sábado, 9 de junho de 2012

Edinaldo calou, a blogosfera não


O editor do Blog da Dilma, Alberto Perdigão (@falaperdigao), entrevista o ativista das redes sociais Tiago Aguiar (@t_aaguiar), diretor do documentário De Ferro e de Flor, sobre o assassinato do blogueiro de Serra do Mel (RN) Edinaldo Filgueira, ocorrido no dia 15 de junho de 2011.
Seis tiros ecoaram na noite de Serra do Mel, a pacata cidade do noroeste norte-riograndense, a 300 quilômetros de Natal. O blogueiro e dirigente municipal do Partido dos Trabalhadores Edinaldo Filgueira tombava morto, aos 36 anos, quando saía do trabalho, na noite do dia 15 de junho de 2011, aumentando a estatística brasileira dos crimes de pistolagem com motivação política. O corpo de Edinaldo foi envolvido com flores oferecidas por uma gente simples, vítima da mídia excludente, que tinha naquele conterrâneo o único canal de informação livre e expressão cidadã. Mas o caso, este foi envolto num extremo silêncio, por parte da mídia tradicional que, assim agindo, beneficia uma Justiça suspeita e premia os acusados do crime - entre eles, o suposto mandante, o prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano, do PSDB.
Um ano depois do crime, ao ver o prefeito solto e sem dia para ser julgado, blogueiros e ativistas das redes sociais voltam a dar visibilidade ao caso, como forma de repudiar a violência contra a liberdade de expressão e de denunciar o risco de que os assassinos de Edinaldo fiquem impunes. Manifestações estão marcadas para Serra do Mel e Natal. Em Fortaleza, será realizado, nesta quarta feira (13), o seminário Blogosfera e Cidadania Digital. O ponto alto da programação será o lançamento do documentário De Ferro e de Flor e a participação de seu diretor, Tiago Aguiar, que trabalhou de forma voluntária e teve a codireção de Adriana Amorim (@Adriana_Amorim). “Quando percebemos a importância que o caso tinha e suas peculiaridades, passamos a pensar algo que quebrasse o enorme silêncio imposto pelas grandes empresas de mídia”, afirmou Aguiar, na entrevista que deu ao Blog da Dilma.
Os melhores trechos da entrevista estão a seguir.
Blog da Dilma - O vídeo é uma homenagem a Edinaldo, uma denúncia de violação ao direito de expressão ou um alerta para o risco de que o crime fique impune?
Tiago Aguiar - Edinaldo viveu uma luta buscando por cultura e informação para a população de sua cidade. Além de ser uma pessoa que dá um exemplo raro de altruísmo, em muitas outras cidades como em Serra do Mel é perigoso falar a verdade. O objetivo do trabalho é denunciar que em muitas cidades as pessoas ainda não podem dizer a verdade, questionar um poder, ainda existente, que tem base no coronelismo e no medo.
BD - Qual é a situação do caso hoje?
TA - Os pistoleiros que executaram Edinaldo estão aguardando o julgamento presos, todos parentes do prefeito do município. O clima de impunidade é muito grande, pois o prefeito Josivan Bibiano ficou em cárcere por apenas 10 dias e hoje segue administrando o município, livre. E isso tem despertado quase toda a população daquela cidade o sentimento de que ele é inocente, já que não está mais preso, ou de que ele faz o que quer, que tem poder.
BD – O que diz a investigação?
TA - As provas são claras, existem gravações telefônicas que mostram como tudo aconteceu; O grupo de pistoleiros já era investigado pela Polícia Federal, e o Delegado Geral de Polícia da Região Oeste, Odilon Teodósio, construiu um inquérito que mostra até como a indústria do assassinato recebe pelas encomendas, um absurdo desumano!
BD - O Brasil está sabendo do que ocorre no Rio Grande do Norte ou o caso pode cair no esquecimento?
TA - O caso teve uma repercussão enorme no exterior, sendo notícia em veículos como Los Angeles Times, The Guardian e até recebendo a atenção de entidades como Reporters Without Borders e OEA. No II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas (realizado em Brasília, em 2011) foi apresentada moção de repúdio pelo crime. O maior absurdo é o silêncio dos grandes conglomerados de comunicação, em relação ao assassinato de um blogueiro ligado aos movimentos sociais e ao PT, a mando de um prefeito do PSDB.
BD - Em Serra do Mel, alguém substitui o trabalho do Edinaldo?
TA - A irmã do Edinaldo, Gilvaneide Filgueira, e um amigo de infância, Marcos Victor, tentam impedir que o serviço de internet via rádio pare. Mas o jornal comunitário e o blog do Edinaldo não continuam a transmitir as informações locais. A cidade vive desinformada, com medo da notícia, com medo de dar opinião. A maior dificuldade para realizar o documentário foi o medo, de muitos, de ser filmado, de comentar o caso. As pessoas têm medo de morrer por se expressar.
BD - Haverá manifestações neste dia 15 de junho?
TA - Na cidade de Serra do Mel, a família de Edinaldo tem organizado uma missa e uma caminhada. Gilvaneide Filgueira é quem está mais à frente das atividades que envolvem a memória do irmão. Mas existem movimentos para que o caso não passe despercebido, tanto em Natal como em cidades fora do Rio Grande do Norte e até fora do Brasil. O documentário, por exemplo, será exibido em breve na Inglaterra.
BD – Seria o suficiente para evitar a impunidade?
TA - Uma comissão nacional tem sido formada para vir a Natal e entregar à presidenta do Tribunal de Justiça uma carta cobrando celeridade no julgamento do caso. Um twittaço está programado em todo o país para o dia 15 de junho. A própria data deve ser sancionada no Congresso Nacional como Dia Nacional do Blogueiro. E um debate na Assembleia Legislativa do RN também está sendo organizado para esse dia.
BD – Como é o Edinaldo no documentário?
TA - Edinaldo era um filho de agricultores analfabetos, que não possuíam sequer um nome de família, e que conseguiu estudar, ter formação de bacharel, criar um jornal, levar a internet para a sua cidade, criar uma lan house, prestar serviços de instalação de internet. Algumas pessoas têm solidariedade e até veem o Edinaldo como um mártir na luta pela democratização da comunicação e liberdade de expressão. Não vamos permitir que o caso passe despercebido.
BD - Como vai ser sua participação no Seminário desta quarta-feira (13), em Fortaleza?
TA - No Seminário irei ressaltar alguns aspectos do caso, mostrar a monstruosidade feita. Mas o objetivo principal é debater com as pessoas o poder da informação, da comunicação, hoje disponível para todos, até para filhos de agricultores em um assentamento agrícola. O objetivo é mostrar que os donos do poder têm muito medo dos 99% que servem a um sistema baseado na exploração e exclusão.
BD – E quem quiser ver o documentário?
TA - O vídeo estará em breve na rede, mais especificamente no endereço www.deferroedeflor.com. Estamos lutando, principalmente, para que pessoas em todo o Brasil cobrem por justiça, pois a indústria da pistolagem, do assassinato, não tem o poder que cada um de nós blogueiros temos, que é estar em todos os locais ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: