quinta-feira, 14 de junho de 2012

AS CINCO METAS DO NOVO PLANO DE GOVERNO DE CHÁVEZ

Direto da Venezuela
Coluna Diário de um Blogueiro: Jornalista e  blougueiro Jadson Oliveira (Foto), 67 anos, trabalhou como jornalista, em diversos jornais e assessorias de comunicação, de 1974 a 2007, sempre em Salvador (Bahia). Na década de 70 militou no PCdoB e no movimento sindical bancário. Ao aposentar-se, em fevereiro/2007, começou a viajar pelo Brasil, América Latina e Caribe. Esteve em Cuba, Venezuela, Manaus, Belém/Ananindeua (quando do Fórum Social Mundial/2009) e Curitiba, com passagem por Palmas, Goiânia e Campo Grande. Depois Paraguai, Bolívia, Trindad Tobago , São Paulo, Argentina.  virou viajante e blogueiro. Jadson está na Venezuela cobrindo a eleição presidencial.  Clic aqui e acesse o blog do Jadson Oliveira

Ruas e praças do centro de Caracas ocupadas por militantes chavistas na tarde de segunda, dia 11
De Caracas (Venezuela) - Os cinco objetivos do chamado Segundo Plano Socialista da Nação, conforme apresentado pelo presidente Hugo Chávez, na segunda-feira, dia 11, em discurso quando da inscrição de sua candidatura para as eleições de 7 de outubro. O plano de governo, caso ele seja reeleito (é considerado amplamente favorito), é para o período de 2013-2019. Segundo declarou, trata-se de um esboço aberto à discussão entre os partidos políticos e os movimentos sociais. “São vocês, o povo venezuelano, que dará força” ao plano, disse ele. Tal plano foi entregue, no ato de inscrição, ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE, equivalente ao nosso Tribunal Superior Eleitoral/TSE).

Seu principal opositor é Henrique Capriles, que se inscreveu no CNE no domingo, dia 10, e fez também uma grande manifestação nas ruas de Caracas (ver postagens anteriores deste blog).

O resumo abaixo foi traduzido de aporrea.org , portal que se apresenta como “comunicação popular para a construção do socialismo do século 21”. As palavras de Chávez estão entre aspas:

1.- Manter a independência nacional: “A Venezuela até uma década atrás era duplamente manietada, dominada. Hoje a Venezuela é politicamente falando um país independente e devemos defender o bem mais precioso que temos conseguido em 13 anos da revolução bolivariana: a independência”.

2.- Aprofundar o socialismo no país: “É projeto original do Libertador Simón Bolívar, dar continuidade à construção do socialismo. Tentemos penetrar na classe média com o discurso, a argumentação e as ideias. No setor C e B também devemos ir com as ideias”.

3.- Converter a Venezuela em potência: “No Socialismo, a Venezuela se posiciona como o país mais feliz da América do Sul. Sob o Capitalismo, teria sido impossível. A propriedade social dos meios de produção a nível da comunidade e do bairro é vital. Com ela converteremos o país numa verdadeira potência no econômico e no social”.


4.- Acabar com a unipolaridade do império: “O quarto objetivo histórico é que a Venezuela siga contribuindo com a construção de um mundo multipolar. O projeto do “majunchismo” (é como os chavistas chamam os opositores, de “majunche”, medíocre) é o capitalismo que nos levaria a um novo caos”.

5.- Contribuir com a salvação do planeta: “Temos que contribuir com a conservação da vida na Terra. É dever do socialismo, do nosso socialismo, contribuir com a salvação do mundo”.

3 comentários:

Anônimo disse...

O CHAVEZ TEM AS METAS DELE, MUITO BOM PARA O QUE ELE PENSA EM CONQUISTAR. Para mim o mais importante é ser valorizado como profissional que sou, por isso é inadimissivel trabalhar numa PREFEITURA COMO ANANINDEUA que tem um prefeito (HELDER BARBALHO), que não respeita ninguem. Sou professor com nivel superior e recebo 1.242 (BRUTO) por 120 HORAS, em outros locais 100 horas correspode a : Só GRADUAÇÃO.
-ESTADO $1.975 (Base+Gratificação)
-P.BELÉM $ 1.940(Base+Grat.)
-Barcarena $ 1.900( BASE + GRAT.)
-M.ALEGRE $ 2.000( BASE + GRAT.)
-I.MIRÍ $ 1.750 ( BASE + GRAT.)
-CASTANHAL $ 1.560 ( BASE + GRAT.)
-ACARÁ $ 1.600 ( BASE + GRAT.)
JÁ ANANINDEUA DO HELDER 120 HORAS ( 20 HORAS A MAIS ) CORRESPONDE A R$ 1.242 ( BRUTO ) SÓ O BASE SEM DIREITO A NENHUMA GRATIFICAÇÃO POIS A PREFEITURA DO HELDER NÃO PAGA gratificação de nivel superior, gratificação de magisterio, hora atividade.(FONTE DIÁRIO OFICIAL DE ANANIDEUA DE 27 DE MAIO DE 2012), descontando a previdencia e o vale transporte o PROFESSOR DE ANANINDEUA RECEBE 1.030 REAIS LIQUIDO, esse é o prefeito que valoriza a EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

TEM MAIS NA PREFEITURA DO HELDER BARBALHO O PROFESSOR QUE POSSUI UMA ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADO OU ATÉ MESMO DOUTORADO, SO VAI RECEBER A GRATIFICAÇÃO DE TITULARIDADE DEPOIS DE 3 ANOS, ISSO É UM ABSURDO , UMA TREMENDA FALTA DE RESPEITO COM O PROFISSIONAL QUE ESTUDA, INVESTE E SO RECEBE POR ELEL DEPOIS DE 3 ANOS, O QUE MAIS ME IMPRESSIONA QUE ISSO SÓ ACONTECE EM ANANINDEUA, POIS EM OUTRAS PREFEITURAS, ESTADO VOCÊ SE ESPECIALIZOU NO MÊS SEGUITE VC RECEBE A GRATIFICAÇÃO PELO INVESTIMENTO FEITO. POVO CUIDADO COM O HELDER ELE NÃO RESPEITA NINGUEM, SÓ ESCUTA A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO QUE RECEBE UM D.A.S DE 7.000 REAIS FORA OUTRAS VANTAGENS ( FONTE : DIARIO OFICIAL ANANIN DE 29/12/11 - QUE DEMOSNTRA O VALOR DO BASE DOS CARGOS EM COMISSÃO).
POSSUO ESPECIALIZAÇÃO PARA EU PODER RECEBER 95 REAIS A MAIS TENHO QUE ESPERAR 3 ANOS MAIS MINISTRO AULA COMO ESPECIALISTA.

Anônimo disse...

Acho interessante esse registro das metas da plataforma política de Chaves, onde claramente aponta uma plataforma socialista no seu programa de governo. Seria bom que o Pessoal da imprensa brasileira, leia esse artigo, para depois não ficarem feitos papagaio de Pirata, repercutindo o que a imprensa internacional anti-chavista, publica.

Heleno Frates - Rio de Janeiro.