segunda-feira, 9 de novembro de 2015

DEBATE DA CONJUNTURA DIA 11: CELI TAFFAREL DESTACA A RESPONSABILIDADE DO SEU PARTIDO (PT) NA CRISE


Celi Taffarel (Foto: acervo pessoal)
A professora Celi Taffarel afirma que a crise do capital se enfrenta “com luta incessante contra o imperialismo”. Ela aponta quatro pontos centrais sobre a conjuntura, antecipando sua visão que será exposta no debate com ativistas políticos e acadêmicos baianos. Será na quarta-feira, dia 11, no auditório do Sindae (Barris).

Os outros debatedores serão Pery Falcón, Sílvio Humberto e Jorge Almeida (Macarrão).

Por Jadson Oliveira (jornalista/blogueiro) – editor do Blog Evidentemente – publicado em 09/11/2015

Para se enfrentar “a crise do capital e da aplicação de uma mesma política de planos estruturais, ajustes, cortes orçamentários e retirada de direitos - que estão destruindo a classe trabalhadora e as nações”, a receita básica é “a luta incessante contra o imperialismo em suas mais diversas manifestações na cidade e no campo”.

Este é um dos quatro pontos centrais que constarão da exposição de Celi Taffarel, professora da Faculdade de Educação (FACED –UFBa) e militante do PT – tendência O Trabalho (do Núcleo de Base do Diálogo e Ação Petista da UFBa). Ela vai participar do debate ANÁLISE DE CONJUNTURA: ENTENDER A REALIDADE PARA TRANSFORMÁ-LA, depois de amanhã, quarta, dia 11, às 18 horas, no auditório do Sindae, nos Barris (endereço abaixo).

Os outros pontos são:

- A questão do Estado, em especial o Estado Brasileiro e as forças políticas, seus acordos, e as consequências da conciliação de classes, destacando em especial a responsabilidade do PT.  

- A função social dos organismos de classe e o enfrentamento imediato, mediato e histórico a ser dado, frente à conjuntura atual e a crise econômica, politica, social e ecológica que se abate sobre o país, expressas na política econômica de ajustes e cortes; no impeachment em curso no Executivo, Legislativo e Judiciário, onde se expressa a luta de classes, sendo hegemônicos os interesses das classes dominantes, dos capitalistas e seus vassalos.

- “Defenderei alternativas – diz ela - no plano econômico, político, social e ecológico que reconheço, advindas de propostas dos organismos da classe trabalhadora que buscam SIM uma saída à crise”.

Celi Taffarel tem doutorado em Educação pela Unicamp e pós-doutoramento na Universidade de Oldenburg, na Alemanha. Foi a primeira mulher a exercer a presidência da maior entidade científica no campo da Ciência do Esporte na América Latina, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Ex-diretora da ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e ex-diretora da FACED.

(Para os curiosos com o sobrenome: é gaúcha – “nordestina por opção”, diz ela – e Taffarel, nosso goleiro do tetra, em 1994, é seu sobrinho).

(Contribuição do companheiro Alberto Freitas)
Jorge Almeida, Sílvio Humberto e Pery Falcón
Este será nosso segundo encontro para debater a conjuntura (inicialmente estava previsto para o dia 5, mas foi transferido para 11) O primeiro foi no dia 22/outubro, no Sindpec, também nos Barris, com a presença de 60 pessoas, tendo como expositores os professores Renildo Souza, Luiz Filgueiras (ambos da UFBa) e Joaci Cunha (do CEAS – Centro de Estudos e Ação Social) e o advogado Linauro Neto (da Oposição Operária – OPOP/revista Germinal).
Além de Celi Taffarel, teremos agora na quarta-feira como debatedores: o professor Jorge Almeida (Macarrão), dos quadros do PSOL, militante da esquerda de larga trajetória desde os duros tempos da ditadura, ex-presidente do PT baiano; Sílvio Humberto, ativista do movimento popular e vereador de Salvador pelo PSB; e Pery Falcón, engenheiro químico, diretor do Centro de Estudos Victor Meyer (ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da CUT-Bahia).

O evento é coordenado por José Donizette, mais conhecido por Goiano (do Projeto Velame Vivo, movimento cultural da Chapada Diamantina, interior da Bahia), e pelo professor Carlos Freitas (da Comissão da Verdade da Faculdade de Direito da UFBa). Participam ainda da promoção o CEAS e este Blog Evidentemente –(www.blogdejadson.blogspot.com).

SERVIÇO:

O que: debate ANÁLISE DE CONJUNTURA: ENTENDER A REALIDADE PARA TRANSFORMÁ-LA;

Onde: Sindae – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia – endereço: R. Gen. Labatut, 65 - Barris, Salvador - BA, 40070-100 (junto da Biblioteca Central dos Barris) - Telefone: (71) 3111-1700


Quando: dia 11/novembro (quarta-feira) – às 18 horas.

Nenhum comentário: