quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Estudante Camila Vallejo a bela líder da revolta do Chile está no Brasil



Musa do movimento estudantil do Chile, Camila Vallejo participa da 'Marcha dos Estudantes' em Brasília

A principal reivindicação dos estudantes chilenos é a mudança no modelo de ensino, que é em grande parte administrado pelo setor privado. O impasse com o governo daquele país já dura três meses e conseguiu mobilizar outros setores da sociedade.

As últimas paralisações foram consideradas as mais intensas desde a redemocratização do Chile com o fim do governo do presidente Augusto Pinochet (1973-1990)

Fonte: Agência Brasil

Perseguição de africanos subsaarianos na Líbia preocupa agência da ONU

 
africanos
Africanos subsaarianos, especialmente os provenientes de Níger, Chade e Sudão, foram alvejados pelos dois lados do conflito depois que veio à tona a informação de que alguns africanos trabalharam como mercenários para o regime de Gaddafi

O Alto Comissário para Refugiados, António Guterres, fez um forte apelo para que africanos subsaarianos  sejam protegidos na Líbia, já que relatos apontam que pessoas estão sendo perseguidas em Trípoli devido à sua cor. O Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) falou pelo telefone na última sexta-feira com Ahmed, um somali que tem vivido em Trípoli como professor universitário desde 2007. Ele permaneceu na cidade desde o início dos violentos protestos anti-governo em fevereiro, que acabaram levando o regime de Muammar Gaddafi e as forças rebeldes à guerra.
Ahmed disse que não sofreu ameaças diretas. Mas agora que os rebeldes tomaram a cidade, ele deseja partir. Na medida em que a maioria dos bairros em Trípoli caiu nas mãos dos rebeldes no começo da semana passada, africanos subsaarianos como Ahmed voltaram a ser alvejados. Segundo Ahmed, “se eles virem que você é africano, que você é negro, você se tornará um alvo”. Ele disse ainda que os residentes locais, muitos dos quais estão armados, estão construindo barreiras nas ruas.
– A situação está muito difícil aqui. Você não pode deixar sua casa nem para buscar água disse ao ACNUR.
Consequentemente, ele e outros somalis estão ficando sem suprimentos vitais. Um grupo de somalis foi atacado enquanto tentava sair de seu apartamento em outra parte da cidade, deixando uma pessoa ferida.
– É realmente muito desesperador  acrescenta.
Africanos subsaarianos, especialmente os provenientes de Níger, Chade e Sudão, foram alvejados pelos dois lados do conflito depois que veio à tona a informação de que alguns africanos subsaarianos trabalharam como mercenários para o regime de Gaddafi. Muitos migrantes fugiram para os vizinhos Egito e Tunísia, mas centenas de outros permaneceram na Líbia. Eles estão presos na capital, já que, novamente, as pessoas negras estão sendo acusadas de colaborar com o ditador.
– Eles dizem que qualquer pessoa negra está contra eles, disse Ahmed, que tem família nos Estados Unidos e um visto esperando por ele na Tunísia – se ele conseguir chegar lá com segurança. O Alto Comissário pediu contenção às forças rebeldes e aos civis.
– Vimos anteriormente que estas pessoas, principalmente os africanos, podem ser especialmente vulneráveis a hostilidades ou atos de vingança. É crucial que o direito humanitário prevaleça nestes momentos de crise e que estrangeiros – incluindo refugiados e trabalhadores imigrantes – sejam completamente protegidos de danos, afirmou.
Combates
As forças leais ao ex-ditador Muammar Gaddafi, integradas por soldados contratados na África Subsaariana, seguem ativas e, nesta terça-feira, participaram de uma batalha que danificou o maior terminal de petróleo da Líbia, disseram trabalhadores do setor e testemunhas. Segundo uma testemunha da agência inglesa de notícias Reuters, chamas e fumaça preta eram emitidos de um tanque no terminal petrolífero de Es-Sider, que carregava uma média de 450 mil barris por dia antes do começo da insurgência contra Muammar Gaddafi em fevereiro.
– Um tanque está em chamas agora, e a expectativa é de que fique totalmente danificado,  disse um funcionário que não quis ser identificado. Ele disse que o tanque provavelmente foi atingido por um foguete nos últimos quatro dias.
Não era possível conferir imediatamente a extensão do prejuízo, e ninguém da Waha Oil Company, empresa estatal que controla o terminal, estava disponível para comentar. O funcionário que foi inspecionar os danos disse que dois incêndios já foram apagados e que ninguém estava trabalhando no momento no terminal, que tem capacidade de armazenar 6,3 milhões de barris de petróleo bruto.
O Conselho Nacional de Transição, governo efetivo da Líbia desde que as forças de Gaddafi foram expulsas da maior parte da capital Trípoli na semana passada, está lutando para reativar sua economia, baseada no petróleo e gás natural. A renda oriunda da indústria petrolífera será vital para o conselho, que tenta pagar salários, restaurar serviços básicos e impor ordem no país assolado pela guerra civil de mais de seis meses contra o governo de quatro décadas de Gaddafi.
Em fuga
O líder deposto da Líbia, Gaddafi esteve em Trípoli até a última sexta-feira, quando deixou a capital e seguiu para a cidade desértica de Sabha, no sul, informou a Sky News nesta terça-feira, citando um guarda-costas de 17 anos de Khamis, um dos filhos dele. O paradeiro de Gaddafi permanece desconhecido desde que forças contrárias a ele tomaram Trípoli e levaram ao fim o governo de 42 anos há uma semana, depois de seis meses de levante apoiado pela Otan e por alguns países árabes. A Sky citou o guarda-costas capturado, cujo nome não foi divulgado, afirmando que Gaddafi se reuniu com Khamis por volta das 13h30 de sexta-feira em um complexo de Trípoli que estava sob forte tiroteio no momento por forças anti-Gaddafi.
O ex-líder havia chegado em um carro e logo em seguida a filha Aisha se juntou a ele.
– Eles tiveram uma reunião bem curta, diz o rapaz. Ele não estava perto deles, mas pôde vê-los muito claramente. Eles entraram em diversos carros Land Cruiser e partiram. Ele (guarda-costas) falou com seu oficial imediato (que disse:) ‘Eles estão indo para Sabha’,  afirmou o repórter da Sky Stuart Ramsay.
Além da cidade-natal Sirte, Sabha é um dos poucos locais remanescentes na Líbia onde as forças pró-Gaddafi se mantêm. Aisha é um dos três filhos de Gaddafi que, junto com a esposa dele, cruzaram a fronteira para a Argélia.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Condenado pela morte de Dorothy Stang tenta anular decisão

Por  Felipe Luchete Folha de São Paulo 

O Tribunal de Justiça do Pará vai julgar nesta terça-feira (30) apelação do fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, condenado no ano passado a 30 anos de prisão pela morte da missionária Dorothy Stang.
Acusado de ter sido um dos mandantes do crime, ele pediu anulação de decisão do tribunal do júri. Galvão aguarda em liberdade por ter conseguido um habeas corpus após o julgamento.
A defesa diz que a imprensa não divulgou "a verdade verdadeira de todos os fatos" e que isso acabou "intoxicando parcela significativa da opinião pública, que pela manhã e à noite 'digerem', sem o mínimo esforço, o que escutam nas rádios e nos jornais da TV".
Carlos Silva - 12.fev.2004/Reuters
O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, foi condenado a 30 anos de prisão pela morte de Dorothy Stang
O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, foi condenado a 30 anos de prisão pela morte de Dorothy Stang
Entre as justificativas, a apelação alega cerceamento de defesa porque o réu ficou sentado no meio do plenário durante o julgamento, longe de seu defensor.
O documento enviado à Justiça apresenta ainda Galvão como pernambucano "filho de humildes lavradores" que foi à região de Altamira "com o senho determinado de vencer na vida" e nunca se envolveu em conflitos, tampouco tem relação com a morte da missionária.
Em 2005, a freira norte-americana naturalizada brasileira foi assassinada com seis tiros numa estrada de Anapu, cidade vizinha a Altamira, onde ela liderava o PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Esperança.
De acordo com as investigações da polícia, o crime foi encomendado por Galvão e por Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, porque ela denunciava a intenção da dupla de tentar possuir ilegalmente de um lote do assentamento. Bida e os outros três réus réus no processo estão presos.

domingo, 28 de agosto de 2011

Jorge Panzera é o candidato a prefeito pelo PCdoB em Belém

Jorge Panzera
O PCdoB resolveu jogar a primeira carta do baralho para a sucessão de Duciomar, lançou o nome de Jorge Panzera a prefeito de Belém. Jorginho que fez uma boa campanha para federal, vem conseguindo reestruturar o partido, depois da lacuna deixada pela morte de Neuton Miranda. 
Agora papo sério, nem as vendedoras de ervas do ver-o-peso  acreditam que o PCdo B vem de cabeça de chapa, o que rola nos bastidores políticos,  é que o PCdoB abandona a aba do PT e fecha com o PSOL, levando um tempinho de TV para campanha de Edmilson, e em troca  ganha a  vice na chapa.

sábado, 27 de agosto de 2011

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nota da assessoria da vice-prefeita Sandra Batista de Ananindeua

Companheiro Rui.

Meu celular esta alguns dias passando por problemas técnicos. Tive acesso a matéria. Sandra Batista não saiu do PT, lamento profundamente a atitude deste rapaz do blog Na Ilharga, que prefere atacar lideranças da esquerda ao invés de travar debates com aqueles que diuturnamente ferem os interesses do povo, fortalecendo a maquina capitalista e tucana no estado do Pará.

Sandra Batista, militante comunista, Deputada Estadual por dois mandatos, Vereadora de Belém e atual Vice Prefeita, tem no seu currículo a defesa dos movimentos sociais, dos setores excluídos da sociedade, e da população mais necessitada. Seus mandatos sempre tiveram a marca da ética e do socialismo.
Tenha certeza camarada Rui Baiano, que no desenrolar da conjuntura política, seu blog terá em primeira mão. Não nos esconderemos no anonimato, porque fazemos política com seriedade e respeito ao povo.

ADELSON MAIA
Chefe de Gabinete da Vice Prefeita

Sandra Batista vice-prefeita de Ananindeua, deixou o PT?

 
Deu no blog  Na ilharga, que Sandra Batista se desfiliou do PT. A equipe do blog tentou entrar em contato com a  assessoria da vice-prefeita,  sem êxito, deixamos recados na caixa postal do celular do chefe de gabinete Sr. Adelson Maia. Esperamos  o retorno para que se confirme a notícia da saída dela do PT.

Senador Mário Couto (PSDB/Pará) combate a corrupção

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sem novidades


Essa semana dois petistas foram destaque  nas redes socias e jornalões, o ex deputado Chico da Pesca, e a professora Edilza Fontes. Chico da Pesca, teve seu mandato cassado pelo pleno do TRE, nos corredores petistas  já era dado como certo o fim da carreira política do ‘’deputado pescador’’, ele  era alvo de investigação do MPF por causa do seguro-defeso, que  multiplicou na sua gestão a frente da Superintendência da pesca. O Ex-deputado vai recorrer no STF. A única dúvida é se os votos dados a ele mantém-se, ou levam o  deputado Milton Zimmer de volta para Paraupebas.
Já a professora Edilza Fontes, há muito não fazia parte da cota do PT, vinha ‘’cutucando o partido com vara curta’’, como ninguém do PT deu muita atenção, ela resolveu se desfiliar oficialmente; A dúvida sobre o rumo da professora,  é se ela vai para o partido da família Barbalho, do qual virou  nova ‘’comadre’’, ou conseguirá um lugarzinho no PCdoB, para fazer campanha ao lado de Edmilson Rodrigues.

PSDB faz comício fora de época para lançar pré-candidatura de Pioneiro

Pioneiro Discursa
Comício com trio elétrico  fechando avenida, e multidão na rua
Ontem  a noite (24/08) aconteceu  um comício nas ruas do Guajará. O PSDB de Ananindeua fechou uma das principais vias do conjunto com um trio elétrico, para a inauguração da sede do partido do município, mas na verdade, o que aconteceu foi um grande comício para o lançamento da pré-candidatura do presidente da ALEPA o Deputado Pioneiro que fez um discurso de quase 1 hora, realizado  dentro da sede do partido;  Ele auto elogiou-se, falou das suas realizações quando prefeito do município (não faltou o velho discurso do asfalto), afirmou que ganhou o último pleito para prefeito em 2008 mas foi  roubado. Citou  os problemas que vem enfrentando  na Assembleia Legislativa,  disse que sua vida política  começou em Ananindeua, e pelo tom do discurso vai continuar. O que chamou atenção, foi  a presença de ex e atuais  correligionários do prefeito Helder Barbalho no comício. 
O ano eleitoral em Ananindeua começou ontem? Com a palavra a justiça eleitoral.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Deputado Edílson Moura (PT) sobre empréstimo dos 366 " O Governo Jatene tenta criar fatóide..para desviar atenção sobre a avaliação negativa que seu governo tem.."


Ontem (23/08) no lançamento do seu site no Sindicato dos Bancários o deputado Edílson Moura(PT), fez um discurso inflamado a respeito da tentativa do governo Jatene criar um factóide sobre o empréstimo R$ 366 milhões junto ao BNDES feito na gestão Ana Júlia: “Estão fazendo uma polêmica afirmando por ai que o governo Ana Júlia praticou várias irregularidades com a verba aplicada no Projeto Ação Metrópole, oriunda de empréstimo do BNDES. Trata-se de mais um factóide do governo Jatene para desviar a atenção dos problemas na Alepa e principalmente da avaliação negativa que seu governo tem nas áreas da saúde, infraestrutura e segurança pública”; Ele afirmou não exite duplicidade de notas na aplicação dos 366 milhões: "Provamos com documentos do próprio relatório do atual Governo, que não existe pagamento em duplicidade no empréstimo BNDES. Os recursos estão aplicados em mais de 80 Municípios e em Emendas Parlamentares. Nenhuma nota foi encaminhada ao BNDES, como mostra nota enviada pela bancada do PT"., disse o deputado.
O Evento também teve a apresentação dos membros do coselho político do mandato, e o deputado divulgou o endereço do seu site : www.edilsonmoura.com.br

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Deputado Edílson Moura (PT) lança Site

O Deputado Edílson Moura (PT) lança amanhã seu Site e instala  o Conselho Político, que o ajudará nas diretrizes do seu mandato. O coselho será formado por trabalhadores, donas de casa, estudantes, líderes comunitários e dos movimentos socias.  O evento será  amanhã (23/08) 

Local:  Sindicato dos Bancários (Doca)
Horario: 19:00
Informações: 32134356

Entrevista com Fátima Nascimento, diretora do Sindicato dos Urbanitários do Pará " A CELPA ..é a pior empresa distribuidora de energia do Brasil".

Ananindeuadebates – Fátima, a população tem feito várias críticas aos serviços prestados pela Rede Celpa, empresa distribuidora dos serviços de energia no Pará. A empresa tem colocado peças publicitárias nos meios de comunicação, informando que está ampliando para melhorar o atendimento à população. Existe realmente por parte da Celpa preocupação em melhorar os serviços?

Fátima Nascimento – A Celpa, depois que foi privatizada pelos tucanos, em 1998, terceirizou vários serviços, demitiu empregados e deixou de investir durante todo esse tempo, não só na melhoria da rede, como  na ampliação e  também na manutenção, e o resultado disso é a constante falta de energia, da qual a população tem reclamado muito. As agências todos os dias lotadas, com pessoas estressadas reclamando de cortes indevidos, queima de eletrodomésticos, tudo isso resultado da falta de investimentos da empresa, e não é à toa que  ela é a pior empresa distribuidora de energia do Brasil.

AD – O sindicato tem tido muita dificuldade em relação às questões trabalhistas com a Celpa. Vocês vão acionar a empresa na Justiça para que cumpra suas obrigações com os trabalhadores?   

FN – Nós temos um termo de ajuste de conduta, que foi assinado há uns três anos, e também temos várias ações na Justiça com relação à terceirização, para que essa prática seja evitada nos serviços afins. Nós temos muitas ações judiciais para que sejam mantidos postos de trabalhos, e que se tenha uma melhor qualidade na prestação dos serviços à população. Enfim, temos travado uma luta árdua durante todo esse período em que a empresa foi privatizada.

AD - Obrigado

domingo, 21 de agosto de 2011

Marcha das Margaridas, Fotos 3

Dilma uma Margarida



Margaridas no poder
Uma Margarida vende o jornal da Velha Causa Operária
O Sol brilha para as Margaridas


Margaridas no Planalto
Margaridas e Cravos do Pará foram destaque

Viva a Democracia!


Fotos: Rui Baiano Santana

sábado, 20 de agosto de 2011

Marcha das Margaridas, Fotos 2



Fotos: Rui "Baiano" Santana

Marcha das Margaridas, Fotos 1

Manifestação das Margaridas do Pará e de Tocantins na cidade de Palmas

Ray Barreto Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT -PA
Caminhada das Margaridas (Pará e Tocantins)   nas ruas de Palmas rumo a Brasília
Pai e Filha, os frutos de Margarida Alves
Margaridas do Pará pelas ruas de Palmas


Harley Cunha(Camisa branca)  presidente do STAFPA e diretores do sindicato, na luta com as Margaridas

Fotos: Rui "Baiano" Santana.

O Blog agradece a coordenação  da Marcha das Margaridas no Pará - Fetagri e a CUT - Pará.
E  ao presidente STAFPA Harley Cunha

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lista das 24 músicas classificadas para o I Festival da Canção Ananin




1.      A MAE DO BRASIL – EUDES FRAGA  – Belém e  JOÃOZINHO GOMES – Macapá (AP)

2.      ACALANDO DE AMOR E SONHO – MARCELO SIROTHEAU – Belém

3.      AINDA O AMOR – MÁRIO MOUZINHO - Ananindeua

4.      BABEL- SERGIO SOUTO – Rio de Janeiro e JORGE ANDRADE - Belém

5.      CAMPO MINADO – ESTEVAM NASCIMENTO – Ananindeua

6.      CANÇÃO AO VENTO – UBERALDO VILHENA JÚNIOR - Ananindeua

7.      CASTELO DE FARSA – DANIEL  LIMA ARAÚJO - Belém

8.      CHAVE MESTRA – MARIA LÍDIA AIRES D EMENDONÇA – Belém

9.      COISAS DO PARA – JOAQUIM ANTÔNIO MACHADO – São Miguel do 
Guamá

10.   CORAÇÃO DE POETA – IVAN CARDOSO -  Ananindeua

11.   DOIS EM UM- DILEAN MONTEIRO PEREIRA – Brasília 

12.   ETERNO APRENDIZ – ALFRED MORAES – Belém

13.   EU E AMÚSICA – FÁBIO MAIA PADUANO Castanhal

14.   EU QUERO MORAR NA RUA -  JUVENAL RAMOS DE OLIVEIRA – Ananindeua

15.   LUA DE FEL – VITAL LIMA- Rio de Janeiro e  LEANDRO DIAS- Belém

16.   O REI DOS TAMBORES -  RAIMUNDO NONATO DA MOTA –Macapá ( AP)

17.   PERJURA –  SÉRGIO LEITE – Belém

18.   QUANDO O AMOR CHEGAR – RAIMUNDO ROBSON SOUSA SILVA - Ananindeua

19.   QUEM VAI MORRER HOJE – EDISON ARMANDO OLIVEIRA  - Mojú

20.   SAUDADE DE SENTIR MEDO -  JOSÉ WILTON SERRÃO NASCIMENTO - Abaetetuba

21.   TERRAS ANANINS MÁRCIO FARIAS – Belém

22.   TIMONEIRO – FIRMO CARDOSO e ISABELLA GRANDI – Belém

23.   TUDO – ALAN CARVALHO -Belém

24.   UM POUCO DE NÓS DOIS -  ALAN DE FIQUEIREDO UCHOA - Belém

Fonte: Assessoria de comunicação do I Festival da Canção Ananin

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Resultado da enquete sobre a participação política de Duda Mendonça na campanha pela divisão do Pará




Contra                                        
 










41 (54%)


A favor
  12 (16%)


Tanto faz
  22 (29%)



sábado, 13 de agosto de 2011

Artigo de Rufino Almeida: APL (Academia Paraense de Letras) " Há vagas sobrando e poucos interessados. A oferta é maior que a procura".



                                                                    Academia Paraense de Letras em Foco

Rufino Almeida

A Academia Paraense de Letras que é um patrimônio cultural dos paraenses e não só dos seus ilustres membros efêmeros passageiros ocupantes de cadeiras numeradas, voltou com força total ao noticiário jornalístico, por conta da eleição do colunista social Pierre Beltrand, do Grupo Liberal. Não fosse tal vitória contra o Poeta Antônio Juraci Siqueira e o escritor Milton Camargo, duas das maiores expressões literárias do momento no Pará, a notícia não passaria de meras notinhas nos espaços dos colunáveis. Nunca antes na História da Academia Paraense de Letras, uma eleição foi tão questionada quanto esta. Intelectuais do Pará e de várias partes do Brasil se manifestaram contra ou a favor, principalmente através de Blogs. Com todo o respeito que tenho pelo cidadão em causa, creio que a Academia além de ter perdido dois importantes intelectuais, principalmente o Juraci que concorreu a pedido das famílias Bruno de Menezes e Alonso Rocha, a casa dos imortais paraense também perdeu muito da sua credibilidade. Um dos pretensos candidatos me confidenciou: depois dessa, estou com um pé atrás quanto a minha candidatura. Há vagas sobrando e poucos interessados. A oferta é maior que a procura.
Ano passado um grupo de acadêmico da ala jovem se rebelou contra os mais idosos. Escrevi sobre o assunto com o título Divergência Entre Faixas Etárias na APL, Coluna Cartas na Mesa de O Liberal de 30 de maio de 2010, transcrito no final deste texto. Alonso Rocha que representava a velha guarda defendia a integridade moral do ex-tesoureiro. Um pouco diferente do que declarei na referida matéria, os rebeldes já tentavam lavar roupa suja através da imprensa. O grupo articulou uma chapa com uma diretoria sem a participação de Alonso Rocha ou no máximo, dando-lhe uma suplência de segundo escalão. Alonso Rocha que conhecia de cor e salteado todos os artigos e parágrafos dos estatutos, desafiou os rebeldes. Resultado: - O Príncipe dos poetas paraenses foi eleito Presidente da APL.
Tendo sido o principal articulador da candidatura de Sarah Castelo Branco, o então Presidente enfrentou outra crise. Os opositores de Sarah Castelo Branco tentaram adiar a eleição por conta de umas notícias sensacionalistas veiculada na imprensa tentando denegrir a imagem profissional da Juíza. Alonso fincou pé, manteve a eleição e posse da eleita. Entretanto, o grupo não perdeu por esperar. Em 2011 Morre Alonso Rocha. Descortina-se dessa forma, o cenário propício para a vingança através da traição póstuma. Seus confrades que o abraçavam e beijavam-lhe a face, choraram muito no seu velório, mas em seguida ignoraram o inalienável desejo do poeta de que sua cadeira fosse ocupada pelo seu amigo Antônio Juraci Siqueira. Alonso Rocha era um reformista cuja principal bandeira era a reforma dos Estatutos da Academia e atualização do seu Regimento Interno. Se não fosse a fatalidade que tolheu seus passos, brevemente o Silogeu teria um estatuto compatível com a evolução dos tempos, suprimindo artigos inúteis, como por exemplo, o Art. 22 do R.I que indica três acadêmicos para falar sobre os candidatos antes do início da votação. Embora sendo mera formalidade, porque teoricamente os oradores deveriam ter total isenção, nem sempre isso acontece. Um dos oradores fez um resumo da apresentação dos candidatos Juraci Siqueira e Milton Camargo e, finalmente, proferiu um eloqüente discurso sobre a vida e obra de Pierre Beltand, emocionando uma parte dos eleitores, enquanto a outra parte ficava inconformada. Na verdade, a apresentação pareceu um discurso de posse. Se isso influenciou alguém, não saberemos nunca. Entretanto, que foi uma típica boca de urna, não houve nenhuma dúvida.
Do alto dos meus modestos trinta anos de bastidores de entidades culturais, previ com todas as letras que Juraci não seria eleito porque aquela eleição era de cartas marcadas. Juraci Siqueira ou Milton Camargo não seriam eleitos naquele momento nem que fossem detentores do “Prêmio Nobel de Literatura da PAZ.”
DIVERGÊNCIA ENTRE FAIXAS ETÁRIAS NA APL.
(O Liberal – 30 de maio de 2010)
Meu primeiro contato com a Academia Paraense de Letras (APL) ocorreu na década de 80, precisamente em 1984, quando eu ainda residia no Rio de Janeiro. Na época, havia publicado o meu primeiro livro e, a APL foi a primeira entidade literária a receber um exemplar. A partir de 1985, já residindo em Belém, comecei a frequentar o referido Silogeu, por conta da minha profissão de fotógrafo, cobrindo a maioria dos eventos realizados em seu auditório e sessões itinerantes. Durante os 25 anos de participação, travei conhecimento com intelectuais de renome, fiz amizade com alguns e ganhei o respeito da maioria.
O que mais me impressiona na convivência dos acadêmicos paraenses é o espírito de respeito mútuo. Sentam-se à mesma mesa com transparente lealdade, o católico, o espírita, o socialista, o militarista, o de esquerda, o de centro e o de direita. Quando por acaso é sujado um fardão, o mesmo é lavado na própria lavanderia da casa.
As Academias de Letras de um modo geral têm seus quadros formados predominantemente por intelectuais de idade avançada. Entretanto, a Academia Paraense de Letras, em 1946, chamou a atenção do mundo acadêmico, quando elegeu Jurandir Bezerra, um jovem de 18 anos. Hoje, embora ainda predomine a maioria de acadêmicos acima de 70 anos, é visível o aumento dos sessentões.
Para a próxima eleição da nova diretoria, a ala da juventude renovadora se insurgiu, montou uma chapa radicalmente jovem, se mobilizou, e fez campanha até pela imprensa a favor da referida chapa, em detrimento dos mais idosos. Como não foi possível consolidar esse objetivo sem que os mais antigos participassem das articulações, prevaleceu o bom senso. Divergir é humano e democrático. Rachar é burrice. A chapa está formada com a força da juventude e a experiência dos mais velhos. Dessa forma, a APL deu um exemplo de maturidade, coerência e disciplina. A cultura agradece, os mortais aplaudem.

(Rufino Almeida).
(Fotógrafo, Poeta, Escritor e Triatleta)