sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Pesquisa aponta disputa eleitoral em Ananindeua

Via Blog Espaço                                    Coronel Neil e Pioneiro são os favoritos em Ananindeua

A Doxa realizou pesquisa, no período de 21 a 24 de setembro de 2015, sobre a situação político-eleitoral no município de Ananindeua. A pesquisa avaliou a imagem pessoal do prefeito Manoel Pioneiro, a avaliação de Governo, assim como as intenções de voto para o pleito 2016.


Imagem Negativa de Pioneiro
A pesquisa mediu a percepção que as pessoas tem do prefeito Manoel Pioneiro através da pergunta “Quando você ouve falar em Pioneiro, qual a imagem que vem à sua mente: positiva ou negativa?”. O resultado mostra que Manoel Pioneiro tem imagem pessoal negativa de 64,6%. Esta é a percepção que as pessoas têm do prefeito; em contrapartida, a imagem positiva chega a 24,1%.


Avaliação do governo pioneiro
Através da pergunta “Qual a avaliação que você faz da administração do prefeito PIONEIRO?”, mediu-se a avaliação do trabalho que o prefeito Pioneiro vem fazendo em Ananindeua. A administração de Pioneiro é aprovada por apenas 12,1% (excelente e bom) da população. Enquanto que sua reprovação é de 39,0% (ruim e péssimo) A avaliação Regular chega a 47,4%.


Avaliação do governo Jatene
O governo Jatene é aprovado em Ananindeua por 18,5% da população. Já a sua reprovação chega a 34,0%. A avaliação Regular é de 46,1%.



Avaliação do Governo Dilma
Já o governo Dilma é aprovado por apenas 1,7%. Enquanto que sua Reprovação alcança a 77,6%. A avaliação Regular atinge 36,5%.

Problemas de Ananindeua
A questão da Segurança, a falta de geração de emprego, a saúde e os serviços de transporte são os principais problemas que mais afligem a população de Ananindeua.

Principais realizações de Pioneiro
57,4% dos entrevistados disseram que o prefeito Pioneiro não fez nenhuma obra ou não souberam identificar alguma. As três principais obras ou serviços que se destacam são “asfalto”, “Posto de saúde” e “escolas”.

Intenção de voto para prefeito de Ananindeua (Espontânea)
Em se tratando de perspectivas eleitorais 2016, a primeira pergunta, considerada espontânea, onde não se apresenta os nomes dos candidatos, o Coronel Neil aparece em primeiro lugar com 19,8%, seguido por Pioneiro com 16,3%. O terceiro colocado é o deputado estadual Chicão com 12,0%. O radialista Jeferson Lima vem em quarto lugar com 9,5%.

Intenção de voto para prefeito de Ananindeua (Estimulada)
Quanto à pergunta estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos, o Coronel Neil permanece em primeiro lugar com 25,1%, seguido por Pioneiro com 18,9%. O terceiro colocado é o deputado estadual Chicão com 14,0%. O radialista Jeferson Lima continua em quarto lugar com 9,7%.

Rejeição de candidatos
Quanto à Rejeição geral, o atual prefeito, Manoel Pioneiro, é o mais rejeitado com 27,0% de menções. O segundo colocado em rejeição é a deputada federal Elcione Barbalho. O radialista Jeferson Lima é o terceiro maior rejeitado na corrida eleitoral em Ananindeua.

Simulação de Segundo Turno: Coronel Neil X Pioneiro
Num confronto de segundo turno entre Coronel Neil e Pioneiro, sai vitorioso Neil com 46,7% contra 26,1% de Pioneiro.

Simulação de Segundo Turno: Jeferson Lima X Pioneiro
Potencial de apoios políticos
A pesquisa mediu o potencial de apoio e rejeição de Jatene, Helder e Dilma, isto é, se o eleitor votaria em algum candidato a prefeito apoiado por eles. O resultado mostra que o maior potencial de apoio é do atual Governador. Helder tem uma rejeição de 57,2%. A maior rejeição é da presidente Dilma, 66,1%
JATENE
HELDER
DILMA
VOTARIA
26,6
8,3
2,9
PODERIA VOTAR
38,7
23,9
17,0
NÃO VOTARIA
26,6
57,2
66,1
NS/SR
8,0
10,6
14,1

SERVIÇO
Estratos de controle: Pesquisa quantitativa aleatória domiciliar, estratificada por quotas de sexo, idade e área geográfica;
Amostra: 400 entrevistas individuais e domiciliares; Margem de erro: 3,5%; Intervalo de Segurança de 95%; Questionário estruturado com perguntas abertas, fechadas e mistas;
Período de coleta: 21 a 24 de setembro/2015
Profissional Técnico: Luiz Feitosa – Cientista Político e Estatístico Reg. CONRE Nº 9477
Diretor Geral: Dornélio Silva – Cientista Político

Nenhum comentário: