domingo, 30 de junho de 2013

TSE suspende cassação do deputado Puty

Via Blog do Jeso Carneiro
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu os efeitos da cassação do mandato do deputado federal paraense Cláudio Puty (PT – foto) decidida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) no final do mês passado.
A liminar (decisão provisória) foi concedida ontem (28) pelo ministro Henrique Neves da Silva.
- Não me beneficiei com qualquer recurso decorrente de tráfico de influencia junto à administração pública. Esta decisão do TSE me permite continuar a exercer meu mandato parlamentar, na certeza de que minha inocência será plenamente esclarecida quando do recurso perante este tribunal – escreveu Puty em seu site.

O novo julgamento do caso no TSE ainda não tem data marcada.

 

Secretário do Meio Ambiente de Ananindeua Rui Begot, manipula eleição da Conferência de Meio Ambiente e entidades lançam nota de Repúdio



Secretário  Rui Begot

NOTA DE REPÚDIO/DENÚNCIA


Organizações Sociais e Comunitárias participantes da IV CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DE ANANINDEUA realizada ontem, dias 26 e 27 de junho, no Centro de Formação Cristã Pio X, representadas pelos delegados e delegadas no fim assinados, vem publicamente REPUDIAR e DENUNCIAR a forma ANTI DEMOCRATICA e a MANOBRA POLITICO PARTIDÁRIA da eleição da Delegação que representará o município de Ananindeua na IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE. 


IV CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DE ANANINDEUA transcorreu dentro da normalidade. Essa normalidade acabou no momento da eleição dos delegados, onde não foi constituída a mesa para coordenar o processo eleitoral.

O Regimento aprovado no inicio da IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE preconizava que cada segmento (Sociedade Civil, Empresário e Governo) se reuniria para eleger seus representantes e que esses representantes deveriam ter participado dos Eixos Temáticos I, II, III e IV, o que seria comprovado pela Lista de Presença.


Contrariando o Regimento Interno a mesa diretora da PLENÁRIA FINAL, presidida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente RUI BEGOT (A família dele tem  um histórico de  degradação do meio ambiente na área do Abacatal - Nota do blog) , não direcionou para a reunião por segmentos, não aceitou os pedidos de QUESTÃO DE ORDEM, solicitado por diversos delegados e delegadas, não deu tempo para a apresentação de outras candidaturas, não checou a lista de entidades participantes, da lista de presença dos eixos temáticos e não verificou o percentual de cada segmentos para o processo eleitoral e num processo completamente tumultuado, onde grande parte da plenária não entendia o que estava acontecendo, colocou UMA “chapa” encabeçada por “entidades” ligadas ao grupo político denominada Federação das Associações de Movimentos Sociais de Ananindeua – FAMOSA em votação, onde perguntou APENAS QUEM ERA FAVORÁVEL, NÃO PERGUNTANDO QUEM ERA CONTRÁRIO À “CHAPA” OU SE HAVIAM ABSTENÇÕES, evidenciando a FORMA ANTI DEMOCRÁTICA e a MANOBRA POLÍTICO PARTIDÁRIA o que desqualifica a delegação eleita, uma vez que grande parte dos componentes da delegação não participam dos eixos temáticos, não respeitaram o percentual das representações e o mais grave inviabilizou a participação de organizações e movimentos sociais que tem uma atuação comprovada na defesa do meio ambiente.

Este fato revoltou diversos delegados e delegadas que não tiveram a oportunidade de disputar a eleição para a delegação estadual.


As organizações que assinam este manifesto repudiam e denunciam as manobras político-partidárias e a falta de democracia que, comumente, acontecem nas realizações das Conferencias Municipais em Ananindeua.



Ananindeua, PA, 28 de junho de 2013.



ASSINAM ESTA NOTA:



Sociedade Civil: União Brasileira de Mulheres – Núcleo Ananindeua UBM/Anani; Comissão de Bairros de Ananindeua – CBA; Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida – Comitê Pará; Instituto de Desenvolvimento Educacional Social e Cultural da Amazônia – IDESCAM; Associação Amigos da Natureza - AAMINA; Centro Comunitário Terra do Sol; Centro Comunitário União Popular; Associação dos Moradores do Conjunto Ariri – AMCORA; Cooperativa de Catadores – COOTAP; Associação de Desenvolvimento Cultural GUETO;  Fórum de Participação Popular em Defesa dos Lagos Bolonha e Água Preta e da APA/Belém – FORUM DOS LAGOS; Associação de Educação, Cultura, Defesa e Proteção do Consumidor, Contribuinte e Meio Ambiente – ADECAM; Movimento Popular de Saúde – MOPS.

 Governamental: SEDUC – USE 18

sábado, 29 de junho de 2013

Respondendo ao Internauta: Prazo para eleitores fazerem cadastramento biométrico vai até 21 de janeiro de 2014.

Em resposta ao comentário  de Auricélia Alves Pereira: Até quando (Dia/Mês) será feito o recadastramento biométrico. em Eleitor de Ananindeua tem que fazer recadastramento biométrico para poder votar nas eleições de 2014.  










Procura para recadastramento biométrico é baixa no Pará


Segundo TRE, em Ananindeua apenas 24 mil pessoas fizeram a biometria.
O município possui 279 mil eleitores.

Do G1 PA
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) ainda é muito baixa a procura dos eleitores no recadastramento biométrico, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Dos 279 mil eleitores do município, apenas 24 mil atualizaram o cadastro.

Quem não comparecer, terá o título cancelado. O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para os aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento.

O procedimento é feito através de uma "revisão de eleitorado", instrumento que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores do município em que ocorrerá a revisão à sua respectiva Zona/Posto de Atendimento, tanto para a coleta dos novos dados quanto para a confirmação do endereço. Por isso, é obrigatório levar ao Posto de Atendimento um documento oficial de identificação e seu comprovante de residência atualizado.

O recadastramento eleitoral biométrico é realizado para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Neste recadastramento serão coletadas a assinatura do eleitor, sua foto e as suas impressões digitais. Daí o nome 'biometria' - porque agora serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.

No Estado do Pará, a identificação biométrica iniciou-se em 2009, com os eleitores da 25ª Zona Eleitoral - Capanema -  e continuou em 2012,  na 66ª Zona Eleitoral - Peixe-Boi - totalizando atualmente pouco mais de 51.000 eleitores identificados com foto e digital no Estado. Neste biênio, será feito o recadastramento de mais 600.000 eleitores, um número que corresponde a 10% do eleitorado do Pará.

Durante os trabalhos, são capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, colhida sua assinatura e foto, além de ser emitido um novo título eleitoral. Todos os eleitores sairão do atendimento com um título novo, por isso é importante atualizar todos os seus dados cadastrais como o nome, endereço, filiação etc.

Na votação com procedimento de identificação biométrico, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica; não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

Em 2013 e 2014, participarão desse processo os eleitores dos municípios de Ananindeua, Curuçá, Terra Alta, Paragominas, Barcarena, Castanhal e Capitão Poço, seguindo um cronograma definido pelo TRE-PA para o recadastramento biométrico 2013.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

3 mil operários e operárias realizam passeata no Dia Nacional de protesto da CSP Conlutas

Via site do Sticmb

O Dia Nacional de luta convocado pela CSP Conlutas, levou 3 mil operários e operárias as ruas de Belém, os trabalhadores atenderam ao chamada do Sticmb e da CSP Conlutas. A passeata saiu as 09 h. da manhã da frente do sindicato na 9 de Janeiro e percorreu as ruas do centro de Belém,  indo rumo à prefeitura  onde uma comissão de trabalhadores  a direção do sindicato e o vereador Cleber Rabelo (PSTU) entregaram uma pauta de reivindicações ao representante do prefeito Zenaldo Coutinho(PSDB), que com medo, mandou seu preposto atender os trabalhadores. A Pauta foi entregue e protocolada, a  comissão exigiu um prazo de uma semana para que o prefeito responda as solicitações.
Pauta:
Redução da tarifa dos ônibus
Passe Livre estudantes e desempregados
Fim do vale digital, e que seja dado em espécie aos trabalhadores
20% das casas feitas pela prefeitura do projeto “Minha casa minha vida” seja destinados em especial para trabalhadoras
25% do Orçamento público para ser aplicada em saúde e educação
Foto Rui Baiano 2
Foto Rui Baiano Santana 8
Fotos Baiano Santana

Presidente do Uruguai Pepe Mujica: "Pobres são os que precisam de muito para viver"

pepe mujica

Via Blog Livros e Afins - Antigo QueroTerUmBlog!

Repito integralmente a citação do post do Alex Castro das palavras de Pepe Mujica, :
[Ele] “não concorda com o título que lhe foi atribuído pela imprensa internacional de “presidente mais pobre do mundo”, em razão de seu estilo de vida simples. Segundo ele, esse título é incorreto porque “pobres são aqueles que precisam de muito para viver”. Segundo ele, sua vida austera tem como objetivo “manter-se livre”.
“Eu não sou pobre. Pobre são aqueles que precisam de muito para viver, esses são os verdadeiros pobres, eu tenho o suficiente”, afirmou.
“Sou austero, sóbrio, carrego poucas coisas comigo, porque para viver não preciso muito mais do que tenho. Luto pela liberdade e liberdade é ter tempo para fazer o que se gosta”, disse o presidente. Ele considera que o indivíduo não é livre quando trabalha, porque está submetido à lei da necessidade. “Deve-se trabalhar muito, mas não me venham com essa história de que a vida é só isso”.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Trabalhadores da Construção Civil vão paralisar nessa quinta (27/06)



Nesta entrevista Aurinor Marques diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém, fala sobre a paralisação Nacional do dia 27/06, e a participação dos operários e operárias nas manifestações que tomam conta do Brasil

terça-feira, 25 de junho de 2013

"Eu acredito é nessa rapaziada"


Passeata dos dez mil em Belém 

Acredito na Rapaziada

Gonzaguinha

Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada
Aquele que sabe que é negro
o coro da gente
E segura a batida da vida o ano inteiro
Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro
E apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro
Aquele que sai da batalha
Entra no botequim, pede uma cerva gelada
E agita na mesa logo uma batucada
Aquele que manda o pagode
E sacode a poeira suada da luta e faz a brincadeira
Pois o resto é besteira
E nós estamos pelaí...

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Movimento Passe Livre (MPL) faz passeata nessa Terça em Ananindeua

Nessa terça feira (25/06) o movimento Passe Livre (MPL) vai realizar uma passeata em Ananindeua.  O movimento que tomou as ruas do Brasil, chegou a Ananindeua, uma cidade com vários problemas socias e políticos, governada há anos por uma elite populista que se reveza no poder, e usa o munícipio para acessão financeira e política. A cidade é a 7ª mais violenta do Brasil, só tem 7% de tratamento de esgotamento sanitário, não tem teatro, cinema, ruas de lazer para juventude e famílias.  A cidade hoje vive uma situação caótica, ruas esburacadas a periferia abandonada e entregue a própria sorte. Recentemente um vereador foi baleado em frente à Câmara de Ananindeua em plena  luz do dia, o prefeito da cidade Manuel Pioneiro (PSDB), não deu nenhuma declaração.  Amanhã talvez Ananindeua comece ser passada a limpo, via juventude.

Central Sindical CSP Conlutas convoca greve geral para 27 de junho

Walter Santos
Walter Santos, Belém

Acompanhando a onda de manifestações por todo o país a Central Sindical e Popular CSP Conlutas liderada pelo ex-candidato a presidência da República José Maria de Almeida, o Zé Maria do PSTU, convocou seus sindicatos a paralisar a produção nesta quinta 27 se juntando a onda de protestos quem tomam as ruas das principais capitais.
Segundo Zé Maria suas reivindicações são objetivas como a redução dos investimentos na Copa 2014 e ampliação de recursos para saúde, educação, habitação, reforma agrária, além da elevação de salários e redução da jornada de trabalho, afirmou a Folha.
A CSP CONLUTAS é uma central relativamente nova mas de atuação muito importante no estado do Pará, como por exemplo nas campanhas salariais dos operários da construção civil da região metropolitana de Belém, nas greves dos trabalhadores das obras da hidroelétrica de Belo Monte, servidores federais e professores.
Os líderes da central no Pará ainda estudam como organizarão no estado as manifestações. Cleber Rabelo (PSTU) que é vereador da capital e líder sindical afirma que a entrada dos trabalhadores nas manifestações será muito importante para a ampliação das conquistas e massificação dessa luta ao restante da população. 
''É uma ótima oportunidade para reinvindicar mudanças e soluções dos problemas que os trabalhadores e o povo pobre passa todos os dias no trabalho, no transporte, nos hospitais e nos bairros.'' Afirma Cleber.

Abaixo foto de Zé Maria.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mulher morre depois de atingida por bomba de efeito moral da PM na manifestação de ontem em Belém

 Via DOL

Uma mulher identificada como Cleonice Vieira de Moraes de 53 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (21), depois de uma parada cardíaca no Pronto Socorro Municipal do Guamá.
A mulher que trabalhava como gari no município de Belém, varria a rua Senador Manoel Barata, com a avenida Portugal, quando teria sido atingida por bombas de efeito moral durante o protesto que aconteceu nesta quinta-feira (20), em Belém.
Segundo informações, os manifestantes teriam corrido em direção ao bondinho para se esconder da polícia. O batalhão da PM teria atirado a bomba para dispersar os manifestantes e os efeitos teriam causado o mal estar de Cleonice. 
Mais informações em instantes.

Durante entrevista a blogueiros, integrantes do MPL celebram a vitória, falam em infiltrados e expõem próximos passos

Via Blog Evidentemente do Jadson Oliveira


Momento em que o governador paulista Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciavam a redução das tarifas em São Paulo. Em seguida, o mesmo anúncio foi feito no Rio (foto LCA)
Outra matéria sobre a avaliação do movimento feita pelo MPL, por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo. Clicar aqui para ler.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Zenaldo e os portugueses vão aumentar a passagem dos ônibus em Julho?



Sempre é assim, os prefeitos de Belém e os portugueses (donos da maioria das empresas de ônibus), deixam chegar julho, quando os estudantes e sindicalistas tiram férias para aumentar a passagem dos transportes urbanos de passageiros de Belém e Região Metropolitana. E agora? com todo esse movimento dos jovens do passe livre (MPL), tomando as ruas e fazendo as tarifas baixarem em todo Brasil, será que em Belém os empresários vão peitar as ruas e mandar o  Zenaldo aumentar a tarifa, por causa de um possível apoio “político” que os "portugas" deram para campanha do Tucano?   O aumento pode até sair em julho, mas em agosto os jovens vão às ruas, aí o bicho pega. Os Barões dos  ônibus e Zenaldo vão pagar para ver?

terça-feira, 18 de junho de 2013

Vereador "Gordo Aurá" foi baleado em frente a Câmara de Ananindeua


 Vereador  de Ananindeua  Deivite Wener Araújo Galvão do DEM  mais conhecido como "Gordo do Aurá,  de 32 anos   foi  baleado hoje pela manhã em frente a Câmara de Ananindeua. Ele foi eleito com 1800 votos. Ananindeua é uma cidade da Região Metropolitana de Belém,  é a setima cidade mais violenta do Brasil, Governada por Manuel Pioneiro (PSDB), o Vereador  faz parte da base aliada do tucano. Segundo uma fonte do Blog ele recebeu 7 tiros e só 2 pegou no braço e na perna, ele foi levado para o hospital metropolitano e está fora de perigo.

Eles Voltaram: Manifestação em Belém reuniu mais de 13 mil pessoas, diz Polícia Militar


Protesto Belém Manifestação Livre BRT Mercado São Brás (Foto: Gil Sóter/ G1 PA)
                                                                                       (Foto: Gil Sóter/ G1 PA)

 
Quando os estudantes vão as ruas aos milhares, alguma coisa acontece, alguma  mudança acontece, foi assim com minha geração das "Diretas Já" que enterrou a ditadura. Agora é a geração da minha filha, que ontem vi na televisão,  com sua camisa preta,  sua calça jeans, e a mochila xadrez colorida. Tinha deixado ela na porta da Universidade, nem disse  que ia na manifestação, vi ela pela  TV. Depois me ligou: "pai vem me buscar estou no Entroncamento e não tem ônibus". A ficha caiu, veio o meu tempo na cabeça, a luta pelo fim da ditadura, as passeatas pela Avenida Sete de Setembro até a rua Chile o Congresso de Reconstrução da UNE em Salvador, não a velha UNE  da carteirinha e de verbas federais,  A UNE que queria mudar o Brasil, que a ditadura pensou que matou. É isso, ontem os estudantes paraenses, a juventude paraense, foram as ruas para dizer:  Estamos vivos! e de olho em vcs.
Rui Baiano Santana

domingo, 16 de junho de 2013

O QUE O MPL ESTÁ DIZENDO AO PT

Via Blog Evidentemente do Jadson Oliveira

Preotesto do MPL em frente da casa de Kassab: não é um movimento antipetista
Protesto do MPL em frente da casa de Kassab: não é um movimento antipetista
Por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, de 12/06/2013 (enviado pelo companheiro Geraldo Guedes)

Nunca na história do PT, para usar uma expressão cara a Lula, o partido enfrentou uma pressão social tão genuína, tão intensa e tão espontânea.

O PT se acostumou à vida mansa proporcionada por sindicatos e associações estudantis domesticadas.

A folga acabou. Se não é bom para o PT, para o Brasil é.

Sem indignação, sem mobilização, sem protesto você não consegue nada. Teríamos que nos conformar com a baixa velocidade do PT nas reformas sociais que mitiguem a vergonhosa desigualdade entre os brasileiros.

A cada lista internacional de desenvolvimento social, lá está o Brasil em colocações medíocres, abaixo mesmo dos vizinhos latino-americanos.

O PT acabou se abarrotando de alianças com setores que combatem pelo atraso social – como os ruralistas, por exemplo.

Tinha que irromper protesto no Brasil, e tinha que ser de movimentos sem compromisso com o PT.

Não estamos falando da fajutice retrógrada de pseudomovimentos como o Cansei e coisas do gênero.

Falamos de coisas reais.

Uma é o Movimento Passe Livre, o já conhecido MPL. A insatisfação de seus integrantes vai muito além, naturalmente, das tarifas de ônibus, embora se expressem por elas.

Não é um grupo antipetista, embora os petistas gostem de dizer que é. Eles já estavam fazendo os mesmos protestos contra Kassab. Apenas a mídia ignorou. 

Para ler mais: