quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Privatização dos Aeroportos: Martelo “vermelho” batido!

Artigo de Atnagóras Lopes*

Com a Privatização dos Aeroportos, o PT torna-se visivelmente cada vez mais verde, amarelo, azul e branco. Pra nada essa afirmação tem a intenção de associação com a bandeira nacional, o que tento aqui é expor-lhes é minha visão (imagem) de um PT que assume as cores e a política que antes eram marcas do PSDB.
Não que isso seja alguma novidade. Fazem bem mais de uma década que o Partido dos Trabalhadores vem promovendo mudanças em seu programa, seus estatutos, em sua política de alianças e em seu, digamos, “modo petista de governar”.
O fato é que nesses últimos tempos tem sido cada vez menor (ha temas em que nem existem mais) as diferenças políticas e programáticas estruturais destes em relação ao PSDB, inclusive esse é um dos elementos que tem desnorteado e gerado crise na atuação da dita oposição ao Governo petista.
O martelo foi batido e as imagens esparramaram-se pelos teles jornais: Num pequeno cabo várias mãos amontoaram-se, ergueram o pedacinho de madeira (martelinho típico dos leiloeiros) e num movimento lento, para permitir as fotos, transmissões e gravações, os representantes dos “investidores” sorriam, afinal a PRIVATIZAÇÃO de três Aeroportos brasileiros estava concluída.
Essa foi uma das mais típicas cenas exibidas durante o Governo FHC (PSDB) e que agora foi expropriada pelo PT. Tudo foi executado como se o tema das PRIVATIZAÇÕES não tivesse sido um dos assuntos mais “polarizados” na última disputa eleitoral, quando em sua campanha Dilma denunciava a “sanha privatista” do PSDB, e do seu então candidato José Serra, e prometia que no seu governo não se entregaria o patrimônio brasileiro à iniciativa privada, ou seja, não haveria privatizações.
A bandeira do PT segue vermelha, mas não a vimos tremular pelas ruas, empunhadas por milhares de militantes que se enfrentaram, inclusive contra forças policias, quando da avalanche de privatizações realizadas pelo Governo do PSDB, de bandeira amarela, azul e pouquinho de branco; É que, agora, tratam-se das PRIVATIZAÇÕES do próprio Governo Petista e seu martelo “vermelho”.
Não pude participar, mas fiquei feliz ao que ver que alguns sindicalistas, de bandeiras vermelhas e até verde-amarelas, protestaram em frente à bolsa de São Paulo, mas em pelo menos um dos materiais distribuídos, ví que haviam “confusões” do tipo: “...defenda o Aeroporto Popular, Dilma não pode destruir os avanços que Lula (PT) fez...”; Pois bem, aqui a mudança também é programática e na perda da independência o que resulta numa capacidade de mobilização diminuída, curta e pouco eficaz, como se pode ver no ato e nas imagens (pouco) divulgadas.
Sabe-se que além da foice, o vermelho e o martelo são marcas, são símbolos que expressam um projeto de sociedade democrática e igualitária e que é possível reerguê-lo. Para tanto, além de afirmar e crer nisso, é necessário convicção ideológica para que, em cada luta objetiva, se busque erguer os punhos, o corpo e a mente dos que vivem do trabalho com essa estratégia o que significa, neste caso específico, travar uma luta contra toda e qualquer privatização.

Ainda que mais um martelo tenha sido batido é necessário seguir desenvolvendo e perseguindo uma luta unitária em defesa da soberania de nosso país, de nossas estatais, de nossa riqueza e ter a consciência que, pra ser conseqüente, essa luta deverá se enfrentar contra a sanha privatista do PSDB e, agora, contra as PRIVATIZAÇÕES do Governo do PT, independente das cores que, pura e simplesmente, estes mantenham em suas bandeiras.


É Coordenador do Sind. Trabalhadores na Ind. Da Construção e Mobiliário de Belém do Pará e membro da Sec. Exec. Nacional da CSP-Conlutas.

8 comentários:

Na Ilharga disse...

Um amontoado de baboseiras que não cabe ao menos retrucar ponto a ponto, dada a indigência argumentativa. Nem ao menos consegue atingir o nível superficial do noticiário do PIG.
Essa é a esquerda que a direita adora porque não sai do nhemnhemnhem sectário que confunde alhos com bugalhos e acaba por adotar a mesma retórica do Álvaro Dias, Aécio Neves e outros menos votados que disseram exatamente a mesma coisa sobre respeito do processo de concessões dos aeroportos de Guarulhos, São Paulo e Brasília, crentes que expiavam o pecado cometido com a venda de patrimônio e ativos pertencentes ao povo brasileiro. Talvez, agora, com esse discurso "aliado" da esquerda que não os incomoda, ao contrário, até os fortalece, pensem na absolvição definitiva. Lamentável!

Anônimo disse...

ESSE E O VELHO ATNAGORAS!!!!!!! BATE PESADO E DEIXA OS BARBAS BRANCAS PT DA VIDA!!!!!! OU SEJA OS VELHOS DE SEMPRE!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Este é o discurso vazio de alguns companheiros. Qual é a denominação do que aconteceu com os aereportos?Se não foi a privatização, foi a venda de um patrimônio público. Ora, vamos deixar de lado esse resquicios da ditadura militar que temos que ficar calado e assistindo o trem passar. O PT mudou a sua concepção programática. Isso é fato.Não aceitar as criticas não é de praxe para um estado democrático de direito.
Marlon George

JAIRPENA disse...

pO MEU AGORA PRIVATIZAÇÃO ,CHAMA-SE CONCESSÃO POR UNS 50 ANOS.

Na Ilharga disse...

Meu caro Marlon,
Será que você também não leu ao menos o jornal? Lá, mesmo com todas as adjetivações matreiras, está dito que o governo concedeu a exploração dos serviços prestados em aeroportos, tais como venda de bilhetes, administração de terminais, lanches servidos nas aeronaves e coisas do gênero. Tudo sob supervisão da Infraero, que tem poder coercitivo sobre o consórcio concessionário.
Quanto à definição de rotas, uso do espaço aéreo, fiscalização e demais setores estratégicos, continuam sob o domínio governamental.
Se a sua concepção de socialismo proibe até que um particular alugue um imóvel de sua propriedade, então, é coerente que não aceite que o poder público opere por concessões certos serviços sob sua responsabilidade, embora isso já ocorra há um certo tempo( em relação à rodovias e flonas), mas só agora causando toda essa comoção, inusitadamente responsável pela unificação do discurso da direita com a extrema esquerda.

Anônimo disse...

Debate o quê? SE lhe faltam argumentos primários.O PT não está, de forma alguma,dando andamento à privataria tucana, que gerou até umpolêmico livro. O ciclo Lula-Dilmaestá focado em algunspontos da administação.Vendeu alguma coisa no setor elétrico (hidrlétricas)e agora nostransporttes.Mas a proposta do PT não é excluir o Estado da economia, pois, mesmo nos casos de privatização ocorridos, o gfovernocontoinua lá com o controle dos negócios.Então, não se faça de inocência, para dizer o mínimo. E dar razão aNaIlahrga...

Anônimo disse...

Na ilharga, quer dizer que os caras pagaram alguns bilhões para dominar serviços "tais como venda de bilhetes, administração de terminais, lanches servidos nas aeronaves e coisas do gênero".

Na Ilharga disse...

Exatamente, "anônimo" Marlon. Agora vai ver quanto as companhias aéreas faturam só em venda de bilhetes idem quanto a exploração dos espaços de gastronomia, livrarias etc.
Dá pra faturar o dobro dos R$24,5 bilhões nesses trinta anos de vigência da concessão.