quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Efeito Edmilson: Resolução do PSOL abre caminho para alianças

O Psol (quem diria?) abriu caminhos para alianças. Com perspectiva  de eleger prefeitos em Belém, Macapá e Rio de Janeiro, o partido, que nasceu radical, resolveu dar uma flexibilizada. No III Congresso, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, decidiu se abrir para política de alianças, as quais deverão ser submetidas, caso por caso, à direção nacional.  O congresso elegeu como novo presidente  o deputado federal (SP) Ivan Valente, ligado à tendência APS (Ação Popular Socialista), que hoje tem maioria no partido e é considerada a direita pelos radicais psolistas.  Um fato que chamou atenção foi a ausência da ex-senadora e hoje vereadora Heloisa Helena, considerada a grande liderança nacional do Psol quando da sua fundação, já tendo sido inclusive sua candidata à Presidência da República. Depois que a APS assumiu as rédeas da agremiação, ela vem se afastando dos núcleos de decisão, havendo boatos de que caminha para se aliar a Marina Silva na formação de um novo partido. 

Alguns grupos radicais prometem fazer barulho contra essa guinada à direita, como avaliam algumas organizações esquerdistas sobre a política de aliança adotada pela APS e Cia Leia mais... O que está deixando os radicais à beira de uma crise de nervos é o Psol  se aproximar do PT já nas eleições de 2012 (vale recordar que o PT é tido até o momento como uma espécie de inimigo público numero um dos psolistas).  Mas como em Macapá foi aprovada aliança com o PTB, e no Rio com o PV do neotucanoverde Gabeira,  a aliança com o PT deixa de ser um cruzamento com o diabo e pode se tornar apenas um remédio amargo, mas necessário, no caso do deputado Edmilson Rodrigues ir para o segundo turno nas eleições para a prefeitura de Belém, contra um tucano, ou contra Jordy do PPS. Quem viver verá. 

10 comentários:

Na Ilharga disse...

Meu caro Rui,
É bom lembrar que o deputado Ivan Valente defendeu, em 2010, o voto crítico na candidata Dilma Rousseff, portanto, a posição do grupo que ora dirige o PSOL não é tão ortodoxa quanto a dos ex-dirigentes.

Anônimo disse...

Adimiro o PSOL pela diferença que faz na política brasileira.
No Pará, o trabalho do deputado Edmilson Rodrigues é elogiável.
Fazer aliança com o PT é um erro.
PT, PV e PCdoB representam para mim, os maiores erros políticos da esquerda,

Anônimo disse...

Mano

Tu estais com teu juizo no lugar?

Jordy "se candidato for" passar de miseros 3% , só na tua cabaça!

Vila$$a , Video Marabá, Nomeação de Temporarios etc

Acorda para o Debate

Anônimo disse...

Caro blogueiro petista, não se iluda, em Belém o psol não aceitará alianças desse naipe. Alianças só com pstu e pcb!!

Anônimo disse...

Com o PT não precisa, o petista mesmo, de verdade votará no EDMILSON RODRIGUES.

Ainda mais se o PT vier com mais do mesmo e do mesmo de sempre: ANA, PUTY, PAULO ROCHA ou algum preposto...!

Esses o PT tem que deixar para trás, passaram, ou vem com novos nomes, sinalizando novas posturas, mas respeito às bases, ou EDMILSON pode ignorar o PT e sua cúpula, pois as bases do PT estarão com ele. Ponto final!

Chega da aliança entre Jáder e Paulo Rocha, essa sim matou o PT no Pará!

Edmilson é o candidato do PT das bases, quem viver verá!

Na Ilharga disse...

Égua! O espírito natalino entrou com toda a força no nosso anônimo das 12:09. Cuidado, meu caro. A realidade pode desmentir seus sonhos e aí o trauma é pior.

Anônimo disse...

caro Rui baiano!!!!!!!!!!!!!

so um milagre pode levar o Companheiro Edmilson a cadeira d prefeito novamente !!!!!!!!!!!!!!! com o cerco que se fechou com a volta do maior corrupto dessse Estado.
mais vamos esperar as danças das cadeiras.....

Zeca Pedra

Marcos Duarte disse...

camaradas se vcs acham que o psol vai governa sozinho estão enganados, na primenira porrada, CMA tira ele da prefeitura, eu luto pelo densenvolvimento nosso povo e confio na capacidade politica dele. O PSol não vai eleger metade da camara de vereadores de belém se eleger muinto elege 2, ate porque o edmilson não é candidato a vereador e sim a prefeito. não sou Ptista mais a postura do pstu e pcb, e da propria DS-PT só ajudou o ultra-consevadorismo voltar.

Matos disse...

Quando saí da APS disse, profeticamente, à companheirada que não tinha mais idade para "começar de novo" como sugeriu Gonzaguinha
Nem precisou muito tempo... começa a ficar igualzinho ao PT que eles dizem tanto odiar.
FE NO QUE VIRÁ !

ANTONIO CARLOS GOMES CARDOSO disse...

ACHO MUITO BOM O PT FAZER ALIANÇA COM O PSOL,SOU PETISTA MAS NA MINHA OPINIÃO O EDMILSON,AINDA É O MELHOR E MAIS COMPETENTE POLÍTICO DO PARÁ.VAMOS ACABAR COM AS DIFERENÇAS E COM A SEDE DE PODER,VAMOS BUSCAR O DIÁLOGO POR AMOR A BELÉM,COM ESSAS BRIGUINHAS BOBAS QUEM PERDE É O POVO,NÃO VAMOS ESQUECER QUE A NOSSA ORIGEM É A MESMA,A LUTA POPULAR E SINDICAL.
TONINHO
BARUERI-SP