quarta-feira, 30 de abril de 2014

Empresa de construção Multisul humilha operários na semana do Dia do Trabalhador

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil  de Belém , denunciou via  sua página no Facebook,  a empresa Multisul. A empresa  colocou cartazes nas obras desrespeitando os trabalhadores que se queixaram da péssima qualidade da comida oferecida nos canteiros da empresa. Veja acima o cartaz

domingo, 27 de abril de 2014

Enquete: Como você avalia a administração Pioneiro?



O blog faz a 2ª enquete sobre o Governo Pioneiro do PSDB. Queremos saber dos internautas que batem ponto aqui no blog como estão avaliando  o governo municipal de Ananindeua.
 
Vamos votar!

Coronel Torturador: menos de 50 pessoas no enterro

Wilton Junior/Estadão
Coronel é enterrado neste sábado, 26, em Nova Iguaçu

RIO - Menos de 50 pessoas compareceram ao enterro do coronel da reserva do Exército Paulo Malhães, na tarde deste sábado, 26, no cemitério municipal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A Guia de Sepultamento de Malhães aponta como causa da morte "edema pulmonar, isquemia do miocárdio, miocardiopatia hipertrófica e evolução de estado mórbido (doença)". A Polícia Civil investiga a possibilidade de a morte ter sido provocada por asfixia, causada por três assaltantes que invadiram o sítio onde o militar morava, em Marpicu na zona rural do município, na Baixada Fluminense.
Notícias Relacionadas
Mais velha dos cinco filhos do coronel, Karla Malhães, afirmou que o pai tinha alguns problemas de saúde e inclusive era hipertenso "o que é normal para a idade", destacou. Na quinta-feira, 24, quando foi encontrado no sítio em que morava com a mulher Cristina Batista Malhães, o corpo de Malhães estava de bruços, com o rosto contra o travesseiro e apresentava sinais de cianose, característicos de sufocamento. Hà um mês, Malhães deu depoimentos nas Comissões da Verdade Nacional e do Rio, nos quais assumiu ter torturado, assassinado e sumido com corpos de opositores da ditadura civil-militar de 1964-85.
Karla disse que a família não tem acompanhado o andamento das investigações conduzidas pelo delegado-adjunto da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), Fábio Salvadoretti. As principais linhas de investigação são homicídio por vingança e latrocínio (roubo seguido de morte). A hipótese de que a motivação da morte tenha sido as declarações do coronel à Comissão da Verdade, em abril, não foi descartada.
"Não pensamos em nada disso (investigação). Isso é com a polícia. Estamos nos despedindo de nosso pai". Ela disse que os filhos não sabiam do papel exercido pelo pai durante a ditadura. "Para nós ele era apenas pai. E um bom pai. Para vocês, era um coronel da ditadura. É tudo muito doloroso", acrescentou a filha.
Irmão mais novo de Karla, Paulo Malhães Junior afirmou que o pai nunca falou sobre possíveis ameaças. "(Ele) não chegou a comentar nada. Não sabemos de nada. Estamos tão perdidos quanto vocês (sobre as motivações do assassinato)". O bairro de Marapicu, onde o coronel morava, é considerado área de risco porque é disputado por várias facções criminosas.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Prefeitura de Ananindeua faz convênio para estágio de estudantes universitários de Faculdades de Ananindeua

Sebastião Godinho


A Prefeitura de Ananindeua através da Procuradoria Geral do Município (leia-se Sebastião Godinho) firmou convênio com o CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA - CIEE. para que estudantes que cursam faculdades de Ananindeua façam estágios na Prefeitura. Uma boa iniciativa.







EXTRATO DE CONVÊNIO
PROCESSO Nº 2014.001.037
CONVÊNIO Nº 001/2014-PMA/PROGE
EXTRATO DO CONVÊNIO Nº 001/2014-PMA/PROGE, CELEBRADO ENTRE O MUNICÍPIO
DE ANANINDEUA – PREFEITURA MUNICIPAL, ATRAVÉS DA PROCURADORIA GERAL DO
MUNICÍPIO, E O CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA - CIEE.
PARTES: MUNICÍPIO DE ANANINDEUA – PREFEITURA MUNICIPAL, ATRAVÉS DA
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO E CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA
- CIEE.
OBJETO: COOPERAÇÃO RECÍPROCA PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS
SUPERVISIONADOS AOS ESTUDANTES DAS FACULADADES LOCALIZADAS NO
MUNICÍPIO DE ANANINDEUA.
VALOR/ 2014: R$ 52.380,00
VALOR/ 2015: R$ 17.460,00
VIGÊNCIA: 01 (um) ANO A PARTIR DA DATA DE ASSINATURA.
EMBASAMENTO LEGAL: ART. 24, XIII, DA LEI FEDERAL Nº 8.666/93 E LEI Nº
11.788/2008
FORO: COMARCA DE ANANINDEUA – ESTADO DO PARÁ.
DATA DA ASSINATURA: 01 DE ABRIL DE 2014
SEBASTIÃO PIANI GODINHO
Procurador Geral do Município de Ananindeua
SÉRGIO ALENCAR DA SILVA
CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA - CIEE

Vem de Longe: Emissões de rádio “inexplicáveis” são confirmadas por astrônomos




Jornal GGN
 – Entre 2011 e 2012, astrônomos que trabalhavam em um observatório australiano captaram uma série de instáveis porém poderosos sinais de rádio. Tais sinais nunca foram detectados em outros observatórios do mundo, lançando dúvidas sobre sua origem. Mas agora, novas observações feitas em Aricebo, Porto Rico, sugerem que eles são reais.

Até então, o único observatório a detectar os sinais foi o radiotelescópio Parkes, em New South Wales, na Austrália. As rajadas de sinais apareceram entre 2011 e 2012, provavelmente originados de fora da nossa galáxia, segundo os cientistas. Em apenas alguns milésimos de segundo, cada uma das rajadas de rádio tinham tanta energia quanto o Sol emite em 300 mil anos. Leia mais 

sábado, 19 de abril de 2014

Pioneiro e Helder Barbalho e a nossa vergonha municipal


  Sexta-feira (18/04)  na TV apareceu o caos que é pegar um ônibus para viajar ao interior do estado, a partir do município de Ananindeua. Velhos, crianças, senhoras grávidas sofrem, defronte da prefeitura, para exercer o simples direito de ir e vir; algumas “baiúcas” de empresas de transporte deixam a situação ainda pior, tomando a calçada e deixando pouco espaço para as pessoas, num  tempo em que se tornou charmoso falar de mobilidade urbana.
 
O sofrimento é visto pelas janelas da sede da prefeitura de Ananindeua. Quantas vezes Pioneiro - com 10 anos de prefeito - e Helder Barbalho - com oito - tiveram sob seu olhar aquela vergonha municipal? Por que tem que ser assim? Parece incrível, mas o segundo município do estado não tem um simples terminal rodoviário. Por que a maioria que viaja é pobre? Eles podem até dizer: isso é função do estado!
 
O que impede que o terminal saia da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), ou do PPA (Plano Plurianual) ou da LOA (Lei Orçamentária)?
 
Pobre cidade! É a nossa Ananindeua, de prefeitos que ficam ricos e cidade que fica pobre!
 

Presidente do PT de Ananindeua é pré-candidato a Deputado Estadual



O jornalista e apresentador de TV Beto Ribeiro, vai ser candidato a Deputado Estadual, o presidente do PT vai tentar uma vaga para ALEPA. A estratégia na verdade é consolidar um nome do PT para a sucessão de Pioneiro (PSDB). O partido com a pré-candidatura de Beto, tenta voltar a primeira divisão da politica Ananin.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Deputado Edilson Moura (PT) apresenta Projeto de Lei que disciplina a alimentação oferecida em escolas públicas do estado

Via blog do Deputado Edilson Moura
O deputado estadual Edilson Moura(PT), protocolou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do estado Projeto de Lei que disciplina a alimentação oferecida nas unidades escolares que atendam à educação infantil, básica e fundamental do Estado do Pará.

O Projeto determina que os alimentos fornecidos nas cantinas das unidades escolares do estado deverão observar aos padrões de qualidade nutricional e de vida indispensáveis à saúde dos alunos. Todas as Informações nutricionais dos alimentos deverão ser afixadas nos murais das cantinas.

O Projeto veda ainda a comercialização de bebidas alcoólicas, refrigerantes, balas, pirulitos, gomas de mascar e afins, alimentos industrializados com teores elevados de açucares, gorduras saturadas, gorduras trans e sal, salgados fritos, alimentos que contenham nutrientes comprovadamente prejudiciais à saúde.

Nos últimos anos têm se verificado um aumento alarmante no consumo de produtos industrializados, com alto teor de gorduras e açúcares, tornando-os extremamente nocivos à saúde humana. Isto, somado à falta de informação nutricional e ausência de educação alimentar nas escolas, além da enxurrada de anúncios televisivos incitando o consumo de alimentos de baixo valor nutricional, vem contribuindo para o aumento de doenças ligadas à alimentação.


Dados apontam que, no Brasil, 30% das crianças apresentam sobrepeso e 15% delas já são obesas, crescendo, de modo alarmante, a incidência de obesidade infantil, colesterol alto, distúrbios glandulares, diabetes tipo 2, entre outras doenças relacionadas aos maus hábitos alimentares.

Ascom Edilson Moura

terça-feira, 15 de abril de 2014

(MENSALÃO) ZÉ DE ABREU: "QUEM NÃO DEIXOU A CRISE CHEGAR NO LULA FOI O ZÉ DIRCEU"

Via Blog do Jadson Oliveira

José de Abreu, ao centro, com o também ator Paulo Betti e José Dirceu
“Como confiar num líder que abandona seu companheiro numa prisão INJUSTA? Lula e Dilma tem que se manifestar URGENTEMENTE!”

Por Blog do Rovai, de Renato Rovai, editor da revista Fórum, de 14/04/2014 

O ator José de Abreu, como se costumava dizer na época em que ele era militante estudantil com Zé Dirceu, balançou a roseira do petismo com uma série de tweets publicados no sábado. Fez algo que até agora era considerado quase como uma heresia no partido. Foi para cima de Lula e Dilma cobrando solidariedade e ação na defesa do “companheiro” preso.

“Como confiar num líder que abandona seu companheiro numa prisão INJUSTA? Lula e Dilma tem que se manifestar URGENTEMENTE!”, escreveu. E foi mais longe “nao sou idiota nem inocente útil. Sem Dirceu nao haveria PT, nem Lula presidente, muito menos Dilma.”

Por telefone, Zé de Abreu, que estava em Budapeste aguardando o avião para voltar ao Brasil, disse ao blogue que retornando ao país pretende conversar com algumas pessoas para ver o que é possível fazer para ajudar o amigo.“Eu sou um artista e ajo com meus sentimentos. Não vou ficar fazendo cálculos eleitorais. Tô preocupado com o meu amigo de 60 anos e acho uma indignidade as lideranças do PT não fazerem nada. Tem que dar uma sacudida nisso”, disse.

Zé de Abreu disse que sua reação foi motivada por uma conversa que teve com a filha de Dirceu (Joana). “Agi impulsivamente em função do papo que tive com ela. Não posso ficar vendo meu amigo sofrendo de forma injusta sem dizer nada.”

Dirceu se mantém firme

O blogue conversou com mais duas pessoas que têm relação muito próxima a Dirceu. Ele de fato teria perdido 10 quilos desde que foi preso. “Mas isso não quer dizer que não esteja saudável. Na cadeia não tem doce, bebida, nada disso. E você acaba vivendo um regime forçado”, afirmou uma das fontes que prefere não ser identificada.

O ex-ministro não está deprimido, segundo essa mesma fonte. Ele continua atento ao cenário político, está preocupado com a reeleição de Dilma e discutindo todos os detalhes da sua defesa. Sente falta de uma solidariedade mais pública à sua causa por parte das principais lideranças do partido, mas estaria recebendo mensagens privadas de apoio.

Amanhã faz cinco meses que Dirceu está preso em regime fechado. A data pode ser utilizada para alguma ação dos advogados ou mesmo de Dirceu. Zé de Abreu acha que é o momento de Lula entrar em campo. “Quem não deixou a crise do mensalão chegar no Lula foi o Zé. Ele tem que defender o amigo, fazer algo. Não pode fazer de conta que não é com ele.”

sábado, 12 de abril de 2014

O governo Petista deu em dez anos, 6 bilhões de reais a Globo

Enquanto os militantes e ativistas do movimento Blogueiros Progressistas ficam defendendo o governo de graça. (nota do Ananindeuadebates) 

 

Via Blog Evidentemente de Jadson Oliveira

SOBRE A ALARDEADA QUEIXA DE DILMA A JOÃO ROBERTO MARINHO

Dilma e João Roberto Marinho, responsável pelo conteúdo editorial da Globo
O que não faz sentido é a atitude de Dilma, e do PT no poder, diante da Globo. A Globo faz o que sempre fez: sabota governos populares e intimida o mundo político para que seus privilégios imensos sejam preservados.

Por Paulo Nogueira, no seu blog DCM - Diário do Centro do Mundo, de 10/04/2014

Segundo Mônica Bergamo, da Folha, Dilma se queixou do Jornal Nacional numa conversa que teve com João Roberto, o segundo dos três filhos de Roberto Marinho e responsável pelo conteúdo editorial das Organizações Globo.

Faz sentido, é claro.

O Jornal Nacional, absurdamente governista na ditadura militar, foi para a direção oposta quando o PT chegou ao poder.

Se o JN existisse sob Jango, é provável que ele seria mais ou menos como é hoje: uma ênfase extraordinária nas más notícias, reais ou imaginárias.

O que não faz sentido é a atitude de Dilma, e do PT no poder, diante da Globo. A Globo faz o que sempre fez: sabota governos populares e intimida o mundo político para que seus privilégios imensos sejam preservados.

E o que tem feito o governo em resposta? 

Nada. Repito: nada.

A evidência mais notável disso está nas verbas publicitárias que o governo destina à Globo. Em dez anos, foram 6 bilhões de reais, isso mesmo com a queda notável da audiência da emissora. (A Globo perdeu cerca de um terço do público na última década.)

Este dinheiro alimenta a máquina da Globo destinada à sabotagem de medidas favoráveis ao “Zé do Povo”, como o patriarca da Globo, Irineu Marinho, se referia aos cidadãos comuns.

O Secom, que administra a verba governamental, afirmava sob Helena Chagas que esse paradoxo – um dinheiro brutal para uma empresa que faz campanha contra – se devia a uma coisa chamada “mídia técnica”.

Pausa para rir. Ou chorar.

Nada justifica você premiar quem sabota você, ou numa visão mais ampla, a sociedade.

Para ler mais no DCM:

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Quem vai ser lembrado pela história como pior governador do Pará?

 
 
                           
 







 
 
O Governador Jatene (PSDB), faz um governo, onde a saúde, segurança, educação e a melhoria de qualidade de vida da população do Pará, estão entre as piores  do Brasil, a segurança é o carro chefe, Belém é destaque internacional como a 11ª cidade mais violenta do mundo. Jatene teve como padrinho político Almir Gabriel.
  O cantor Carlos Santos foi o governador do Jader Barbalho, que largou o estado na mão do dublê de político Carlos Santos, que quase levou o estado à bancarrota.
Quem sabe o blog faz uma enquete.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Entrevista com O Prof. Ulisses Vasconcelos: 'Pólo universitário de Ananindeua não foi implantado, o motivo é que a prefeitura de Ananindeua ainda não regularizou o terreno"



 Entrevista do Prof. Ulisses Vasconcelos a TV Ananindeuadebates. Nessa entrevista ele fala da Audiência Pública que aconteceu na Câmara de Vereadores de Ananindeua no dia 27/03/2014. A audiência foi para debater porque até agora o Pólo universitário de Ananindeua não foi implantada, o motivo é que a prefeitura de Ananindeua ainda não regularizou o terreno onde funcionava a antiga residência do Governador doado pelo Governo Ana Júlia ao município de Ananindeua.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Pioneiro: “na praça dando milho aos pombos”


O prefeito Pioneiro (PSDB)  está parecendo aquele cara da música "tudo acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos". Ananindeua ferve, denúncias e mais denúncias: compra de R$ 72 mil de bolachas e sucos para o gabinete do prefeito; aluguel de uma casa  por R$ 36 mil mensais para uma clínica; contrato de uma borracharia por R$ 77 mil (a borracharia é de um assessor de um vereador da base do prefeito e tem como endereço um prédio em um condomínio fechado). O inferno astral do prefeito continua: professores e rodoviários do transporte alternativo fecharam a frente da prefeitura na semana passada em protesto.
 
Pioneiro é um político populista que não entende muito de democracia e participação popular. Até agora não emitiu sequer uma notinha sobre as denúncias. Deve acreditar no velho jargão: “Daqui a pouco, o povo esquece". Mas a Justiça, nesses tempos de mensalão e CNJ, não anda esquecendo não.
O deputado Chicão (ele já bateu muito ponto no sítio de Pioneiro, é o candidato do PMDB à prefeitura) entrou com uma representação no Ministério Público, pedindo investigação do "Borrachagate". ( Versão Ananin do escândalo "Watergate", que derrubou o presidente Nixon do EUA). Vamos esperar.
Ananindeua precisa de resposta sobre a gastança do dinheiro público

NOTA DAS ENTIDADES SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PARÁ


 Governo Jatene despreza os servidores públicos

ATO PÚBLICO, PARALISAÇÂO E ASSEMBLEIA GERAL UNIFICADA DOS SERVIDORES
DATA: 10 / 04 / 2014 (Quinta-Feira) - 08 h - SEAD

As Entidades Sindicais dos servidores públicos do Estado do Pará (Sindicatos, Federação e Centrais Sindicais), convocam a categoria para ato público e assembleia geral ...
a se realizar no dia 10.04, (quinta-feira), na SEAD - Secretaria de Administração (Av. Alm. Barroso esquina com Travessa do Chaco) às 08 h., para deliberar a seguinte pauta: 1) Avaliar a Proposta do Governo Jatene e 2) Decidir Greve por tempo indeterminado.

Diante da intransigência do Governo Jatene demonstrado mais uma vez na ultima reunião com as entidades, no dia 03/04 e sua opção pelo confronto ao não aprovar nenhuma das reivindicações da pauta dos trabalhadores, nos resta o caminho da luta. A categoria não aceita o ínfimo reajuste salarial de apenas 5,5%, onde o governo descarta qualquer possibilidade de aumento real de salário e exclui todos os servidores que já receberam reajuste pelo salário mínimo.

Não aceitamos o congelamento do valor do auxílio alimentação, a não incorporação do abono salarial para o servidor de nível médio e exigimos o pagamento das perdas salariais históricas da categoria.

Dessa forma reafirmamos nossa disposição do dialogo na busca de uma solução que evite transtornos à sociedade paraense, que já vem sofrendo com as precárias condições do serviço público, por irresponsabilidade na gestão deste governo.

Entendemos a necessidade de assegurar condições de vida e de trabalho dignos no serviço público no Estado do Pará.

Por isso estamos em luta e, se necessário estaremos em greve a partir do dia 10/04/2014.

CTB - Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
CUT - Central de Única dos Trabalhadores
CSP - Central Sindical Popular – Conlutas
CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil
FSPEPA – Federação dos Servidores Públicos do Pará
SEPUB – Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Pará
SINTEPP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará
SINDETRAN - Sindicato dos Servidores do Detran - Pará
SINDIFEPA - Sindicato dos Servidores das Fundações no Pará
SINTEPA – Sind. dos Trabalhadores Estaduais de Previdência e Assistência do Pará
SINDSFEPA - Sindicato dos Servidores Fazendários do Pará
STAFPA – Sind. dos Servidores Públicos do Setor Agropecuário e Fundiário do Pará
SINDIAMBIENTAL - Sindicato dos Trabalhadores/as da Gestão Ambiental do Pará
SINDSAÚDE - Sindicato dos Servidores em Saúde no Pará
SINASPA - Sindicato dos Assistentes Sociais do Pará
SENPA – Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará
SINDPOL – Sindicato dos Policiais Civis do Par

sábado, 5 de abril de 2014

Deputado sindicalista Zé Francisco votou contra o aumento dos Praças da PM do Pará

O Deputado sindicalista  Zé Francisco, presidente da UGT Pará, votou contra o aumento para os praças da PM, e  aprovou o  aumento salarial escalonado de 110% para os oficiais da Polícia Militar. Seguiu a orientação  do governo Jatene,  e votou contra  emenda que estenderia o mesmo reajuste a soldados, cabos, sargentos e subtenentes. O caso tem gerado polêmica e muitos protestos por parte dos militares. O Deputado foi bastante criticado por sindicalistas. Na quinta-feira (03/04) aconteceu uma reunião  na SEAD, com a secretária de Administração do governo Jatene e  Sindicatos e Centrais que representam o funcionalismo público. O Deputado Zé  Francisco apareceu na reunião, mas saiu logo, pelo clima de desconforto que gerou entre os sindicalistas. 

Veja os Deputados que votaram a favor e contra os praças da PM do Pará


sexta-feira, 4 de abril de 2014

Humberto Cunha ""Às vezes a defesa da ditadura parece irracional, mas não é"

 
Humberto Cunha hoje
 
 
 

Na época da luta contra a Ditadura

Humberto Cunha "Às vezes a defesa da ditadura parece irracional, mas não é. As pessoas que a defendem tiraram algum proveito pessoal, ou alguém da família muito próximo tirou proveito e com isto os membros mais novos da família também se favoreceram. Ou então são pessoas que, por serem amigos de militares golpistas, imaginam que, num novo golpe, vão se locupletar".