sexta-feira, 20 de maio de 2016

ALEPA aprova lei para garantir exames EXAMES OFTALMOLÓGICOS GRATUITOS para alunos da rede pública estadual


 


Projeto que institui a obrigação do estado do Pará de realizar EXAMES OFTALMOLÓGICOS GRATUITOS em todos os alunos que iniciarem o Ensino Fundamental na rede pública estadual
apresentado pelo   deputado Miro Sanova (PDT), foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa.   Se sancionada pelo governo Jatene (PSDB) será um avanço no combate a evasão escolar, pois  os problemas visuais não detectados em alunos do ensino fundamental contribuem para a repetência e evasão escolar. Números são alarmantes na rede pública “A educação é a base da sociedade.” Para se tornar concreta, a afirmação, propalada já diversas vezes por governantes, intelectuais e formadores de opinião, passa também por uma bem-sucedida atuação oftalmológica. Sabe por quê? Pois distúrbios oculares não identificados e tratados em crianças da educação básica da rede pública podem acarretar uma série de prejuízos. Entre eles: queda de rendimento e dificuldade no aprendizado do aluno, piora na socialização, no desenvolvimento psicomotor e na qualidade de vida, além de aumento dos índices de repetência e até evasão escolar.

O programa de alfabetização solidária apoiado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) concluiu, por exemplo, que a maior causa de abandono escolar é em razão dos problemas de visão, correspondentes a aproximadamente 23% dos casos. Tal cenário no país é mais amplo e complexo do que se imagina, com dados até certo ponto preocupantes.

Nenhum comentário: