quarta-feira, 29 de abril de 2015

Deu na Imprensa: Ananindeua, no Pará, tem a pior rede de tratamento de esgoto do Brasil

Via site Boa vista em Foco

Mais da metade da população brasileira não tem rede de tratamento de esgoto. No ranking do saneamento básico divulgado pelo Instituto Trata Brasil, cinco das seis cidades onde o problema é mais grave estão na região Norte: Porto Velho, Macapá, Belém, Santarém e a cidade que tem a pior situação é a segunda maior cidade do Pará, Ananindeua.

Mais da metade da população brasileira não tem rede de tratamento de esgoto. No ranking do saneamento básico divulgado pelo Instituto Trata Brasil, cinco das seis cidades onde o problema é mais grave estão na região Norte: Porto Velho, Macapá, Belém, Santarém e a cidade que tem a pior situação é a segunda maior cidade do Pará, Ananindeua.

Para onde se olha, o que deveria ser invisível escorre pelas sarjetas. Pouco antes de chegarmos ao bairro mais populoso deAnanindeua, caiu uma chuva forte e rápida. O esgoto a céu aberto se misturou à água da chuva e todas as ruas ficaram alagadas.

“Crianças podem pegar leptospirose, porque anda rato aqui, muito rato aqui”, diz uma mulher.


Ranking completo
Na casa da dona Sueli, a água usada para lavar louça, roupa, e tomar banho vai parar no meio fio. “Isso fica tudo aqui para fora. E vem nos prejudicar”, diz Sueli Freitas, dona de casa.

Em Ananindeua vivem mais de 470 mil pessoas. A maioria das residências possui fossa séptica, mas quem não tem esse recurso descarta os dejetos diretamente nos valões.

“Dá para perceber que o esgotamento sanitário não foi priorizado ao longo dos tempos. Não foi priorizado na parte do planejamento, na gestão e, principalmente, em investimento”, declara José Almir Pereira, engenheiro sanitarista da UFPA.

A prefeitura de Ananindeua alega que encontrou obras paradas da gestão anterior, mas garante que já retomou os serviços e vai investir R$ 170 milhões em projetos de saneamento.

Já Uberlândia é exemplo para o Brasil no tratamento de esgoto.

Na estação de tratamento de água, na região Sul de Uberlândia, 99% da cidade têm saneamento básico. O único esgoto que não é coletado é no setor de chácaras, porém todo mundo tem a responsabilidade de tratar esse esgoto.

Até 2015, a rede de coleta deve ser ampliada para atender a um milhão de pessoas.

De acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil, os estados de São PauloParaná e Minas Gerais são os que têm as melhores redes de tratamento.

TV Liberal está "Bamburrando" com a greve dos professores



A greve dos professores do estado do Pará já vai pra lá de 30 dias. Alunos sem aulas, professores sem Piso, empresas de ônibus sem passageiros, donos de cantinas e vendedores ambulantes sem vender nada para os alunos. Só tem um setor  está ganhando dinheiro, o Grupo Liberal, que vem "bamburrando", como se fala por essas bandas. Uma boa parte dos impostos (ICMS, IPVA e outros), tem migrado para a conta dos Maioranas. O número de inserções paga sobre a greve  na TV, rádios e publicações no Jornal Liberal e Amazônia, têm deixado boquiaberto, velhos e novos publicitários. A lógica "Goobelista" de Jatene na propaganda institucional na TV dos Maioranas, é um acinte a nossa inteligência. 

terça-feira, 28 de abril de 2015

A chave do PV Ananindeua está no bolso de Pioneiro

 
Fechado, como adiantou o Blog, o PV de Ananindeua passou para a mão do Prefeito Pioneiro (PSDB). Ele está montando a sua chapa de reeleição e, um segundinho aqui outro ali, ajuda no tempo de propaganda da TV e rádio. A negociação  foi feita diretamente pelo presidente estadual do PV, Zé Carlos, que tomou a chave da antiga direção municipal do partido e entregou a Pioneiro.

Movimentos protestam contra violência a mulher em Ananindeua

Ontem (27/04)  tarde Movimentos de Mulheres realizaram protesto contra a onda de violência, que vem atingido as mulheres paraenses. O Movimento Mulheres em Luta, Rosa Luxemburgo e o Sintepp Ananindeua, protestaram contra o assassinato da estudante Ingrid Kassia (moradadora da Cidade Nova 5). E criticaram o Governo do estado e municipal de Ananindeua, que não tem políticas públicas para as mulheres e nem de segurança. A passeata saiu de frente da  loja Y.Yamada e foi até a Praça da Bíblica.


Morre Inês Etienne, a única sobrevivente da “Casa da Morte”

Olhem bem para a foto dessa Mulher (com M maiúsculo), ela sofreu o diabo nas mãos de homens covardes, gângster da ditadura. Nenhum deles tem a dignidade de Inês, e os que ainda estão vivos, não podem olhar seus netos e dizer: Sou homem. Viva Inês Etienne NT Ananindeuadebates

Morre Inês Etienne, a única sobrevivente da “Casa da Morte”
 Via Revista Fórum

Etienne estava com 72 anos e faleceu na manhã desta segunda-feira (27) em Niterói; militante de esquerda à época da ditadura militar, ela foi a única que saiu com vida depois de ter ficado presa na famosa casa clandestina localizada em Petrópolis, onde se praticavam tortura e estupros
Por Redação
Morreu na manhã desta segunda-feira (27), aos 72 anos, Inês Etienne Romeu. Ela estava em sua casa em Niterói (RJ) e, segundo a família, faleceu enquanto dormia.
Figura fundamental no processo de resgate à memória e verdade quanto às violações de direitos humanos cometidas à época da ditadura militar, Inês foi a única sobrevivente da conhecida “Casa da Morte”, imóvel clandestino localizado em Petrópolis (RJ) onde militares torturaram e estupraram militantes de esquerda. Estima-se que cerca de vinte pessoas morreram ao longo da prisão ou depois de terem passado pela casa, de acordo com as investigações conduzidas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV).
Inês era uma das líderes da Vanguarda Revolucionária Palmares (VPR) e foi detida em 5 de maio de 1971, em São Paulo, pelo delegado Sérgio Fleury. Na Casa da Morte, ela ficou presa ao longo de 96 dias, sendo liberada em agosto do mesmo ano.  Para garantir sua vida, Inês se entregou às autoridades oficiais e permaneceu detida até 1979, se tornando a última militante a ser libertada após a anistia. Dois anos depois, em 1981, Inês localizou a casa e denunciou a existência do centro de tortura.
A "Casa da Morte", em Petrópolis, onde mais de 20 militantes morreram em decorrência datortura dos militares. (Foto: Divulgação)
A “Casa da Morte”, em Petrópolis, onde mais de 20 militantes morreram em decorrência da tortura dos militares (Foto: Divulgação)
Por meio de nota, o presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadith Damous, afirmou que Inês permitiu que a sociedade brasileira ficasse sabendo “dos horrores a que eram submetidos os presos políticos” e  pede para que o imóvel, que ainda existe em Petrópolis, seja transformado em um espaço de memória como forma de homenagear a ela e aos demais cidadãos e cidadãs que foram presos e submetidos a violações de direitos humanos no local.
“Cabe ao Estado transformar a Casa da Morte de Petrópolis em um Espaço de Memória para fomentar uma cultura de direitos humanos na cidade. A história por ela já foi contada, mas é necessário que os arquivos do CIE sejam abertos e que os agentes torturadores sejam ouvidos e responsabilizados por seus atos”, diz a nota.

Foto: Divulgação

segunda-feira, 27 de abril de 2015

O TEMPO DE ZENALDO E PIONEIRO SE ESVAI






Por Edir Veigavia Blog Bilhetim

Prefeitos tradicionais são aqueles que medem seu desempenho a partir de obras físicas de grande visibilidade pública. Manoel Pioneiro tem nos asfaltos seus principal patrimônio eleitoral.  Zenaldo pretende ter nas obras do BRT e na retomada da macrodrenagem da Estrada Nova seus grande motes de campanha
Os maiores inimigos desta estratégia política encontra-se nos tempos chuvosos. Normalmente somente entre os meses de julho e novembro é que a chuva mostra-se mais clementes com os políticos do concreto armado.  Parece que os resultados apresentados no campo do concreto armado não tem sido suficiente para alavancar a avaliação destes dois políticos.
Pesquisas informais vêm registrando a grande penetração de Edmilson e Eder Mauro em Belém e do radialista e apresentador de TV, Jefferson Lima, tanto em Belém como em Ananindeua.  Os asfaltos a frio, também conhecidos como asfalto sonrizal, vem sistematicamente se dissolvendo nas barrentas águas chuvosas de inverno.
A avaliação de Zenaldo se encontra baixa e de Pioneiro está em níveis médios. Estes dois gestores terão apenas o segundo semestre de 2015 para ampliar a implantação da gestão baseada no concreto armado em suas cidades, haja vista que o primeiro semestre de 2016 será marcado pelas chuvas e no segundo semestre já teremos as eleições municipais.
Enquanto no Brasil são as políticas sociais que são as âncoras do governo federal, em Belém e em Ananindeua nota-se pouca iniciativa nesta área. Quais os programas municipais para combater o trabalho infantil digno de visibilidade pública? Quais os programas municipais para qualificar os trabalhadores semi-analfabetos ou analfabetos? Quais os programas municipais sérios para preparar o jovem para o primeiro emprego nestas cidades de serviço? Em quais destes municípios a Estratégia Saúde da Família funciona de verdade? Qual o choque de gestão capaz de fazer funcionar os serviços públicos municipais de saúde, educação e transportes públicos?
Parece que fica muito claro que política social jamais será marca de governos  desvinculados de opções sociais claras.  Parece que Zenaldo e Pioneiro encontrarão enormes dificuldades em 2016 tendo em vista o esquecimento de políticas sociais como segurança, saúde, saneamento, meio ambiente e de  qualificação para o emprego.
Até quando principalizar investimento em atividades meios será mais importantes do que investir nas atividades fins, ou seja, nas pessoas strictu senso. Lula fez história neste País invertendo prioridades e focando nas pessoas, parece que os prefeitos de Ananindeua e Belém ainda não perceberam esta questão. Para os políticos tradicionais e reacionários, investir nas pessoas é dar esmolas.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Falta alguém na Papuda

Incrível a ficha corrida desse Deputado Eduardo Cunha. Entrou na politica pela mão de PC Farias (tesoureiro de Collor), a Receita Federal pegou ele na declaração de Renda e não deu em nada. Foi acusado de negócios com traficantes, vendeu uma casa para o traficante Juan Carlos Abadia, e depois comprou por   100 mil dólares  a menos.  Com essa ficha criminal esse bandido vai vender até nossas mães e filhas para a máfia do tráfico humano. Aprovar a a lei de terceirização foi fichinha para ele.

ATENÇÃO AUTORIDADES DE ANANINDEUA, URGENTE.. proliferação de "mosquitos maroins"



  Via Facebook     Ananindeua Vitor Brasil

A Granja TAKEDA é responsável pela proliferação de "mosquitos maroins" que infernizam a população das comunidades vizinhas desta granja no Icuí, moradores foram reclamar e o japonês Takeda disse pra eles colocarem telas em suas portas, como se isso fosse resolver alguma coisa, pois o terrível mosquito é tão pequeno que passa através da tela e causa terríveis alergias, edemas, pruridos e eczemas principalmente às crianças que lotam as unidades de saúde esperando atendimento e solução! 
ATENÇÃO AUTORIDADES E PREFEITO Manoel Pioneiro.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Aos 45 anos, Dira Paes está grávida pela segunda vez

                                                                   Foto: Estevam Avellar/TV Globo
Via Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)

A atriz Dira Paes está à espera do segundo filho, segundo informou o colunista Léo Dias, do jornal 'O Dia'. A global, que é casada com o fotógrafo Pablo Baião e já é mãe de Inácio, de 5 anos, ainda não completou o terceiro mês de gestação e, por conta disso, a gravidez ainda é mantida em segredo.
No entanto, de acordo com a publicação, a família de Dira em Belém, sua cidade natal, já sabe da novidade. Procurada pelo jornal, Dira não atendeu nem respondeu às ligações para falar sobre a segunda gestação. A atriz está com 45 anos e seu último trabalho na TV foi na minissérie 'O Rebu'



Comissão da Câmara Federal visitará presídios do Pará



Via Ascom do Deputado Edmilson Rodrigues (PSOL)

  Na reunião da CPI do Sistema Carcerário na terça-feira (14/4), o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) teve cinco requerimentos aprovados. Entre eles, será designada uma comissão formada por deputados da CPI para realizar diligência in loco no estado do Pará para verificar as condições das unidades prisionais. Somente em fevereiro houve oito rebeliões nos presídios do estado. Hoje, a população carcerária do Pará é de 13.023 detentos para 7.789 vagas, ou seja, um déficit de 41%.

 Esta situação, contudo, não se limita ao Pará, mas ocorre em todo o país. Por isso, foi aprovada, ainda a pedido do deputado paraense, a convocação do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para prestar esclarecimentos sobre as condições gerais do Sistema Carcerário no Brasil. Também será convocado o Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, Sr. Renato Campos Pinto de Vitto para esclarecer as mesmas questões.

 Foram aprovadas, ainda, três audiências públicas. Uma, cujo requerimento foi apresentado em parceria com a deputada Erika Kokay (PT/DF), discutirá violência de gênero nos presídios femininos. Nas outras duas será discutido a revista de visitantes nos presídios e, na outra, a criminalização e situação prisional de índios no Brasil.

 Para discutir a realidade dos índios nos presídios, a audiência será realizada em conjunto com a Comissão da PEC 215. Serão convidados membros da Articulação dos Povos Indígenas no Brasil, do Instituto Socioambiental, da FUNAI, do Ministério da Justiça e Conselho Missionário Indigenísta.

Serão convidados para discutir a revista íntima o Defensor Publico no estado do Pará, Fernando Albuquerque, um representante do Departamento Penitenciário Nacional e outro da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério da Justiça.

Honoráveis Bandidos:Os defensores do impeachment na Operação 'Puxando a Capivara'

Via Jornal GGN

Cíntia Alves

Líderes de oposição receberam agitadores de protestos anti-governo para condenar a corrupção. Mas a ficha dos que esbravejam contra a ilegalidade e a falta de ética na política é intrigante
Arte: Angelica Pinheiro
Jornal GGN – Lideranças de partidos de oposição ao governo receberam, na quarta-feira (15), alguns dos agitadores dos protestos dos dias 15 de março e 12 de abril - entre eles, Rogério Chequer, do Vem Pra Rua. Durante o encontro, figurões como Agripino Maia (DEM), Ronaldo Caiado (DEM), Mendonça Filho (DEM), Paulinho da Força (SD), Aécio Neves (PSDB) e Roberto Freire (PPS) tiveram a oportunidade de esbravejar contra os casos de corrupção que desgastam o PT e a gestão Dilma Rousseff.
Chama atenção, entretanto, a ficha dos defensores da ética e do combate indiscriminado à corrupção. Associação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, prisão por fraudes e desvios em grandes obras, contas em paraísos fiscais em nome de familiares, recebimento de propina, recursos de campanha questionados na Justiça e até falsificação de documentos para criação de partido fazem parte do histórico de acusações e dos relacionamentos intrigantes que envolvem as estrelas políticas do encontro em tela.
O GGN fez uma breve seleção:
1 - Aécio Neves (PSDB)
O neto de Tancredo Neves que construiu um aeroporto de R$ 14 milhões no terreno do tio-avô já foi questionado na Justiça sobre o paradeiro de mais de R$ 4 bilhões que deveriam ter sido injetados na saúde de Minas Gerais. O caso Copasa contra o ex-governador foi engavetado, por manobras jurídicas. Destino semelhante tiveram as menções a Aécio na Lava Jato. O tucano foi citado por Alberto Youssef como beneficiário de propina paga com recursos de Furnas. Para o procurador-geral da República, isso não sustenta um inquérito. Rodrigo Janot também cuida de outro escândalo que leva a Aécio, sob a palavra-chave Liechtenstein (um principado ao lado da Suíça). Investigando caso de lavagem de dinheiro, procuradores do Rio de Janeiro chegaram a uma holding que estava em nome da mãe, irmã, ex-mulher e filha do tucano. Esse inquérito está parado desde 2010 - época em que Roberto Gurgel era o PGR.
2- Agripino Maia (DEM)
Presidente do DEM, Agripino Maia foi dono das expressões mais sugestivas de defesa da luta contra a corrupção. "Chegou a hora de colocar o impeachment [de Dilma Rousseff]", disse no encontro com os manifestantes anti-governo. O senador tem em seu currículo a acusação de receber R$ 1 milhão em propina, em um esquema que envolvia a inspeção de veículos no Rio Grande do Norte, entre 2008 e 2011. Coordenador da campanha presidencial de Aécio, o democrata, em 2014, teve seu caso arquivado no MPF pelo ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel. Mas foi reaberto há sete meses por Janot, e agora está sendo investigado no Supremo Tribunal Federal (STF).


3- Ronaldo Caiado (DEM)

O senador Ronaldo Caiado (DEM) é associado ao bicheiro Carlinhos Cachoeira por supostamente ter recebido verba ilícita nas campanhas de 2002, 2006 e 2010. Cachoeira foi denunciado por tráfico de influência e negociava propinas para arrecadar fundos para disputas eleitorais. O bicheiro foi preso em 2012 por operação da Polícia Federal que desbaratou esquema de adulteração de máquinas caça-níquel. Caiado foi citado nesse contexto, recentemente, por Demóstenes Torres. Ele teria participado de negociação entre Cachoeira e um delegado aposentado que queria ampliar esquemas de jogo ilegal. Até familiar do democrata já foi alvo de denúncia. O pecuarista Antônio Ramos Caiado, tio de Caiado, está na lista suja do trabalho escravo.


4- Roberto Freire (PPS)

Uma das principais acusações que pesam contra o presidente nacional popular-socialista é de envolvimento com o Mensalão do DEM. A diretora comercial da empresa Uni Repro Serviços Tecnológicos, Nerci Soares Bussamra, relatou que o partido praticava chantagem e pedia propina para manter um contrato de R$ 19 milhões com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, comandada pelo deputado Augusto Carvalho. Freire teria sido beneficiado no esquema.

5- Paulinho da Força (SD)

O presidente do Solidariedade, segundo autoridades policiais, participou de esquema de desvio de recursos do BNDES. Um inquérito foi aberto no STF para investigar o caso. Em 2014, a Polícia Federal também indiciou a sogra e outras duas pessoas ligadas ao deputado federal sob suspeita de falsificarem assinaturas para a criação do Solidariedade. Gilmar Mendes conduzirá, ainda, a apuração em torno da suposta comercialização de cartas sindicais (uma espécie de autorizações do Ministério do Trabalho para a criação de sindicatos) por Paulinho, dirigente da Força Sindical. Consta nos registros que cada carta era vendida por R$ 150 mil.
6- Mendonça Filho (DEM)
Em fevereiro de 2014, Mendonça se envolveu em uma polêmica por querer indicar deputado acusado de duplo homicídio pelo Supremo Tribunal Federal para presidir a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Julio Campos (DEM), ex-governador do Mato Grosso, afirmou que Mendonça teria dito que a indicação era uma "homenagem". O deputado federal de Pernambuco já foi preso pela Justiça eleitoral sob acusação de fazer carreata no dia de votação, mas o STF decidiu que não houve crime eleitoral. Um documento daOperação Castelo de Areia citava contribuição suspeita de R$ 100 mil da Camargo Correa a Mendonça, para sua tentativa de ser prefeito do Recife. Ele admitiu que recebeu R$ 300 mil da empresa, mas alega que foram doações dentro das conformidades.
7- Carlos Sampaio (PSDB)
O deputado mais votado da região de Campinas (SP) recebeu R$ 250 mil de uma empreiteira envolvida no esquema de corrupção da Petrobras investigado na Operação Lava Jato. Sua última campanha arrecadou, oficialmente, R$ 3 milhões. Não há comprovação sobre a lisura da doação. Sampaio, coordenador jurídico do PSDB e autor do pedido para que Aécio fosse empossado no lugar de Dilma Rousseff, teve reprovada a sua prestação de contas referente às eleições para a Assembleia de São Paulo, em 1998, e às eleições municipais de Campinas, em 2008.
8- Luiz Penna (PV)
O presidente do PV também aparece um tanto escondido na fotografia. Irregularidades já remetidas à prestações de contas do partido incluem seu nome. Em 2006, por exemplo, boa parte dos R$ 37,8 mil gastos em passagens aéres e R$ 76,8 mil com diárias de campanhas eleitorais foram atribuídos a José Luis Penna. Na época, servidores do TSE apontaram ausência de documentos que comprovassem os gastos e uso de notas frias, indicando empresas fantasmas que teriam prestado os serviços. O corpo técnico do Tribunal sugeriu a rejeição das contas do partido de 2004, 2005 e 2006. O deputado federal respondeu a dois processos judiciais, um pelo TRE-SP, rejeitando a sua prestação de contas à eleição de 2006, e outra pelo TSE reprovando as contas do PV de 2004. 
9- Flexa Ribeiro (PSDB)


O hoje senador já foi preso pela Polícia Federal em 2004, na Operação Pororoca, por fraude em licitações de grandes obras realizadas no Amapá. Foi acusado de corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, tráfico de influência, peculato, prevaricação, usurpação de função pública e inserção de dados falsos em sistema de informações.

10- Antonio Imbassahy (PSDB)

O deputado federal tucano era prefeito de Salvador em 1999, quando contratos suspeitos foram assinados com as empresas Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Siemens, que formavam o consórcio responsável pelo metrô da capital baiana. O Ministério Público Federal investiga osuperfaturamento nas obras, que gira em torno de R$ 166 milhões. Até agora, dois gestores indicados por Imbassahy à época e duas empresas foram indiciadas. O tucano é o vice-presidente da CPI da Petrobras, que investiga desvios de verbas da estatal, onde diretores da Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa também aparecem como réus. Imbassahy foi acusado pelo PT de se aproveitar do posto na CPI para pedir documentos à Petrobras e vazar para a imprensa. 

11- Beto Albuquerque (PSB)
Ex-colaborador do governo Tarso Genro (PT) no Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque (PSB) foi envolvido na intriga que rendeu a queda do então diretor-geral do Departamento de Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) José Francisco Thormann. Thormann se antecipou a uma demissão após a imprensa local ter revelado que ele viajou à Suiça às custas de uma empresa privada subcontratada para fazer obras no Estado. Em nota de defesa, Thormann afastou suspeitas sobre o fato, e revelou que Beto Albuquerque, quando secretário de Infraestrutura do Estado, também fez viagens ao exterior bancadas por empresas que detinham contratos com o poder público. Quando a notícia surgiu, Beto já não era secretário - tinha deixado a gestão petista para reforçar a bancada do PSB na Câmara Federal.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

João Batista ex-presidente do PT Pará e vetado para ser o substituto de Vacari na tesouraria do Partido

João Batista (foto) ex-presidente do PT Pará foi vetado para ser o substituto de Vacari na tesouraria do PT nacional. O veto foi de Rui Falcão presidente nacional do Partido. Falcão exigiu na tesouraria um homem de sua confiança. Chegou ameaçar renunciar a presidência





Governo Jatene lança o "Bolsa Fome" para os servidores públicos

Foto Rui Baiano Santana
O Governo Jatene lançou hoje oficialmente o "Bolsa Fome" para os servidores públicos. Em reunião com mais de 60 sindicalistas do funcionalismo público  na sede da Secretária de Administração (SEAD), a secretária Alice Viana (foto) avisou que o governo só vai dar R$ 25 (vinte cinco reais) de reajuste no vale alimentação dos servidores. Há 2 anos o valor do vale está congelado,  o governo só deu o reajuste da  inflamação que é de 8,42%,  o valor do beneficio vai ficar em  R$ 325,00 (trezentos  e vinte e cinco reais). Os sindicalistas ficaram P. da vida e marcaram uma reunião para próxima semana, pode vir outra greve aí.