quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Entrevista - Censura no Pará: blogueira é exonerada por perseguição política

Entrevista com a blogueira Franssinete Florezano (foto), editora do blog Urutaperá, mais conhecido como blog da Franssinete,  um dos mais acessados do Pará. Franssinete tem sido vítima de perseguição por parte de políticos paraenses, foi vítima de uma campanha de difamação movida pelo ex-deputado do DEM, Vic Pires Franco, que montou um blog só para tentar denegrir a sua imagem. 

Na eleição para o governo do estado em 2010, foi perseguida pela coordenação da campanha do atual governador Simão Jatene, devido a matérias veiculadas em seu blog. Foi condenada a pagar uma multa de 100 mil reais, e teve um pedido de prisão decretada. Medidas judiciais revogadas depois de uma grande campanha feita nas redes sociais, que levou os tucanos a retirarem a ação. Agora é a vez do vereador Gervázio,  Morgado (PP), que ficou famoso nacionalmente por ser flagrado tomando cerveja dentro da Câmara dos Vereadores de Belém. Ele usou de arbitrariedade para exigir a exoneração da blogueira do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Ananindeua Debates - Por que você foi exonerada do TCE?

Frassinete Florezano
- Porque tive que escolher entre o cargo e o blog, o Twitter e o Facebook

AD - Para você, foi um ato administrativo ou político? 

Vereador Gervázio Morgado
FF - O vereador Gervásio Morgado foi ao TCE, no gabinete da presidência, e de lá encaminhado ao da vice-presidência, onde eu era assessora, e pediu aos gritos a minha exoneração ou que me calassem. Estava transtornado, todo mundo ouviu, o capitão ajudante de ordens disse que quase entra porque temeu pela integridade física do conselheiro, tal era a violência das palavras e o tom.

 
AD - Não foi a 1ª vez que você sofreu retaliação pela sua atuação como jornalista nas redes sociais, você acha que a blogosfera está incomodando aos políticos paraenses? 

FF - Está incomodando e muito. Antes, só os jornais, rádios e TVs detinham a informação. Agora que ela foi socializada, ficou praticamente impossível manter a sociedade na ignorância dos acontecimentos que antes eram restritos a meia dúzia de "bem informados".

AD - Então esses atos de censura e arbitrariedade não irão te calar?


FF -  Claro que não. Vou continuar fazendo meu trabalho jornalístico com toda convicção de minha responsabilidade cidadã.
Gostaria de acrescentar que o presidente da Câmara de Belém, vereador Raimundo Castro, assim como todos os vereadores ligados a Gervásio Morgado e ao prefeito Duciomar Costa, que se sentem incomodados com meus posts, também pressionaram pela retirada do ar de meu blog, Twitter e Facebook ou minha exoneração.

AD – Obrigado, Franssinete.

FF - Obrigada

6 comentários:

Anônimo disse...

Em que país nós estamos? É inconcebível que em pleno seculo XXI ainda termos abusos de poder dessa natureza e vindo justamente de onde se deveria dá exemplo.

Anônimo disse...

Sabe do provérbio: Sò se atira pedras em árvores que dão frutos? Pois é, assim aconteceu com nossa querida Fran. Mas ela não vai se calar nunca, como fizeram com a Perereca. Seu blog nos informa de tudo. A Sociedade civil passou a conhecer a podridão que envolve o Judiciário, o Legislativo e outros órgãos de governo. Força amiga. Se você calar, as pedras falarão Um abraço

Anônimo disse...

Um blog informou que o Prefeito de Benevides, Edimauro e a deputada Luzinete, sua esposa, vão sair do PR e vão se aninhar junto com o Kassaba. Benevides está jogada às traças. Foi punida pela irresponsabilidade deste prefeito. Não tem mais o atendimento médico. O Ministério da Saúde suspendeu os repasses. Enquanto isso, a Deputada, aquela que nem abre a boca, a Hello Kit, continua ganhando seu dinheiro às nossa custas. É de lamentar.

Anônimo disse...

Como podemos acreditar na Justiça paraense, que absolve o deputado pedófilo Seffer? Ele, que tem muito dinheiro, contratou o Tomas Bastos, ex Ministro da Justiça para defendê-lo. Pobre menina, pobre criança que teve seu destino, sua pureza enxovalhada por um ser abjeto, um verdadeiro monstro. Quem têm dinheiro nunca vai ser condenado. No final da história, Seffer é capaz de dizer que a culpada foi a criança. Foi ela que arriou a calcinha e pediu para ser violentada. Seffer, a justiça dos homens é falha, mas, Deus está vendo tudo. E não perdes por esperar. Hoje estás rindo por tua absolvição,enquanto a família pobre da criança está chorando pedindo justiça. Mas amanhã, quem vai estar chorando serás tu, porque, mesmo que queiras, não vais dormir nunca mais, pois tua consciência sempre estará dizendo: Culpado, culpado

EDINALDO OLIVEIRA REIS disse...

BOA NOITE A TODOS E ME SOLIDARIZO COM A JORNALISTA FRANSSINETE, POIS SÓ SABE A DOR QUEM UM DIA JÁ PASSOU POR ESSA SITUAÇÃO, MAS SEJA FORTE, DIGNA E DE CARÁTER, SABEMOS QUE PAGAMOS UM PREÇO ALTO EM DEFESA DO POVO, POIS EU JÁ FUI AMEAÇADO, TENTARAM MATAR MINHA ESPOSA, AGREDIRAM MINHA FILHA E FUI CASSADO RECENTEMENTE PELOS VEREADORES DA SITUAÇÃO, MAS JÁ RETORNEI, GRAÇAS A DEUS, PORÉM NÃO ME CALAREI E MUITO MENOS DESISTIREI DE TENTAR PELO MENOS COMBATER A CORRUPÇÃO QUE SE INSTALOU NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS, DO ATUAL PREFEITO DO PMDB, CLAUDIO BARROSO, POIS IN LOCO SABEMOS DE SUA RIQUEZA ILÍCITA E DE SEUS PARENTES E AMIGOS MAIS "ÍNTIMOS".

CADÊ O MP, TCM, MPF E PF QUE AINDA NÃO ATUARAM COMO DEVERIAM, POIS CONTINUA A "MATANÇA NO HOSPITAL", POIS NÃO TEM MÉDICO E NEM MEDICAMENTOS. NA EDUCAÇÃO, FALTA UMA MERENDA DE QUALIDADE, RECENTEMENTE A MERENDA ERA UMA FATIA DE MELANCIA OU SUCO COM BOLACHA VENCIDA.

EDINALDO OLIVEIRA REIS
VEREADOR DO PMN
SÃO JOÃO DE PIRABAS/PA

Anônimo disse...

A Franssinete falta com a verdade quando diz que o vereador entrou aos gritos no TCE. É só perguntar pra qualquer funcionário de lá. Inclusive pro ajudante de ordens que ela cita, criminosamente em sua entrevista.
Perá lá, ela quer mandar no órgão e nos conselheiros, então que se lance como candidata. E mesmo assim ela vai ver que nenhum conselheiro se mete nos assuntos particulares de seus assessores. Ela sabe disso e fica se fazendo de santa, tenha dó!!!!!!!!