segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cláudio Malcher " Ananindeua há muitos anos não tem políticas públicas"

Nessa entrevista ele fala sobre a posição do partido para eleições Municipais de 2016

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Vereadores não terão espaço em horário eleitoral nas eleições municipais de 2016

Apenas os candidatos a prefeito terão espaço na propaganda eleitoral que é exibida no horário de almoço e à noite. Ou seja, todos os programas serão apenas para promover as candidaturas de prefeito. Antes, os programas eram intercalados, sendo um dia para a disputa da prefeitura e o dia seguinte para a disputa das câmaras municipais.





Este ano, os postulantes às cadeiras de vereadores aparecerão apenas nas inserções que são veiculadas ao longo do dia, durante a programação normal das emissoras. Além disso, os candidatos a prefeitos terão direito a 60% das inserções e os candidatos a vereador ficarão com 40%.
A reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional em 2015 encurtou o tempo de campanha para as eleições municipais de 2016 e adiou a escolha de partidos, alianças e candidatos. Além disso, o tempo de propaganda na TV e no rádio foi reduzido, tanto em número de dias como na duração do programa.
As datas do 1º e 2º turno continuam no mesmo padrão, e serão nos dias 2 e 30 de outubro, respectivamente. 
A maior mudança nas datas foi com relação ao prazo para filiação, que antes era de um ano antes das eleições, e agora é de seis meses. Com isso, os candidatos terão que estar filiados ao partido pelo qual pretendem disputar as eleições até 2 de abril.
As convenções partidárias – que definem os candidatos e as coligações – serão entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. O registro dessas candidaturas no cartório eleitoral será até o dia 15 de agosto. Antes, as convenções eram realizadas até o dia 30 de junho, e o registro tinha que ser até 5 de julho. Essas medidas adiam a definição de candidatos e alianças em mais de um mês.
Propaganda eleitoral
No dia seguinte ao fim do prazo de registro, em 16 de agosto, os candidatos poderão começar a campanha eleitoral. A propaganda em rádio e TV tem início no dia 26 de agosto, ou seja, dez dias depois do que foi nas últimas campanhas. A propaganda eleitoral, que antes tinha dois programas por dia, com duração de meia hora, de segunda a sábado, agora terá dois programas de apenas 10 minutos.
Este ano, os postulantes às cadeiras de vereadores aparecerão apenas nas inserções que são veiculadas ao longo do dia, durante a programação normal das emissoras. Além disso, os candidatos a prefeitos terão direito a 60% das inserções e os candidatos a vereador ficarão com 40%.
Calendário eleitoral 2016

Fonte MTNotícias

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Dr. Moro é um Juíz político?

Esta provocação ou "sinuca de bico', como se diz na Bahia, vamos  passar para o Jornalista Jadson Oliveira, editor do Blog Evidentemente.

As postagens dos maiores  e melhores blogueiros do país essa semana, apontaram para esse caminho. Dizem em entre linhas que o Juiz Federal Moro, vem operando junto com setores da oposição e com Ministro Gilmar Mendes, desafeto  público do PT. Vejam algumas postagens referentes ao tema. Esperamos a resposta do colega Blogueiro Jadson Oliveira:

Moro e a exploração da ingenuidade imperial


http://jornalggn.com.br/noticia/moro-e-a-exploracao-da-ingenuidade-imperial

Moro já corroeu a Soberania Nacional


http://www.conversaafiada.com.br/economia/moro-ja-corroeu-a-soberania-nacional

O neofascismo midiático de Sergio Moro


http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/09/o-neofascismo-midiatico-de-sergio-moro.html


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A história do Procurador Douglas Kirchner

Jornal GGN - Antes de se tornar personagem nacional, atuando em parceria com a revista Época em casos envolvendo o ex-presidente Lula, o procurador Douglas Kirchner foi aprovado em um concurso em 2012 e alocado no Ministério Público Federal de Rondônia.
Lá envolveu-se em problemas religiosos-amorosos. 
O procurador é fiel de uma seita em Porto Velho, a Igreja Evangélica Hadar, acusada de explorar crianças e adolescentes, obrigando os menores a vender sanduiches em vias públicas, de madrugada, a realizar serviços de faxina no templo.  Em agosto de 2014 a seita foi denunciada à DEPCA (Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente) (http://migre.me/t3ORW).
Na última semana de julho de 2014, Douglas foi denunciado ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, acusado de agressões físicas contra sua esposa, Tamires Souza Alexandre.
Segundo o GNotícias, da gospel.com.br, após o casamento, ambos foram residir no alojamento da igreja. Quando tentou se separar de Douglas, ele e uma pastora da igreja espancaram a moça com cipó e cinto. Depois, Tamires ficou em cárcere privado, só podendo se alimentar depois que os outros comessem. Foi obrigada a dormir no chão, com ventilador e sem cobertor, tendo adoecido por conta disso (http://migre.me/t3P5U).
Segundo o portal Rondônia ao Vivo, em uma das ocasiões a esposa teria ficado dois dias sem comer e, depois, foi trancafiada no alojamento da igreja. Mais tarde, conseguiu fugir e foi dormir na rua, sendo acolhida na casa de pessoas que a encontraram (http://migre.me/t3Paq). Era um crime previsto na Lei Maria da Penha.
No dia 8 de setembro de 2014, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot dispensou Douglas do cargo de substituto eventual do Procurador-Chefe da Procuradoria do Estado de Rondônia (http://migre.me/t3Peg). Em seguida, Douglas foi promovido para o Distrito Federal.
Apenas um ano depois, em 5 de outubro de 2015, a corregedoria nacional do Ministério Público instaura um processo administrativo contra ele. O crime cometido por Douglas foi transformado em “infração disciplinar” e submetido a julgamento pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). O processo ainda não chegou ao fim. Não o impediu de ocupar cargos relevantes no Ministério Público do Distrito Federal.
Segundo relatório do CNMP, paira contra Douglas a acusação de ter mantido a esposa em cárcere privado, sem produtos essenciais para higiene pessoal, incluindo papel higienênico, pasta de dente. Tamires precisou rasgar a própria roupa para usar como absorvente. E era humilhada na frente de todas, tratada como "prostituta" pela pastora.  Teria ficado anêmica e o marido, influenciado pela pastora, recusou-se a comprar medicamentos.
Nesse ínterim, Douglas mantém sua militância religiosa.
Compartilhou em sua rede social, considerando-o "sensacional".  Nele, os expositores explicam que o erro não está nas instituições, mas no pecado. Investem vigorosamente contra os princípios da igualdade, o "abominável princípio" que tenta igualar pessoas nos aspectos econômicos, sociais e biológicos. Sustentam que o feminismo é uma invenção do ideal agnóstico das esquerdas. E comparam o casamento homossexual à pedofilia e aos homens que fazem sexo com os animais.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Palmério Dória conta tudo: Mirian Dutra, FHC e o DNA de uma farsa


Reprodução
Via Jornal GGN 
No burburinho da Assembléia Nacional Constituinte dois fatos chamavam a atenção: a proverbial resistência física do velho e inesquecível Ulysses Guimarães, que comandava sessões que varavam a madrugada sem perder o humor e sem sequer ir ao banheiro, e o tórrido romance vivido pelo senador tucano Fernando Henrique Cardoso e a jornalista Mirian Dutra, estrela dos noticiários da Rede Globo.
Mirian, profissional dedicada e discreta, era uma mulher desimpedida. FHC, o “príncipe dos sociólogos”, ao contrário, era casado desde os anos 50 com a respeitada antropóloga Ruth Cardoso, com quem teve três filhos e um casamento que se julgava sólido até então.
Nos restaurantes e bares de Brasília um Fernando Henrique fora do eixo, com surpreendente comportamento juvenil, trocava olhares lânguidos, roçava pernas e pés, desfilava de mãos dadas e se afogava em beijos que faziam a alegria de quem presenciava o inusitado de uma paixão arrebatadora. Uma dupla quase sempre lhes fazia companhia, em situação semelhante: a linda deputada Rita Camata (PMDB-ES), casada, e o poderoso Alberico Souza Cruz, o diretor do telejornalismo global e chefe de Mirian.
O resultado desse amor que não podia ser assumido se materializou num teste de gravidez. Positivo. Tomás Schmidt Dutra estava a caminho. Seria registrado pela avó num cartório de Brasília, após seu nascimento, em 26 de setembro de 1991.
Mirian teve Tomás apoiada por amigos próximos. Não lhe faltou nada, exceto a presença do pai, que meses antes a expulsou aos gritos de seu gabinete no Senado ao ser comunicado da gravidez. O frio, sarcástico, irônico, cínico, racional FHC, descontrolou-se como nunca, indicando-lhe a porta de saída aos berros de “rameira”, chutando um circulador de ar da sala de espera, sendo contido por assessores, enquanto uma humilhada Mirian Dutra, chorando, era acolhida nos braços de um passante. Para desgraça do agressor, tratava-se de um dos jornalistas mais respeitados do país, Rubem Azevedo Lima, decano dos profissionais de imprensa no Congresso Nacional com passagens pelo Correio da Manhã, Folha de S. Paulo e Correio Braziliense, por exemplo.
Retirada do cenário do barraco, Mirian seria procurada por Sérgio Motta, sócio de FHC, e José Serra. A paz seria celebrada com promessas que lhe foram feitas e cumpridas. Imediatamente ela mudou de casa. Foi para um apartamento maior e melhor que o seu, na SQS 211, em Brasilia. Sua mudança foi feita pela equipe que a acompanhava nas reportagens da Rede Globo: o motorista, o cinegrafista e o iluminador, o popular “pau de luz”, um tipo brincalhão que protagonizou um episódio que ficou célebre no diz-que-diz das noites do Piantella: ao desembarcar a cama de casal de um caminhão alugado para a mudança, bateu as mãos no colchão e sentenciou, solene: “esse é o do senador!”.
Ao ir para Lisboa, numa TV associada à Globo, a SIC, do ex-primeiro-ministro Pinto Balsemão, Miriam Dutra tornou-se a última exilada brasileira. E, também, a primeira beneficiária da maior bolsa família já paga com dinheiro público.
Logo após sua partida, o cunhado e lobista Fernando Lemos, casado com a ex-trotskista Margrit Schmidt Dutra (hoje uma militante furiosa da extrema-direita nas redes sociais), iniciou um curioso e repulsivo processo de efetuar gorda coleta da mesada para a cunhada e “o filho do presidente”. Agnelo Pacheco, o publicitário que abiscoitou a descomunal conta da Caixa Econômica Federal e trocou sua imagem corporativa numa ação milionária combinada com o embaixador Sérgio Amaral (negociata de milhões, centenas de milhões), puxou a fila dos mecenas. Wagner Canhedo, o dono da VASP, marcou presença. A White Martins e o Banco Icatu, idem. Nunca uma pensão alimentícia movimentou tanto o filé do capitalismo tupiniquim. Era uma “bolsa pimpolho” operada por lobistas e megaempresários. Era um escândalo. Tomás e Mirian, certamente, ficaram com a menor fatia do botim.
Tratava-se de um mensalão doméstico, igual ao que a Construtora Mendes Júnior e Renan Calheiros teriam feito no caso de uma filha do senador alagoano com uma modelo – e hoje o caso está nas altas instâncias judiciais dando dor de cabeça intensa ao presidente do Senado. Mas, como sempre, FHC estava acima da lei.
De Lisboa a família sem pai se muda para Barcelona. Lá vamos encontrá-la num bairro elegante, em bom edifício, levando uma vida sem sobressaltos. Mirian estava fora do vídeo, mas ainda na folha de pagamentos da família Marinho. O padrinho de batismo de Tomás havia sido muito prestativo com o pai do menino e ajudou-a muito. Era o conhecido e poderoso diretor de jornalismo global Alberico Souza Cruz, o Alburrico.
Em fevereiro de 2000, na revista Caros Amigos, por uma decisão editorial tomada pelo Sérgio Souza, seu editor, se decide desvendar o mais bem guardado segredo da República: o porquê a grande imprensa esconde o filho de 8 anos de FHC com uma repórter da Rede Globo. Na verdade, era um segredo de polichinelo.
A preocupação jornalística veio casada com a salvaguarda ética: não publicar a foto do menino, oferecida por um colunista de Santa Catarina; não adentrar os limites da intimidade da família; ouvir e publicar tudo o que Mirian e FHC se dispusessem a dizer; procurar e ouvir os editores de TODOS os grandes veículos da mídia nacional.
Assim foi feito.
Em abril de 2000, com enorme repercussão, Caros Amigos lancetou o tumor. O então presidente da República foi procurado e não quis se pronunciar. Os editores dos principais jornais, revistas e telejornais deram suas versões, todas publicadas. Mário Sérgio Conti, chefão da Veja, atendeu meu telefonema com frieza que foi substituída por um ataque de ira e impropérios publicados na íntegra.
Mirian, procurada pelo repórter João Rocha, em Barcelona, foi cortês. Pelo telefone conversaram longamente. Miriam demonstrou querer falar, mas não falou. Já era uma mulher amargurada, quando disse uma frase reveladora ao ser perguntada pela paternidade de Tomas: “pergunte para a pessoa pública”. Estava indicada a paternidade de Tomas, é óbvio.
Na entrevista concedida por Mirian à revista digital BrasilcomZ, há algo que emerge com força e nos surpreende: ela lança dúvidas sobre o exame de DNA realizado por FHC. Acredita que houve fraude. Desmente que FHC tenha prestado assistência ao suposto filho, que o tenha visitado em Madri, que mantenha boas relações com Tomás. E traça um perfil humano devastador, nada a ver com aquele que a mídia tenta projetar. Mirian Dutra falou muito menos do que sabe.
Como velho repórter, noto uma situação interessante: Mirian esperou quase três décadas para fazer o que qualquer mulher faria. Mas o faz apenas agora, dias após FHC formalizar sua união com a bela e jovem Patricia Kundrat, a quem presenteou com um imenso apartamento na Avenida Angélica, no aristocrática bairro de Higienópolis, a poucos metros de sua casa. Valor do mimo: R$ 1 milhão.
Tenho a absoluta convicção que Mirian, como mulher ofendida na sua dignidade e como mãe, no mínimo exigirá a realização transparente de um exame de DNA em três laboratórios, ao mesmo tempo. Todos eles sob a supervisão da Justiça, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos advogados de ambas as partes.
Estão em jogo três coisas muito importantes. O futuro de Tomás, a vida de Mirian, e – não podemos ser hipócritas – a imensa e inexplicável fortuna de Fernando Henrique Cardoso.

A MÍDIA HEGEMÔNICA ATRAVANCA A LUTA POR AVANÇOS SOCIAIS


(Foto: Internet)
Há um discurso dominante na sociedade brasileira, através dos poderosos monopólios privados de comunicação, como a Rede Globo, alardeando todos os dias uma “verdade”: no Brasil há liberdade de imprensa e há liberdade de expressão.
Por Jadson Oliveira (jornalista/blogueiro), editor deste Blog Evidentemente – reproduzido do site Dia e Noite no Ar, de 16/02/2016, com o título ‘A mídia e a busca duma democracia participativa’ (o título acima é da edição deste blog)
Tenho escrito vários artigos, nos últimos dois/três anos, enfocando basicamente: as forças políticas de cunho democrático, popular, nacional e de esquerda (ou de centro-esquerda, incluindo os governos liderados pelo PT), vivem no Brasil permanentemente na defensiva, acuadas, especialmente depois da última eleição da presidenta Dilma.
Isso acontece, certamente, por um conjunto de fatores. Não sou nenhum cientista político e não tenho pretensão de discorrer sobre isso. Sou apenas um jornalista/blogueiro, me considero de esquerda, alarmado com o avanço da direita, da ultradireita, até de posições fascistas, cuja ponta de lança mais visível é a mídia hegemônica – os monopólios privados dos meios de comunicação, Rede Globo à frente.
Aqui mesmo neste site diaenoitenoar.com.br escrevi, duas semanas atrás, artigo sobre o tema (Blogosfera progressista x mídia hegemônica: é preciso dar um passo à frente). Hoje escrevo, mais propriamente, uma espécie de carta aberta aos companheiros da blogosfera, aproveitando sugestão que fiz para que o assunto seja discutido pelo Fórum 21, uma ampla frente política formada recentemente no Brasil visando justamente debater saídas rumo a uma democracia popular e participativa.
Creio que o que dificulta as coisas para o movimento popular e de esquerda é que há um discurso hegemônico na sociedade brasileira, através dos monopólios privados de comunicação, afirmando uma “verdade”: no Brasil há liberdade de imprensa e há liberdade de expressão.
Vou contestar e anunciar “minha verdade”: há liberdade de imprensa sim, mas para quem tem dinheiro, para as grandes empresas, para os Marinho da Rede Globo, por exemplo; daí que não gosto quando se chama nosso regime político de democrático, o certo seria chamar regime capitalista, toda democracia, toda liberdade para o capital, hoje muito especialmente para o capital financeiro.
E quanto à liberdade de expressão há também para essa gente, para a minoria, para o chamado 1%. E, portanto, não há liberdade de expressão para o povo, para a maioria, para os setores mais carentes e injustiçados, simplesmente porque estes não têm dinheiro para bancar veículos e vozes que deem visibilidade à “sua verdade”. Será tão difícil de compreender isso?
Daí que não consigo entender porque partidos e movimentos sociais de esquerda e centro-esquerda e outros, a exemplo dos blogueiros chamados progressistas, nem sequer discutem a necessidade de lutar pela construção duma forte rede de meios de comunicação – alternativos, comunitários, populares, privados, estatais, públicos -, comprometidos com um jornalismo sério, plural, com os interesses nacionais e populares – o que chamo mídia contra-hegemônica.
Aqui abro parênteses para lembrar a primeira vez que tomei consciência da expressão “mídia contra-hegemônica”. Estava entrevistando o então presidente (não sei se mudou) da Agência Venezuelana de Notícias (AVN), jornalista Freddy Fernández, em Caracas, na segunda vez que passei uma temporada por lá, em 2012, na época da última eleição do então presidente Hugo Chávez. A AVN é estatal, criada no contexto da Revolução Bolivariana.
“Nós aqui fazemos a mídia contra-hegemônica”
Conversa vai, conversa vem, Freddy me disse: “Nós aqui fazemos a mídia contra-hegemônica”. Isso ficou no meu juízo e fui me dando conta. Essa tal “mídia contra-hegemônica”, na Venezuela, incluía na época, além da AVN, conforme me recordo:
Cinco emissoras de TV, duas delas de alcance nacional – VTV-Venezuelana de Televisão e Telesur (Telesul), esta última inclusive de alcance internacional; dois jornais de papel diários, um de circulação nacional; mais duas ou três rádios e dezenas (talvez centenas, não sei bem) meios de comunicação comunitários, entre emissoras de rádio e TV e pequenos jornais de papel semanais e mensais. Também várias plataformas digitais. Fecho parênteses.
Será que os companheiros de esquerda (ou centro-esquerda) acreditam ser possível chegar a reformas mínimas da estrutura do país – a exemplo da democratização dos órgãos de imprensa, em especial das concessões de rádio e TV – SEM CONTAR COM O RESPALDO DUMA REDE DE MÍDIA CONTRA-HEGEMÔNICA?
Como se contrapor às campanhas sujas dos monopólios da mídia dominante – anteontem contra Getúlio, ontem contra Jango e hoje contra Lula? Sempre levantando, da boca pra fora, a bandeira da luta contra a corrupção – uma bandeira que foi, é e será, sempre, de todos os homens e todas as mulheres de bem.
Como se contrapor à disseminação permanente de “valores” sociais e culturais promotores do ódio, da violência, da intolerância, do desamor, do individualismo, do consumismo? (Programas chamados policiais, diariamente, na TV, tipo Datena e Marcelo Resende a nível nacional, cujos filhotes se espalham por todos os estados; e também os grotescos programas de entretenimento).
Vejo sempre companheiros valorosos esperneando e reagindo a tais campanhas, principalmente através da blogosfera. Outro dia, por exemplo, vi nosso sociólogo Emir Sader conclamando a um “mutirão” contra tais campanhas de ódio. Mas – exclamo – com que armas e munição vamos para este campo de batalha!?
A verdade nua e crua é que não temos veículos de comunicação de massa para fazer um contraponto eficiente. Claro que hoje temos os recursos da Internet, os quais ELES também os têm e até com mais poder de fogo porque têm mais dinheiro. ELES têm a Internet e mais uma poderosíssima rede de emissoras de rádio e TV, jornais, revistas...
Nós, além dos “guerrilheiros” da blogosfera e redes sociais, temos uma revista semanal que faz um jornalismo criterioso, a Carta Capital, e veículos de recursos muito limitados como a revista mensal Caros Amigos e o jornal Brasil de Fato. E pouca coisa mais (emissoras comunitárias de rádio e TV, raríssimas, são perseguidas pelo próprio governo também chamado de progressista).
Bem, não quero me alongar mais, porque corro o risco até de não ser lido. Às vezes tenho a sensação de que devo estar totalmente equivocado, sou um lunático. Mas às vezes penso que posso ser, ao contrário, um gênio iluminado, solitário e incompreendido, como diz a piada.
Fico intrigado: por que será que tanta gente boa, inteligente, bem informada, lutadora – falo especialmente dos companheiros da blogosfera progressista, que acompanho de perto – não vê essa premente necessidade do movimento democrático brasileiro?

Em termos de América Latina, creio que seria interessante conhecer o papel que joga a mídia contra-hegemônica em países como Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina.

Concluída a licitação do Pedral do Lourenço

Via Ascom do Ministro  Hélder Barbalho

Um total de cinco empresas nacionais apresentaram propostas para executar a obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, na Hidrovia Tocantins. Foram abertas agora há pouco, as propostas para o edital de licitação aberto em outubro do ano passado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O ministro dos Portos, Helder Barbalho, acompanhou o processo de abertura das propostas em Brasília, juntamente com o senador Paulo Rocha, e o diretor geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira.
As propostas foram feitas com base no valor global de R$ 560.650.363,14, e tiveram variação de pouco mais de R$ 40 milhões entre o maior e o menor valor proposto.
Para Helder Barbalho, a licitação foi um sucesso. “É uma grande vitória para a população do Pará. Temos finalmente a viabilidade de navegação integral no Tocantins. O novo canal de navegação vai abrir portas para novos investimentos e mais emprego no Pará. Parabenizo o Dnit pela realização de um processo que vai mudar o perfil econômico do Estado”.
O Pedral tem 43 quilômetros de extensão e está localizado entre a Ilha do Bogéa e o município de Santa Terezinha do Tauri, no Pará. A obra vai viabilizar o tráfego contínuo de embarcações e comboios em um trecho de 500 quilômetros, desde Marabá até a foz do rio. Aumentar a navegabilidade da hidrovia do Tocantins vai facilitar o escoamento da produção agrícola, pecuária e mineral que tem o Porto de Vila do Conde/PA como destino.
O empreendimento representa mais um passo em direção à mudança na matriz de transportes brasileira. O transporte hidroviário é mais econômico e sustentável, porque reduz custos e diminui a emissão de poluentes ao retirar as carretas das rodovias. Isso aumenta a competitividade do produto brasileiro no exterior.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Pesquisa Belém: Edmílson na frente


Edmilson Rodrigues (Psol) tem 26,9% na pesquisa do Instituto Acertar, o prefeito Zenaldo (PSDB) tem só 8%, e  o Deputado Delegado Eder Mauro vem em segundo com 25,6% embalado pela sua superexposição na mídia nacional como xerifão. Belém sofre com a péssima administração Zenaldo Coutinho.
 A tendência é da elite papa-chibé e da mídia, é a de apostar no Delegado. Setores populares e movimentos socias devem ficar com Edmilson.  Essa eleição deve ser uma das mais importantes para a população de Belém, pois no voto devem decidir que rumo a cidade vai tomar: Ou fica pra trás em relação a outras capitais, ou volta assumir seu posto de Metrópole da Amazônia.

Acesse o site do InstitutoAcertar e veja a pesquisa completa.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Pioneiro ainda não emitiu nenhuma nota sobre o relatório da CGU que aponta irregularidades da sua gestão

O Prefeito Pioneiro (PSDB) esteve ontem na Câmara de Vereadores de  Ananindeua para abertura da Sessão Legislativa de 2016. Pioneiro só contou "flores" da sua administração e culpou a crise por obras não realizadas no município. Ele não falou nada sobre o Relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que aponta várias irregularidades na Prefeitura de Ananindeua (Leia mais..).  Pioneiro  amarga alto indicies de rejeição. Clique aqui e veja aqui o Relatório da CGU

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Quantos Vereadores os partidos vão eleger em Ananindeua?



PMDB     3 - 4     Vereadores

PSDB     3 - 5     Vereadores

PR        1 - 2        Vereadores

PDT      1 - 2       Vereadores

PRB      1 -2          Vereadores

 PP        1 - 2          Vereadores

PT do B     0 - 1     Vereador

PPL         0 -1    Vereador

DEM      1 - 2  Vereador 

PSB      0 - 1 Vereador

PRP    0 - 1 Vereador

PSC  0 - 1 Vereador

PT   0 -  1 Vereador

PHS  0 - 1 Vereador

SDD  0 -1 Vereador

Projeção

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Bomba! Relatório CGU aponta várias irregularidades na Prefeitura de Ananindeua: Saúde. merenda escolar, medicamentos


Via relatório da Controladoria-Geral da União 



Consolidação de Resultados:

Os trabalhos de fiscalização realizados no município de Ananindeua/PA, no âmbito do 1º Ciclo do Programa de Fiscalização de Entes Federativos, evidenciaram falhas em diferentes níveis de gravidade na aplicação de recursos federais, as quais serão demonstradas de maneira detalhada por Ministério e Programa de Governo neste relatório. 
 
Dentre as falhas detectadas que possuem mais relevância pelo seu grau de impacto sobre a efetividade dos Programas/Ações executados, tem-se: 
 
1. Programa 2015 – Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS)
 
1.1. Ação 8585 – Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade:
A avaliação quanto à regularidade das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH), executadas pelo Hospital de Clínicas de Ananindeua (CNPJ 03.264.911/0001-14), evidenciou que em 47,69% da amostra há falta de confiabilidade dos documentos utilizados para comprovar o pagamento de procedimentos de internação hospitalar (clínico e cirúrgico) e, deficiências no processo de validação dos dados encaminhados pelo hospital, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. As falhas apontadas demonstram, princialmente ente, a necessidade de aperfeiçoamento, por parte do Ministério gestor, nos mecanismos de validação dos dados constantes na AIH, documento utilizado como referência para que se efetue o pagamento dos procedimentos de internação hospitalar. E, a necessidade da realização de análise pormenorizada das situações identificadas neste relatório, para apurar e promover o ressarcimento dos valores identificados como prejuízo potencial e efetivo, no montante de até R$ 77.379,27.

1.2. Ação 12L4 – Implantação, Construção e Ampliação de Unidades de Pronto Atendimento – UPA:

A avaliação da ação teve enfoque na construção da Unidade de Pronto Atendimento/Porte II 
 
UPA Mariguella, tanto nos aspectos processuais quanto de execução, e demonstrou o seguinte:

- Em relação aos aspectos processuais, destaca-se que no contrato de execução da obra foi detectado sobrepreço e, uma vez que alguns serviços já foram pagos, parte deste sobrepreço já foi efetivado (superfaturamento por medição de quantidades superiores às efetivamente executadas e por preço), ou seja, jáconfigura prejuízo efetivo no montante de R$ 408.812,65;

- Em relação aos aspectos de execução da
obra, foi detectado que a mesma encontra-se paralisada e que há serviços executados com baixa qualidade e em desacordo com as especificações técnicas, fato que compromete a vida útil da construção e, portanto, impacta diretamente no objetivo da ação, qual seja, aprimorar a rede de urgência e emergência a fim de prestar atendimento resolutivo e qualificado para população.

1.3. Ação 20AE – Promoção da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos na Atenção Básica em Saúde:

A avaliação da execução dos recursos desta ação no município de Ananindeua evidenciou que houve sobrepreço na contratação de medicamentos, no montante de R$ 258.760,00; deficiências nos controles de estoque (não comprovação de recebimento/distribuição de medicamentos), que configuram prejuízo potencial de R$ 218.424,28; utilização de recursos do programa em objeto diverso do estabelecido nas normas, gerando prejuízo efetivo de R$ 328.590,77; além de condições inadequadas de armazenamento dos medicamentos. Todas estas falhas impactam diretamente no objetivo principal do programa, fornecer medicamento e insumos para atenção básica e, indiretamente, na execução dos demais programas relacionados à área de saúde.

Assassinado o presidente PCdoB de São Domingos do Araguaia, Pará


Via Dol Olline

O presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de São Domingos do Araguaia, Luiz Antônio Bonfim, 45 anos, foi assassinado, na manhã de sexta-feira (12). Ele foi abordado em uma padaria do município, quando comprava pão.

Por volta das 6h, 2 homens chegaram de motocicleta ao estabelecimento e dispararam 6 tiros na cabeça de Luiz. Os criminosos fugiram em seguida e não foram identificados. A vítima liderava uma ocupação de terra na região do “Tabocão”, em Brejo Grande do Araguaia, cidade vizinha. O caso foi registrado na delegacia de São Domingos do Araguaia.

AGRÁRIO

Para o ex-vereador Paulo Fonteles Filho, dirigente do PCdoB no Pará, o crime pode estar relacionado a questões fundiárias. “Há duas situações estranhas para serem esclarecidas: Luiz investigava a morte de seu irmão e também liderava a ocupação do ‘Tabocão’”, afirma. Agenor Bonfim, irmão de Luiz, foi assassinado no município há 2 anos. Até hoje, o crime não foi esclarecido.

Fonteles afirma que o assassinato de Luiz deixou a população local muito assustada. “É uma vergonha para o nosso Estado os índices de crimes agrários que nós temos. O Pará é líder no Brasil”, afirma. Luiz também produzia próteses dentárias e era conhecido na região como “Luiz dentista”. Nas últimas eleições municipais, concorreu ao cargo de vice-prefeito do município, mas não ganhou.

MAIS UMA VÍTIMA

A direção estadual do PCdoB se pronunciou, por meio de nota, sobre o assassinato e a ineficácia da segurança pública estadual. “O camarada Luiz Bonfim foi mais uma das inúmeras vítimas da violência que há muito campeia nosso Estado”, diz o texto, ressaltando que o crime coloca em descrédito a política de segurança pública do Pará.

O partido pede que o Governo do Estado some todos os esforços para a apuração dos fatos que resultaram na morte de Luiz . A Polícia Civil de São Domingos do Araguaia informa que o delegado Vinicius Cardoso já ouviu duas testemunhas e novos depoimentos ocorrerão no decorrer desta semana.

A perícia no local do crime já foi feita e o delegado aguarda o laudo pericial, que deverá ficar pronto em até 30 dias. O delegado informa que não descarta qualquer possibilidade, mas afirma que não há indício, até o momento, de que o crime seja motivado por questões agrárias.

Já a Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá informa que não existe qualquer registro de ameaça contra a vítima. Porém, ressalta que toda hipótese será apurada até se chegar a uma linha de investigação. A nota diz ainda que nada foi roubado de Luiz, o que “fica evidente que o alvo dos motoqueiros era a vítima”.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Blog de recesso


Aproveitando o período carnavalesco vamos cair na folia.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Tem foco de Mosquito transmissor da dengue no Ville Borghese




Postado na caixa de comentário do Blog:

Boa noite, moro no residencial Ville  Borghese. próximo do supermercado Cidade, na Mario Covas. Aqui tem foco do mosquito da dengue ,falei com o responsável pelo condomínio e nada foi feito, pois esse lixo está mais de quinze dias e nada foi feito, gostaria que um agente da vigilância fizessem uma visita urgente. em Alô Vigilância Sanitária Municipal. Leide