quarta-feira, 22 de março de 2017

Fenaj diz que condução coercitiva de blogueiro "ataca liberdade de imprensa"

Redação Portal IMPRENSA

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudiaram a ação da Polícia Federal de São Paulo que teve como alvo o o blogueiro Eduardo Guimarães, editor do "Blog da Cidadania". 
Em nota, a Fenaj e o SJSP afirmaram que a condução coercitiva ataca a "liberdade de imprensa" e representa um "terrível precedente que coloca em risco um dos mais importantes princípios do jornalismo – garantir o direito da população à informação".

Na última terça-feira (21/3), Guimarães foi conduzido coercitivamente a depor por determinação do juiz da 13ª Vara Federal em Curitiba, Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. À Agência Brasil, Guimarães afirmou que foi questionado sobre o vazamento de informações da operação em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado para depor, também sob condução coercitiva, em 4 de março de 2016. 

Em sua página no Facebook, o blogueiro também se manifestou contra a ação da PF: "É lamentável viver em um país em que a liberdade de imprensa está sendo pisoteada. E em que pessoas comprometidas com a informação e com a democracia sejam submetidas a todo tipo de constrangimento, por via da lei. A Constituição Federal garante aos jornalistas liberdade de expressão e proteção de suas fontes. Não podemos permitir mais esse arbítrio."
Também em nota, a Justiça Federal do Paraná justifica a ação, alega que Guimarães não é jornalista e que o Blog da Cidadania é veículo de propaganda política.

Leia também:

Nenhum comentário: