE. O que houve foi um convite pessoal ao vice para participar de uma conversa com representantes de forças políticas que atuam no PT de Ananindeua, que por sugestão do companheiro Alex do CSR foi no Bar do Portela. Reuniões de forças políticas são comuns na vida do PT e não é uma instância partidária. A ultima reunião da Executiva Municipal foi convocada para se reunir no prédio do Curso PROFISSIONALIZAR (ver CIRCULAR 06/2011 de 07 de maio de 2011- segue em anexo). Nesta reunião foram retomados os encaminhamentos da organização do Encontro Municipal que ocorrerá no próximo dia 28 de maio, evento este previamente CONVOCADO pela direção partidária. (ver CONVOCATÓRIA 01/2011 em anexo);
2) Sobre a alegação de paralisia crônica do PT de Ananindeua, a direção atual (Executiva, Diretório, setoriais) tem se debruçados com muito esforço na tarefa de reorganização partidária: no primeiro semestre de 2010 foram criadas várias setoriais, até então apenas existia a Secretaria da JPT; no segundo semestre nos dedicamos à campanha eleitoral. De forma regular estão funcionando as instancias partidárias (ver RELATÓRIO DE GESTÃO em anexo). Foi organizada a Secretaria de Finanças, inclusive foi firmado um Convênio com a Prefeitura de Ananindeua para descontar em folha de pagamento as contribuições dos DAS filiados no PT. A Secretaria de Organização (SORG) tem se dedicado no acompanhamento da política de filiação do partido, através do sistema eletrônico do Diretório Nacional. No inicio deste ano, pela primeira vez em seis anos de participação no PT no Governo, foi realizada uma PLENÁRIA de militantes e uma reunião da Executiva para avaliar o PT no Governo Municipal, onde saiu como resultado um Balanço Crítico e Analítico sobre o PT no Governo que serve de parâmetro para a tomada de decisão do partido sobre nossa participação neste Governo Municipal. E mais, dirigentes do partido e a presidência tem realizados contatos e reuniões com forças politicas, lideranças de partidos - principalmente aqueles que estão no arco de aliança do PT - sobre a agenda eleitoral de 2012.

Anônimo disse...

continua..
3) Em relação à sede do partido: o PT nunca teve uma sede, sempre alugou imóveis para funcionamento de seu escritório. O escritório da Cidade Nova 7 era um contrato de um ano que se encerrou no final de abril e o local ficou inapropriado para o uso e funcionando do PT, mas estamos providenciando outro espaço com melhores condições para atendimento ao público.
4) No que se refere à ESTRATÉGIA ELEITORAL 2012, que posição o PT vai adotar: se disputa com candidatura própria ou não é o Encontro Municipal que vai estabelecer a metodologia para o debate interno no partido. Mas cabe informar que a Presidência tem – por decisão partidária - acompanhado e participado de vários momentos e debates que apontam no geral para a necessidade do PT ter candidatura própria em 2012. Então, o vice-presidente está atrasado em definir oficialmente para dentro do partido sua posição, haja vista que em sua declaração no Blog ele afirma que ainda "VAI PUXAR" o debate na sua organização sobre este tema (cuidado vice para não perder o “time” e o bonde da historia sobre este assunto!). O PT é uma força política nacional estadual e local, deve ter posicionamento firme diante do quadro conjuntural municipal, sob pena de não ter força suficiente para ser um ator importante na disputa eleitoral em 2012.
5) Por fim, o vice-presidente remove as pedras do processo do PED 2009 que parecia ser matéria superada e explicada no PT. Por isso, cabe informar que se o vice tivesse – como insistia na época – disputado o segundo turno seria amplamente derrotado, pois seu nome não unificava o partido. Ainda, a diferença no primeiro turno entre os dois concorrentes a Presidente foi cerca de 10 votos. Ao contrário do que disse o vice no Blog Ananindeuadebates, a unidade partidária só foi possível graças aos esforços coletivos de todas as forças politicas e dos (as) militantes do PT que pela primeira vez unificaram o partido na composição da direção municipal, inclusive a própria AS tendência importante no PT do Pará e no CNB que em Ananindeua naquele PED não teve votos suficientes para entrar na composição da Executiva sendo comtemplada em função da renuncia de uma vaga da UL na Executiva para o vice- presidente e uma outra no Diretório para a Chapa Mensagem ao Partido.
PT Saudações
Brasília - DF, 17 de maio de 2011.
José Oeiras
Presidente do PT de Ananindeua
Membro da Coordenação Estadual da UL/RMB

Bruno Calheiros disse...

Conversei de formas muito rapida com o vereador Pedro. Ele me confirmou que o Encontro, em havendo, esta confirmado para a Camara Municipal. Ele infelizmente nao podera participar, pois estara acontecendo de forma simultanea o Encontro nacional do Setorial de cultura petista e ele estara la nos representando. Porem, afirmou que se houver debate de fato e o debate for que devemos sair e ser oposição, ou seja, se o debate declinar para a candidatura propria, ele nao apenas ssina embaixo, apoiando, como sera oposição na camara de vereadores. quem viver, como disse a companheira Wellyn, vera!!!

Anônimo disse...

Hesitei muito em escrever algo sobre minha saída do PT. Porque por mais que faça uma exposição de motivos, certamente elas servirão para municiar meus desafetos contra mim. Mas é necessário explicar minha decisão. Então vamos lá.

1) Saio do PT de cabeça erguida, pela porta frente sem mágoa de ninguém, na certeza de que dei o melhor de mim, fui um militante dedicado e disciplinado de ação dinâmica e apaixonada, foram mais de vinte anos de militância, vitórias e derrotas moldaram minha vida política, no PT aprendi a ser grande, deixo aqui valorosos amigos.


2) A decisão não foi fácil. Minha esposa ainda não acredita, logo ela que sempre reclamou por atenção, que eu dispensava mais ao PT que a ela e a família, sinto que até ela está triste. Mas a decisão foi necessária .

3) A decisão foi tomada juntamente com meu grupo, eu tinha que escolher em ficar sozinho no PT ou ir para outra legenda com meu grupo, pois para eles a falta de apoio, a forma desrespeitosa e o preconceito dos diretórios estaduais e municipais, em relação a minha candidatura a deputado, contribuíram para o mau desempenho em 2010. Optei em acompanhar a decisão do grupo, pois sem dinheiro e sem grupo não teria a menor chance em 2012. Recebi um ultimato em fevereiro, que deveria sair em março do PT e procurar outra legenda, acatei a decisão do grupo e mantive o grupo unido.

4) Outra razão é que como sou evangélico, tenho tentado avançar nesse eleitorado, mas o PT conta com uma rejeição muito grande entre os evangélicos, em Curuçambá também temos uma rejeição acentuada a candidatos petistas, em outra legenda elimino esses dois problemas.

5) Em um blog fui acusado de não ter ao menos a consideração de avisar os companheiros. Ao contrário comuniquei ao Luiz Freitas e ao Miriquinho ainda em 2010. O restante do partido certamente tomaria conhecimento, pois no PT as noticias voam.

Quero agradecer a todos os ex companheiros, em especial ao Luiz Freitas e a Unidade na Luta!!

Um forte abraço !!
Joclau

comentário postado Via email

Bruno Calheiros disse...

Esta explicado entao prq Joclau saiu do PT. Ele saiu prq simplesmente e declarou isso, nao se preocupava com o partido e sim consigo. Simplesmente a sua saida foi uma forma oportunista de quem sabe tentar se eleger nas proximas eleições... Em resumo, nao era realmente petista e isso e uma vergonha.

Unknown disse...

Joclau é isso você teve coragem de sair e dizer e a Vice que fica escondendo suas pretensões, tudo mundo sabe que ele está parece cão sem dono que de uma brecha ela vai.

Anônimo disse...

É MUITA CARA DE PAU DA UNIDADE NA LUTA, NAS ELEIÇÕES DO PT DIZIAM QUE IRIAM TRASFORMAR O PARTIDO DAR CARA NOVA, MONTAR UMA ESTRATEGIA COLETIVA PARA CRESCER O PT. NUM MUDARAM NADA E FICOU PIOR PELO MENOS O PT TINHA LUGAR PRA SE REUNIR E AGORA, NADA .... MAS NOS JA SABIAMOS DISSO OEIRAS QUE VC NÃO ERA NADA DE MUDANÇA....PELO MENOS NA EPOCA BETO E PEDRO TINHA SEDE NE....

Anônimo disse...

O QUE POSSO VISUALISAR NESTE MOMENTO É QUE UM PLANO MALEFICO ESTA PARA SER DEFLAGRADO NO PT ANANINDEUA. HELDER QUER A LEGENDA DO PT PARA AS PROXIMAS ELEIÇÕES E LUIZ FREITAS, SANDRA, PEDRO E FELIPPE BASTOS ESTÃO PRONTINHO PRA ENTREGAR O PT A ESTRATEGIA PMDBISTA. QUANTO A OEIRAS ESSE COITADO NUM TEM FORÇA PRA RESISTIR A NADA...

Anônimo disse...

PT Ananindeua, isso existe ainda? Não , não existe mais. Existia há 15 anos atrás, mas veio os Barbalhos e cooptou todo mundo, dos competentes aos incompetentes.Todo mundo agora quer ter seus carrões e ter suas amantes, o povo que se exploda. Ananindeua meria melhoir sorte.
De um ex-militante que fazia manifestação contra Jader Barbalho nas ruas do município, andava com bandeiras vermelhas. Ananindeua, onde os fracos não tem vez...