terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Milton Zimmer recebe apoio de peso em Pebas

Deputado Betão Faro
Deputado Bordalo














Os Deputados Bordalo e Betão Faro (PT), estão em Parauapebas hoje (31/01), para levar apoio ao também deputado Milton Zimmer, que vai concorrer a prefeitura daquele município.  Milton é o candidato do prefeito Darci Lermen (PT).


Deputado Milton Zimmer


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Alô STF! Violência política aumenta em Belém depois da posse de Jader Barbalho


Depois que o Supremo Tribunal Federal - STF (ministro Cezar Peluso) liberou a posse do político Jader Barbalho, aumentou a violência política em Belém. O Pará é um estado conhecido pela violência na área rural e após a assunção do governador Simão Jatene (PSDB) os assassinatos voltaram aos campos paraenses com a morte de algumas lideranças de trabalhadores rurais.

Recentemente em Belém houve dois casos de violência política que chamaram atenção: o primeiro na comemoração de partidários do senador Jader Barbalho, por sua volta ao Senado autorizada pelo STF, quando foi lançado um foguete na casa de Rômulo Maiorana, presidente do Sistema de Comunicação Liberal ORM/Globo, desafeto político e empresarial da família Barbalho; o outro foi o incêndio de um carro, no último dia 25 (O fato está sendo investigado pela polícia civil do Pará e, segundo a assessoria do deputado, trata-se de um atentado político), em frente ao escritório político do deputado Cláudio Puty (PT), também desafeto político do senador. Puty vem denunciando a interferência de Jader no processo de prévias do PT de Belém.
Uma guerra anunciada
Outro ponto que as autoridades de segurança devem ficar atentas é a eleição para prefeito de Ananindeua, que faz parte da região metropolitana de Belém. O município é comandado por Helder Barbalho (PMDB), filho do senador. Concorre à sua sucessão – e é considerado favorito - o presidente da Assembleia Legislativa (ALEPA), deputado Manuel Pioneiro (PSDB).
Ananindeua tem o terceiro maior orçamento municipal do Pará. Houve uma tentativa de acordo para que Pioneiro, ex-prefeito do município, não concorresse, deixando o botim nas mãos da família Barbalho. O mediador da tentativa era nada mais nada menos que o governador, aliado de Jader no estado, mas o acordão não saiu. Segundo uma fonte ligada ao presidente da ALEPA, a avaliação do próprio Pioneiro é que em todos os acordos ele era o único que sairia perdendo. Talvez isso tenha deixado o senador possesso.
A guerra começou:
A deputada Simone Morgado, primeira secretária da ALEPA, tida como de muita confiança de Jader, denunciou na semana passada um esquema de fraude na Assembleia, que é comandada por Pioneiro  (leia mais no blog da blogueira barbalhista Edilza Fontes). O Ministério Público do Estado já investiga desvios de recursos de administrações passadas da ALEPA nas gestões do PSDB e PMDB.
Se não forem tomadas as devidas medidas de segurança pelas autoridades competentes, a eleição em Ananindeua pode entrar para os noticiários nacionais como uma das mais violentas do País.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Cuba limita a dez anos tempo de permanência em cargos do poder


Foto:Ismael Francisco/France Presse

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O PCC (Partido Comunista de Cuba) aprovou neste domingo a medida que limita a dez anos o tempo máximo de permanência em cargos do poder. A intenção é promover quadros mais jovens no governo.
"Podemos começar a aplicação paulatina [da regra], sem esperar pela reforma constitucional", afirmou o líder cubano Raul Castro no encerramento da conferência do partido. Segundo ele, a medida vale para todos os cargos do governo, inclusive o seu.
Raúl, que assumiu o comando do país depois da saída de seu irmão, Fidel Castro, tem hoje 80 anos. Assim como ele, a cúpula do partido é formada por assessores idosos, antigos partidários da guarda revolucionária.
A decisão de discutir a limitação de dois mandatos de cinco anos para os cargos de poder havia sido proposta em abril no congresso do PCC, que tem Raúl como seu dirigente máximo.
O dirigente voltou a afirmar que há uma carência de substitutos para os cargos do governo, assim como fizera em abril.
O anúncio se dá em meio a uma série de reformas econômicas que visam reativar a frágil economia cubana. O regime autorizou, por exemplo, a compra e venda de casas, antes proibida na ilha.
Em discurso a integrantes do partido, Castro pediu ainda maior dedicação no combate a corrupção no país e defendeu o regime político do país, com apenas um partido.
"Renunciar ao sistema unipartidário seria o equivalente a legalizar um partido ou partidos do imperialismo no nosso solo", afirmou

Nota do Correio Braziliense pode esquentar as prévias do PT Belém

O Colunista político Luiz Carlos Azedo,  do jornal Correio Braziliense, publicou na sexta-feira (27/01) uma nota que cita, que  o Senador Jader Barbalho estaria por "baixo dos panos" ajudando à  candidatura do vereador petista Alfredo Costa as prévias do PT.  O blog conversou com um dirigente petista, ele acha que  o clima esquentou no partido,  e o candidato que sair vitorioso das prévias pode ficar sem apoio de uma banda do partido.

Deu no Correio Braziliense
 
Dois a um

O deputado federal Cláudio Puty (PT-PA), que disputa com o vereador Alfredo Costa a candidatura do partido à Prefeitura de Belém, conta com um adversário oculto. O senador Jader Barbalho (PMDB-PA), que controla diversos meios de comunicação no estado, apoia Alfredo sem muita discrição. Quando era secretário de Governo de Ana Júlia, Puty sempre foi contrário à aliança com Jader.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Jatene. Um ano de estagnação, retrocesso, e perdas

Deu no

O Jatene completou seu primeiro ano de gestão  e já podemos afirmar que Santa Izabel não só parou, mas retrocedeu e perdeu com o atual governo.
É notória a ausência de investimentos do estado em nosso município, se isso não bastasse Jatene retirou de santa Izabel o comando das regionais de educação, saúde, e corpo de bombeiros, manteve apenas o DETRAN, esvaziado dos serviços mais importantes. Na saúde Jatene não fez nenhum investimento e ainda cortou o repasse fundo a fundo de 15 mil por mês, e Santa Izabel perdeu 190 mil. Na educação Jatene não construiu, não reformou, nem ampliou uma única escola. Na segurança, retirou à delegada e o escrivão de polícia de americano e ainda enganou o povo trocando oito (8) viaturas por apenas quatro (4), as únicas três placas de construções estão em Americano, e anunciam investimento de 9 milhões em 3 penitenciárias, obras que contrariam a vontade a luta  e a dignidade do povo de americano e santa Izabel porque certamente irão contribuir para o aumento da criminalidade em nosso município. Um ano de governo Jatene, um ano de estagnação retrocesso e perdas. Triste para o povo Izabelense. Vergonhoso para seus apoiadores e defensores.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dilma " O que aconteceu em Pinheirinho foi barbárie"

 Deu Blog Náufrago da Utopia

 

LITZKRIEG EM PINHEIRINHO FOI "BARBÁRIE", DIZ DILMA. BRAVÍSSIMO!!!



A presidente Dilma Rousseff, no Fórum Social 2012, somou sua voz à indignação nacional contra a truculência mais uma vez desencadeada pela Polícia Militar paulista contra os excluídos.


O que aconteceu em Pinheirinho foi "barbárie", disse ela.


Foi barbárie, dizemos todos os que penamos 21 anos sob uma brutal ditadura e não assistiremos passivamente às sorrateiras tentativas de restabelecerem o primado da repressão como resposta aos problemas sociais --mais um passo de uma caminhada que poderá conduzir a novo estupro da nossa liberdade, se não esmagarmos o ovo da serpente enquanto é tempo.


Dilma está certa quanto aos limites da atuação do governo federal no caso. Mas, o PT não tem tal inibição e precisa colocar a militância protestando na rua, até para honrar os seus princípios, sua história e sua mística: É UM PARTIDO QUE NÃO TEM O DIREITO DE OMITIR-SE DIANTE DA BARBÁRIE! 


Eis o relato do enviado da Folha de S. Paulo a Porto Alegre, Felipe Bächtold:


"Em reunião fechada ontem com movimentos sociais em Porto Alegre, a presidente Dilma Rousseff fez críticas contundentes à reintegração de posse na área conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos (a 97 km de São Paulo).
A Folha ouviu seis participantes do encontro. Segundo eles, Dilma se referiu à operação da Polícia Militar paulista como 'barbárie' e disse que não esperava que ocorresse dessa maneira.


Falou ainda que o modelo usado na reintegração, realizada no domingo passado, nunca será adotado pelo governo federal.


Mas, ainda segundo os espectadores da reunião, a presidente disse que o país é uma federação e que o caso estava sob responsabilidade de um Estado e do Judiciário, o que limita a atuação do governo federal".

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pesquisa prevê apenas 4 grandes jornais impressos depois de 2015






Por Carlos Castilho

Um relatório baseado em 10 anos de investigações será divulgado em janeiro pela Universidade do Sul da Califórnia, unidade de Annenberg, e antecipa que além do The New York Times, The Washington Post, The Wall Street Journal e USA Today, nos Estados Unidos sobreviverão apenas os jornais locais que decidirem mudar sua estratégia de negócios.
O diretor do Center for the Digital Future (Centro para o Futuro Digital), Jeffrey Cole, adiantou as linhas gerais do estudo e admitiu que outras previsões feitas antes  sobre o fim dos jornais impressos já falharam anteriormente, mas salientou que o desfecho é inevitável. “Pode haver variação de meses, mas não há dúvida de que estamos diante do fim de uma era”, disse.
A Escola de Comunicação e Jornalismo da USC/Annenberg é um dos três mais respeitados centros de estudo e pesquisa sobre jornalismo nos Estados Unidos. Embora o documento tenha atraído mais atenção pelo fato de marcar uma data para a agonia do jornal impresso como um negócio lucrativo, ele põe mais ênfase numa série de perguntas ainda sem respostas.  
A grande questão levantada pelo documento se refere às mudanças que a expansão acelerada da tecnologia digital está provocando nas nossas vidas. Cole afirma na página web do relatório que “os Estados Unidos estão às vésperas de uma mudança radical" e lança a pergunta: “Até que ponto estamos preparados e dispostos a pagar o preço que a tecnologia está cobrando em nossas vidas?”
O informe “Is America at a digital turning point?” destaca mais de 100 dilemas a serem enfrentados pelos norte-americanos, destacando entre eles:  
** a questão da credibilidade online,
** a avalancha informativa,
** a obsolescência dos desktops e a sua substituição pelos tablets,
** a implantação do trabalho contínuo (24 horas, sete dias da semana),
** o fim do hábito de ler jornais matutinos,
** a perda da privacidade individual,
** a incógnita da política via internet,
** a mudança dos hábitos de compra de bens de consumo.
As questões levantadas pelo documento já foram tratadas em vários outros estudos de outras universidades e centros de pesquisa tanto dos Estados Unidos com da Europa e do Japão. Mas o que ele destaca é a constatação de que o principal dilema deste momento de transição não é a tecnologia, mas sim os valores e comportamentos que ela altera.
A mídia convencional e os grandes portais da Web ainda estão fascinados pelos gadgets eletrônicos e pelos softwares capazes de automatizar processos e ampliar a capacidade de processamento de informações. São raros os estudos sobre como estas mudanças já impactam o nosso quotidiano e vão transformá-lo ainda mais no futuro próximo.
Em pouca coisa se avançou nesse caminho, mas apesar de estarmos apenas engatinhando na avaliação das mudanças nos comportamentos e valores da era digital, já é possível antever que será um processo extremamente complexo porque:
** a avalancha informativa multiplicou o número de variáveis a serem consideradas em qualquer estudo,
** a diversificação e segmentação de conhecimentos viabilizaram a investigação de nichos sociais, econômicos, políticos e culturais em nossa sociedade;
** a estatística e a probabilidade ganham espaço como novos parâmetros para certificação de credibilidade;
** surge uma nova relação entre o individual e o coletivo;
** a hierarquia perde importância em favor da heterarquia;
** e as afirmações absolutas cedem terreno para a abordagem complexa dos fenômenos e processos sociais.
Nenhum dos itens mencionados acima pode ser considerado absoluto e irreversível. Se há uma coisa que a era digital está mostrando de forma quase brutal, esta é a de que tudo muda com uma rapidez perturbadora. Conviver com a incerteza e com a insegurança parece ser o nosso grande desafio daqui por diante.
 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Video: O Massacre de Pinheirinho: A verdade não mora ao lado

OAB: "houve mortos no Pinheirinho"

Roosevelt Cássio/Folhapress

Por Bruno Bocchini e Flávia Albuquerque, na Agência Brasil:

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José dos Campos, Aristeu César Pinto Neto, disse hoje (23) que houve mortos na operação de reintegração de posse do terreno conhecido como Pinheirinho, na periferia da cidade. De acordo com ele, crianças estão entre as vítimas.

“O que se viu aqui é a violência do Estado típica do autoritarismo brasileiro, que resolve problemas sociais com a força da polícia. Ou seja, não os resolve. Nós vimos isso o dia inteiro. Há mortes, inclusive de crianças. Nós estamos fazendo um levantamento no Instituto Médico-Legal [IML], e tomando as providências para responsabilizar os governantes que fizeram essa barbárie”, disse, em entrevista à TV Brasil.



Segundo Neto, a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal chegaram a atacar moradores que se refugiavam dentro de uma igreja próxima ao local. “As pessoas estavam alojadas na igreja e várias bombas foram lançadas ali, a esmo”, declarou.

O representante da OAB disse ter ficado surpreso com o aparato de guerra que foi montado em prol de uma propriedade pertencente à massa falida de uma empresa do especulador Naji Nahas. “O proprietário é um notório devedor de impostos, notório especulador, proibido de atuar nas bolsas de valores de 40 países. Só aqui ele é tratado tão bem”.

Desde o início da manhã de ontem (22), a PM cumpre uma ordem da Justiça Estadual para retirar cerca de 9 mil pessoas que vivem no local há sete anos e 11 meses. O terreno integra a massa falida da empresa Selecta, do investidor Naji Nahas. A Justiça Federal decidiu contra a desocupação do terreno, mas a polícia manteve a reintegração obedecendo ordem da Justiça Estadual.

A moradora Cassia Pereira manifestou sua indignação com a maneira como as famílias foram retiradas de suas casas sem que ao menos pudessem levar seus pertences. “A gente está lutando por moradia. Aqui ninguém quer guerra, ninguém quer briga, a gente quer casa, nossa moradia. Todo mundo tinha suas casas aqui construídas, e tiraram de nós, sem direito a nada. Pegamos só o que dava para carregar na mão”, disse.

O coronel Manoel Messias Melo confirmou que os policiais militares se envolveram em conflitos durante a madrugada, mas negou que a ação foi contra os moradores do Pinheirinho. “Foram vândalos e anônimos que praticaram incêndios na região. Tivemos 14 prisões e algumas apreensões de armas esta noite”, declarou.

“Agora vamos cuidar do patrimônio das pessoas. O oficial de Justiça lacrou [os imóveis] e nós guardamos o imóvel durante a noite. O oficial de justiça vai arrolar os bens. As pessoas receberam um número. Todos os bens serão etiquetados, conduzidos a um caminhão e levados para um depósito judicial ou a um endereço [fornecido] pelo morador”, disse Melo.

De acordo com o coronel, a PM vai permanecer no local até a reintegração de posse do terreno ser concretizada. “Entregue a posse ao proprietário ele deve tomar providências para guardar o local”.
Procurada pela reportagem para falar sobre o assunto, a prefeitura de São José dos Campos não quis se pronunciar

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O PT Ananindeua ser ou não ser?

José Oeiras
Segundo uma fonte do blog,  o presidente do PT Ananindeua José Oeiras, anunciou em uma reunião partidária que estaria deixando a direção do partido. Entramos em contato,  ele respondeu que estará tocando a agenda do partido até o final do seu mandato.
 Na verdade existe uma queda de braço entre as duas principais lideranças do PT de Ananindeua,  Luís Freitas e Oeiras, os dois são do grupo do Ex-deputado Paulo Rocha, e não vem se bicando. Luís Freitas é pré candidato a prefeito, na estratégia do prefeito Helder Barbalho, Oeiras também colocou seu nome para a disputa, e bateu de frente com Freitas. Alguns setores do PT buscam um nome alternativo que não tenha vinculação com a administração  Helder Barbalho, avaliam que o partido tem que construir uma alternativa própria. 

Puty vence o 1º turno das prévias do PT










Agora o 2º turno vai ser entre o Deputado Puty  e o Vereador Alfredo Costa

Puty: 1535 votos  - 41,68%, 

 Alfredo Costa: 1274 votos - 34,59%.

 Bordalo: 774 votos - 21,02%,

domingo, 22 de janeiro de 2012

Pinheirinho (SP) é invadido pelo Batalhão de Choque e já são sete o número de mortos


Carro da afiliada da Rede Globo (tv vanguarda), hoje, em Pinheirinho
De acordo com informações de moradores, o número de mortos já está em sete pessoas no confronto do Batalhão de Choque no Pinheirinho. Há relatos também de mulheres grávidas e crianças feridas.  Organizações de direitos humanos se mobilizam em todo o país para evitar uma chacina. Em breve mais informações

sábado, 21 de janeiro de 2012

PT vai as urnas


O Partido dos Trabalhadores de Belém escolhe nesse domingo nas urnas, o candidato que vai representar o partido na eleição municipal de 2012. O PT teve na eleição municipal de 2008,  no 1º  turno, 18.11%  dos votos validos, o partido tem 17 minutos de tempo de TV na propaganda eleitoral. Concorrem as prévias do partido 6 candidatos

Dep. Federal Puty

Dep. Estadual Bordalo


Vereador Alfredo Costa


Paulo Gaya



Fabio Pessoa


Delegado Morais





 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Locais de votação das prévias do PT




ORIENTAÇÕES:

DIA: DOMINGO 22/01

HORÁRIO DE VOTAÇÃO: 8H AS 17H00

LEVAR DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO


LOCAIS DE VOTAÇÃO:



DABEL - JUCI'SRECEPÇÕES RUA DR. ASSIS, 369. EM FRENTE A ESCOLA DO CARMO

DABEL - RESTAURANTEAO LADO DO BANCO DO BRASIL / RUA DEODORO DE MENDONÇA- SÃO BRAZ

DABEN - ASSSOCIAÇAÕDE MORADORES SANTA LUZIA (INDEPENDENCIA ESQUINA COM A SÃO PEDRO)

DABEN - RESIDENCIALNATALIA LINS (AUGUSTO MONTENEGRO)

DABEN -BROTINHO'S  BAR (ROD. TAPANÃ PROX. A ESCOLA MARCIO AYRES)

DAENT - CCNOMA(RODOVIAAUGUSTO MONTeNEGO)

DAGUA - ASSOCIAÇÃOMOANARA - (RUA 25 DE JULHO PROX. Barão de Igarapé Miri enfrente a Igreja Quadrangular) Guamá

Dagua - ESCOLA MARIOBARBOSA (PERIMETRAL PROXIMO AO SÃO DOMINGOS) - Terra Firme

DAGUA - Ginasio deEducação Física – Marco Hall do Ginásio - Av. João Paulo II Prox a Vileta

Dagua - SALÃOPAROQUIAL IGREJA  SÃO JUDAS TADEU - AV.ALCINDO CACELA, ENT. BERNARDO SYÃO E TV. APINAGÉS – CONDOR

Dagua - SEDE DO SÃODOMINGOS -  (ROBERTO CAMELIER, ENTRE: RUAFERNANDO GUILHONT E RUA DOS TIMBIRAS) Jurunas

Daico - ESCOLA NOSSASENHORA DE FÁTIMA - (RUA 8 DE MAIO COM AUGUSTO MONTENEGRO) – AGULHA

Daico - ESCOLA PAULOFREIRE -  (RUA 15 DE NOVEMBRO, 365. PROX.AGENCIA DISTRITAL DE MOSQUEIRO – VILA

Damos - Casa de ShowPremier 3D – CARANANDUBA - Rua Lalo Mota s/no. Antiga Igreja Universal

Daout - INFOCENTROFILOMENA LOPES   - BRASILIA

Daout - PONTO DE  CULTURA COLIBRI  - OUTEIRO

Dasac - CENTROCOMUNITÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS passagem das flores

Dasac – grasiela mouraribeiro

Dasac - MARIRECEPÇÕES  - PEDREIRA - (ANTONIOEVERDOSA. ENTRE: ESTRELA E TIMBÓ

Cláudio Puty: "Defendo um PT forte, autônomo, alinhado com movimentos sociais e com os partidos de esquerda"

Deu na ANN


Último* candidato às prévias do PT a ser entrevistado pela Agência Norte de Notícias (ANN) é Cláudio Puty. Professor universitário, PhD em Economia, militante do PT desde 1988 e deputado federal, Puty se define como um petista que acredita que “a política e a militância socialista são as alternativas para construção de um mundo igualitário, fraterno e solidário”. Confira a íntegra da entrevista concedida por ele:

1- Porque a candidatura às prévias?

-Porque o partido tem que voltar a ocupar um espaço na cena política de Belém. Um partido de esquerda sem opinião tende a perder espaço junto ao coração dos eleitores. Nasci em Belém, sou o parlamentar do PT que obteve maior votação em Belém, com 29 mil votos; então acho que esses elementos todos criam condições para que a candidatura seja viável e possa representar uma contribuição ao partido.

2- O que o senhor irá mostrar de novidade em sua candidatura?

-A centralidade da política pública para a juventude em uma administração petista. Nossa juventude está entregue à marginalidade, ao tráfico, ao desalento e à desesperança. Portanto, precisamos de um verdadeiro PAC da juventude em Belém, ou seja, um conjunto integrado de políticas públicas que se desenvolvam em áreas prioritárias de nossa capital e que traga boas experiências de políticas para a juventude do governo federal e de outras capitais governadas pelo PT. As praças do PAC, o Pronatec, editais de cultura com recorte juvenil e muitas iniciativas do voluntariado jovem, políticas integradas e territorializadas são a contribuição de uma nova prefeitura do PT para Belém, que é uma cidade de população jovem.

3- Qual a sua perspectiva de votação nas prévias?

-Espero vencê-las por meio, até por um voto... E, mais importante até, é que o processo represente o fortalecimento da unidade partidária, mobilização da militância, correção de rumos programáticos, enfim, um passo decisivo para uma bela vitória vermelha em outubro.

4 - Como o senhor avalia os debates das prévias que acontecem desde o último dia 9?

-Têm sido fantásticos, com grande parte da militância, com o resgate de antigos filiados que não participavam mais de fóruns partidários, atração para a vizinhança dos lugares onde se realizam... Os debates têm sido uma verdadeira injeção de ar fresco no PT Belém.

5- O senhor acha que esta disputa interna pode enfraquecer a campanha de quem foi escolhido pela votação para disputar as eleições para prefeito?

-Antes de iniciar esses debates, houve temor de que o calor da disputa interna pudesse criar rancores irremediáveis entre os diversos grupos partidários. Felizmente, não é isso que tem ocorrido. A relação tem sido muito franca entre os grupos, um debate aberto, sincero e tolerante; esses são ingredientes para a repactuação interna do PT e a reconstrução de uma força política renovada em Belém com essas novas lideranças políticas representadas.

6- Caso seu nome seja escolhido para representar o partido nas eleições para prefeito deste ano, o senhor já tem um plano definido para a campanha?

-Quem irá definir os elementos do programa é o partido. Logo após as prévias, faremos uma rodada de negociações com bairros, entre outras coisas. Temos um sistema de debate em que aparecem pontos consensuais que devem ser tratados pelo futuro prefeito. A saúde, que está na UTI, é um desses pontos.

Precisamos reconstruir o sistema público de saúde, dando prioridade à atenção básica, esquecida pelo prefeito Duciomar. Apenas 8% são gastos com saúde básica em Belém, que é apenas a 16ª capital em gasto per capita com a saúde. Temos ainda a já mencionada preocupação com a juventude, que envolve políticas culturais, políticas de esporte, lazer, de educação e é a melhor contribuição que a prefeitura pode dar para segurança das famílias paraenses.

E finalmente, a questão da regularização fundiária, que inviabiliza o direito de morar ao fazer de nossas famílias mais pobres presas fáceis da especulação imobiliária. Temos vários outros temas; transporte, coleta de lixo, saneamento básico, os quais serão melhor delineados nos seminários de elaboração programática, após as prévias.

7- Qual o seu balanço do governo Duciomar?

-O governo Duciomar é provavelmente a pior gestão que Belém já teve. Em uma cidade de população majoritariamente pobre, ele faz um governo para ricos, por ação e por omissão.

Por omissão ao virar as costas para as políticas públicas do governo federal, que poderiam ser trazidas para nosso município, e deixar que se estabelecesse em Belém, em todas as esferas da administração municipal, uma lógica determinada pelas forças do mercado, não requerendo transporte alternativo, tendo leniência com os donos de empresas de ônibus e fazendo vista grossa à especulação imobiliária que expulsa as famílias mais pobres das áreas dos serviços públicos essenciais.

Por ação ao demonstrar na política a incompatibilidade entre a função e prefeito e a de gestor de grupos empresariais com interesse nos serviços públicos de nossa capital.

8- Nacionalmente, o PT se alia ao PMDB. Assim, é possível uma aliança já no primeiro turno com Priante?

- O PT definiu em seu encontro municipal que lançará um candidato próprio à prefeitura de Belém e essa é uma decisão, a meu ver, definitiva e acertada. Defendo que, nacionalmente, o PT se afirme como líder de um bloco de esquerda social e partidária, para que nós possamos garantir uma governabilidade transformadora para o governo Dilma e as eleições de 2012 são um ramal decisivo nesta disputa de rumos do nosso país. Portanto, sou favorável a que o PT priorize as relações com a esquerda em 2012. Quero ganhar as prévias pra ser candidato a prefeito. Não estou nelas para depois ser vice de alguém.

9- Que propostas o senhor tem para motivar a militância do PT?

-Eu acho que todos os candidatos lançados têm qualidade e legitimidade para bem representar o partido nas eleições de outubro. Eu defendo um PT forte, autônomo, alinhado com movimentos sociais e com os partidos de esquerda, para que possamos fazer um governo que realmente mude a vida da maioria das pessoas para melhor. Tenho tentado seguir esses princípios à risca na condição do meu mandato parlamentar e acredito que tenha sido, até o momento, bem-sucedido.

Portanto, tenho condições de defender, com experiência de militante, acadêmico, de gestão e parlamentar, o bom legado de nossos governos no município de Belém, no Estado do Pará e no Brasil, assim como fazer a defesa de um programa para mudar Belém e renovar a sua esperança.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"CHE GUEVARA MOSTROU DESCONHECER A TEORIA E AS LEIS DE UMA REVOLUÇÃO"

Coluna Diário de um Blogueiro

Jadson Oliveira, 66 anos. Trabalhou como jornalista em vários jornais (Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia, Diário de Notícias, sucursal do Estadão, jornal Movimento) e assessorias de comunicação, de 1974 a 2007, sempre em Salvador-Bahia. Na década de 70 militou no PCdoB e no movimento sindical bancário. Ao aposentar-se, em fevereiro/2007, começou a viajar pelo Brasil, América Latina e Caribe. Virou repórter/blogueiro. Passou temporadas em Cuba, Venezuela, Manaus, Ananindeua (quando do Fórum Social Mundial/2009) e Curitiba, com passagens rápidas por Palmas, Goiânia e Campo Grande. Depois esteve no Paraguai, Bolívia, Trinidad e Tobago, São Paulo e Buenos Aires. Agora está passando uma temporada em Salvador. Onde está, procura cobrir principalmente os movimentos sociais, com um olho na integração latino-americana. Mantém o blog Evidentemente e colabora com Fazendo Media: a média que a mídia faz, Ananindeua Debates e Pilha Pura.


ANEXO 3 da entrevista exclusiva concedida a este blog por Edmilson Carvalho, professor de Economia Política e velho militante da esquerda, e postada aqui em 21/11/2011  com o título “O marxismo de Marx e Engels nunca existiu para o proletariado brasileiro” (para saber mais sobre Edmilson, ver abertura da entrevista). O título acima é de autoria deste blog. Eis o texto de autoria do entrevistado:


O editor deste blog nos coloca diante de uma pergunta que desdobro em duas, pois envolve situações diferenciadas que precisam ser separadas para serem eludidas. A primeira é: “(...) é possível a existência (ou a construção) de um partido “revolucionário” em meio a esta pasmaceira atual da falta de mobilização popular, o que os marxistas chamariam de descenso do movimento de massas?” A segunda pergunta é: “(...) é possível avançar numa política “revolucionária” (rumo a uma democracia participativa e a algum tipo de socialismo) sem o povo nas ruas, sem o protagonismo dos trabalhadores e da juventude?”

A primeira se refere à ocasião apropriada para a criação de um partido revolucionário, um partido de quadros, certamente, no feitio de Lênin, que é, para raciocinar, o melhor exemplo. Já a segunda trata de assunto diferente, e diz respeito à possibilidade de crescimento do partido e do movimento de massa.

Edmilson: "O grande revolucionário Ernesto 'Che' Guevara demonstrou, a um preço muito elevado, não ter qualquer domínio da teoria e das leis de uma revolução, elementos que sobravam em Lênin e Trotsky".
Diremos, para começar a raciocinar, que a primeira pergunta pode-se responder com um sim, isto é, pela afirmativa: sim, a criação de um partido de quadros pode acontecer em qualquer época e independe do estágio da conjuntura (não devemos esquecer de que são dois problemas, cada um com um método próprio). Não tenho notícia de um só partido de quadros que tenha nascido nas ruas e praças, e deles é possível dar numerosos exemplos de nascimentos diminutos, com 6, 8, 10 e 22 (foi com tal tamanho que o PC do B, o “Partidão”, veio ao mundo) membros. O que torna possível este nascimento aparentemente precoce são algumas características imanentes do partido de quadros, tais como: tratar-se, via de regra, de um partido composto, inicialmente, por intelectuais e operários (alguns nascem sem sequer contar com um só operário), com uma intervenção clandestina, numa conjuntura de “descenso do movimento de massas”, o que se traduz em problemas de segurança.


Essas são questões básicas, mas elas não se esgotam aí, posto que, para além destas, somam-se as de princípio, questões que são ditadas pelo caráter dos partidos de quadros. Um partido de quadros é obrigatoriamente um partido de estrutura pequena, enxuta e extremamente móvel que reúne, dentro dessa estrutura, em tese, obviamente, os melhores elementos entre os melhores intelectuais e operários. Já pelo tamanho se pode ver que não é impossível reunir um número de quadros para preparar os delineamentos do programa, da própria concepção de partido, da tática, da alocação sócio-espacial da organização, da imprensa, de uma questão que salta para o primeiro plano, o plano do recrutamento e da formação, tarefas que podem ser elaboradas longe do movimento de massas e que, como ponto de partida, vão permitir que, quando acionado cresçam juntos: o partido, as mobilizações e as organizações dos trabalhadores.


As conjunturas de descenso são aproveitáveis para uma organização que mobiliza um trabalho científico (lembrar que estamos a falar de partidos que tiveram importância histórica, partidos com “P” maiúsculo, acerca dos quais se fazem restrições infundadas com base na incompreensão das complexas causas do malogro que sofreram - assunto tratado no ANEXO 2, ao falar das dificuldades e ambiguidades da Revolução Soviética).


Como o movimento de massas não é criado por partido, grupos ou mesmo classes sociais, ou seja, como tais movimentos só dependem de leis que brotam do solo social, na condição de componentes objetivos, eles têm normas de crescimento ou de regressão próprias. Rematando, são duas instâncias que devem combinar-se, mas são duas instâncias que têm premissas próprias de crescimento.


Desconhecer tais cenários e suas leis pode ser fatal: o grande revolucionário Ernesto “Che” Guevara é, certamente, o caso do qual se pode retirar as lições mais contundentes, em função da personalidade e da estatura do grande revolucionário que foi. Ele demonstrou, a um preço muito elevado, não ter qualquer domínio da teoria e das leis de uma revolução, elementos que sobravam em Lênin e Trotsky - como pode ser visto nos escritos dos dois, que tratam da Revolução no seu dia-a-dia, sobretudo na monumental obra “de campanha” de Trotsky, A História da Revolução Russa, em cujas páginas sente-se a pressão das leis, de tão bem apreendidas e cuja definição científica está igualmente bem definida no A Bancarrota da Internacional Comunista, de Lênin.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Residencial San Remo faz guarita no passeio público

Moradora anda pela rua próximo ao carro, guarita ocupa passeio público

O Residencial San Remo um condomínio de classe média de Ananindeua, construiu uma guarita  no passeio público  (veja foto). Moradores do Residencial e da rua Pau Darco, próximo a Mario Covas, já fizeram abaixo assinado  solicitando  à prefeitura, a derrubada da   guarita. O Ministério Público também  já se posicionou favorável a desobstrução do passeio. Os moradores esperam uma definição com urgência  do poder público municipal. 

Gurita fica fora da área do Residencial

Destinos do PT


Artigo de Emiliano José*

Uma rica discussão sobre a relação dos vereadores do Partido dos Trabalhadores em Salvador e os movimentos sociais estabeleceu-se no último dia 6 deste mês, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Tive o privilégio de participar da banca que examinou o mestrando Cláudio André de Souza, orientando da querida amiga, professora Maria Victória Espiñeira. Souza defendia a dissertação, denominada “A representação política do Partido dos Trabalhadores: a relação entre os parlamentares e movimentos sociais em Salvador (2005-2010)”.

O autor, desde a graduação, vem estudando o PT e suas mudanças ao longo do tempo, e essa dissertação dedica-se novamente a tentar entender o partido na nova conjuntura que ele enfrenta depois que chegou à presidência da República, com a vitória nas eleições de 2002, permanecendo até os dias de hoje, vitoriosamente. Discute teoricamente o partido político, democracia, representação política, e a atuação parlamentar do PT de modo geral e, ao final, discute a específica atuação dos vereadores do PT em Salvador, objeto mais direto de seu estudo. Da banca, participou, também, além de mim e da professora Maria Victória, o professor Paulo Fábio Dantas. O aluno foi aprovado.

Não me atenho aqui à dissertação, nem aos comentários que fiz no exame do mestrando. Tomo como gancho a dissertação para duas ou três palavras sobre o PT, a partir do que suscitado pelo trabalho de Cláudio André de Souza.  Tomo como ponto de partida palavras de Raymundo Faoro, numa entrevista concedida a Mino Carta, em 1989, usadas como epígrafe no texto: “Se o PT entender que o tempo não é crucial, vai se beneficiar muito com isso. O tipo de proposta do PT não é a presidência da República. O importante são os meios para na presidência da República promover aquelas reformas a que ele se propõe. Só a presidência da República, desligada do programa, poderia ser uma armadilha para o PT”.

O que resta saber, portanto, é se, tendo chegado à presidência da República por decisão soberana do povo brasileiro, o PT conseguiu promover as reformas a que se propunha. E, olhando-se por diversos ângulos, é inegável que o partido, evidentemente com base numa aliança política ampla, conseguiu promover as reformas previstas em seu programa. O recado de Faoro era o de que o partido não deveria querer a presidência da República como um fim em si. Mas como um meio para, nas minhas palavras, melhorar a vida do povo brasileiro. O que aconteceu e vem acontecendo, agora no terceiro mandato, com a presidenta Dilma na presidência. 

Havia, na dissertação, uma tensão teórica sobre os destinos do PT, que me pareceu apropriada, e que deve, também, preocupar o partido. Um partido, chegado ao poder, pode perder as matrizes iniciais de sua origem? 
Primeiro, é evidente que o PT de hoje não pode ser o de fevereiro de 1980 – o mundo e o Brasil mudaram muito, em tudo, e o partido haveria de se adequar as mudanças, mantendo, em princípio, suas propostas de mudar o Brasil, democraticamente, e, segundo seu programa, com vistas ao socialismo. Segundo, essas mudanças políticas do partido, decorrentes do império das novas conjunturas, e também das mudanças estruturais de todo o mundo e do Brasil de modo particular, seguramente tem impacto no partido.

O que o PT, necessariamente tem de se perguntar, e isso estou dizendo como decorrência das provocações advindas da banca do dia 6, é se as mudanças experimentadas não comprometem seu horizonte estratégico, seus compromissos com a democracia e o socialismo. 

Lembro da lembrança que fez Paulo Fábio em torno das reflexões de Robert Michels, que fala na inevitável burocratização e oligarquização dos partidos. A par, portanto, de que o PT vem dirigindo a mudança do Brasil, promovendo as reformas prometidas, deve seguir refletindo sobre seu destino de longo prazo. Não deixando de acompanhar os novos tempos, onde mais do que nunca tudo que é sólido desmancha no ar, e nem perdendo os compromissos centrais que garantiram uma trajetória tão vitoriosa, ancorada no respeito que adquiriu junto ao povo brasileiro. 
Jornalista, escritor, deputado federal (PT/BA)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

INTERSINDICAL DA VIDA A FEDERAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS

Deu no Blog do Harley Cunha

Representantes das entidades sindicais e membros da Federação
Fundada em 17 de dezembro de 1993 a Federação dos Servidores Públicos Estaduais da Administração Direta e Indireta, das fundações e Autarquias do Estado do Pará (FSPEPA) conseguiu somente em 2008 o registro sindical. A entidade que de fato nunca 
Diretor da Federação e Harley Cunha
atuou passa agora a ter vida com a filiação de 5 cinco sindicatos da Intersindical (STAFPA,SEPUB, SINTEPA, SINDFEPA E SINDPOL). A diretoria da federação reúne no próximo dia 19/01 com os novos filiados para discutir a recomposição da diretoria. O presidente do STAFPA, Harley Cunha, está cotado para assumir um dos cargos na direção da Federação.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Eleições na Construção Civil: CTB (PCdoB). sofre derrota humilhante

Militantes da Conlutas e PSTU comemoram a Vitória da Chapa 1
Duas correntes do movimento sindical disputaram a eleição para renovação da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém: a Conlutas, que é ligada ao PSTU, e a CTB, ligada ao PCdoB. A votação ocorreu nos dias 12 e 13 últimos, depois de uma campanha muito acirrada: a direção das duas centrais sindicais mandou militantes de todo Brasil para apoiar suas chapas. A maior delegação da CTB foi da  Bahia. A direção do PCdoB estava em peso, o partido apostava muito na tomada do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil para voltar a ter inserção no movimento sindical.  Mas o resultado foi a vitória da Chapa 1 com quase 80% dos votos, a Chapa 2 da CTB (PCdoB), sofreu uma uma derrota humilhante,  obteve apenas 21% dos votos.
A vitória  consolida a Conlutas no Pará e sua principal liderança, Atnágoras Lopes, da direção nacional da Conlutas e diretor do sindicato dos operários da construção de Belém.
A entidade sindical tem uma atuação das mais destacadas: na campanha salarial de 2011, colocou 20 mil trabalhadores nas ruas de Belém, parando todas as obras da cidade e conseguindo um grande acordo salarial.  A vitória da Chapa 1, segundo Atnágoras Lopes, é o reconhecimento ao trabalho realizado por uma diretoria que tem trabalhadores operários na sua direção.
Militante da Chapa 2 e Atnagóras Lopes

Pleito democrático, operário votando


Zé Gotinha (ao centro), eleito Coordenador Geral do Sindicato


Chapa 2 da CTB, montou um grande aparato para disputar a eleição

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Eleição no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém

Nesse momento acontece a eleição para a Direção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém, a disputa é entre o pessoal do Conlutas  (PSTU) Chapa 1 da atual diretoria,  e CTB (PCdoB) chapa 2 oposição. ás 19 hs começa a apuração dos votos

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Debates: Prévias do PT Belém

Os Candidatos
Parece que a turma que queria prévias no PT,  estava certa, o pleito interno está empolgando a militância do partido. Já aconteceram dois debates. Nos corredores petistas e de outros partidos as prévias é um dos assuntos mais comentados. O debate que aconteceu na terça (10/01), mostrou que os petista estão empolgados para retomar ao palacio Antonio Lemos.
É preparado. A pergunta é, quer ser candidato a prefeito?


Está preparado


Paulo Gaya, bom discurso


Vereador Alfredo Costa, discurso Piegas, não empolgou

Delegado Moraes, voz de locutor e postura de chefe de polícia
Fabio Pessoa, discurso de militante do movimento estudantil