segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Entrevista com o candidato a prefeito Edivaldo Andrade (Psol) " A gente quer colocar os empresários que prestam o serviço de transporte em seu devido lugar"





Foto Rui Baiano Santana

Ananindeuadebates - Na sua proposta de Governo, tem um item sobre  revisão de contratos com empresas privadas e terceirizadas que prestam serviços na área de transportes em Ananindeua:    Revisão dos Serviços de Esquema de Corrupção como está escrito lá. Há algum caso de corrupção  nos serviços de transportes públicos de passageiros  em Ananindeua?
 
Edivaldo Andrade: Transporte é um serviço de interesse social. Então, por que todo o sistema de transporte é pensado pela Secretaria de Transporte e não por um Conselho Municipal de Transporte? A gente quer colocar os empresários que prestam o serviço de transporte em seu devido lugar, ou seja, junto com a população e o governo municipal para pensar de forma coletiva e transparente o sistema de transporte. Esse é o debate central, democratizar a gestão do transporte em Ananindeua. Eu não serei prefeito para baixar a cabeça e dizer sim senhor para o interesse dos empresários.
As empresas de transporte em Ananindeua não divulgam quanto lucram e quanto gastam nesse sistema, e isso em certa medida é escandaloso, afinal de contas, quem paga o serviço é a população, numa tarifa que não é barata, então por que a prefeitura não fiscaliza a qualidade oferecida pelos empresários? Tem que ter fiscalização. A população tem todo o direito de exigir um serviço de qualidade. Jamais eu vou defender empresa de transporte que não respeita os direitos dos usuários. Nunca. Agora, se a tarifa aumenta e não tem nenhuma contrapartida dos empresários para melhorar o serviço prestado, a prefeitura tem direito de rever os contratos e concessões. A prefeitura tem o direito de fazer isso pensando no bem-estar da população. E não é o prefeito que tem que definir sozinho isso, temos que ter um conselho, pois esse serviço usa dinheiro da população. Se não fizer isso, com certeza abre espaço para a corrupção nesse serviço.
 
AD – Seu partido  o Psol, faz oposição ao governo Jatene e ao governo Dilma. Um prefeito que é oposição ao Governo Federal e Estadual, pode ter dificuldade para  trazer recursos para Ananindeua?
 
Edivaldo Andrade: Acho fundamental um bom diálogo, teremos uma relação republicana. Eu nunca ofendi pessoalmente o governador Jatene ou a presidenta Dilma. Temos as divergências por vivermos em um processo democrático. É normal, saudável. O que não pode é ter um prefeito subserviente a determinados interesses.
A boa parceria não é essa subserviência, é a dos investimentos, do diálogo. Não precisa tomar champagne, tem é que ter reuniões de projetos. Os investimentos não vão deixar de chegar porque Ananindeua é uma grande cidade, a terceira maior da Amazônia. Imagine se o governo federal vai deixar de investir Ananindeua. Isso só provaria que eles não estariam preocupados com a população que os elegeu e sim com a questão política. Eu não acredito que isso aconteceria.
 
AD - O Senhor Vai ganhar a eleição?
Se a gente chegar ao segundo turno, será uma vitória extraordinária. Tem pesquisas que tem nos dado um percentual entre 1,5 e 1,8%, eu não acredito nessas pesquisas, que muitas vezes são manipuladas. Provavelmente, passamos dos 5%. Mas isso não garante, por si só, que estejamos no segundo turno. Se isso acontecer, é porque essa política da gente de afirmar aliança com a sociedade civil, de trabalhar com a militância nas ruas e nas redes sociais, deu certo.
Então, se chegarmos ao segundo turno, não tem sentido mudarmos tudo e fazermos algo completamente diferente do que nos levou ao segundo turno. Não tem o menor sentido eu buscar uma aliança com o Chicão ou com o Eliel e desfazer toda a lógica que nos levou ao segundo turno. Nós vamos reafirmar a aliança com a sociedade civil, vamos reforçar isso. Se o João Bernardes (PV) e o Vavá Costa (PPS) quiser nos apoiar, com certeza o nosso partido irá debater sobre a questão.
Os setores progressistas devem apoiar. Agora, aliança de cúpula partidária, ou seja, fazer o que negamos no primeiro turno, não tem o menor sentido porque vai fazer a gente perder nossa maior virtude, a de reafirmar uma nova política.


Candidatos a prefeito e vereadores, email de contato para solicitação de entrevista: ananindeuadebates@gmail.com

Nenhum comentário: