quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Servidores do BC promovem palestra sobre educação financeira em Belém



    Comprar, poupar ou investir? Decisões cotidianas sobre o que fazer com as finanças pessoais e uma reflexão sobre o papel dos juros e do crédito, com seus benefícios, riscos de superendividamento e dicas de como evitar e como sair das dívidas excessivas.
   
    Esses são alguns dos tópicos que serão discutidos na palestra sobre Educação Financeira que o Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central (Sinal) realizará em Belém, no próximo dia 13 de novembro, a partir das 9h, no Belém Soft Hotel (Av. Braz de Aguiar, 612 – Nazaré). A palestra faz parte da programação que antecede a XXV Assembleia Nacional Deliberativa do Sinal, que pela primeira vez será realizada em Belém, nos dias 15 a 17 de novembro.

    O Programa de Educação Financeira, coordenado pelo diretor Nacional de Estudos Técnicos do Sinal, Edilson Rodrigues, tem o objetivo de estimular comportamentos e práticas financeiras pessoais, abrangendo amplo leque de temas e tendo como pano de fundo ajudar o cidadão a maximizar os benefícios gerados por sua renda, melhorar sua qualidade de vida e fortalecer a cidadania.

   Os temas desenvolvidos iniciam com um questionamento sobre a importância de discutir gestão de finanças pessoais e uma avaliação do perfil e postura em relação à gestão de suas finanças. “Para ilustrar, partimos da análise de um caso, aliás, muito comum, em que duas pessoas com salários iguais possuem rendas diferentes”, exemplifica Rodrigues.

    A seguir será discutida a importância de se realizar planejamento, registro e acompanhamento das finanças pessoais. Esta etapa requer a discussão sobre decisões cotidianas relativas a comprar, poupar ou investir, além de atrair a  reflexão sobre o papel dos juros, que pode ser de aliado ou de inimigo. “Ao falar de comprar e de juros falamos de crédito, com seus benefícios, riscos de endividamento e de superendividamento, assim como tratamos de dicas de como evitar e como sair das dívidas excessivas”.

    Um tópico diferencial da palestra do Sinal é “Consumindo serviços bancários e financeiros” em que se discutem direitos do consumidor, transparência nos contratos, tarifas bancárias, principalmente incidentes sobre conta corrente, conta salário, conta digital e cartão de crédito, a ainda informamos a quem recorrer ao enfrentar problemas no consumo de serviços bancários e financeiros.

    No capítulo final será feita uma breve reflexão sobre a importância do planejamento pensando no futuro e na aposentadoria, tendo em vista que é cada vez maior a necessidade de previdência complementar e que as pessoas vivem mais depois de se aposentarem.

    Considerando a conjuntura da economia brasileira, em que em geral as pessoas estão consumindo mais e contratando mais crédito, e que cerca de 32 milhões de pessoas ascenderam das classes D e E na última década, outro objetivo da palestra “é demonstrar que Educação Financeira não tem idade e que devemos estimular a prática e aprendizado desde cedo com as crianças, depois com jovens, universitários, adultos e até com os aposentados”, afirma o diretor do Sinal.

Nenhum comentário: