sábado, 10 de junho de 2017

Chacina de Pau D'arco: Audiência pública no senado nesta segunda-feira

CDH realizará audiência pública sobre a chacina de trabalhadores rurais em Pau D’arco, no Pará

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal promoverá, por iniciativa do senador Paulo Rocha (PT-PA), audiência pública na próxima segunda-feira (12) sobre a chacina ocorrida na fazenda Santa Lúcia, localizada na área rural de Pau D'Arco (867 km ao sul de Belém). A propriedade estava ocupada por trabalhadores sem-terra que pressionam pela reforma agrária.

Para falar do episódio foram convidados: o ator Osmar Prado, representante do Movimento Humanos Direitos – MhuD; a vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP, Thaisa Oliveira; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, Jose Araujo de Brito Neto; a defensora pública do estado do Pará, Juliana Oliveira; o representante do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Escravo Contemporâneo – GPTEC, Padre Ricardo Rezende Figueira; o ouvidor agrário nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, substituto, Jorge Tadeu Jatobá; o secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do estado do Pará, Rogerio Luz Moraes; a secretária de comunicação da Central Única dos Trabalhadores do Pará, Vera Paoloni; o deputado estadual, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará, Carlos Bordalo; o secretário de Formação da CONTAG, Carlos Augusto Santos Silva; a vice-presidente da CUT Nacional, Carmen Helena Ferreira Foro.

Foram também convidados, e não confirmados, os titulares da Comissão Pastoral da Terra – CPT, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério dos Direitos Humanos.

A chacina ocorrida no Pará, no dia 24 de maio, quando dez trabalhadores rurais foram mortos por policiais civis e militares, motivou a Comissão de Direitos Humanos (CDH) a programar atividades para evitar que os crimes fiquem impunes e também jogar luzes sobre o aumento dos conflitos de terra no País. Além de uma diligência na localidade do massacre, no município de Pau d’Arco. A audiência será realizada à possibilidade de participação popular. Para isso, basta que os interessados mandem comentários ou perguntas por meio do Portal e-Cidadania (www.senado.leg.br/ecidadania) e do Alô Senado, através do número 0800612211.

A reunião está marcada para segunda-feira (12), às 9h, Anexo II, Ala Senador Nilo Coelho, plenário nº 6.

Nenhum comentário: