quinta-feira, 1 de março de 2012

SDDH: Sarau da Memória une imagens históricas às recordações de seus protagonistas

Fotos, todas com crédito para Bárbara Gorayeb/ArquivoSDDH.



Por  Erika Morhy

Unir fotografias históricas à narrativa de protagonistas das lutas sociais na região Norte do país é o trabalho que a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) inicia, nesta quinta-feira (01), com o Sarau da Memória. Parte da agenda comemorativa dos 35 anos da entidade, fundada em 08 de agosto de 1977, o evento vai acontecer durante todo o mês de março, uma vez por semana.
Fotos, todas com crédito para Bárbara Gorayeb/ArquivoSDDH.


O trabalho teve início com a higienização de mais de 500 fotografias das décadas de 1970, 80 e 90, e que só foi possível com a parceria junto à Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Arquivo Público do Pará, que estima em cerca de 10 mil imagens o arquivo completo arquivado na SDDH. As fotografias, a grande maioria sem nenhuma referência, foram agrupadas por blocos temáticos, permitindo a identificação de ativistas que participaram destes momentos recentes da história brasileira e que podem ajudar a revisitar estes momentos com suas memórias. A exibição das imagens digitalizadas será seguida pelas narrativas. Tudo registro em áudio e vídeo, para posterior publicação e divulgação em diferentes mídias.

Fotos, todas com crédito para Bárbara Gorayeb/ArquivoSDDH.

Este é um dos resultados mais importantes do trabalho de recuperação do acervo: a democratização do acesso a informações históricas das lutas sociais na Amazônia paraense, tanto no campo como na cidade.

Fotos, todas com crédito para Bárbara Gorayeb/ArquivoSDDH.


A primeira edição do Sarau da Memória tratará de movimentos sindicais, como o dos bancários, dos motoristas e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), incluindo a greve geral da década de 80; e de passeatas e manifestações, como a dos 100 anos da abolição da escravatura.


O Sarau da Memória é aberto ao público.

Serviço:
Sarau da Memória
Dias: 01, 09, 15 e 22 de março, sempre às 17hs
Local: sede da SDDH/Belém - Av. Gov. José Malcher, 1381 – entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro

Contatos:
Erika Morhy – assessora de comunicação da SDDH e coordenadora do projeto
9991-0104
twitter: @erikamorhy e @resistenciaSDDH
Face: Jornal Resistencia

Nenhum comentário: