sexta-feira, 31 de maio de 2013

Artistas baianos farão manifesto contra a suspensão dos Editais do MinC para produtores negros do Brasil



             Antônio Olavo já divulga a manifestação pelas redes sociais

      

  Via site Interior da Bahia

 Na próxima sexta feira, 07 de junho, às 18h30, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), artistas e entidades culturais baianos vão protestar contra a suspensão dos Editais para artistas, criadores, produtores e pesquisadores negros do Brasil.


O manifesto é em decorrência da ação do Juiz José Carlos do Vale Madeira, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão, que levou a suspensão dos editais do Ministério da Cultura direcionados aos artistas e produtores negros. Esta manifestação está sendo convocada pelo Fórum Nacional de Performance Negra, em defesa do Artigo 1° do Estatuto da Igualdade Racial, conforme abaixo.
Art. 1º/ IV: ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
Confira abaixo um texto do cineasta Antônio Olavo, já espalhados nas redes sociais, contra a suspensão dos editais do MinC para artistas, produtores, criadores e pesquisadores negros:
Sexta feira, 07 de junho (18h30) na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), vamos expressar nosso mais veemente repúdio contra a tentativa de suspensão dos Editais para artistas, criadores, produtores e pesquisadores negros do Brasil, instituídos pelo MinC em 20 de novembro de 2012.
O Brasil tem 50,74% de população afrodescendente (IBGE 2010), que carrega nas costas um passivo de 300 anos de escravidão imposta pelos colonizadores brancos, que aqui chegaram em nome da "civilização" e praticaram a política de "terra arrasada", cujas consequências ainda hoje é nefasta.
Com a "abolição", em 1888, o povo negro foi jogado na sarjeta, discriminados e perseguidos (ainda hoje são, vide o extermínio da juventude negra praticado nas periferias das grandes capitais) pela policia de um Estado controlado por brancos, que apesar de quantitativamente minoritários, são hegemônicos nas universidades, no judiciário, no congresso nacional, nas assembleias legislativa, nos governos, na gestão cultural etc.etc.
Um país que precisa de Estatuto da Igualdade Racial é um país racista. Pra acabar isso e ter igualdade de oportunidades para todos, tem que haver políticas afirmativas. As políticas repressivas nunca funcionaram bem por aqui. A Lei Afonso Arinos, de 1951, que combatia o racismo, nunca puniu ninguém, quase o mesmo pode se dizer da Constituição de 1988, que define racismo como crime inafiançável.
As ações afirmativas para o povo negro visam combater o racismo com medidas que contribuem para diminuir as desigualdades raciais e sociais existentes no país. Somente não enxerga estas desigualdades quem está na zona de conforto da sua pele branca. Até quando a elite branca vai continuar blindando seus carros e pondo cerca elétrica nos muros de suas moradias?
Contrapondo a essas leis repressoras que não funcionaram, surgem as ações afirmativas para os afrodescentes (cotas nas universidades, obrigatoriedade de ensino da cultura negra nas escolas, reconhecimento das terras quilombolas, incentivo aos empreendedores negros etc.).
Na Cultura e na Arte não é diferente e as desigualdades estão presentes. Estes setores não são "ilhas de igualdade racial", longe disso, pois eles refletem a sociedade que os cercam. Quantos artistas e produtores negros têm projetos aprovados nos filtros ultra-seletivos dos editais de fomento a Cultura no Brasil? A culpa é deles? São menos inteligentes? Menos capazes? ... Balela.
Não podemos tratar com igualdade os desiguais. É preciso políticas afirmativas também na Cultura e na Arte. Por tudo isso, expressamos nosso total apoio aos editais para artistas, criadores, produtores e pesquisadores negros do MinC.

Antonio Olavo

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Primeiro casamento Gay no mundo foi em Cametá - Pará



Essa pescamos no Face, esperamos historiadores, especialistas ou nosso amigo Franco "Barreto", que já foi convidado a escrever no blog, darem maiores detalhes.


POLÊMICA!

CAMETÁ SAIU NA FRENTE DE TODAS AS CIDADES DO MUNDO, ACONTECEU O PRIMEIRO CASAMENTO GAY DO MUNDO NO ANO DE 1967 NA LOCALIDADE DE INACHA QUE FAZ PARTE DO DISTRITO DO JUABA/ CAMETÁ!

ATÉ TU, SUÉCIA!? (“Noites de fúria em Estocolmo”)

Por Jadson Oliveira do blog Evidentemente


Alguns dos automóveis incendiados em vários bairros periféricos de Estocolmo durante a semana (Foto: EFE/Página/12)

Quem diria? Até a Suécia, lá da parte mais ao norte da Europa onde o Estado de Bem-Estar Social criou invejáveis “paraísos” na Terra, começa a dar sinais de desgaste diante da crise do capitalismo. Li o noticiário no Página/12, jornal argentino que muito aprecio, edição do domingo, dia 26, com o título: “Noites de fúria em Estocolmo”. Primeiro parágrafo:

“Cinco noites de protestos na periferia pobre de Estocolmo em mãos de jovens de bairros abandonados de maioria imigrante jogaram por terra a imagem duma Suécia pacífica e igualitária. Os incidentes, que começaram na noite do domingo, dia 19, depois da morte dum morador da “barriada” (bairro pobre, “favela”) de Husby, assassinado pela polícia, que alegou legítima defesa, foram se estendendo para uns 15 bairros pobres da capital”.

A matéria continua dando conta de que na quinta-feira à noite, uma delegacia de polícia foi atacada com pedras no bairro de Kista e outras duas no sul da capital. Os danos materiais foram expressivos. Além disso, uma pessoa foi ferida na cabeça por uma pedrada numa manifestação em Husby na quinta-feira e um policial foi ferido na noite da quarta-feira.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Nota do Deputado Cláudio Puty a Imprensa

1. Hoje, 28.05, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará decidiu, por maioria,  cassar o mandato de deputado federal, outorgado a mim por mais de 120.000 paraenses;
2. Respeito a decisão judicial, todavia dela discordo, por ter sido tomada em franca contradição com as provas colhidas no processo e tão logo esta seja publicada, recorrerei ao  Tribunal Superior Eleitoral em Brasília;
3. A decisão foi baseada em um inquérito policial de 2010, no qual não fui indiciado pela Polícia Federal e não respondo a qualquer ação penal dele oriundo;
4. Nos autos do processo, hoje julgado pelo TRE, chega mesmo a constar declaração do delegado da PF que presidiu o inquérito, nos seguintes termos:

“ o advogado perguntou se em algum momento da investigação existe alguma conversa/mensagem interceptada onde o  investigado ou alguém em seu nome solicita  qualquer tipo de bem ou apoio político para aprovação de planos de manejo perante a SEMA. A TESTEMUNHA RESPONDEU QUE NÃO.”

5. Minha prestação de contas de campanha foi aprovada sem qualquer ressalva e nunca fui beneficiado com qualquer recurso decorrente de tráfico de influências junto à administração pública.
6. Continuarei a exercer meu mandato parlamentar até quando a Justiça permitir, na certeza de que minha inocência será plenamente esclarecida quando do Recurso perante o TSE.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Deputado Federal Cláudio Puty (PT) é cassado

Deputado Cláudio Puty, teve seu mandato cassado hoje pelo TRE, em um processo que se baseou em uma operação da Polícia Federal, que investigava denúncias de tráfico de influência para liberar  licenças ambientais na Secretaria de Meio Ambiente. Um dos investigados, em um ligação telefônica, teria citado o nome de Puty. A decisão cabe recurso.

Bolsas femininas têm mais micróbios do que maioria dos vasos sanitários


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O professor do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maulori Cabral, confirmou  à Agência Brasil que bolsas femininas têm mais micróbios do que na maioria dos vasos sanitários, como é apontado por estudo da  empresa Initial Washroom Hygiene, do Reino Unido, especializada em limpeza de banheiros públicos.
“Tem mais micróbios na superfície das bolsas das mulheres do que na superfície dos vasos sanitários. As mulheres colocam a bolsa em tudo que é lugar. Pegam na bolsa o tempo todo e ficam passando micróbios da mão para a bolsa. E ninguém passa água sanitária na bolsa”, diz.
O estudo feito pela companhia britânica revela que o creme de mãos, batons e estojos de maquiagem são os itens mais sujos que as mulheres carregam nas bolsas. Maulori Cabral concorda com a pesquisa. “É o que ela [mulher] toca mais, mas, pelo lado de fora”. Ele explicou que os batons, sozinhos,  já têm agentes antimicrobianos. O mesmo ocorre em relação ao creme para mãos. Já os frascos que contêm o creme estão a todo momento sendo segurados pelas mãos femininas.
Maulori Cabral esclareceu que quando uma pessoa segura algum objeto, transfere para ele parte da sua microbiota. “Todo bicho vivo que você conhecer tem uma população de micróbios associada ao próprio corpo. Cada pessoa tem as suas populações bacterianas. Esse conjunto de populações bacterianas que está associada ao corpo denomina-se microbiota”, disse.
Cabral descartou, entretanto, que o fato de as bolsas femininas apresentarem mais micróbios que a superfície de vasos sanitários põe em risco a saúde humana. “De maneira nenhuma. Isso tudo é injeção de pânico”. A microbiota faz parte da evolução dos seres vivos. Cada pessoa carrega cerca de 100 trilhões de bactérias. “O corpo adulto é  formado por  10 trilhões de células que são descendentes da fecundação, ou seja, da nossa origem embrionária”. Quando a criatura nasce, se contamina com bactérias, inclusive da própria mãe e, quando fica adulta, carrega dez vezes mais bactérias do que células embrionárias. “Quando você encosta em uma coisa, passa para ela seus micróbios”.

Na avaliação do virologista, lavar as mãos de forma frequente não reduz o número de bactérias presentes nas bolsas das mulheres. O que precisa é lavar as mãos sempre antes das refeições e depois de ir ao banheiro.  “Quando lava as mãos, você não se livra dos seus micróbios;  você se livra dos micróbios dos outros. Porque os seus fazem parte da sua microbiota. Os dos outros é que podem fazer mal a você, ou não”.
Cabral reiterou que os seres humanos nascem para conviver com os micróbios. “Fantasiar micróbios como algo maléfico é o maior absurdo”. Ele disse que as crianças tomam lactobacilos vivos porque isso faz bem à sua saúde e disse que a contaminação microbiana é uma coisa natural. Embora sejam invisíveis, os micróbios são os seres mais poderosos do planeta, avaliou o professor da UFRJ.

Os micróbios fazem parte do cotidiano. Cabral explicou que como o ser humano é um animal social, os homens cumprimentam uns aos outros, trocando micróbios no aperto de mãos. “A primeira coisa que você faz é: fique com um pouco dos meus micróbios e me dê um pouco dos seus”. Quando há mais intimidade com a outra pessoa, trocam-se beijos. “Aí a coisa complica” porque, segundo Cabral, cada gotícula de saliva tem 100 mil bactérias. “Mas, tem coisa melhor do que trocar bactérias?”, brincou o professor. Isso significa que quanto mais íntimo for o cumprimento, mais a microbiota é compartilhada.
Edição: Fábio Massalli
  Agência Brasil

sábado, 25 de maio de 2013

Demissões de Agentes das casas penais (Susipe) pode levar o caos nos presídios



Estão previstas 320 demissões de agentes penitenciários pelo governo do estado.  Os servidores denunciam que estão sendo demitidos para   que outros temporários sem experiência ocupem suas vagas.  Alguns desses agentes tem mais de 10 anos no sistema penal, o governo alega que tem que se adequar a lei que obriga fazer concurso público. O presidente do Sindicato dos Servidores Civis do Estado (Sepub) Ezequiel Sarges alerta que essas demissões devem trazer motins e fugas, como aconteceu essa semana em Tucuruí, onde 3 agentes ficaram reféns de presidiários.

Ezequiel Sarges fala na Audiência com os advogados da OAB-Pará

 Os servidores participaram ontem de uma Audiência na OAB Pará, para pedir apoio à entidade para não serem distratados (demitidos). Os Conselheiros da OAB da comissão de assuntos policias se comprometeram a apoiar os agentes, eles criaram uma comissão para apoiar juridicamente os servidores. 

A conclusão que se chega  é que o governo Jatene está ”brincado com pólvora”, ou seja com a segurança do povo.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Partido que homenageou ex vice-presidente da ditadura é contra casamento gay

Ontem quem assistiu o programa do PSC na TV, viu que o partido de Feliciano, homenageou Pedro Aleixo vice presidente do General  Costa Silva, foi no governo deles que baixaram o famigerado AI -5. O Partido de Feliciano, quer agora proibir o casamento Gay.


Via Site do STF

Partido questiona resolução do CNJ sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo


O Partido Social Cristão (PSC) ajuizou Mandado de Segurança (MS 32077) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra ato da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) consistente na edição da Resolução 175, de 14 de maio de 2013, que veda “às autoridades competentes a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão da união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo”.

Segundo o PSC, ao dispor sobre a questão, o CNJ violou direito líquido e certo de todos os seus filiados, especialmente de seus 19 deputados federais e um senador, de discutir e votar a matéria no âmbito do Poder Legislativo. O partido pede liminar para suspender os efeitos da resolução e, no mérito, pede que sua vigência seja suspensa até que o Congresso Nacional delibere sobre a questão.

O PSC afirma que o teor da Resolução do CNJ 175/2013 não pode ter validade sem ser objeto do devido processo legislativo, no qual o partido poderá exercer suas prerrogativas legais e constitucionais, expressando sua vontade nos limites de sua orientação cristã. Para o partido, houve “abuso de poder do presidente do CNJ ao buscar legislar, apropriando-se de prerrogativas do Congresso Nacional”.

O partido afirma que qualquer projeto de lei dessa natureza jamais terá sua aprovação. “O PSC é totalmente contrário à união entre pessoas do mesmo sexo e sempre se posicionará neste sentido, no exercício de suas prerrogativas legais, junto ao Congresso Nacional”.

Citando o julgamento da ADPF 132, o PSC afirma que nesse julgamento o STF apenas reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo, não se pronunciando sobre casamento civil. “O temor que aqui se assevera é do sentimento de que, usurpando o poder de legislar do Congresso Nacional e cobrindo a Resolução com o efeito de decisões anteriores do STF sobre assuntos apenas correlatos, norteando e dilatando o objeto das ações, o CNJ estaria também inovando com tal decisão”, argumenta a legenda.

O PSC sustenta que a edição da resolução do CNJ viola seu direito líquido e certo, uma vez que teria sido impedida sua manifestação sobre o tema. Na ação, o partido ressalta que, a partir das regras de interpretação e considerando a natureza das relações jurídicas, “no universo das entidades familiares só tem cabimento a união entre homem e mulher, ou seja, entre pessoas de diferentes sexos”. Para a legenda, às “parcerias homossexuais” estão assegurados apenas efeitos jurídicos no campo do Direito das Obrigações e do Direito das Sucessões.

O relator do MS é o ministro Luiz Fux.

VP/AD

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Juíza da Bahia condena Jornalista que fez matéria sobre Pastor Torturador*

Pastor Átila Brandão

Emiliano José, lutador pela democracia, pelos direitos humanos e pela democratização da imprensa (Foto: Internet)
Por Cláudia Cardozo, no sítio da web BN (Bahia Notícias) Justiça, de 21/05/2013
A juíza Marielza Brandão, da 29ª Vara dos Feitos de Relação de Consumo, Cíveis e Comerciais de Salvador, condenou o jornalista Emiliano José a retirar de seu site uma matéria contra o ex-policial Átila Brandão, que atualmente é pastor da Igreja Batista do Caminho das Arvores. O jornalista havia publicado em sua página na internet um artigo chamado “A premonição de Yaiá”, também publicado no Jornal A Tarde. No texto, ele apresenta a denúncia de Maria Helena Carvalho (Dona Yaiá), contra o ex-oficial da Polícia Militar, Átila Brandão, durante a ditadura militar. Yaiá aponta o pastor como autor das torturas de seu filho Renato Afonso Carvalho em 1971, no Quartel dos Dendezeiros.  No artigo, Emiliano José discorre: "Renato perguntou por que estava sendo retirado da cela. O soldado não sabia. Levado para uma sala, logo depois viu entrar uma equipe de torturadores chefiada por Átila Brandão, que conhecera como agente infiltrado desde a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, onde estudaram juntos em 1968". Na sentença, a magistrada determina que Emiliano José ainda disponibilize o mesmo espaço, com destaque, na coluna do A Tarde, o direito de resposta do ex-policial para que “possa prestar as informações que entender convenientes ao esclarecimento dos fatos divulgados, no prazo de 10 dias”. Caso a sentença não seja cumprida, o jornalista ainda deverá arcar com uma multa diária de R$ 200. A sentença publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (17) ainda dispõe que o autor da ação busca indenização por danos morais junto com o direito de resposta, ao sustentar que Emiliano José publicou um artigo que “lhe atira pechas tiradas de si mesmo”, e que a conduta “fere, nitidamente, a sua honra objetiva e subjetiva, gerando danos gigantescos a sua imagem”. No texto, a juíza ressalta que não se pode aceitar a tese danos a imagem e honra de Átila Brandão, “uma vez que a qualquer pessoa é assegurada a livre manifestação de pensamento e que não pode sequer sofrer censura”. Ainda cabe recurso da decisão. 

SOLIDARIEDADE AO JORNALISTA EMILIANO JOSÉ, encaminhado via e-mail por Alipio Freire

Reproduzido do blog Viomundo, postagem de 20/05/2013, com o título “Pastor processa Emiliano por denunciar seu passado como torturador”

O jornalista e escritor Emiliano José teve a coragem de denunciar através da imprensa – artigo n’A Tarde de 11/02, o pastor Átila Brandão (foto) como torturador à época da Ditadura Militar, tendo como testemunhas Dona Maria Helena Afonso de Carvalho e seu filho, o historiador e professor Renato Afonso de Carvalho. Ela era uma espécie de genitora de muitos presos políticos que afetuosamente a conheciam como Dona Yaiá.

Evangélicos progressistas solidarizaram-se com Emiliano reafirmando o carreirismo e reacionarismo deste pastor que desde os tempos em que estudava na Faculdade de Direito na UFBA, contemporâneo de Renato Afonso, perseguia estudantes a serviço dos órgãos de informação. Incomodado com sua exposição pública, Átila Brandão encaminhou queixa-crime por calúnia visando processar e intimidar Emiliano. Com forte dose de apelo moralista – própria de religiosos fundamentalistas –, Átila Brandão é pessoa conhecida no mundo evangélico, além de ostentar funções de representação diplomática, como se tal título fosse passaporte à impunidade.

Neste ínterim, Emiliano voltou à carga e, criterioso com suas fontes, fez longa entrevista com Renato Afonso que resultou no artigo Corpo amputado querendo se recompor, já postado no site da Revista Carta Capital, onde não só confirma o fato da tortura no Quartel de Dendezeiros, como narra outros episódios de perseguição e sofrimento vivenciados em masmorras no Rio de Janeiro, nos anos 70, auge da ditadura militar. Por pouco Renato Afonso não teve o destino de tantos combatentes que sofreram sevícias até a morte, algumas indizíveis como as relatadas pelo cruel delegado Cláudio Guerra, através do livro Memórias de Uma Guerra Suja e em recente edição da mesma Carta Capital.

Jornalista, escritor e suplente de deputado federal pelo PT, Emiliano José, amargou 4 anos de prisão e sofreu na própria pele a violência das torturas tantas vezes relatadas por ele mesmo sobre outras pessoas em dezenas de artigos e livros que prolificamente vêm produzindo. O marco desta missão que se impôs foi Lamarca, o capitão da guerrilha, junto com o ex-preso e jornalista Oldack Miranda, lançado ainda em 1989, numa época de muitas incertezas sobre o futuro de nossa titubeante democracia.

O compromisso e a coragem de Emiliano com a Memória e a Verdade marca sua trajetória de vida desde os tempos de sua militância estudantil, quando foi líder nacional pela UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas, passando pela cidadania ativa que exerceu ainda na cadeia e, em seguida como dedicado professor e parlamentar atuante. Este episódio, como tantos outros relatados por Emiliano ganha especial ressonância ao inserir-se entre as iniciativas que a Comissão Nacional da Verdade e o Comitê Baiano Pela Verdade estão tomando para identificar pessoas e instituições que se prestaram a ilegalidades e violações, feriram a dignidade humana, ceifaram vidas ou deixaram marcas no corpo e na alma de milhares de brasileiros e baianos inconformados com o fim da democracia e das liberdades.

Dar publicidade e expor o pastor e ex-militar Átila Brandão à vergonha de seus familiares, amigos e funcionários por um passado tão repelente é o mínimo que podemos fazer testemunhando em solidariedade ao cidadão Emiliano José.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Deu no Blog do Deputado Edilson Moura(PT): CPI do Detran cai no descrédito antes mesmo de iniciar investigações


A Comissão Parlamentar de Inquérito que foi instalada nesta quarta-feira para investigar o uso do dinheiro do Detran para bancar o clube Santa Cruz de Cuiarana, do senador tucano Mário Couto, caiu no descrédito antes mesmo de iniciar as investigações. O ato de instalação da CPI foi marcad
o por protestos e vaias de quem compareceu ao auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Pará.

É que uma manobra de bastidores conseguiu eleger o Deputado Ítalo Mácula como presidente da CPI. O Detran é órgão do governo do estado, do PSDB, mesmo partido de Ítalo Mácula e do senador Mário Couto, patrono do Santa Cruz,  do mesmo partido do governador Simão Jatene. 

A reação da plateia foi imediata, num descrédito total a CPI. Servidores do Detran se retiraram do auditório e cancelaram a entrega do abaixo assinado contendo mais de 20 mil assinaturas apoiando a instalação da Comissão(foto). Com o cheiro de pizza no ar, a pergunta era única: como o PSDB vai investigar denúncias de irregulares do Detran, órgão do estado comandado pelos tucanos? Descrédito total, vergonhoso.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Entrevista com João Bernardes: "o atual prefeito não é marinheiro de primeira viagem"




João Bernardes, como está organizado o PV em Ananindeua?
O PV em Ananindeua participou das eleições municipais. Fui com muito orgulho o candidato majoritário do partido e tivemos  chapa de vereadores, foi um momento da organização partidária, na campanha divulgamos nossas propostas, debatemos com a população mobilidade, sustentabilidade moradia popular.   Nossa campanha foi  defender a cidade para as pessoas como está na orientação nacional do nosso partido, fizemos uma campanha propositiva, debatemos os problemas que afligem o povo de Ananindeua. Nosso Partido Verde não é  só um partido eleitoral é um partido que debate os  temas  que podem ajudar a sobrevivência da nossa espécie, debatemos as questões que vão da nossa casa as questões do planeta, claro isso com as pessoas.
Como o PV avalia os 5 meses da gestão Pioneiro?
Olha esse tema ainda está em debate no partido, mas a minha opinião pessoal é que o atual prefeito ainda não se encontrou. Na campanha o PV apresentou um programa para debater a cidade como um todo, quando elaboramos nosso programa de governo tivemos a preocupação de ser um programa que fosse aplicado, com prazos para ser  dialogado com a população. Alguns candidatos apresentaram programas de Governo  ao TRE, “mirabolosos”  ou feitos  “copiar e colar”,  pegando alguma coisa ali na internet . Hoje a sociedade cobra coisas além de um asfalto ruim, é preciso asfaltar sim, mas com qualidade, Ananindeua não suporta mais a política de troca de asfalto por voto, temos problemas graves na educação, no saneamento só temos 7% de tratamento de esgotamento sanitário,  mobilidade: as ruas da cidade estão intrafegáveis não falo só da“buraqueira”, as placas nas calçadas a falta de vias para o munícipes, ciclovias. A cidade de Ananindeua  não tem áreas  para o lazer da família, precisamos debater a questão da juventude,  o município e a sociedade não pode deixar a juventude vulnerável do jeito que está ao crime.  Se vc me perguntar se todos esses   problemas  são  da  atual gestão, digo que não, a gestão está  começando agora, Mas  também afirmo que o atual prefeito não é marinheiro de primeira viagem.
João, O PV não faz parte do governo Jatene. O PV vai disputar as
eleições para o governo do estado com chapa própria?

Olha, essa sua pergunta em tese deveria ser feita ao presidente Estadual do Partido o Companheiro Zé Carlos, agora como um ser político e militante do Partido, dou minha opinião: Acho o partido deve ter candidatura própria ao governo e ao senado.  Nosso partido,  não querendo ser presunçoso nem arrogante, quem me conhece e sabe da minha fé, o que me leva a não ter esses defeitos,  é o único partido que debate um programa para as pessoas. Acabou a eleição os partidos aqui e ali  vão para o conchavo, e depois se definem  oposição ou situação, nós do Partido Verde perguntamos? como vamos melhorar a vida das pessoas, do meio ambiente,  as queimadas, como vamos fazer para parar esse mal que acaba com nossa Amazônia.
Na periferia a população  não tem água potável, ainda tem  os esgotos a céu  aberto!  Como vamos tratar para que as doenças não se proliferem? Em Carajás, em Tapajós os militantes do partido verde atuam no dia a dia para debater a sustentabilidade o meio ambiente. Em Belém, até quando o BRT vai ficar daquele jeito prejudicando a mobilidade das pessoas? Em Ananindeua quando vamos ter áreas de lazer para a família, quando vamos tratar os igarapés  poluídos?   Hoje quem é  vivo corre perigo, os inimigos do Verde irão vencer? 
Quando a Sustentabilidade vai ser  debatido pelas autoridades do Pará?  Então quem pode debater esses temas, e por em pratica  em  nosso Estado, sem um viés politiqueiro? O Partido Verde! 
Defendo que tenhamos candidaturas próprias para o governo e para o senadoVou dar uma de repórter: João  um partido ganha a eleição sozinho? Não queremos ir sozinhos, vamos dialogar, em primeiro lugar com a sociedade, vamos  chamar os partidos para debater uma agenda para as pessoas e para o meio ambiente no Pará.
Sustentabilidade, essa palavrinha que está em moda em alguns programas  de partido,  no PV é um tema sério, precisamos fazer  que a vida  sobreviva. O criador nos colocou no mundo para defender a vida. Um dos nossos maiores bem  é a natureza que Deus nos deu,  precisamos cuidar dela.
João vc. falou e apresentou algumas proposta para o estado, já são proposta para uma candidatura ao governo do Estado?
O debate sempre vai existir para um político como  eu que se preocupa e ama nosso estado. Olha, dentro do PV estamos debatendo tudo isso e também candidaturas próprias para o governo e o senado, eu acredito no programa do meu partido,  e meu nome sempre vai está a disposição para as disputas.Obrigado

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Helder Barbalho candidato a governador com apoio do PT?


Onde há fumaça há fogo, diz o dito popular. Nos corredores da política paraense  rola um papão (alô torcida do Remo, não é nenhuma referência ao Paysandu) que Helder, “o filho do homem...” vai ser o candidato do PT ao governo do Estado. Um petista de estrela alta vazou para o blog que Lula mandou um aviso ao PT do Pará: o candidato tem que ser o ex-prefeito de Ananindeua.

Para os petistas de Ananindeua, esta é uma boa notícia (Luís Freitas, que anda sumido lá para as bandas de Tracatuea, deve estar fazendo as malas para voltar). Agora, para o resto do estado, sei não. Por exemplo: o deputado federal Cláudio Puty vai se enquadrar? E a base ainda rebelde do PT, como vai engolir essa?

A mesma fonte petista comentou que Lula devia dar uma passada em Ananindeua, município onde o governo federal derramou uma chuva de milhões, e “o filho do homem” saiu com índices de popularidade lá embaixo. Mas do jeito que Pioneiro (PSDB) está indo, ele pode virar o grande "cabo eleitoral" de Helder. Esta história vai dar uma mexida nos bastidores da política papa-chibé.

domingo, 19 de maio de 2013

Operários da Construção Civil do Pará vão fazer Campanha Salarial Unificada

Atnágoras  Lopes, direção Nacional da CSP Conlutas
Neste final de semana foi realizado um Seminário que reuniu 9 sindicatos e a Federação dos Trabalhadores da Construção Civil de Pará. A reunião foi para debater a pauta de reivindicações da categoria, eles aprovaram as propostas que irão ser apresentadas aos patrões da Construção Civil: reajuste de 18.60%, eleição de delegados sindicais nas obras,  cota de 15% de vagas para mulheres operárias  nas obras, cesta-básica e etc. O Seminário foi organizado pela Central CSP Conlutas. Atnágoras Lopes da executiva nacional da Central falou que esse é foi um momento histórico para os operários do Pará,  pela primeira vez na história do estado  operários  se unem para uma Campanha Salarial.

Nazareno do Instituto ILAESE
O Coordenador do ILAESE (INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS)  Nazareno de Deus,   ministrou um curso de formação sindical, e deu uma palestra sobre os aspectos socioeconômicos da construção civil no estado do Pará. Ele apresentou dados que demonstra que   os grandes bancos internacionais são donos das maiores construtoras que atuam no país,   e no Pará a indústria da  construção  civil é a que mais cresceu nos últimos anos em todo Brasil, ele falou  que os operários do Pará ganham 10% menos que os colegas do resto do país, e que os engenheiros da construção civil do Pará, recebem metade do que ganha um engenheiro de São Paulo (Dados Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará - SINDUSCON-PA)



Sindicato se filiam a CSP Conlutas

Osavaldo, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Cvil de Ananindeua



Maria da Guia, presidenta do Sindicato dos Trabalhdores da construção Civil de Altamira
 Osvaldo presidente do Sindicato de Ananindeua e Maria da Guia presidenta do Sindicato de Altamira informaram que  suas entidades estão se filiando a CSP Conlutas.

 Operários vão às ruas

Aurinor Marques diretor do Sticmb Belém

Aurinor Marques diretor do Sticmb Belém, afirmou que: "Em todas as  greves temos que  ir para as ruas de Belém para sermos ouvidos, agora com essa união se os empresários do Sinduscon, não acatarem nossas reivindicações, vamos tomar as ruas do Pará"
Casa para operários da  Construção Civil

Vereador Cleber Rabelo

 O vereador Cleber Rabelo (PSTU) que foi um dos palestrantes do Seminário, informou que prefeito Zenaldo Coutinho falou que vai construir 4 mil casa em Belém 2013, Cleber disse que vai   apresentar um projeto na Câmara para que 10% dessas casas sejam para os trabalhadores da construção civil .


Sinduscon vai receber pauta de reivindicações em junho

Iran da Fetracon
 Os Sindicatos irão encaminhar a pauta de reivindicações no inicio do mês de Junho ao Sinduscon, segundo   Iran, diretor da Fetracom. Ele também disse: "todos os anos entregamos as pauta em julho, os patrões tiram férias, vão para Europa e só vão ler nossas reivindicações em agosto, esse ano vai ser diferente.

 O Seminário da Campanha Salarial Unificada 2013/2014 aconteceu na sede campestre do Sindicato da Cosntrução Civil de Belém, na Br 316, nos dias 17 e 18 de Maio de 2013.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

EX-DITADOR DA GUATEMALA CONDENADO A 80 ANOS DE PRISÃO

Via Blog Evidentemente Jadson Oliveira

Efraín Ríos Montt foi declarado culpado de genocídio (Foto: Página/12)
Reproduzido de Adital (Notícias da América Latina e Caribe), de 13/05/2013

SOA Watch celebra o veredito de culpabilidade contra o ex-ditador guatemalteco, e graduado da Escola das Américas, Efraín Ríos Montt, que foi sentenciado a 80 anos de prisão.

Celebramos em solidariedade com os mayas Ixil, os sobreviventes do genocídio e dos crimes de lesa humanidade cometidos durante a ditadura (1982-1983).

O general Ríos Montt é o primeiro ex-chefe de Estado que enfrenta um julgamento por cargos de genocídio e crimes contra a humanidade em seu país de origem.

Durante sete semanas houve dúvidas se o sistema de justiça guatemalteco seria capaz de suportar as obscuras forças políticas e as ameaças de violência para oferecer um resultado possível pela evidência apresentada.

Aplaudimos a valentia dos juízes e o veredito em termos enérgicos, que criou um eco de esperança através das Américas e no resto do mundo.

SOA Watch renova a exigência de que a justiça também alcance os que treinaram, equiparam e facilitaram o regime genocida.

Efetivamente, a Escola das Américas formou aos militares guatemaltecos que foram a coluna vertebral dos gabinetes presidenciais sob as ditaduras tanto de Ríos Montt quanto de seu predecessor Romeo Lucas García.

Para ler mais:

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ACORDA, REBELO! É HORA DE REMOVER O ENTULHO AUTORITÁRIO DA CBF!

 
Via Blog NÁUFRAGO DA UTOPIA
 
Quem entende um mínimo que seja de futebol, está careca de saber que Ronaldinho Gaúcho é, atualmente, o melhor jogador brasileiro em atividade, aqui ou no exterior. 

Cérebro e maestro do Atlético Mineiro, faz dele um time que consegue, ao mesmo tempo, deslumbrar a torcida e ser extremamente competitivo; tanto que acaba de aplicar sonoras goleadas em adversários fortes como o São Paulo e Cruzeiro, além de criar um sem-número de oportunidades para ampliar o marcador. 

[Contra o tricolor paulista, p. ex., foram duas bolas no travessão e uma que o zagueiro Tolói tirou da linha de gol, de forma que caberia perfeitamente um 7x1]. 

Preterir o Gaúcho na convocação para a Copa das Confederações, é mais do que burrice ou teimosia; trata-se de um crime contra a arte futebolística. O técnico Felipão tenta repetir uma matreirice imunda que deu certo em  2002, excluindo o  grande craque  (Romário, daquela vez) e estimulando os demais atletas a unirem-se contra as críticas e desconfiança generalizada. Quer  fechar o grupo, sem perceber que o prazo de validade destas artimanhas imorais venceu faz muito tempo.

Menos mal que a seleçãozinha tem tudo para dar vexame na Copa das Confederações, livrando-nos do  pesadelo Felipão  antes da Copa do Mundo, aquela que realmente importa. 

O futebol brasileiro não é, nem de longe, o melhor do planeta na atualidade. Está muito atrás da Alemanha, da Espanha e (por causa do Messi) da Argentina.

Então, precisamos é de um técnico estrategista como o corinthiano Tite, que teve competência para dar um nó tático no afamado Rafael Benítez, tornando menos desequilibrada a partida contra o Chelsea no Mundial de Clubes. Mesmo assim, o único título importante do Brasil nos últimos tempos dependeu também --e muito!-- dos milagres do goleiro Cássio. 

Com o rústico, tacanho,  ultrapassado e  traíra  (*) Felipão, que vem perdendo sistematicamente das equipes e seleções que praticam o futebol moderno, a tendência é de, mais uma vez, não passarmos das quartas-de-final. Podem anotar.

ESPÍRITO DA ERA MÉDICI

Para finalizar: se (graças ao Romário, Juca Kfouri e Ivo Herzog) cair o presidente da CBF que foi lambe-botas de ditadores, cairá também o técnico autoritário que encara o futebol como uma guerra. 

O primeiro não tem mínimas condições éticas para ocupar cargo tão importante quando os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil.
E o segundo, após ter sido o principal culpado pelo rebaixamento do Palmeiras no Brasileirão, estaria desempregado até hoje se o ladrão de medalhinhas não o tivesse  resgatado do ostracismo.
Para piorar, na hipótese improvável de  a moeda cair em pé, a vitória acabará beneficiando a turma do "ame-o ou deixe-o",  do "ninguém segura a juventude do Brasil".

Pois o espírito truculento e patrioteiro  da  era Médici  está entranhado até a medula em Felipão e Marin, embora só este último tenha se acumpliciado efetivamente com a ditadura dos generais. 

A última coisa de que precisamos é a exumação de conceitos fascistóides como o da "pátria em chuteiras", que levam água para o moinho da direita mais boçal e bestial.

Acorda, Rebelo! É hora de remover o entulho autoritário da CBF!
* no capítulo maucaratismo, vale lembrar que Scolari foi desleal com seu antecessor Mano Menezes, aceitando substitui-lo antes mesmo de ele ser demitido pela CBF; e com jogadores do Palmeiras, fazendo chegar às  maltas organizadas  os nomes de reais ou supostos baladeiros, para que fossem  colocados na linha. A segunda falseta chegou ao conhecimento do elenco palmeirense e causou tamanha revolta que Felipão não teve mais condições de dirigir o time. 
Poderá também gostar de: