terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O BRT do fim do mundo


Artigo do Senador Jader Barbalho

A prefeitura de Belém anuncia que as mudanças implementadas nas obras do BRT da Rodovia Augusto Montenegro estão provocando caos no trânsito. Bem, o caos no trânsito já está estabelecido há algum tempo e fica pior nessa época das chuvas pesadas. O que eu fico a pensar é de qual BRT a prefeitura fala, porque o único que existe é a da propaganda oficial.

O BRT da Avenida Almirante Barroso tem mais de dez anos de construção e já consumiu cento e tantos milhões de reais. E o que foi feito? Foi feito o estreitamento da Avenida Almirante Barroso por onde, de vez em quando, passa um ônibus vazio, em alta velocidade, que vai do Entrocamento até São Brás e vai de São Brás ao Entrocamento. As estações foram montadas sem acabamento e sem funcionamento, às vésperas das eleições municipais, com o fim específico de servir à propaganda enganosa para impressionar os incautos. Não há um operário trabalhando. As vias alimentadoras, que seriam as avenidas João Paulo II, 25 de Setembro ou a Duque de Caxias, não estão funcionando, e todo mundo que conhece BRT em outras cidades do Brasil ou do mundo sabe que essas vias alimentadoras são essenciais para o funcionamento do que se conhece como corredor de tráfico rápido.

Não funcionam, não há absolutamente nada. E eu não estou falando do tal do BRT imaginário, caótico e hipotético da Augusto Montenegro. Estou falando do BRT que essa gente diz que entregou à população, o BRT da Almirante Barroso. Não entregou nada. Nada existe. Não está funcionando por incompetência, corrupção, desvio de milhões e milhões de verbas públicas no BRT com maior tempo de construção do país.

Agora a prefeitura diz que está construindo o BRT da Rodovia Augusto Montenegro. Esse BRT, primeiramente, ia até Icoaraci. Depois foi reduzido para ir só até o estádio Mangueirão. Mas, antes, em pleno delírio da loucura publicitária, o projeto iria até o Distrito de Mosqueiro. Essa gente bate recorde em abusar da paciência da população.

Essa confusão do BRT se traduz em falta de respeito, porque trânsito faz parte da qualidade de vida das populações. A população tem no transporte público, principalmente a mais pobre, que é a maioria, o seu meio de ir e vir para o trabalho, para a escola, para se deslocar de um lado para o outro e até de ir em busca de saúde. O transporte passou a ser fundamental na vida moderna. A população que não tem boa qualidade de transporte público, que tem trânsito caótico é uma população estressada, cansada, sem paciência. O cidadão, a cidadã já chegam cansados ao local de trabalho e, em consequência, têm baixo rendimento. Quando voltam para casa já estão sem condição de usufruir a paz do final do dia com a família.

O que está acontecendo é que ao longo das diversas administrações, e particularmente desta atual, os gestores são incompetentes, mas são salvos pela propaganda enganosa feita com o dinheiro público. E essa gente continua brincando com a população. Uma brincadeira sem graça, feita com deboche, como é o caso desse projeto apelidado de BRT. Eu tenho vergonha de apresentar para alguém de fora, que conhece BRT, esse elefante branco na Almirante Barroso. Isso é um atestado público da incompetência e do desvio de dinheiro público, da sem-vergonhice e da falta de respeito com a população. Esse é o caso do BRT da Almirante Barroso. E é o prenúncio do que vai acontecer na Augusto Montenegro, ou seja: outro caos, porque parece que o atual governo do Estado e a atual gestão municipal estão se especializando em provocar o caos em todos os setores da vida do cidadão.

Já chega de deboche! Chega de incompetência e falta de respeito!

Nenhum comentário: