quinta-feira, 19 de maio de 2016

Conscientização para doação de órgãos que estará no Shopping Pátio Belém a partir de 20 de maio


Recusa familiar para doação de órgãos de parentes diagnosticados com morte cerebral chega a 41% no estado do Pará

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, cerca de 1.600 pessoas estavam aguardando por um transplante no estado do Pará em 2015. Do total de pacientes na fila de espera, aproximadamente 630 necessitavam da doação de um rim e mais de mil por um transplante de córneas. Durante o ano passado, 120 pessoas foram notificadas como potenciais doadores de órgãos no estado paraense, mas apenas 24 doaram algum órgão ou tecido. A alta taxa de recusa familiar (41%) tornou-se motivo de preocupação. 

O médico Leonardo Borges de Barros e Silva, coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), informa que os motivos para a recusa pela família são diversos: desde crenças religiosas que impedem a realização da doação até o desconhecimento e não aceitação da morte encefálica, o que faz muitos familiares acreditarem que a condição do ente querido com o corpo quente e o coração batendo seja um indicativo de que ele sobreviverá.

“Entretanto, o diagnóstico de morte encefálica – conhecida também como morte cerebral – é irreversível, ou seja, o paciente perde todas as funções que mantêm a sua vida, como a consciência e capacidade de respirar. O coração permanece batendo e os demais órgãos funcionando. Com exceção das córneas, pele, ossos, vasos e valvas do coração, é somente nessa situação que os órgãos podem ser utilizados para transplante”, observa o especialista.

Autorização
O consentimento informado é a forma oficial de manifestação à doação. A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica dependem da autorização do cônjuge ou parente maior de idade, obedecida a linha sucessória, firmado em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte.

“Evidentemente, a manifestação em vida da pessoa a favor ou contra à doação de seus órgãos e tecidos para transplante pode ou não favorecer o consentimento após a morte, mas, de acordo com a lei, é a vontade da família que deve prevalecer”, explica o médico Leonardo Borges de Barros e Silva. 

Segundo números do Ministério da Saúde, 239 transplantes foram realizados no estado do Pará em 2015. Desses, 183 casos foram de córneas transplantadas, 54 de rim e dois de medula óssea. 

“Ainda temos dificuldades no engajamento de profissionais na notificação de potenciais doadores e no atendimento em todo o extenso território do estado. Porém, a equipe da Central está entusiasmada e bastante comprometida com o crescimento do programa de transplantes”, afirma Ana Cristina Simões Beltrão, Coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do Pará.

Gesto de herói

Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e, principalmente, colocar esse tema em pauta nas discussões familiares para reduzir a taxa de recusa, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina da USP, realiza o Projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida”

A exposição itinerante, que já passou pelas cidades de Rio Branco (AC) e Manaus (AM), acontecerá durante o ano de 2016 em mais oito estados– contando com o Pará - nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, onde a taxa de recusa familiar é maior. Na capital paraense, o estande do Projeto ficará disponível a partir do dia 20 de maio no Shopping Pátio Belém, para que a população possa esclarecer as principais dúvidas relacionadas à doação e transplante de órgãos. 

Por dez dias, além da exibição de depoimentos reais de familiares de doadores falecidos e transplantados, os visitantes contarão com painéis explicativos sobre o processo e, ainda, a presença de especialistas nessa temática para responder perguntas. Com entrada gratuita, o Projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida” percorrerá ainda os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


SERVIÇO
Projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida” 
Quando: 20 a 29 de maio de 2016
Onde: Shopping Pátio Belém - Tv. Padre Eutíquio, 1078 - Batista Campos, Belém/PA
Realização: Ministério da Saúde e Fundação Faculdade de Medicina da USP

Nenhum comentário: