domingo, 19 de maio de 2013

Operários da Construção Civil do Pará vão fazer Campanha Salarial Unificada

Atnágoras  Lopes, direção Nacional da CSP Conlutas
Neste final de semana foi realizado um Seminário que reuniu 9 sindicatos e a Federação dos Trabalhadores da Construção Civil de Pará. A reunião foi para debater a pauta de reivindicações da categoria, eles aprovaram as propostas que irão ser apresentadas aos patrões da Construção Civil: reajuste de 18.60%, eleição de delegados sindicais nas obras,  cota de 15% de vagas para mulheres operárias  nas obras, cesta-básica e etc. O Seminário foi organizado pela Central CSP Conlutas. Atnágoras Lopes da executiva nacional da Central falou que esse é foi um momento histórico para os operários do Pará,  pela primeira vez na história do estado  operários  se unem para uma Campanha Salarial.

Nazareno do Instituto ILAESE
O Coordenador do ILAESE (INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS)  Nazareno de Deus,   ministrou um curso de formação sindical, e deu uma palestra sobre os aspectos socioeconômicos da construção civil no estado do Pará. Ele apresentou dados que demonstra que   os grandes bancos internacionais são donos das maiores construtoras que atuam no país,   e no Pará a indústria da  construção  civil é a que mais cresceu nos últimos anos em todo Brasil, ele falou  que os operários do Pará ganham 10% menos que os colegas do resto do país, e que os engenheiros da construção civil do Pará, recebem metade do que ganha um engenheiro de São Paulo (Dados Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará - SINDUSCON-PA)



Sindicato se filiam a CSP Conlutas

Osavaldo, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Cvil de Ananindeua



Maria da Guia, presidenta do Sindicato dos Trabalhdores da construção Civil de Altamira
 Osvaldo presidente do Sindicato de Ananindeua e Maria da Guia presidenta do Sindicato de Altamira informaram que  suas entidades estão se filiando a CSP Conlutas.

 Operários vão às ruas

Aurinor Marques diretor do Sticmb Belém

Aurinor Marques diretor do Sticmb Belém, afirmou que: "Em todas as  greves temos que  ir para as ruas de Belém para sermos ouvidos, agora com essa união se os empresários do Sinduscon, não acatarem nossas reivindicações, vamos tomar as ruas do Pará"
Casa para operários da  Construção Civil

Vereador Cleber Rabelo

 O vereador Cleber Rabelo (PSTU) que foi um dos palestrantes do Seminário, informou que prefeito Zenaldo Coutinho falou que vai construir 4 mil casa em Belém 2013, Cleber disse que vai   apresentar um projeto na Câmara para que 10% dessas casas sejam para os trabalhadores da construção civil .


Sinduscon vai receber pauta de reivindicações em junho

Iran da Fetracon
 Os Sindicatos irão encaminhar a pauta de reivindicações no inicio do mês de Junho ao Sinduscon, segundo   Iran, diretor da Fetracom. Ele também disse: "todos os anos entregamos as pauta em julho, os patrões tiram férias, vão para Europa e só vão ler nossas reivindicações em agosto, esse ano vai ser diferente.

 O Seminário da Campanha Salarial Unificada 2013/2014 aconteceu na sede campestre do Sindicato da Cosntrução Civil de Belém, na Br 316, nos dias 17 e 18 de Maio de 2013.

Nenhum comentário: