sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ananindeua tem Curso de Pós-Graduação: Barão de Mauá/Colégio Castanheira

Jornalista vão fazer ATO PÚBLICO contra o Grupo Liberal

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) convida você para participar do ato público contra as Organizações Romulo Maiorana (ORM), nesta terça-feira (30), às 8h, em frente ao jornal "O Liberal", na Rua Romulo Maiorana. Abaixo, segue panfleto sobre o assunto

Saúde em Ananindeua e Belém governada pelo PSDB está doente

Só o vigilante no Posto do IV  hoje pela manhã
Posto do IV Abandonado pelo poder público Municipal 
Hoje o Posto de Saúde da Cidade Nova IV  em Ananindeua estava abandonado, só tinha pacientes e um vigilante e até ás 09:00h. nenhum funcionário estava no posto. Um paciente que chegou bem cedo falou ao Blog que  o diretor do posto chegou e foi embora sem explicar nada. 


Em Belém:

 Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) confirmou um incêndio no prédio do Pronto-Socorro Mário Pinotti, localizado na travessa 14 de Março, em Belém, na tarde desta quinta-feira (25). As causas do início do fogo ainda são desconhecidas, mas segundo testemunhas o incêndio teria começado no segundo andar do prédio por volta de 14h. O Corpo de Bombeiros .
Esse é o quadro da saúde em Belém e Ananindeua  governada pelo PSDB.

Palhaço reacionário desempregado, ex-casseta Madureira consegue uma boquinha no PSDB

Via site 247 – O humorista Marcelo Madureira, ex-Casseta & Planeta, assumiu um cargo no PSDB do Rio de Janeiro. Nas mudanças, Maria Estela Kubitschek, filha de Juscelino também entrou na executiva.
Ex-militante do PCB, ele hoje se diz um ‘coxinha’ assumido. Em recente entrevista, ele afirmou que a esquerda contemporânea tem "formação política tabajara" e não tem senso de humor: “o que as pessoas querem é ser legais, parecer legais, querem ser do bem. Na minha época era mais fácil. A direita era o mal, a esquerda era o bem”.
Madureira também disse que é lamentável o papel da classe artística nesse contexto político: “É digno de pena. Em um momento como esse, os artistas completamente omissos. Cadê o Caetano Veloso, o Chico Buarque?” (leia aqui).

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Morre Fraçois ídolo remista







Via Blog do Gerson Nogueira

O adeus de François, grande ídolo remista

 Morreu, no final da tarde desta quinta-feira  (25/06), no Hospital Porto Dias, o ex-goleiro François Thym, grande destaque e ídolo da torcida azulina nos anos 60 e 70. Oriundo de Paramaribo, François foi um dos maiores arqueiros da história do Remo, permanecendo como titular por vários anos num time que tinha jogadores como China, Edilson, Jorge Mendonça, Neves, Amoroso, Adinamar, Birungueta, dentre outros. Foi campeão Norte-Nordeste em 1971. Trabalhou também como técnico e dirigente do Remo nos anos 90.


Alô CGU o portal Transparência da Prefeitura de Ananindeua não informa nada


A Controladoria Geral da União (CGU) poderia passar a vista no Portal  de Transparência da Prefeitura de Ananindeua (PMA). O portal está totalmente fora dos padrões da lei de transparência: A Lei Complementar 131/2009 - lei da Transparência - altera a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que se refere à transparência da gestão fiscal. O texto inova e determina que sejam disponíveis, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Vamos cobrar da CGU uma fiscalização no Portal da Prefeitura de Ananindeua.

Endereço do Portal de Transparência de Ananindeua: http://200.208.10.115:81/pronimtb/

O Dilema do Deputado Miro Sanova


 O deputado Miro Sanova (PDT), hoje uma das principais lideranças políticas de Ananindeua, vive um grande dilema: "ser ou não ser" candidato a prefeito do município. Suas relações políticas vão de Jatene a Helder Barbalho e ele vem com uma carreira política que aponta para uma candidatura natural. Só que Miro não quer desagradar a gregos e troianos e, ao mesmo tempo, precisa criar envergadura própria, sabendo que o prefeito Pioneiro não tem planos futuros para ele.
 
Filho do saudoso  Nonato Sanova, tem conseguido trilhar uma trajetória que daria orgulho ao pai. Seu dilema é ser um político jovem que traga o debate desenvolvimentista para a região ou ficar fazendo parte do pequeno jogo político dos pequenos políticos de Ananindeua.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Viva São João!

QUEM CONSTRUIU UMA MÍDIA CONTRA-HEGEMÔNICA RESISTE MELHOR À “RESTAURAÇÃO CONSERVADORA”


Kirchner, Lula e Chávez sepultaram o sonho imperial da ALCA em 2005: precisamos agora dum trio deste para enfrentar os avanços da direita (Foto: Internet)
Ignacio Ramonet: no Brasil, as forças ligadas ao PT, Lula e Dilma “não deram a importância necessária à criação dum sistema público de comunicação e informação”.
Por Jadson Oliveira (repórter/blogueiro) – editor do blog Evidentemente – publicado em 23/06/2015
Finalmente, alguém ajeita a mira e atira no alvo certo: “Tenha coragem presidenta e acelere o ocaso da mídia criando uma grande empresa pública de comunicação. Atropele sem piedade os inimigos do Brasil e do povo brasileiro...” Li num artigo assinado por Fábio de Oliveira Ribeiro no Jornal GGN/Luis Nassif Online, intitulado ‘Dilma e o PROER da mídia muito desejado pelos arquitetos do impeachment’.
Os governos na América Latina que enxergaram a comunicação como um ponto estratégico e souberam construir, assim ou assado, uma mídia contra-hegemônica – são os casos da Argentina, Venezuela, Equador e Bolívia – estão agora em condições melhores para resistir nesta dura fase da “restauração conservadora”, expressão muito usada pelo presidente equatoriano Rafael Correa (fase em que a direita latino-americana acordou, ainda meio aturdida, no meio dos destroços do neoliberalismo e partiu para o contra-ataque).
Mesmo num país como a Venezuela, alvo preferencial do império e seus mil e um tentáculos – os mais visíveis são os monopólios da mídia hegemônica -, o governo e as forças democráticas, populares e de esquerda resistem ao tremendo assédio. E não só resistem. Resistem e buscam avançar rumo à construção do poder popular e do socialismo.
Será por que conseguem resistir diante da enfurecida campanha midiática, lá dentro do país e fora? Com todos os problemas internos, que todos temos, mas que lá são magnificados pelo cerco da mídia globalizada? Penso no povo chavista mobilizado, penso na aliança com os militares bolivarianos, dois dados fundamentais da realidade venezuelana.
E há um terceiro dado, na minha opinião também fundamental: o forte arsenal montado por Hugo Chávez e pelo movimento popular para travar a verdadeira batalha da comunicação: emissoras de TV, de rádio, jornais diários, plataformas digitais, agência de notícias e – deixei para o fim não pela pouca importância, mas para enfatizar mais – as rádios e TVs comunitárias. Só esses três dados explicam como a Revolução Bolivariana se mantém vigente, apesar dos ataques enfurecidos da mídia hegemônica nacional e internacional, que prepara o clima para outras arremetidas.
Não há batalha de comunicação no Brasil, há um massacre diário
Contrastando com isso, há no caso do Brasil um governo e um movimento popular desarmados no que toca à mencionada batalha da comunicação, à verdadeira e não aquela de mentirinha referida por nossa presidenta Dilma (porque, TAMBÉM, não se avançou na democratização das concessões de rádio e TV).
A verdade nua e crua, para nosso profundo pesar – estamos pagando muito caro por esta falha -, é que não cuidamos deste aspecto, particularmente estratégico. O reconhecido estudioso do tema Ignacio Ramonet, jornalista e professor, diretor da edição em espanhol do Le Monde Diplomatique, já o notou. Eu o convoco para robustecer minha opinião, que, por si só, reconheço, vale pouco.
Em recente entrevista em Quito ao jornal equatoriano El Telégrafo, ele disse: “Os amigos do Partido dos Trabalhadores (PT), governante, Lula (Da Silva) ou Dilma (Rousseff) não deram a importância necessária à criação dum sistema público de comunicação e informação. Primeiro, porque nunca tiveram maiorias claras, governaram com os parlamentos que negociavam, não tiveram as mãos livres, e os empresários, que no Brasil dispõem de grupos importantes, como o Grupo Globo, não lhes permitiram. De fato, não creio que tiveram a vontade, e mesmo se a tivessem, não creio que lhes tivessem deixado desenvolver um grupo público de meios de comunicação como se fez em outros países, como o Equador, Venezuela e Argentina”.

E não cuidamos não porque faltasse coragem à nossa presidenta, como sugere a recomendação do nosso articulista na abertura deste arrazoado. Ao contrário, coragem é o que parece nunca ter faltado a Dilma. Mas se trata de fenômeno histórico com outro nome e sobrenome: a conciliação, uma marca perene da história política brasileira à qual o nosso maior líder popular, nosso Lula, parece se ajustar muito bem (penso que talvez daí decorra seu êxito, para nossa ventura e também desventura).

Tenho escrito alguns artigos bradando pela construção duma mídia contra-hegemônica, séria, honesta, jornalística, comprometida com os interesses nacionais e populares e com os valores humanitários. Infelizmente, com nenhuma repercussão, dada a pouca relevância deste meu blog. Confesso que ando meio desanimado diante do avanço da intolerância e do ódio entre os brasileiros (“valores” - ou desvalores – próprios da direita, do fascismo), desânimo que ataca principalmente as pessoas que vivem ligadas nos noticiários e demais programas dos monopólios da informação.

Mas a sugestão do Fábio de Oliveira Ribeiro para que Dilma crie “uma grande empresa pública de comunicação” até que me animou. Outro dado alvissareiro entre os blogueiros progressistas foi a visita do companheiro Miguel do Rosário, de O Cafezinho, à Venezuela (antes da viagem, ele já havia criado um Projeto Bolívar, o que é um ótimo sinal).

Espero que Miguel do Rosário, como um blogueiro combativo e influente que é, se alinhe entre os defensores da construção no Brasil duma mídia contra-hegemônica, um tema raramente mencionado entre nós. 

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Liminar garante acesso de estudantes a votação sobre maioridade penal na Câmara

Via site do STF
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu parcialmente liminar a fim de garantir acesso de estudantes a recintos abertos ao público na Câmara dos Deputados para acompanhar as votações referentes à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/1993, que discute a redução da maioridade penal. A decisão ocorreu em Habeas Corpus (HC 128883) impetrado por diretores da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
Na petição inicial, os autores afirmam que no dia 10 de junho de 2015 a sessão da Câmara dos Deputados que analisa a redução da maioridade penal (PEC 171/1993) “foi abruptamente interrompida após a utilização de gás de pimenta para repressão dos estudantes presentes contrários à medida pela Polícia Legislativa”. Contam que, apesar da interrupção, a reunião foi retomada em outro plenário da Câmara, a portas fechadas e, após o pedido de vista coletivo, teve sua votação adiada para o dia 17 de junho de 2015.
Os dirigentes das entidades estudantis alegam que, desde então, tanto o presidente da Comissão Especial, deputado André Moura, quanto o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, manifestaram publicamente que a referida votação não será aberta ao público e que impedirão a entrada de cidadãos nas galerias do Plenário durante a realização de tais votações. Leia mais